Autor Tópico: Esforçar-se para formação do caráter  (Lida 6594 vezes)

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Esforçar-se para formação do caráter
« Online: Julho 24, 2008, 10:32:18 »
O Dô e o dojukun são o máximo mesmo. Esforçar-se para formação do caráter deve ter relação com o aprimoramento da retidão do indivíduo. Quem tem uma postura forte, firme na direção da verdade e honestidade. Princípio esse que é almejado por todos os praticantes do verdadeiro karatê-DÔ.

Falando nisso, uma das melhores coisas é você poder transitar entre os “Mundos”. Eu, por exemplo, tenho a possibilidade de conhecer tanto alguns atletas como até dirigentes ligados à CBK.

Mas, voltando ao assunto retidão, vocês sabem por que a maioria das instituições ligadas à CBK  não divulgam resultado de campeonatos????

Eu sei. Não é exatamente falta de dinheiro que serviria para pagar alguém para mexer no site. É porque os atletas (e é isso mesmo que são), caso os resultados regionais fossem publicados, não poderiam participar dos Jogos do Interior.  Evento tradicional no calendário esportivo paulista e brasileiro.

Dessa forma, buscando burlar a regra, os sites de federações, com raríssimas exceções, não publicam resultados. Nem os disponibilizam em suas secretárias. É uma manobra para que os atletas de diversos estados possam participar de um evento que, se fossem seguir a regra não poderiam participar.

Mas pensemos juntos!! Será que burlar uma norma estabelecida, fingir ser o que não é e do onde não é para tirar vantagem pessoal, para disputar medalhas, se enquadra no “esforçar-se para formação do caráter”??  Será que essa sentença não significa algo diferente desta prática??  Vivenciar o Dojukun a cada minuto da nossa existência não deveria ser nosso proposito!!!

Os atletas desejam que isso aconteça e as federações também.

Como eu ia dizendo. O Dojukun é lindo. “Esforçar-se para formação do Caráter”. Mas sempre com jeitinho e quando interesse  citar o dojukun.   

“ESFORÇAR-SE PARA FORMAÇÃO DO CARÁTER.”!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #1 Online: Julho 24, 2008, 10:45:51 »
Oss,

Tipo assim...

O Dojô-Kun me serve muito... O Karatê-Dô me seve muito. No tempo que eu enfrentei muitos problemas, coisas da vida, foi no Dojô que eu me reestruturei para seguir em frente, agora com diretrizes que se inseriram na minha qualidade...

... E assim como muitas pessoas, realizo meu Karatê-Dô de dentro para fora, não de fora para dentro... Em todos os cantos.

TUA ACHA LÁ QUE ESSE POVO LIGA LÁ PRA DOJO-KUN? O que mais o servem são as leis comerciais, burocráticas e marketing... O LUCRO, MEU FILHO... FALA mais alto.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #2 Online: Julho 24, 2008, 10:52:08 »
Caráter, educação e patriotismo, começam dentro de casa.
Por favor me esclareçam uma dúvida. Pq se o resultado for publicado os atletas estão impedidos de participar de outro evento? O que tem uma coisa com outra? ??? ??? ???

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #3 Online: Julho 24, 2008, 11:04:57 »
Tem histórias de citação do Dojukun como justificativa para afastar karate-kas e calar oposição que contestavam criticavam o presidente.



Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #4 Online: Julho 24, 2008, 11:14:15 »
Oss,

Como é esse lance...

Citar
Tem histórias de citação do Dojukun como justificativa para afastar karate-kas e calar oposição que contestavam criticavam o presidente.

... Não entendi.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #5 Online: Julho 24, 2008, 11:25:12 »

Lucélia foi campeã dos Jogos do Interior. Por São Bernardo!!!

Espera aí, espera aí!!!! Ela não era da federação de Brasília. Não. Ela já foi.
Espera aí, espera aí!!! Ela não era da federação de Santa Catarina.Não. Ela já foi.
Espera aí, espera aí!!!! Ela é da federação de Minas Gerais.

Opa!!! Ela é de MINAS ou é de São Bernardo??? Se participar de capeonatos da Federação mineira ela não poderia participar dos Jogos do Interior. Onde estão os dirigentes de Minas prezando pela retidão, pelo princípio do DÔ???

Prescrição para  DOJOKUN: Para melhores resultados recite-o  3 vezes  pela manha, 5 vezes na parte da tarde e 2 vezes a noite. Você se tornará um “karate-ka Dô”.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #6 Online: Julho 24, 2008, 11:44:25 »
Oss,

Não é querendo criar bate-boca não, mas...

... Mas vamos lá:

Esse lance de ficar repetindo verbalmente o Dojô-Kun fica meio que "igrejal", coisa de igreja mesmo. Acho isso uma prática não muito Budô, sabe? Acho que para o caminho, palavras não nos faz andar... Pode nos ajudar, mas andar não. Só suas pernas podem fazer isso por você.

Assim, curto não competição, mas só para entender:

Se alguém competir pelo Estado está fora de campeonatos de Municípios?

Ô lôco meu...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #7 Online: Julho 24, 2008, 11:48:29 »
psekimg,

o lance de recitar foi ironia.  :o ;) ;)

Uma coisa é vivenciar, para quem acha isso importante. Outra é blá, blá, blá

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #8 Online: Julho 24, 2008, 12:26:37 »
Caro Retsudo Tanaka,

Pode até ser que aconteça isso que fala, uma vez que não sou dirigente e nem político, apenas alguém que gosta e treina karate regularmente, mas penso que devemos ter cuidado com o que falamos em público, salvo se tivermos efetiva comprovação do que insinuamos, uma vez que para essas questões há o Regulamento para Transferências da Confederação Brasileira de Karate - CBK que trata no seu capítulo V - Do Empréstimo para Evento Determinado -, a ser regulado pelas Federações filiadas, ou seja, nada obsta que determinado karateca, ou como vc diz, atleta, de certa federação participe de eventos determinados por outra federação, como ocorre muito regularmente, se não estiver enganado, em São Paulo e Santa Catarina.

Há karatecas que estão começando a ganhar dinheiro competindo, sendo sabido que há várias cidades do interior de São Paulo que estão pagando para competirem nos Regionais, assim como em Santa Catarina.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Esforçar-se para formação do caráter
« Resposta #9 Online: Julho 24, 2008, 12:31:55 »
Pecêgo,

não estou ensinuando sobre a questão da puplicação de resultado. Estou dizendo. Sobre os atletas. Eles são atletas e estão interessados em ganhar. E isso é justo. A questão são as estratégias de federações.

Isso é normal no esporte. Acontece em várias modalidades. O problema é que ao mesmo tempo que usam de subterfúgios eles citam o dojukun. Ai é de mais para o meu estomago.