Autor Tópico: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?  (Lida 5941 vezes)

oswaldovb

  • Visitante
Observei que nos dojôs descaradamente voltados para o Karatê desporto os treinamentos são desta forma: kihon (marcial ou voltado ao shiai, conforme o planejamento calendário de competições), kata, jiyu ippon kumite e (jiyu/shiai) kumite, além das técnicas especiais em atenção ao esporte. O tempo de treinamento diário varia entre 4 horas para os karate-kas voltados a competições nacionais e até seis horas para os que tem aspirações para participar de competições internacionais. No fundo, o Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?

Offline diego_shaolin

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 58
  • Votos: +0/-6
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #1 Online: Maio 15, 2008, 12:03:35 »
Antes de entrar no mérito do tempo de treinamento
ou do conteúdo treinado, vale salientar que o "Karatê"
que tem como foco as competições é 'esporte'.

O que difere da arte marcial.

É um tema muito polêmico!


Oss!
"Vencer ou Perder tanto faz. O que não pode é Afinar!"

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #2 Online: Maio 15, 2008, 12:42:51 »
Olá!
Caro Oswaldovb,o que eles treinam não é Karate.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

oswaldovb

  • Visitante
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #3 Online: Maio 15, 2008, 13:47:45 »
Qual a relação entre o esporte e o marcial?

Segundo o General Mac Arthur os melhores combatentes são os desportistas:

Ele fez a seguinte afirmativa:

"Lá nos campos de batalha, fiquei convencido de que os militares que participavam dos desportos tornavam-se os melhores combatentes.
Esses homens, quando tomavam parte em batalhas, combatendo outros seres humanos e submetendo-se às regras do combate, eram os que mais prontamente estavam preparados para aceitar e fazer cumprir a disciplina"


http://www.karatedasmeninas.com/2008/05/general-douglas-macarthur-o-esporte.html

Neto110

  • Visitante
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #4 Online: Maio 16, 2008, 15:52:37 »
Sem querer fechar nenhuma posição, mas para somar reflexões:

O general em questão pode até achar que tinha razão, mas os melhores combatentes em guerra para mim são os profissionais desportistas ou não, amador sempre levou a pior em combates reais.

Para o esporte a conversa é diferente porque teríamos que definir o que é melhor. O que é melhor para um karate-ka competidor? Melhor resistência física geral? Mais velocidade? Mais precisão? Golpe mais espetacular para ser visto pelo árbitro/platéia?

Sem definir "melhor" não dá para avançar muito no debate, e quando "melhor" for definido, possivelmente a conversa acaba.

Antoine

  • Visitante
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #5 Online: Maio 16, 2008, 18:28:11 »
Senhores, se na guerra do Vietnã e do Cambodja e da Coréia, onde mesmo após as teledifusões pela tv e pelo cinema, apesar da censura e da defasagem do tempo,
Apenas eram convocados negros, pobres e infratores, o que não aconteceria na segunda guerra, quase vinte anos antes?

Branco, ou negro esportista estaria na Universidade e portanto bem longe de tomar um tiro de fuzil.

Pelo que eu sei, nas guerras, estranhamente, os desajustados na vida civil, os "rebeldes" e que se alistaram para não ir em cana são os que assumiram atos heróicos.

E caso o Gal. MacCartur realmente tenha dito isso ele lá é digno de credulidade no geral e em especifico na área do desempenho fisico?

Se os esportistas americanos têm melhor desempenho em guerra deve ser na corrida. Fugindo na hora do "$%&!-se"

E se o Karateca desportista treina mais alguma coisa, ele treina mais esporte, não Karate.

Comparemos

50 golpes de mão, qualquer que seja o golpe, com kime, time, base, sanchin, e 300 rapidinho, puxando a mão, sem base - levantando o calcanhar - para tirar ponto.

Cda um treina o que quer. Oss.



Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #6 Online: Maio 16, 2008, 21:01:36 »
Volto a dizer que há Karatecas Atletas de competição, que para além do saber pontuar, têm mais Karate com eles do que muita gente aqui do forum pensa...

E como já disse em outro tópico relacionado com o Karateca grego campeão mundial, se alguns tradicionalistas os tivessem de enfrentar ficariam greguinhos da silva... ::) ::) ::) :'( :-X :-X :-[ :-[ :P :(

 
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline diego_shaolin

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 58
  • Votos: +0/-6
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #7 Online: Maio 16, 2008, 21:57:42 »
Ihhh...

Vai rolar intriga!
"Vencer ou Perder tanto faz. O que não pode é Afinar!"

Neto110

  • Visitante
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #8 Online: Maio 16, 2008, 22:10:01 »
Lezon, seu post foi esquisito: ele parte do princípio que sabe o que pensamos.

Eu reafirmo: só se pode discutir este assunto sendo definido o que seria o conceito de melhor. Definido isto, nem creio que haverá discussão mais.

Offline diego_shaolin

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 58
  • Votos: +0/-6
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #9 Online: Maio 16, 2008, 22:25:53 »
Qual o nome desse grego?

Se for por atleta de competição
aposto no Justo Gomez...
"Vencer ou Perder tanto faz. O que não pode é Afinar!"

Offline jion

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +3/-2
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #10 Online: Maio 17, 2008, 03:00:37 »
olha, a minha opinião, em sua maioria sim, pois se faz necessario para um bom desempenho em competição um kion de bom nivel, independente se a disputa é kata ou shiai kumite.
quanto ao que é melhor, cada um tem sua opinião e acho que uma discussão sobre isto é inutil.
e finalizando, quem criou competições de karate foram grasndes mestres do passado, onde eles mesmo competiam, só que, por motivos acredito eu politico/poder, eles proprios começaram a dizer que competir é errado, que feria o budo do karate, então pergunto: eles só começaram a aprender karate após pararem de competir?
isto pra mim é uma discussão sem sentido, como se é discutir religião.
ninguem é dono da verdade, se quer treinar e competir que mal há? todos os caminhos levam a um final comum, o engrandecimento do caracter, da moral, da humildade, do respeito, desde que o aluno tenha sido bem direcionado pelo seu mestre.

Offline Luiz

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #11 Online: Maio 17, 2008, 08:28:59 »
Concordo com o Jion que discutir esse negócio do que é "melhor" não cabe mais aqui em nosso forum.

Discussão inútil que não levam a nada, a não ser que tenha como objetivo mostrar que é sim possível a convivencia pacífica entre os dois.

E por favor, vamos acalmar os animos. :D

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #12 Online: Maio 17, 2008, 09:18:32 »
Bom, na parte que a mim diz respeito, sinceramente que o meu post foi feito sem intenção nenhuma de provocar um "incêndio" aqui no fórum...Já tive muitas oportunidades para o fazer e, de todas as vezes, me contive e nunca ofendi ninguém.

As pessoas são livres de comentarem, como livres são de concordar ou não com as questões postas e devem dizê-lo frontalmente e com argumentação, mas sempre dentro do respeito, que é o mesmo que dizer com educação.

O que eu disse no meu comentário anterior já o disse em outras alturas e nada mais houve.

Agora uma coisa me surpreendeu pelo lado positivo, foi o comentário do JION, com o qual eu concordo em absoluto e está tudo dito.

Hai!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #13 Online: Maio 17, 2008, 10:49:03 »
Olá!
Um tópico como este enche o saco e não traz nenhum beneficio a quem treina e muito menos a quem lê.
Karate ou isso que chamam de esporte,não deve ser discutido,deve ser mostrado na prática,no dia em que o praticante necessitar usar o que aprendeu e,se não conseguir defender-se com o esporte,mete o troféu na cabeça do agressor. 
rsrsrsrs.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: O Karate-ka desportista treina mais karatê que o não desportista?
« Resposta #14 Online: Maio 17, 2008, 12:12:28 »
Oss

Mas primeiro treine e ganhe o bendito troféu,pegar da mesa de premiação não vale :o :o :o

 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida