Autor Tópico: O Saltitar nas competições, porquê?  (Lida 21366 vezes)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #15 Online: Julho 04, 2007, 11:01:22 »
Oss!
Caro Samuca,eu nunca confundo os meus Amigos,só encho o saco deles!
rsrsrsr
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #16 Online: Julho 04, 2007, 12:28:51 »

Não sei por que motivo as pessoas justificam o saltos por que se ñ saltar, se fica preso , tem esta historia de kamae estatico ou parado dizem que não da velocidade.

ñ concordo com isso quando aprendi a andar nas bases me foi pasado que o pé ñ devia sair muito do chão tinha que quase q "arrasta no chão suavemente" e hj meu kamae é assim ñ fico só no zenkutsu uso varias bases sempre sem perder o contato com o chão existe uma coisa chamada movimentação, esquiva, mudança de base q deveria ser usado nos kumites mais acho que isso é  muito dificil e é mesmo, mais prefiro o + dificil a ficar pulando ( ñ sou uma pulga).



OSS!
ww.karatevirtual.kit.net

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #17 Online: Julho 04, 2007, 12:55:06 »
Caro deshi,

Essa é a sua opinião que eu respeito. No entanto, acho que deve acreditar nos estudos efectuados e ouvir aqueles que os sabem utilizar.
Sobre a esquiva meu caro, eu estou há muitos anos num Karate que privilegia a esquiva, aliás, ele é baseado na esquiva e nas posições mais altas, com base na naturalidade. Estudo, treino e ensino Wado-Ryu.

Saiba que o saltitar por saltitar está errado, mas o verdadeiro atleta de competição não entra nessa...o verdadeiro saltitar na competição funciona como um deslocamento disfarçado que explode para uma acção motora comandada pelo cérebro que, sendo bem feita, funciona três vezes mais rápido se fizermos a mesma acção partindo de uma posição estática.

Mas agora lhe digo que há alguns (poucos) atletas que não se dão lá muito bem com o saltitar, o que os desfavorece indiscutivelmente. Eles próprio reconhecem que têm imensas dificuldades perante outro atleta que domine o saltitar técnico-táctico. Hoje se treina muito a explosão / velocidade, e as fintas nos deslocamentos com movimentações partindo do saltitar, o que obedece a um óptimo preparo físico, pelo quem não estiver preparado da mesma forma, no Karate esportivo, não terá grandes hipóteses de vencer.     

Saudações.Hai!!!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #18 Online: Julho 04, 2007, 13:24:05 »
Oss

Tanto embate para não se chegar a lugar algum,pois cada um acha o melhor meio de se posicionar e deslocar.

Saltitar nada mais é que que FLUTUAR para melhor se posicionar,a não ser para os exagerados,que acabam deixando se perceber e levam no meio do caminho.

Se for melhor ser basíco que o seja, se achar melhor flutuar que o faça também.

Samuca San quem anda na barra funda atrás da fazendinha não sou eu ;D ;D ;D,isto é coisa de argh!!! corinth....... :P :P :P :P

Só fico na praia que tem um visual melhor para todos os gostos :o :o

Voltando como sou ruim saltitando ou estático tanto faz,contanto que qdo der eu derrube o outro, fico satisfeito,nunca fui buscar medalha e sim superação pessoal,se puder enfrentar caras bons e fortes mais rápidos que eu,ótimo,se puder fazer algo de útil na luta melhor ainda,se por no chão excelente :-X :-X :-X :-X


Oss
alberto/Santos
yama-Alberto S. Almeida

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #19 Online: Julho 04, 2007, 13:43:31 »
Meu caro Yama,

Eu apenas tento explicar o porquê do saltitar porque há muita gente que não se apercebeu da verdadeira razão. Gostei do seu posicionamento e até disse com muita propriedade o termo "flutuar", pois é isso mesmo.

Quando queremos fazer valer a razão de algo, há que explicar os porquês dessa mesma razão. No caso, ela está bem explicada e suportada por estudos e não por mim.

Hai!! Oss!!!
Lezon

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #20 Online: Julho 04, 2007, 13:55:52 »
Sensei Jose Lezon,

Tenho 17 anos estou na faixa roxa, minha vida no karate toda treinei com um só sensei (q me ensina karate de competição).
bunkai, defesa pessoal, filosofia do karate isso eu aprendi na net(muito no karateca.net) e com os 4 livros do "O melhor do karate" de nakayama. eu ñ gosto desse tipo de competição do karate mais como é isso ou nada prefiro treinar. e me contentar com alguns videos no youtube (rsrsr)
sei que uma movimentação solta dar sim mais velociade, mais quando falei sobre os plulinhos me referi aqueles atletas q realmente pulão q nem pulga no tatame (q infelizmente são a maioria nas competições). é a esses q eu realmente ñ entendo.

mas enfim
Caro deshi,

Essa é a sua opinião que eu respeito. No entanto, acho que deve acreditar nos estudos efectuados e ouvir aqueles que os sabem utilizar.

Estou aberto a novas ideias e exlicações, mais por enquanto essa é minha opnião sobre os "pulinhos...", até que um dia eu tenha a opurtinidade de algum sensei ou sempai me explicar na pratica o porque dois pulinhos.(tenho muito tempo pela frente para descobrir se estou ou não errado)

Obrigado pela atenção. OSS!
ww.karatevirtual.kit.net

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #21 Online: Julho 04, 2007, 14:38:45 »
Sensei Jose Lezon,

Tenho 17 anos estou na faixa roxa, minha vida no karate toda treinei com um só sensei (q me ensina karate de competição).
bunkai, defesa pessoal, filosofia do karate isso eu aprendi na net(muito no karateca.net) e com os 4 livros do "O melhor do karate" de nakayama. eu ñ gosto desse tipo de competição do karate mais como é isso ou nada prefiro treinar. e me contentar com alguns videos no youtube (rsrsr)
sei que uma movimentação solta dar sim mais velociade, mais quando falei sobre os plulinhos me referi aqueles atletas q realmente pulão q nem pulga no tatame (q infelizmente são a maioria nas competições). é a esses q eu realmente ñ entendo.

mas enfim
Caro deshi,

Essa é a sua opinião que eu respeito. No entanto, acho que deve acreditar nos estudos efectuados e ouvir aqueles que os sabem utilizar.

Estou aberto a novas ideias e exlicações, mais por enquanto essa é minha opnião sobre os "pulinhos...", até que um dia eu tenha a opurtinidade de algum sensei ou sempai me explicar na pratica o porque dois pulinhos.(tenho muito tempo pela frente para descobrir se estou ou não errado)

Obrigado pela atenção. OSS!

Talvez estas pessoas que vc diz que saltitam como uma pulga( que comparação horrível hein??) podem ser as pessoas que saltitam com velocidade,precisão e corretamente que o Lezon esta tentando explicar para todos..

Jose Lezon eu admiro muito os praticantes daqui vejo que muitos parecem ser ótimos artistas marciais, porém acham que apenas o karate das antigas que é o bom, que estudos ,treinos com ajuda da tecnologia parece que são "frescuras" não sei se é isto que pensam, mas é o que parecem mostrar.

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #22 Online: Julho 04, 2007, 14:42:31 »
Meu caro deshi,

Sinceramente não esperava que tivesse a idade que tem! Acho até que para a sua idade está bastante amadurecido.
Olhe, a ser verdade, eu só tenho mais 44, mas nem por isso deixo de o respeitar e aconselhar, se for o caso.
Existem coisas na vida que não é necessário ser como o S.Tomé, ver para crer...No seu caso até já reconheceu que a movimentação solta e dá mais velocidade, mas não concorda da forma como muitos atletas dão pulos! Também não concordo meu caro, se vc for ler novamente o que tenho dito sobre o assunto, vai ver que eu digo também isso eu chamo à atenção.
Acho que faz muito bem ter a mente aberta para novas ideias e explicações, não só no Karate como para as outras coisas da vida. A continuar assim com toda a certeza que melhorará sempre. Se um dia se proporcionar, terei todo o gosto em lhe explicar e demonstrar o porquê do saltitar.

Hai!!!
Lezon

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #23 Online: Julho 04, 2007, 14:55:25 »
Caro TaeKwonDoII,

Apesar da minha idade, gosto muito de estar actualizado, pelo que agradeço desde já me ensine a colocar aqui uma qualquer citação dentro de um rectângulo, já que eu não sei como. hehehehheh...

É realmente verdade que eu quero explicar as razões altamente positivas e de todas as vantagens e rentabilidade que tiram aqueles que sabem saltitar. Sobre o que vc diz em segundo lugar, também eu acho que a grande maioria é competente no que faz. Mas penso que alguns revelam também um certo radicalismo nas suas posições, o que não está consentâneo com a própria essência do Karate.

Saudações. Hai!!!
Lezon

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #24 Online: Julho 04, 2007, 15:03:03 »
Citar
porém acham que apenas o karate das antigas que é o bom, que estudos ,treinos com ajuda da tecnologia parece que são "frescuras" não sei se é isto que pensam, mas é o que parecem mostrar.

caro TaeKwonDoII ,
eu não penso assim, só acho que da pra ser muito rapido sem dar pulinhos.

e que tem "pulgas" nas competições isso tem sim.

OSS!
ww.karatevirtual.kit.net

Offline TaeKwonDoII

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 79
  • Votos: +1/-4
    • www.tkdonline.com.br
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #25 Online: Julho 04, 2007, 15:21:49 »
Citar
porém acham que apenas o karate das antigas que é o bom, que estudos ,treinos com ajuda da tecnologia parece que são "frescuras" não sei se é isto que pensam, mas é o que parecem mostrar.

caro TaeKwonDoII ,
eu não penso assim, só acho que da pra ser muito rapido sem dar pulinhos.

e que tem "pulgas" nas competições isso tem sim.

OSS!

Sim deve ter.. eu não luto nem karate, luto taekwondo estou aqui de "intruso", por que sou um amante de qualquer arte marcial,lutada seriamente..
Mais concordo estava assitindo um campeonato de karate que sinceramente a menina pulava jogando a bunda.. só requebrando/rebolando.. aquilo sim era extremamente estranho..

Mas dizer que da para ser muito rapido sem saltitar da sim.. mas aposto que 2 atletas tão bem preparados um que saltita e outro que não, é quase certeza que o que saltita será mais rapido.. isso é "tecnologia" estudos provam isto..assim como o Lezon disse na corrida que os competidores ficam naquela posição "ridicula" mas é provado que aquilo é muito melhor na arrancada,etc..

Lezon para citar um tópico clique no botão "Citar" em cima da resposta da pessoal, me parece que o senhor acessa o fórum pelo email,enviando emails,etc..não tenho certeza.. tem acessar pelo link: www.karateca.net/forum e assim clique em fórum que vai poder navegar.. comentou sobre um post que eu fiz sobre um golpe muito bem aplicado no pescoço do outro. Foi eu quem fiz, o senhor estava procurando o link né? para achar entre em karateca.net/forum>forum>karate esporte e procure, desta vez irei dar o link , tenho ele na mão aqui:
http://www.karateca.net/forum/index.php?topic=2032.msg27536#new

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #26 Online: Julho 04, 2007, 17:20:11 »
Caro TaekwondoII,

Muito obrigado por me fazer chegar ao tópico que eu pretendia. Quanto ao outro assunto, já aprendi fazer a citação mas só que dà a citação de tudo que é escrito pela pessoa. Não sei inserir apenas o que pretendo, como aliás vejo em outros casos.
Mas não se preocupe mais com isso que não morre ninguém...

Ainda quanto aos pulinhos, que para mim não é nada disso, meu(s) caro(s) se vcs vissem ou sentissem na pele alguns atletas que eu conheço, de certeza que alguns se sentiriam envergonhados pelo que disseram...Mas eu não quero entrar em polémica sobre o assunto, pois estou num país que pouco ainda conheço no âmbito competitivo, mas que pelo que me parece, adicionado ao que me vão dizendo enferma totalmente de uma boa organização.

Hai!! Oss!!
Lezon   

Neto110

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #27 Online: Julho 04, 2007, 21:06:55 »
JOsé Lezon, o fato de uma matéria ser dada num curso duma federçaõ naõ significa que é conhecimento estabelecido.

Costumo ler conhecimento el livros e periódicos do assunto e desconheço periódicos que tratam de karate.

Aliás, colecionei vários artigos científicos sobre o assunto durante um tempo, e não o faço mais ostensivamente. De fato, temos que o JUDO publica muito mais que o karate na parte biomecânica e técnica.

Destaco porém o que disse antes: saltiutar é desperdício de força, ponto. Valoriza atletas com ótimo condicionamento físico.

Sobre a sua pretensa vantagem para "esconder" as intenções, ela pode vir ao chão porque o treino do Karate melhora tempo de reação (reflexo visual-motor - trabalho feito pela NASA com o Mestre NIshiama) e aí, pode até esconder mas o reflexo do defensor acaba pegando.

Como bom lesado do joelho (por treinamento incorreto :( que me foi ministrado na adolescência) aprendi a poupar minhas articulações e faço este mesmo artifício sem o "saltito", mas ensino os alunos quando usar este recurso.

A descrição do Pmax indica nossa crítica: saltitar para esconder movimentos de ataque eu entendo mas saltitar quando se está na defensiva mostra que naõ sabe porque existe o movimento e aí tem qeu receber críticas mesmo.

Ah, ia esquecendo, nos cursos de kumite que fiz com mestres Japoneses estudamos quando usar o saltito e quando pegar o saltitador que naõ sabe usar esta técnica. :)

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #28 Online: Julho 04, 2007, 21:26:32 »
Caro Augusto,

Por isso eu disse sempre que nem todos sabem saltitar...mas aqueles que o sabem fazer em toda a sua plenitude, cuidado, outro qualquer competidor que por muito bom que seja mas que tenho uma postura estáctica, está feito...

Meu amigo, eu só estou falando daqueles competidores altamente preparados fisicamente e tácticamente.

Eu compreendo o que diz sobre ser ou não ser conhecimento estabelecido, no entanto, creia que há estudos nesse sentido, e não é por acaso que é utilizado nas mais diversas federações nacionais dos países europeus.

Abraço
Lezon

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #29 Online: Julho 04, 2007, 22:59:16 »
"O saltitar nas competições, porquê ?

Desde que o atleta esteja solto, sabendo trabalhar a distância para utilizar o tempo certo, bem como que o saltitar seja, digamos, sútil com um trabalho de ponta dos pés, sem ficar indo para frente e para trás e nem pulando propriamente dito, comprovadamente a velocidade de ação/reação dele será muito maior do que outro atleta na mesma situação se mantenha estático, nada impedindo que pontue dentro dos seis critérios de avaliação nas áreas pontuáveis, dentre os quais, destacamos a "aplicação vigorosa" que não se pode confundir com uma "porrada", além do que a dissimulação ocorrerá com maior facilidade.

É o que penso, com respeito às opiniões em contrário.

Oss !!!

Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu