Enquete

Você é favor do esforço mundial de tornar o Karatê um desporto olímpico ?

sim
10 (38.5%)
não
16 (61.5%)

Votos Totais: 23

enquete encerrada: Julho 31, 2007, 19:21:46

Autor Tópico: Karatê esportivo (Enquete)  (Lida 17363 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Karatê esportivo (Enquete)
« Online: Julho 01, 2007, 19:21:46 »
Prezados,

Diante de posicionamentos diversos neste importante fórum, bem como o acontecimento em julho dos Jogos do Pan - Rio 2007, tomo a liberdade de sugerir a presente enquete por 30 dias para melhor delinear o perfil deste grupo.

Oss !!!

A.Pêcego
« ltima modificao: Julho 02, 2007, 21:54:48 por A.Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Neto110

  • Visitante
Re: Karatê esportivo
« Resposta #1 Online: Julho 01, 2007, 22:30:20 »
Karate na olimpíada abrilhanta a olimpíada e embaça a imagem do karate.

O karate é tudo de bom e as olimpíadas como estão organizadas hoje são o que de pior poderia ocorrer ao esporte.

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Karatê esportivo
« Resposta #2 Online: Julho 02, 2007, 08:07:46 »
Correria um sério risco de perder de uma vez toda sua essência, mas certamente para aqueles que "tentam" sobreviver dando aulas de karate seria um grande marketing.
Sei que vão dizer que o que aparece na competição não é Karate, mas o que importa é o nome Karate divulgado na mídia, o resto fica por conta de cada um.
Eu votei Sim.
OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Karatê esportivo
« Resposta #3 Online: Julho 02, 2007, 10:23:49 »
Os unicos a se beneficiar seriam os professores que ensinam esse tipo de carate.

Eu não tenho nada contra esse carate mas só acho que devia ter outro nome, pois uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Ontem estive em Barbacena no Curso do Katsumoto, infelizmente daqui só apareceu o Simões. O fato é que aqui no blá blá blá virtual é mole, mas na hora de treinar ninguem quer fazer esforço nenhum.

Bom, voltando ao assunto, estava lá o campeão mineiro de carate. Não sei seu nome mas era um garoto de uns 18 anos, 1.85cm, magro, alto e com aquele kimono ridiculo que parece um pijama. Minha impressão sobre seu carate: - Uma $%&!.

Muita velocidade, sem kime nenhum e sem base, como aquilo pode ser chamado de campeão. Pior de tudo, eu soube que não se pode dar de-ashi barai com força sob pena de ser desclassificado. Resultado: Por mim esse carate pode ser olimpico ou não que não faz a menor diferença é como peteca, tou me $%&! pro que vai acontecer com a peteca nos jogos olimpicos.

Tomara que esses garotos nunca precisem de se defender pois não estão preparados e o pior, acreditam que estão.

Eu continuo com meu antiquado Karatê Shotokan, sem federação nenhuma e do jeito que aprendi.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê esportivo
« Resposta #4 Online: Julho 02, 2007, 11:57:59 »
Bem pessoal,

Acho que estou ficando velho, concordo 100% com meu amigo Gustavo, o Karate da WKF é uma “$%&!”, e olha que sempre competi nas regras WKF, em 2003 percebi que o caminho que eu tinha trilhado até aquele momento, não me trazia satisfação pessoal, comecei a buscar as origens do verdadeiro Karate, graças a Deus, encontrei alguns poucos visionários que compartilhavam a mesma vontade.

Hoje reencontrei o que admirava desde meus 12 anos e estou muito feliz.

Sobre as Olimpíadas, creio que vai ser o tiro de misericórdia no verdadeiro Karate, praticamente decretando o seu fim.

Votei NÃO !!!

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
Re: Karatê esportivo
« Resposta #5 Online: Julho 02, 2007, 12:05:35 »
votei Não

OSS!
ww.karatevirtual.kit.net

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Karatê esportivo
« Resposta #6 Online: Julho 02, 2007, 16:02:50 »
Eu sou favorável, portanto voto SIM.
Vocês estão misturando as coisas, Karate Budo e competição são coisas diferente. Pode-se treinar um karate forte no dojo (não importa qual linha ou estilo), Budo mesmo  e disputar as diferentes formas de competição que isso não vai atrapalhar e o karate vai continuar forte do mesmo jeito.
E só se adaptar as regras e ver o que vale ou não. O karate continua o mesmo.

Oss,

Ari - Santos/SP

Neto110

  • Visitante
Re: Karatê esportivo
« Resposta #7 Online: Julho 02, 2007, 16:27:35 »
Arivaldo, eles apresentaram idéias sobre budo, eu não, minha encrenca é com as olimpíadas mesmo :)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Karatê esportivo
« Resposta #8 Online: Julho 02, 2007, 16:50:50 »
Caro Ari/Santos,

Concordo com sua colocação, solicitando-lhe que vote lá em cima onde consta a enquete, uma vez que lá só consta no SIM a minha votação e a do Luiz.

Gustavo, quando divulgaram o encontro em Barbacena, solicitei informações do exato local e programação, mas nenhum dos colegas nos informou, razão da minha ausência.

Oss !!!

A. Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Karatê esportivo
« Resposta #9 Online: Julho 02, 2007, 19:51:35 »
Prezados,

Não adianta chorar...se pensassemos todos da mesma forma, que seria do amarelo?

Amigos, eu já assumi neste fórum ser amante do Karate tradicional, perante certos radicalismos que tenho observado aqui no fórum, só me resta lamentar por ver que o Karate continua a ser objecto de discórdia e não de união, e imagine-se até, de estarmos por vezes perante algumas posições extremadas...

Acho que é por causa desses tais pensamentos discordantes que muitas vezes vão ao extremo, que o Karate só enfraquece e perde credibilidade. Fala-se muitas vezes na imagem que o Karate desportivo dá, mas esquece-se muitas das vezes da imagem que se dá dele, especialmente por aqueles que mais sensatos e cordatos deviam ser e na opinião pública.

Há algo que muitas vezes é esquecido por aqueles que "detestam" o Karate esportivo e que deviam também meditar nele para evitar que também eles sejam criticados ou até diminuidos... Será que no Karate tradicional tudo é bom? Meus amigos, se querem que o "vosso" Karate seja valorizado, deixem de criticar o esportivo, pois como sabem, ele é uma via e opcional de cada um.

E agora quer queiram quer não, a visibilidade do Karate está na competição, disso não tenham a menor dúvida. Por isso eu digo, se o Karate entrar nos JO, todos lucrarão com isso.

Também quero desde já dizer que nem todos os instrutores estarão disponibilizados ou até preparados para treinar os atletas que queiram enveredar pelo competição. Não duvidem que não é fácil preparar um atleta para competição. E não duvidem também que existe muita gente do tradicional que teria de estudar muito,mesmo muito,  para poder ter resultados positivos na competição.

Esta é a minha opinião sobre o asssunto e peço somente que deixem de criticar o Karate esportivo para que também não vos critiquem a vós...Acho que todos nós gostamos demasiado do Karate. Cada um que o sinta sulime!

Hai!!!

Lezon   

Lezon

  • Visitante
Re: Karatê esportivo
« Resposta #10 Online: Julho 02, 2007, 20:04:32 »
Caro Gustavo,

Aceito e respeito a sua posição.

Todavia, quero apenas dizer-lhe que conheço muitos competidores que estão altamente preparados para enfrentar uma "triste" realidade e que sairiam dela airosamente...tem dúvidas nisso?

Penso que me entendeu, certo? Não pense que todos os competidores são moles ou fracos tecnicamente, fisicamente ou outra coisa qualquer...pense também que no tal Karate tradicional, ou como diz o "seu antiquado" existem também aqueles possuidores de todos os defeitos que normalmente são apontados aos atletas de competição.

Não se pense aligeiradamente sobre eles, pois há quem não seja nada daquilo que se pensa.

Hai!!!

Lezon

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Karatê esportivo (Enquete)
« Resposta #11 Online: Julho 02, 2007, 20:12:15 »
Prezados,

Já somam 138 pessoas que visualizaram o assunto/enquete, mas só temos oito votos, sendo que destes, constatamos que, como já assinalei, falta o Ari - Santos/SP votar na enquete que fica na parte superior, assim como o José Lezon, que se diga de passagem, com todo o respeito às opiniões em contrário, a meu sentir falou com propriedade, pois assim como este associado e muitos dos colegas deste importante fórum, é oriundo do Karate Tradicional.

É importante a manifestação dos colegas, mas antes peço que votem na enquete que mostrará o real perfil deste grupo que reúne expressões nacionais e internacionais do karatê.

Oss !!!

Antonio Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Karatê esportivo (Enquete)
« Resposta #12 Online: Julho 02, 2007, 20:38:33 »
Caro A.Pêcego,

Por tudo o que eu já disse anteriormente, acabei de votar sim!

No entanto, acho que devo dizer que por tudo quanto eu tenho observado no fórum, o não irá ganhar com vantagem...

Agora quero ainda dizer algo sobre uma certa incongruência que existe, para não dizer outra coisa...o que eu vou dizer a seguir não se destina a ninguém deste fórum, mas sim uma organização sobejamente conhecida a nivel mundial e que tem sempre demonstrado uma "afronta" ao Karate esportivo.

Trata-se da ITKF que, como bem sabemos, é liderada pelo sensei Nishiama. E para não me alongar muito mais sobre o assunto, e para justificar o que adjectivei de "incongruência" para não dizer outra coisa, é apenas para que as pessoas pensem que a dita ITKF é contra o Karate esportivo, mas não deixa de fazer as suas competições!!! Aonde está a coerência? Podem tentar justificar o que quiserem, aleguem o que alegarem, tenham elas a força que tiverem, para mim não são NUNCA justificáveis!!!

Hai!!!
Lezon   

Offline Ricardo Borges

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 29
  • Votos: +0/-0
Re: Karatê esportivo (Enquete)
« Resposta #13 Online: Julho 02, 2007, 21:04:54 »
Pessoal,

Não vejo o Karate-dô como esporte, não treino como esporte. Karatê-dô na minha visão é luta e não esporte.

Votei sim em respeito aos que pensam diferente e por pensar que não iria me atrapalhar em nada o fato do Karatê-dô se tornar esporte olímpico.

Acredito inclusive que isto iria aumentar a quantidade de pessoas a treinar, o que é sempre bom.

Paz e amor,

Ricardo Borges
"Vida é mulher do lado e seja o que Deus quiser!!!" Oscar Niemeyer

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Karatê esportivo (Enquete)
« Resposta #14 Online: Julho 03, 2007, 08:36:23 »
Minha preferência é e continua sendo o karate tradicional, mas não tenho problema nenhum que o karate se torne olimpico.

O Sensei Nishiyama não é contra a competição, mas sim da forma que está sendo conduzida a competição  pela WKF.

Oss,

Ari - Santos/SP