Autor Tópico: 56º Campeonato Japonês JKA – 2013  (Lida 4847 vezes)

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #15 Online: Julho 17, 2013, 20:20:07 »
Osu!

Certamente não entrei nesse tópico para falar de campeonato.
Mas, vou deixar uma opinião acerca de outra questão. Querendo ou não, a NKK (JKA) sempre será o Honbu Dōjō do Shōtōkan.
Independente de um declínio (movido pela política), foi ali que se ensinou Karate-dō Shōtōkan. Basta ver que, entre os ocidentais formados na Shidoin Gueiko, impera uma "aura" de respeito inconteste!

Não existe "novo" Karate! Basta estudar um pouco de história.

Osu.
« Última modificação: Julho 18, 2013, 22:59:18 por Eros José Sanches »
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #16 Online: Julho 17, 2013, 23:18:26 »
Quanto ao karatê melhor ou pior... eu vou abandonar minha faixa e vou treinar em casa, eu e meu filho... mas depois vou fazer um tópico sobre isso e espero ver os conselhos dos amigos e senseis Pedro e Katsumoto, e também de outros amigos que também tenho grande respeito e admiração como Marquinhos, Juliano, Guicomes, Cabadapeste, BigBoy, e outros...

De certa forma já faço isto há tempos. Treino sozinho em casa e também ensino meu filho. Para complementar o treinamento, levo o garoto para aulas de "caratê" em um desses projetos  com outros professores, onde ele interage com coleguinhas e quando dá, participa de eventos. Atualmente tenho frequentado encontros de treinamento como convidado. Reconheço que não é a melhor forma, mas desde moleque que sentia a necessidade de treinar sozinho e não tinha como, por isto estou curtindo pra caramba.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #17 Online: Julho 17, 2013, 23:43:37 »
Olá!
O que eu acho interessante, é a fraqueza das pessoas
que torcem para o melhor tornar-se pior, para que elas se
equiparem com o menos, e nunca com o objetivo de lutarem pelo melhor.
PMax quando vem nos visitar?
Oss
Pedro

Isso é tipicamente coisa de brasileiro, que tem o perfil de invejoso aliado a preguiça. Junte essas duas características que terá as causas da criminalidade no Brasil.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #18 Online: Julho 18, 2013, 08:22:17 »
   Já estamos na 2a página e nada dos vídeos. Alguém já achou alguns kumites? Uns cinco pra postar aqui?

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #19 Online: Julho 18, 2013, 10:43:21 »
Havia postado os videos abaixo sobre este campeonato no dia 14/07/2013:

http://www.karateca.net/forum/midia/56o-jka-all-japan-championships-nippon-budokan/

Agora existem mais videos, deem uma olhada no canal abaixo do Youtube:

https://www.youtube.com/user/tsuruhimeja/videos


Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #20 Online: Julho 18, 2013, 10:55:10 »
Até admiro shiai. Venho me preparando para participar de algum torneio, mas tenho minhas dúvidas sobre a real situação de: se fosse para valer, será que se pegar em algum lugar sem ser no rosto realmente acabaria a luta como eles alegam, em uma situação real? Geralmente quem ganha essas luta é o mais habilidoso, caras mais pesados ficam em desvantagem, mas numa luta real, será que é o mais habilidoso que venceria na maioria das vezes? Será que esses golpes não marcados, que supostamente "não entram", mas esbarram ou são mal encaixados; numa luta real não deixariam o oponente no mínimo machucado e debilitado?
Algumas queixas sobre esse tipo de simulação de luta.
OSS

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #21 Online: Julho 18, 2013, 11:06:54 »
Havia postado os videos abaixo sobre este campeonato no dia 14/07/2013:

http://www.karateca.net/forum/midia/56o-jka-all-japan-championships-nippon-budokan/

Agora existem mais videos, deem uma olhada no canal abaixo do Youtube:

https://www.youtube.com/user/tsuruhimeja/videos

Pôxa vida Alaumir,

   Passei ontem um bom pedaço de tempo procurando esse seu post. A ferramenta de busca insistia em apontar pra um post de 2012 da ITKF.
 
   Convencido de que estava enganado, acabei postando a pergunta.
   Vou pra esses links assistir aos vídeos fazer os comentários.
   Obrigado!

[]´s
Big



Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #22 Online: Julho 18, 2013, 14:10:12 »
BigBoy,

Neste outro canal do Youtube existem alguns vídeos diferentes deste mesmo Campeonato:

http://www.youtube.com/user/nagatsutakarate1/videos

E neste outro existem 2 execuções de Kata:

http://www.youtube.com/user/YTKazumon/videos

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #23 Online: Julho 18, 2013, 18:08:43 »
Até admiro shiai. Venho me preparando para participar de algum torneio, mas tenho minhas dúvidas sobre a real situação de: se fosse para valer, será que se pegar em algum lugar sem ser no rosto realmente acabaria a luta como eles alegam, em uma situação real? Geralmente quem ganha essas luta é o mais habilidoso, caras mais pesados ficam em desvantagem, mas numa luta real, será que é o mais habilidoso que venceria na maioria das vezes? Será que esses golpes não marcados, que supostamente "não entram", mas esbarram ou são mal encaixados; numa luta real não deixariam o oponente no mínimo machucado e debilitado?
Algumas queixas sobre esse tipo de simulação de luta.
OSS

Platão, existem vários vídeos de lutas por aí, na maioria de box ou K1, onde são vistos knockouts com golpes no tronco (normalmente fígado ou baço). Portanto, com certeza funcionam numa situação real.
Posso atestar por experiência própria, que um golpe no fígado pode ser devastador. Na época que treinava para karate esportivo (década de 80) num treino no dojo, sofri um knockdown por um soco no fígado (o BigBoy conhece o autor do fato, um ex-campeão brasileiro da época).
Se ainda tem dúvidas, peça para alguém de confiança lhe aplicar um golpe potente no fígado e veja o que acontece. Só cuidado para não exagerar na dose.

OSS
Karate Wado Ryu

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #24 Online: Julho 18, 2013, 18:58:48 »
Até admiro shiai. Venho me preparando para participar de algum torneio, mas tenho minhas dúvidas sobre a real situação de: se fosse para valer, será que se pegar em algum lugar sem ser no rosto realmente acabaria a luta como eles alegam, em uma situação real? Geralmente quem ganha essas luta é o mais habilidoso, caras mais pesados ficam em desvantagem, mas numa luta real, será que é o mais habilidoso que venceria na maioria das vezes? Será que esses golpes não marcados, que supostamente "não entram", mas esbarram ou são mal encaixados; numa luta real não deixariam o oponente no mínimo machucado e debilitado?
Algumas queixas sobre esse tipo de simulação de luta.
OSS

Platão, existem vários vídeos de lutas por aí, na maioria de box ou K1, onde são vistos knockouts com golpes no tronco (normalmente fígado ou baço). Portanto, com certeza funcionam numa situação real.
Posso atestar por experiência própria, que um golpe no fígado pode ser devastador. Na época que treinava para karate esportivo (década de 80) num treino no dojo, sofri um knockdown por um soco no fígado (o BigBoy conhece o autor do fato, um ex-campeão brasileiro da época).
Se ainda tem dúvidas, peça para alguém de confiança lhe aplicar um golpe potente no fígado e veja o que acontece. Só cuidado para não exagerar na dose.

OSS

Também penso assim, portanto concentro meus esforços em golpes jodan com excessão de mae geri e yoko, uma péssima estratégia se o objetivo fosse ganhar competições, por isto passava sufoco nos torneios. Também não me lembro de ter  tomado pontos ou sofrer golpes na cabeça, preferia levar os malditos gyaku chudan, justamente por subestimá-los numa situação de defesa pessoal.
Quanto a capacidade de um gyaku zuki chudan bem treinado decidir uma luta, concordo em gênero e grau, mas acho que este mesmo golpe na ponta do queixo tem uma probabilidade maior de sucesso.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #25 Online: Julho 18, 2013, 23:18:30 »
Caro Cabadapest,

Se entendi corretamente, o questionamento do Platão foi se golpes que não são no rosto surtiriam efeito numa situação real. A questão não foi qual é o melhor numa situação real ou numa competição.
Quanto a isto, minha opinião (não quer dizer que é a verdade absoluta) é que numa situação real a melhor opção seriam os golpes no rosto, embora, em alguma situações onde o adversário é mais alto, um golpe no tronco ou nos genitais é mais eficiente.
Já numa competição, as estatísticas mostram que os golpes no tronco são responsáveis por 60-70% dos pontos.
Portanto, qual golpe utilizar fica a critério de cada um, de acordo com suas aptidões e preferências e a situação envolvida.

OSS.
Karate Wado Ryu

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #26 Online: Julho 19, 2013, 09:48:50 »
GEM,
Não discordo de seus argumentos, apenas me identifiquei com a fala do Platão quando se mostra interessado em participar de torneios, mas acha que golpes pontuáveis em um shiai nem sempre são efetivos na real. Daí fica aquele dúvida na cabeça quando estamos decidindo o que treinar:
O competidor pensa: Por que treinar este golpe(exemplos: Empi, hiza, ura zuki, mawashi zuki) se não vale na competição?
O Artista Marcial questiona: Por que treinar assim (EX:ura mawashi com koshi e sundome, que vale 3 pontos, mas é de altíssima complexidade técnica e com alto risco de se expor), se numa luta real eu o faria (Ex: com o calcanhar e flexão do joelho) diferente.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #27 Online: Julho 19, 2013, 10:20:40 »
   Para se saber se um golpe de shiai, seja da associação que for, tenha contundência somente olhando-se para o mesmo, é algo que minha ignorância não me permite chegar a tal virtude.

   Não seria mais interessante quem tivesse interesse em esclarecer tal dúvida participar de, no mínimo, uns cinco campeonatos?

   Pelo menos dos poucos (menos que o número que citei) campeonatos que participei, as bufas que eu tomava eram 'contundentes' (pra provocar o Gustavo...).

[]´s
Big

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #28 Online: Julho 19, 2013, 11:51:53 »
Mas vc é muito grande Big, mesmo que o cara erre, te acerta.

Estou imaginando vc se deslocando como uma gazela tentando dar um ura mawashi ushiro tobi gueri.  ::) ::)

Teu estilo é o do Oswaldo Mendonça.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #29 Online: Julho 19, 2013, 12:10:35 »
Gustavo, tu num presta, menino...