Autor Tópico: A competição é negativa ?  (Lida 7515 vezes)

Offline Fabiyo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 124
  • Votos: +0/-0
A competição é negativa ?
« Resposta #15 Online: Abril 15, 2006, 13:47:37 »
Não acho que seja negativa.

Mas não acho que seja só isso.

As competições servem também para divulgar o karate, então, há uma responsabilidade muito grande envolvida. Os competidores podem ser bons, mas nunca maiores que o karate.

Minha experiência pessoal em campeonatos mostrou que eu não tenho a menor condição de competir, e que, nas vezes que ganhei uma ou outra luta não foi por saber karate, mas por pura agressividade (que resultou em um ou outro ponto por sorte). Então hoje só voltaria para algum campeonato depois de aprender alguma coisa. Ignorem esse parágrafo, não tem nexo.
初心忘るべからず – Shoshin wasuru bekarazu

danto

  • Visitante
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #16 Online: Agosto 29, 2012, 16:50:54 »
Desenterrando do mundo dos mortos... hehehe

Lendo os tópicos, alguma coisa sobra a História do karatê, considerando outras artes-marciais e também a divisão JKA x WKF, estava pensando algo como alguns desse tópico. Na realidade, quase a mesma coisa que o Hapli.

Quando pratiquei jiu-jitsu (há muitos anos atrás), não pensava em competição. Na realidade, fui levado ao jj para diminuir minha "tendencia natural a ser o 1º a entrar  e o último a sair de brigas".
Treinava na boa, sem me esquentar com nada, só pensando no aprimoramento "dentro do Dojo". Até que fui levado a participar de algumas competições e vi que alguns "colegas de tatame" faziam de tudo pra competir e, lógico, vencer. Inclusive jogar sujo....

Então, ao buscar ingressar no mundo do karatê, vi uma $%&! duma confusão entre tradicional x olímpico, JKA x WKF, etc.

Num primeiro momento, simpatizei com os "tradicionais" por entender que, pra mim, o importante é a essência marcial do Karatê. Se quisesse fazer esporte ia fazer TKD ou Badminton...

Mas... vi que dentro dos auto-denominados tradicionais também existem competições e, para piorar, os mais respeitados são exatamente aqueles que venceram competições quando mais jovens!!!

Porém, do meu ponto de vista, o que desconstrói o Karatê é exatamente a competição, para além das federações. Algumas até só existem por rachas causados pelas competições!

Quer dizer, pro cara ter status, parecer bem-sucedido ou ainda, expert no assunto, O CARA tem que competir e VENCER! Sendo que, para preservar a vida ou mesmo o simples bem-estar de todos, essas mesmas competições vão retirando paulatinamente o caráter "mortal" do karatê, lhe dando uma cara mais "esportiva e palatável".

Daí que os caras do Krav Magá ganham dinheiro em cima da imagem de defesa-pessoal eficaz sem frescuras (e sem competição + sem rachas) enquanto o Karatê passa por uma crise existencial com rachas e mais rachas em todo o mundo....

Logo, a solução não seria voltar aos primórdios e acabar com as competições? Nem que se faça uma federação assim? Mais uma não faz mal...

OBS: A questão não é só WKF x JKA. O Kyokushin também sofre críticas por proibir, em suas competições determinados golpes que, para alguns, cria um vício nos praticantes de priorizar golpes que não atinjam a cabeça...

Oss!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #17 Online: Agosto 29, 2012, 17:09:20 »
O Krav magá já está rachado a décadas!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #18 Online: Agosto 29, 2012, 17:19:54 »
Citação de: danto
OBS: A questão não é só WKF x JKA. O Kyokushin também sofre críticas por proibir, em suas competições determinados golpes que, para alguns, cria um vício nos praticantes de priorizar golpes que não atinjam a cabeça...

Mas como os praticantes poderão testar seu karatê sem as competições?

Não sou defensor das competições, mas acho que temos que pensar naqueles que de alguma forma almeja algo mais alem do que só treinar e treinar.

Talvez o formato das competições do karatê não estejam muito boas acho que algumas alterações poderiam valorizar ainda mais os atletas e atrair mais o publico.

E o Krav Magá, justamente por não ter como testar  (que eu saiba) pra valer parece que está no descrédito.

OSS!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #19 Online: Agosto 29, 2012, 17:34:45 »
Sobre se testar, acho que a competição é a forma mais organizada, mas nao é a única! Na época dos samurais, quando eles queriam se testar saíam em "Musha shugyo". Era tipo uma peregrinação por certa região pré estabelecida ou nao, para visitar outros dojos e lutar amistosamente com seus praticantes. O objetivo nao era apenas se testar, mas tbm aprender com outros samurais. Essa pratica foi comum até meados do século XX, tanto no kendo como no karate tbm, pelo que sei. Em regioes como SP e RJ onde existem muitos dojos, seria algo tranquilo de se fazer, ainda mais facil pq os praticantes podem se conhecer pela internet, e marcarem visitas, com é feito pelo participantes mas antigos desse fórum.



Para os curiosos,   ;D

Musha shugyo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Musha_shugyo

OSU!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

danto

  • Visitante
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #20 Online: Agosto 29, 2012, 19:25:44 »
Tsuki,
No caso dos samurais discordo do "amistosamente"... Geralmente o camarada saia com uma ou mais sequelas, algo impensável hoje em dia.
E, em caso de morte, dependendo do local, era complicado, tendo que explicar aos magistrados, etc.
Nem todo mundo era um Musashi... :)

No caso do Karatê, entendo que quanto mais eficaz os golpes mais proteção teriam que utilizar os competidores. Nesse caso, seria impossível mensurar a eficácia dos golpes... Afinal, tu pode fazer o inferno com o seu adversário todo paramentado mas na vida real, sem proteção, contra um agressor a parada é outra...

E, sinceramente, entendo que o ideal seria disputa por Ippon e não pontos. Termina quando alguém pedir água (como no vale-tudo). Pontos não faz sentido... na vida real não existe isso.

Isso sem falar na disputa entre ate waza vs ne waza... Aí que equipamento usar? Não dá pra lutar jiu jitsu vs um cara que nem astronauta...

Lourival,
A prática é um problema... Porém os grandes mestres como Funakoshi, Motubu, Mabuni, Miyagi etc. não competiam... Seria o Karatê deles inofensivo ou menos eficaz que o nosso?

Quanto ao Krav Maga, até onde eu sei é bem concisa... Até pq até a palavra "krav maga" é registrada hehehe
Agora, quanto a ela estar em descrédito, depende. Dentro dos círculos que precisam de DEFESA PESSOAL ela vai bem. Entre aqueles que desejam aprender uma arte-marcial eficaz, aí a moda é "muai thai"...

Oss!
« Última modificação: Agosto 29, 2012, 22:17:38 por danto »

Offline matsazuka

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 30
  • Votos: +0/-0
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #21 Online: Agosto 29, 2012, 20:43:13 »
Bom acho q sim e q não, mas no meu ponto de vista para corrigir alguns q disseram q o proposito do karate era defesa pessoal, antigamente o cara não falava eu quero aprender karate para me defender do samurais, mas sim falavam eu quero ser seu aluno, assim o mestre iria ensinar todo seu conhecimento sobre a vida, o karate é uma palavra moderna para definir o modo de lutar mas mesmo assim até hj os mestres ensinam não o "modo de lutar com as mão vazias" mais sim o modo de trilhar uma "vida em paz, harmonia e honestidade"

por isso temos q redefinir a palvra "Karate-Dô"

OSS

Offline Shodo

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 362
  • Votos: +0/-0
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #22 Online: Agosto 29, 2012, 21:01:44 »
Concordo com o Ricardo quando diz:

"Competição de karatê não prova nada sobre seu karatê. Discordo dos que aqui postaram que o shiai kumite te dá condições psicológicas para encarar uma luta real. Luta real não tem regra. "

Eu já passei por uma situação real e meus 33 (trinta e três) anos de karate treinando jyu kumite e shiai não me ajudarão em nada.
A pessoa que tentei socorrer morreu na minha frente e eu quase fui pro saco.............e ainda hoje quando durmo ainda vejo a cara do infeliz.

É inadimissível um karateca com tantos anos de prática admitir que todo treinamento não serviu de $%&! nenhuma. Depois criticavam meu Sensei que arranjava "missões" para nós, dentre elas:

- trabalhar de segurançaem baile funk.
- partucipar de treinamento para guarda penitenciario
- entre outras.

Casca-grossa não se cria somente dentro do dojô.

danto

  • Visitante
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #23 Online: Agosto 29, 2012, 21:54:16 »
Shodo,
Concordo contigo. Se um karateca treina durante TRINTA E TRÊS ANOS e o seu karatê não serve de nada, algum problema houve no percurso. Claro que não necessariamente foi problema dele... nem do karatê original.
Aí que eu falo: se você treina pra competição, seja JKA WKF KWF enfim, você não treina pra vida.
Eu já passei por umas 5 situações de risco (assalto a ônibus, assalto a residência como refém, assalto a banco, assalto individua - enfim, sou um para-raio de assalto...l)  e, apesar de não ter utilizado Jiu Jitsu, depois de algum tempo treinando, pelo menos, reagi de outra forma, fiquei mais calmo, etc.
No caso do Karatê, se eu não puder reagir a um agressor desarmado ou armado com arma branco, largo o Karatê. Ok, arma de fogo é diferente mas mesmo assim a reação de um artista-marcial deve ser diferente, mais tranquila, preparada.

No caso das competições o cara é campeão de pontuar dentro de um ambiente preparado, ultra-seguro. Na rua não há preparação, segurança. É olho por olho, sua vida em risco.... Se for na mão, é vergonhoso um karateca apanhar... falência total do aprendizado....

Oss!

danto

  • Visitante
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #24 Online: Agosto 29, 2012, 22:06:15 »
Não sei se o Neto ainda anda por aqui mas concordo com ele.

Do meu ponto de vista um esporte deve ser competitivo enquanto a defesa-pessoal/arte-marcial deve ser cooperativa em seu estudo/ensino/treinamento.

Se não me engano, Funakoshi também pensava assim...

Deveríamos treinar buscando o golpe certo, na hora certa, no lugar certo, na intensidade  certa. Sem força, velocidade e precisão, o Karatê (e outras artes) não é nada.

Treinar para pontuar é bom no esporte. Na vida, só pontua de verdade quem vence sem que o agressor faça ponto...hehehe

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #25 Online: Agosto 29, 2012, 22:15:38 »
   Vou ter de discordar dos camaradas com relação à narração do sensei Ari.
  
   Eu humildemente não tenho como tirar conclusões acerca do que o sensei Ari passou por que a descrição do ocorrido não entrou em detalhes (arma de fogo? Gangue? Não se sabe).

   O jyu-kumite, para nossos dias de hoje, talvez ajude para que o colega danto narrou: não reagir feito um leigo no sentido de perder a calma, não congelar diante de uma situação e jamais partir pra luta física.

   A única coisa às vezes que me incomoda é o assaltante preparar o cidadão para ser executado e a pessoa obedecê-lo para morrer mais fácil. Sei lá... dá pra fazer que nem porco: se é pra morrer, dá pra dar um pouco de trabalho pro bandido. O problema é: como ter a certeza que de um assaltante esteja preparando uma pessoa para ser executada?

   Uma divergência só pra causar polêmica, nada séria, no tópico renascido.

[]´s
BigBoy

danto

  • Visitante
Re:A competição é negativa ?
« Resposta #26 Online: Agosto 29, 2012, 22:26:56 »
Big Boy,
Eu já passei por n situações e, realmente, não sei se são sequer parecidas com as do Ari, afinal ele não a descreveu com pormenores (e talvez nem seja interessante fazê-lo).

Bom, o que pude observar foi que na maioria esmagadora das vezes as pessoas tendem a ter três respostas naturais:
a) reagem histericamente, geralmente as mulheres porém sem excluir alguns homens;
b) congelam, e eu me inseria aqui até pouco tempo atrás; e
c) reagem, geralmente homens entre 20-40 anos.

Entendo que poucas pessoas, salvo profissionais da área de segurança (e olhe lá!) reagem da forma mais adequada, mantendo a calma porém sem "congelar". Quando digo congelar nem falo em ser teleguiado mas sim congelar mesmo, correndo risco até de levar uns tiros por não colaborar...

Somente uma vez corri atrás de um bandido que roubava uma menina, num ato impensado mas instintivo que me fez até correr atrás do meliante. Mas isso pq já estava ficando de saco cheio desses bandidinhos safados por aí... A $%&! é que se houvesse outros... fu. Quer dizer, nem nessa caso eu agi da forma ideal.

É difícil falar... Só sei que treinar para competição acaba "atrofiando", seja lá qual federação for (vou arranjar 1001 inimigos mas cito WKF e JKA tranquilamente...).

Não sei se alguém aqui fez ou faz Krav Magá mas ouço falar que eles preparam pra essas situações. Porém, como meu "amor" é o Karatê, até pelo seu aspecto filosófico de aperfeiçoamento pessoal (Do), nem penso muito no Krav Magá. No máximo, acho a idéia legal e assistiria algumas aulas com bastante interesse.

Oss!