Autor Tópico: 56º Campeonato Japonês JKA – 2013  (Lida 4855 vezes)

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #30 Online: Julho 19, 2013, 19:57:09 »
Não estou dizendo que não é efetivo um golpe no tronco, mas se realmente derrubaria o cara para parar uma luta. Creio que fosse de verdade, mesmo o cara com osso quebrado por um golpe ou vomitando por um soco no estômago, o sujeito tentaria ficar de pé trocando golpes.
Outra decepção, no quesito shiai da Tradicional: só valem gyaku, oi, kizami e os chutes. Levando em conta que chutes são bem mais difíceis de entrar, a variação de golpes se torna bem baixa, e você, consequentemente previsível e limitado. Francamente, venho pensando em parar com esse tipo de treino, se não meu karatê ficará limitadíssimo.
OSS

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #31 Online: Julho 22, 2013, 08:42:12 »
Platão,

Golpes no tronco são eficases e são sim capazes de tirar um lutador de combate imediatamente! Entretanto, os golpes precisam ser bem colocados, e te arfirmo, não é necessário muita força não. Pontos como na altura da costela flutuante (principalmente do lado do fígado), plexo solar, um pouco abaixo dos músculos abdominais (ou seja, na altura da bexiga), são extremamente dolorosos e podem incapacitar um adversário imediatamente para o combate.

Entretanto, golpes desse nível, são objetivos em lutas de contato total servindo inclusive de estratégia quando são lutas que usam luvas (boxe por exemplo), pois a sequência de golpes tira movimentação e mina resistência. Porém, em lutas sem contato, ou com contato controlado (que é o caso do Shiai), esses pontos não são atingidos com força, o que deixa os que não tiveram experiência de um Jyu kumite, ou até mesmo um shiai mais pegado, com dúvidas da eficiência de se acertar esses pontos.

Eu lembro de uma luta do Lyoto contra o Titto Ortiz, que quase foi nocauteado com um hiza geri na altura do fígado que fez o Titto cair como uma pedra... Lembro também, do primeiro torneio de karatê que participei na vida quando era garoto, que tomei um guiako na altura do fígado, e meu irmão... como doeu, sem dizer a dificuldade que dá para respirar...

Quanto a outras argumentações que poderia trazer, vou repetir o que o Shihan Benedito disse uma vez e que já transcrevi aqui... "karateca não bate onde doi, mas aonde ele bate doi!"

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #32 Online: Julho 22, 2013, 09:09:00 »
Hiza gueri não segura a nuca do oponete.

  

Pra mim, acho o Lyoto aplicou uma joelhada de muay-thai.

  

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #33 Online: Julho 22, 2013, 09:36:32 »
Big Boy,

Heian yodan, qual o nome do golpe aplicado no penúltimo movimento?

Um abraço!!!

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #34 Online: Julho 22, 2013, 09:42:04 »
   Não disse que não há o movimento no karatê. Só discordei que o Lyoto tenha aplicado o hiza gueri  :)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #35 Online: Julho 22, 2013, 10:00:38 »
E o final do Heian Yondan??
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #36 Online: Julho 22, 2013, 10:07:03 »
   Deve ter algum nome com outras combinações de radicais, tipo "xuxa hiza gueri", onde "xuxa" corresponda ao atacante pegar a nuca/cabeça do atacado.

   Qualquer mudança eles põem um termo a mais nesses nomes chatos que a gente tem de decorar.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:56º Campeonato Japonês JKA – 2013
« Resposta #37 Online: Julho 22, 2013, 10:40:11 »
Se estressa não Big,

Fica na paz, porque o golpe existe, a pegada também... eu vou ver no O Melhor do Karatê e depois falo aqui... Mas o golpe do Lyoto foi Hizageri...rsrsrsrsrs

Um abraço!