Autor Tópico: Esperança no fim do Tunel....  (Lida 2305 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Esperança no fim do Tunel....
« Online: Abril 30, 2008, 09:29:38 »
Sou conhecido aqui no fórum como pessimista. Reconheço isso.
Na verdade, sou mesmo negativo em relação a esse país, sempre fui. Não posso ver coisa errada e lá vou eu criticar. Acho que entre outras coisas, herdei de meu avô, Jornalista famoso de esquerda que acabou tendo que fechar seu jornal aqui em Rib. Preto , após inisitentes ataques ao regime da epoca(Ditatorial).
Meus ataques ás organizações de Karate aqui do Brasil, são, ao fato de que os gestores delas pensam mais em si proprios do que em seus afiliados, e porque não dizer, ao Karate do em geral.
Sempre fui muito bem tratado no exterior, as vezes mais do que o merecido.
Mestres reconhecidamente verdadeiros me chamam de SENSEI lá fora.
Aqui, dentro da organização que representa meu estilo de Karate, eu e alguns Karatecas Seniores somos tratados como moleques..aliás fato este muito  comum em muitas outras organizações aqui no Brasil.
Neste final de semana, no Seminario de Santos(Karateca.net) pude perceber que existe alguma luz no fim do Tunel. Pude verificar o amor e o carinho que o pessoal de Santos, especialmente os praticantes do estilo Shorin Ryu,que trataram todos os Professores convidados. Homens que praticam a arte nobre a mais de 30 anos mostraram muita humildade e conhecimento tecnico dentro do estilo que escolheram. Mas mais ainda, mostraram que temos uma saida.
Somente atraves da pratica conjunta, sem politica, podemos nos respeitar e continuar, cada um, a busca infinita da perfeição tecnica(dentro de cada Ryu).
Me senti como se estivesse fora do Brasil. Ja havia desistido de encontrar um ambiente deste aqui no país.
Notei o respeito que o pessoal da baixada Santista tem por seu recente falecido Mestre Shinzato, nas fotos nas paredes dos Dojos.
O Mestre sempre foi respeitado por todos os outros aqui no Brasil, por sua gentileza e educação. Os alunos são reflexo de seus ensinamentos.
Lição de humildade e respeito.
Deixo aqui mais uma vez, meu apreço e respeito a todos os colegas da Baixada, ao Sensei Troyman, ao SEnsei Ari, ao Jorge e ao Sensei Alberto.......

MUito obrigado, de coração mesmo.

*** Fiquei emocionado entre tantas outras coisas, mas mais ainda quando pude VER que temos um autentico SAMURAI aqui no Brasil , Prof. Adriano, do Kendo.
Nem no Japão assisti uma DEMO de Kendo tão PERFEITA.
 ;)
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Pablo Vinícius Smanioto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 216
  • Votos: +3/-18
Re: Esperança no fim do Tunel....
« Resposta #1 Online: Abril 30, 2008, 10:00:13 »
Oss!

Pessimista eu não digo que o senhor seja Sensei Katsumoto, pois caso contrário este post nem teria sido escrito, mas digo que o seu "pessimismo" é para mim um realismo cruel e um convite a se soltar da letargia que encontramos dentro dos mais variados setores de nossa vida.

Se não fosse o seu "pessimismo" certamente o Karate de um modo geral poderia estar perdendo mais do que efetivamente já está perdendo.

Não, não é puxa saquismo é que de uma maneira ou outra eu me coloco de uma maneira um tanto quanto cínica em relação ao que eu vejo e por isso concordo com o sensei quando o senhor ralha com o que está acontecendo no mundo do Karate, na verdade precisamos mais e mais pessoas que sejam "brabas" e "pessimistas" como senhor é.

Oss!!

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Esperança no fim do Tunel....
« Resposta #2 Online: Abril 30, 2008, 12:26:12 »
Amigo Roberto (Katsumoto)
 
Li com atenção todas a suas palavras e, com imensa satisfação, lhe digo que a partir da data do seminário, passa a ser mais um que entrou no rol das minhas pessoas que considero de amigas.

Com efeito, depois  de fazer uma retrospectiva de todas as suas posições tidas e assumidas neste fórum, em  relação às organizações de Karate, e lendo agora o seu depoimento, me regozijo imenso por ver e sentir da sua parte que há realmente uma luz ao fundo do túnel.

Sinto que as suas palavras são sinceras, pelo que quero neste momento dar-lhe os meus parabéns pela forma sábia e humilde com que reconhece essa possibilidade. De facto, foi digno de ser visto como se pode realmente conviver entre estilos, em que cada um faz e dá o seu melhor dentro do que acredita, sem politiquices, mas só e tão somente preocupados em treinar o Karate.

Creia que o Roberto não deixa de ter razão em muitas coisas que disse, mas o seu pessimismo que por vezes transparecia ser letal, agora esmoreceu um pouco, e ainda bem, pois o seu discurso já vai em outro sentido, o qual é também o meu, aliás, o de todos os que estiveram presentes no seminário.

Foi bonito de ser ver todos os presentes imbuídos de um verdadeiro espírito de camaradagem entre si, sem que ninguém lhes tivesse pedido nada, e demonstrando todos estarem sedentos da aprendizagem técnica que cada professor apresentava.

É perfeitamente possível conviver com pessoas de vários estilos, todos unidos dentro de uma só organização, e manter a identidade e responsabilidade  dentro das vias que cada estilo e/ou pessoas escolher caminhar dentro do Karate.

Parabéns Roberto por esse seu reconhecimento.

Hai!!  Oss!!     
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Esperança no fim do Tunel....
« Resposta #3 Online: Abril 30, 2008, 13:15:09 »
Oss.

É gratificante ler um tópico desses, principalmente após um evento tão gostoso e tão importante para nós.

Sei que este é um processo lento, mas acho que não deveríamos ficar só no campo do seminário não. Lembro que houve um movimento em prol de uma revista num passado recente. Por que não levantarmos novamente este idéia? Seria uma maneira de colocar nossas idéias de forma homeopática.

Temos Senseis aqui muito experientes que poderiam ser colunistas e a periodicidade não precisa ser mensal (só com as histórias do Pedrão, encheríamos alguns números de publicações...).

De qualquer forma, estou à disposição para ajudar em qualquer projeto.

Oss.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Esperança no fim do Tunel....
« Resposta #4 Online: Abril 30, 2008, 15:23:10 »
Sensei Roberto "Katsumoto" Sant'anna

Fiquei deveras emocionado com o que você postou.  Mostrou que é um verdadeiro samurai.  Muitas vezes pensei que a sua amargura era gratuita e que era portador de uma insensibilidade sem par.  Mas agora percebo, depois do que você escreveu, que na verdade você é um sofredor, não no sentido de ser um perdedor, mas no sentido de ver que tudo o que é feito neste país em relação à nossa arte marcial vem carregado de mesquinharia e falta de reconhecimento pelo trabalho alheio.  Quando o vi lá em Santos, com sua expressão sisuda, confesso que não tinha a menor intenção de estreitar um relacionamento.  Durante a sua aula fiquei prestando atenção na sua atitude, cheguei a comentar com alguns colegas sobre a sua postura, não física, mas de posição em relação à matéria que estava ali administrando.  A mim me parecia que você se dirigia apenas aos praticantes do Shotokan.  Aos poucos fui percebendo que, embora estivesse fazendo uma apresentação estritamente Shotokan, você o fazia com seriedade e sinceridade, dentro daquela linearidade tão peculiar ao seu estilo de Karate-Do e deu para sentir que na verdade você queria mesmo era chegar mais próximo dos corações de todos os praticantes presentes ao evento.  A gente praticamente só se falou no final, trocando algumas piadas relativas ao seu avatar e fazendo alusões à valentia dos karate-kas de teclado aqui do Fórum.  A intervenção do Sensei Lezon também ajudou muito a quebrar o gelo que havia entre nós.  Pena que não pudemos dispender mais tempo para trocar impressões mútuas.  Já me disseram que você é possuidor de uma biblioteca sobre Karate-Do sem igual e só isso já me faz pensar em ir a Ribeirão Preto fazer-lhe uma visita, conversar sobre assuntos relativos às artes marciais japonesas, treinar junto e trocar experiências.  Muitas vezes a gente diz coisas sem pensar e acaba ferindo o sentimento de alguém só porque somos demasiado apaixonados por aquilo que amamos profundamente.  A vida da gente é um eterno aprendizado.  Aquilo que aprendi do Mestre Shinzato eu procuro passar adiante, assim como meus companheiros de estilo o fazem.  Como o próprio Sensei dizia, "ichi e, ichi go", trate bem todas as pessoas que encontrar nesta vida, esse é o lema do Shorin-Ryu Shin Shu-Kan.  Você não imagina como o esta sua atitude de reconhecimento me deixa feliz.  Espero que daqui para a frente a gente se trate de forma muito mais cordial e bem menos impessoal. 

Agora, cá entre nós, dá uma mudadinha naquele seu avatar, coloca uma foto sua, de preferência sorrindo, pois tenho certeza que, se quiser de verdade, você pode ser muito simpático e agradável.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ