Autor Tópico: O Saltitar nas competições, porquê?  (Lida 21396 vezes)

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #60 Online: Outubro 22, 2007, 07:27:22 »
Quer dizer que se eu treinar a vida inteira na JKA e resolver competir na WKF ou perco meu budo? minha concistência?

E se for WKF e resolver lutar JKA vou adiquirir essas qualidades?

Claro que não, isso é base da escola que estuda...

O budo de cada um, a essência do Karate de cada um depende do seu Mestre e não da sigla que é filiada.

OSS...
« Última modificação: Outubro 22, 2007, 09:59:20 por Luiz »
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #61 Online: Outubro 22, 2007, 07:40:37 »
Prezado Luiz,

Falou com propriedade, assino embaixo.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #62 Online: Outubro 22, 2007, 08:30:58 »
Tal como diz o nosso amigo António Pêcego, eu também subscrevo na íntegra o que amigo Luiz disse.

Hai!!  Oss!!
« Última modificação: Outubro 22, 2007, 18:54:08 por Jose Lezon »

Roberto Pimentel

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #63 Online: Outubro 24, 2007, 01:47:21 »

Estava sem sono e comecei a passar po aqui. Abri o tópico sobre o 4th KWF World Cup - 2007, Tóquio, Japão, e baixei o filme. Enquanto o download corria, passei por esse tópico de eterna discordancia.

Quando o fime baixou, assisti e imediatamente me chamos a atenção seu conteudo perante o debate desse aqui.

Reproduzo o que postei lá:


Roberto Pimentel
Newbie

Mensagens: 47


     Re: 4th KWF World Cup - 2007, Tóquio, Japão. Kumite das antigas, sem frescuras . . .
« Responder #3 : Hoje às 01:33:04 » Citar Modificar Apagar 

--------------------------------------------------------------------------------
Gostei, bonita competição.

Mas enquanto estava baixando fui passeando de tópico em tópico e me deparei com a eterna discussão sobre saltitar ou não.

Aí contei no filme. Os caras que saltitam vencem cinco vezes e os que não saltitam duas. Uma das lutas não deu para saber pois fi kamikaze e terminou com um ipon aos 3 segundos.

Parece que o pessoal do karate tradicional anda saltitando muito bem nu kumite das antigas e sem frescuras. E sinceramente, a velocidade está muito maior do que nas décadas de 70 e 80.

FIM.


Obs.: O campeão saltita.

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #64 Online: Outubro 24, 2007, 16:16:22 »
Acho que o buraco é bem mais embaixo........

O problema é que a maioria desses caras que saltitam treinam somente para vencer competição...... Possuem golpe fraco, que dificilmente derrubará o oponente quando for necessário!! Qualquer porradinha já choram! Além disso, treinando somente para competição, chega uma hora em que o cara provavelmente pare de treinar pois já não existe mais um objetivo (vencer ou participar de uma competição). Não treinam pq gostam de karate....Treinam pq querem vencer competição!

Mas para o que se propoem, o saltitar até que é eficiente......


Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #65 Online: Outubro 24, 2007, 17:04:21 »
Amigo Marcio,

Olhe que está redondamente enganado...leia tudo o que eu já disse em posts anteriores e, na dúvida, não faça tal afirmação.

Ao contrário do que o meu amigo diz, devo dizer-lhe que  conheço alguns competidores que podem dizer o mesmo em relação a alguns tradicionalistas...
Será que duvida disto? Olhe que eu não.

Mas este é assunto que é, como costumamos dizer, chover no molhado...

E sobre os saltinhos acho que já não adianta acrescentar mais...

Abraço

Neto110

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #66 Online: Outubro 24, 2007, 20:47:07 »
Só para constar:

a) Aprendi a movimentar durante a luta antes da divisão do karate;
b) movimentar para ocultar o golpe ou para definir um estilo de luta é prática muito anterior ao atual modelo de competição por pontos.

Entendo porém que houveram hipergeneralizações aqui, eu não sei se posso afirmar que  "a maioria desses caras que saltitam treinam somente para vencer competição...... Possuem golpe fraco, que dificilmente derrubará o oponente quando for necessário!!"

POsso relfetir que muitos fazem isto, principalmente nas categorias DANGAI, mas não tenho nenhum estudo a respeito, não vou regularmente aos treinos deles para ver o peso das suas mãos e nem vou aos eventos deles para ver, de modo que penso que pode haver verdade nesta afirmação, mas pode naõ haver também. Os que conhecem alguns dos campeões alímpicos me garantiram que a mão deles é muito mais pesada que o que puderam mostrar ali. Acreditei.

O uso de subterfúgios como fingir, que é o que imaginei ser o caso quando sugeriu que Qualquer porradinha já choram!, é um artifício que o regulamento permite. Quando permite, não usar é sair na desvantagem.

Não concordo, mas para quem vê o karate como esporte e a luta de karate como um jogo, então nossos critérios de BUDO se tornam cinza, nada. Nosso combate, neste momento não é com quem chora, ou finge, mas com a lógica esportiva aplicada ao karate ou com a falta de uma regra específica neste sentido que seja usada de fato pelos juízes.

Esta afirmação sua porém é muito pertinente e ningue´m pode falar que não seja um problema:  Além disso, treinando somente para competição, chega uma hora em que o cara provavelmente pare de treinar pois já não existe mais um objetivo (vencer ou participar de uma competição). Não treinam pq gostam de karate....Treinam pq querem vencer competição!. Imagino que muitos ex-competidores venham para o nosso lado jogar conversa fora na internet.

Mas para o que se propoem, o saltitar até que é eficiente......

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #67 Online: Outubro 25, 2007, 07:02:54 »
Esse assunto está mais do que esgotado, é como o Lezon disse, um lado mostrando o lado ruim do outro.
Claro que existe lado ruim e concordo com o Márcio quando diz que os que pensam só em competição têm vida curta no Karate.
Mas existem muitos competidores que não se incluem nesse contexto.
Eu já competi muito, aliás minha primeira competição foi ainda garoto lutando shobu-ippon em 1980, portanto posso afirmar que existem sim, os dois lados da moeda não tenham dúvida disso.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #68 Online: Outubro 25, 2007, 07:59:23 »
Amigo Luiz,

Ainda bem que concorda comigo. Em ambas as vertentes do Karate têm os bons e os menos bons. O assunto está pois esgotado.

Todavia, quero somente dizer que, para os mais cépticos nestas coisas de competição, vou ver se consigo trazer ao Brasil, lá para o meio do próximo ano, alguém que deixou a competição no ano passado, sendo que hoje é o treinador seleccionador nacional de Portugal.

Se desejarem faremos um curso com ele, aí podem todos tirar as dúvidas, uma vez que ele é uma pessoa que explica tudo tim tim por tim tim, mas, atenção, alia a teoria à prática.

Estou perfeitamente à vontade com ele, uma vez que para além de ter sido meu aluno até 3º.Dan, é também meu genro.

Em 2008 terá 34 anos de idade, e está à vontade para demonstrar a vertente competitiva da alta competição, como está totalmente à vontade no tradicional.

E sobre os saltinhos eu nada mais direi.

Hai!!  Oss!!     
« Última modificação: Outubro 25, 2007, 13:26:07 por Jose Lezon »

thoryu

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #69 Online: Outubro 25, 2007, 20:18:24 »
Sinceramente acredito que nem deveria haver competições de Karate.

Quem joga um dardo, troca um pneu da F1, atravessa o Canal da Mancha, tenta superar um ïndice,um recorde, ou a $%&! que for compete com vários. Talvez poucos, talvez vários.

Quem está numa raia, com seis, ou doze outros concorrentes, seja 50, 100 ou 1500 metros, seja na terra, na água, ou quem sabe no ar, está contra seu índice e contra os do grupo.

E as Artes Marciais?

Existe um oponente na sua Frente.
Mas você "não pode" derrotá-lo.
Pois isso poderia ser matá-lo.

Essa é a $%&! da nossa atividade.

Os Boxistas criaram as luvas, e todas as tentativas de proteções físicas e materiais e mesmo assim, acidentes (merdas) acontecem.

Karai,

Karate é contato. quem não quiser sai fora, vai jogar baralho.

Na vida Real Karate Pode Ser Morte, Quem não quiser Não Aplica. (MEU CASO).Se for impressindível, tá feita a $%&!.

Competição é como comparar uma luta com espadas e uma luta de espadas feitas de tiras de Bambu (Kendo).

Aprendizado é aprendizado.

Competição, criar Ranking, distribuir troféus?

$%&!, eu vou na 25 de Março ou na Liberdade e compro uma porrada. E se tiver economizado na Cerveja ainda encomendo que gravem a $%&! do meu nome.

Daí pra frente dependeria de cada Karateca.
« Última modificação: Outubro 25, 2007, 20:32:46 por thoryu »

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #70 Online: Outubro 26, 2007, 07:35:08 »
Amigo thoryu voce fez duas comparações diferentes...

Encare a competição de Karate como um jogo e não como o Karate em si.

Existe ali uma regra onde também você irá superar seus limites (inclua ai o medo, o auto controle, etc...) e dentro da regra daquela competição irá ganhar ou perder do seu adversário.

Se você lutar Karatê com alguem, o resultado sim poderá como você mesmo disse ser trágico, porém se você participar da competição de Karatê (jogo) o resultado será a vitória de quem fizer mais pontos.

Quanto a acidentes isso pode acontecer em qualquer tipo de esporte.

E completando o raciocínio não existe competição de Karatê, existem competições de Shiai-Kumite e Katá.

OSS...
« Última modificação: Outubro 26, 2007, 07:36:42 por Luiz »
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

thoryu

  • Visitante
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #71 Online: Outubro 26, 2007, 20:42:10 »
P... Luiz tens total razão.

Reli oque eu mesmo escrevi e achei meio babaca. Acho que devia estar meio puto com alguma coisa quando postei.

Como foi apropriadamente colocado - e como eu piamente acredito - a competição não é algo externo ao karateca, mas interno, que se desenrola na subjetividade dele, na técnica dele, no preparo físico dele. O oponente é apenas um detalhe.

Obrigado por me dar o toque e me fazer rever meu post que remete ao que aprendi sobre competição.

Por isso retifico que queria dizer a competição por pontos, por glória, por medalhas ou troféus.

No tipo de competição que me refiro, ninguém perde.

Oss. Hai.

Offline Anderson

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
Re: O Saltitar nas competições, porquê?
« Resposta #72 Online: Outubro 28, 2007, 21:38:24 »
desde o primeiro dia de treinamento,isso ja faz desesseis anos,meu mestre sempre disse aos seus alunos,as posturas foram feitas para serem usadas,se não fossem assim ,pq seriam inventadas,para ficar mais bonito claro que não........qualquer um que treina sabe que uma postura em uma luta é essencial ,e em uma defesa pessoal nem se fala,pq ela te da toda base e força,fazendo co que o lutador bem ascentado em sua postura difícilmente va cair,mesmo levando algum golpe ,e qdo vc esta dando esses pulinhos...vc não tem estrutura e base nenhuma em um kombate......oss