Autor Tópico: A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!  (Lida 4664 vezes)

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #15 Online: Agosto 04, 2006, 00:01:34 »
Claro, Neto, nessa época eu nem sabia o que era Karate! Eu desejava aprender umtal de Kung Fu que via propagandas nas revistas da e´poca com um tal mestre "secreto" que tinha técnicas fulgurantes e tals... hehehehehe!

Eu andava de bicicleta, brincava, pescava, ia ne escola e brigava todos os dias ocom os colegas "maus". Não tinha muitas competições no Karate daquela época, mas como falei antes, as crianças buscavam o Karate pelo desejo de aprender a "brigar" bem...

Mas e agora, em 2007, como faremos para ter alunos?

Se for para ter o perfil de alunos que procura o Jiu-Jitsu (90% é Pit Boy), o Aikidô (90% gosta de puchar saco de oriental e só teorizar sobre KI) o taekwondo (90% gosta de treinar fraco), etc, prefiro ficar com meus Karatecas de competição mesmo....

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #16 Online: Agosto 04, 2006, 00:01:52 »
A idéia me agrada e muito.
A competição deixa o budô as vezes em segundo plano.
RENGO-KAI. onde vc viu essa notícia? É fato consumado?
É só na JKA ou também na WKF?

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #17 Online: Agosto 04, 2006, 00:09:01 »
Parece que não haverá mais capitalismo selvagem também. E todos vão viver em paz e seremos felizes para sempre!  as e agora que o Fidel vai bater as botas, quem vai fazer socialismo autoritário em Cuba??

Estou brincando amigos. Sei que o tópico todo é apenas um exemplo hipotético, por favor, não me levem a mal e me desculpem por ser polêmico. Apenas quero contribuir com mais reflexões. Pois prefiro discutir e perder, do que me calar. Prefiro levantar e lutar do que baixar a cabeça e silenciar....

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #18 Online: Agosto 04, 2006, 00:21:57 »
Puxa, eu já estava gostando da idéia.........

Neto110

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #19 Online: Agosto 04, 2006, 07:07:24 »
Marascas: você entende agora o que sentimos os mais "experientes" quando ouvimos os argumentos da geração formada sem esta vivência? A maioria ri porque sabe que são falas de quem naõ viveu outra época.

Era outra época? Claro, mas a questão aqui é qualitativa: quantos unicórnios você perecisa encontrar para saber se unicórnios existem? Um só! e naõ quantitativa ou de opinião.

O karate era assim. Funcionou bem, e muito bem. Tinha problemas como temos hoje, mas funcionou.

Como fazer para atrairmos alunos? Isto é uma questão irrelevante porque a pergunta essencial é: o que temos para oferecer? Se naõ sabemos bem o que temos para oferecer, nunca saberemos que propaganda fazermos. Quem me procura a academia sabe bem o que tenho a oferecer e naõ falo que não sofri concorrrênica de gente se chamando "oficial e olímpico" (não duraram 2 meses) e outros que alardeavam ganhar todos os campeonatos (estes quebraram feio depois de um ano, porque pagavam para seus alunos irem nos eventos no Brasil inteiro na esperança de conseguir patrocínio, tadinhos, inocentes), quem continuou? Eu, que falo que campeonato é diferente de porrada, que ganhar luta é diferente de ser melhor e que falo ainda que rsolvo minhas questões com qualquer desafiante usando um dedo (chamo a polícia).

Tem gente que naõ gosta? Claro! Mas naõ treina karate! treina outra coisa, e geralmente naõ paga para o professor (o único professor de JJ que esteve em minha cidade naõ durou 6 meses porque o pessoal que "gostava" de JJ, queria desfilar daquela roupa com o símbolo do bad boy, desfilar com cachorro mauvadão pela cidade mas naõ treinava e nem pagava o professor, coitado.

Karate, como qualquer coisa, naõ é para todo mundo. Todo mundo pode ter uma iniciação na arte mas treinar mesmo e chegar em algum lugar dentro da arte naõ é para todo mundo: quem fala o contrário está fazendo propaganda enganosa ou então naõ entende muito de karate.

Como atrari alunos? treinando karate, organizando as turmas de acordo com suas idades e propósitos e ensinado a eles o que sabe. É isto que eu faço.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #20 Online: Agosto 04, 2006, 07:28:21 »
Desde que comecei a treinar sempre participei de competições e garanto a todos que isto não atrapalhou em nada meu karate-do.

Nem uma opinião nem outra ao extremo é saudável para o karate.

E vou repetir uma frase aqui que ja li em outro tópico e gostei muito, a resposta é a mesma só vou mudar a pergunta:

A competição atrapalha ou disvirtua o desenvolvimento do seu karate?

R = Depende de quem é seu professor.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Kaiko

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #21 Online: Agosto 04, 2006, 09:37:48 »
Olá amigos,

Marascas, acho que não há motivo para se desculpar pelas polêmicas. Você percebeu que as idéias contraditórias produzem grandes argumentos para reflexão quando a elas damos valor? Acompanho suas opiniões neste, e em outros comunidades virtuais, e sei que você defende com unhas e dentes a competição dentro do karatê. Apesar de ter uma opinião contrária, respeito muito seu ponto de vista.

Porém, o que temos aqui, é uma opinião hipotética sobre a sobrevivência do karatê sem competições. Já dei minha opinião acima, e repito, acredito que competições não fariam diferença alguma à continuídade do karatê. Citei o Aikido que, seja ele eficiente ou não, é uma arte marcial sem competições e que possuí muitos praticantes. Não é questão se seus praticantes temem seu  mestre ou não. Quem procura uma academia de Aikido, ainda não tem muita vivência dentro daquela cultura para podermos afirmar isso. O karatê é muito mais popular que o Aikido, portanto, por que não sobreviveria sem disputas esportivas ????

Álias, o que leva alguém a procurar uma academia de karatê? Motivos são diversos, não adianta atribuir aos outros os nossos motivos, mas não conheço um que tenha aparecido em um dojo com a ambição de se tornar um campeão de shiai kumitê! Quem procura uma academia pela primeira vez nem sabe da existência desta modalidade de combate. Procura para aprender uma defesa pessoal, melhorar sua resistência física, praticar um exercício, etc. Raramente, procura já com desejo de participar de competições. Todos já ouviram falar de karatê, mas os leigos nao sabem o que envolve a arte, o que é praticá-lo, de fato. Só começam a aprender quando iniciam os treinos.

O que leva o aluno a ter, ou não esta ambição é o próprio professor, que ostenta seus troféus, e vômita um curriculo de dezenas de campeonatos o dobro de sucessos, e nenhuma insucesso!!!!... aí meu amigo, começa a transformação do iniciante.

Caso as competições fossem extintas, aqueles que se iniciassem na prática de karatê teriam outra mentalidade, pois esta ambição por medalhas e trófeus não seria seu objetivo principal. Outros valorem seriam transmitidos pelo professor.

Veja, não julgo em momento algum se competições são boas ou ruins, pois esta questão exige outros argumentos, o que sugiro é que a maior parte dos praticantes reflete aquilo que lhe é ensinado, ou seja, campeonatos não é o chamariz para o novo praticante de karatê, mas o desejo de muitos que já treinam.

OSS.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #22 Online: Agosto 04, 2006, 10:07:14 »
A competição não é um bicho papão para o karate.......o Luiz sintetizou bem,

"Desde que comecei a treinar sempre participei de competições e garanto a todos que isto não atrapalhou em nada meu karate-do.
Nem uma opinião nem outra ao extremo é saudável para o karate."


                     o meu também não e acredito que em muitos aspectos ajudou.
Com o tempo meus objetivos mudaram em relação a arte e passei a enxergar o karate de outra forma, mais isso aconteceu devido ao meu processo de aprendizgem e crescimento.

A maioria de meus colegas de treino que apenas treinaram para competição e perderam o interesse pelo karate e hoje são sedentários convictos.
O Neto já postou sobre o assunto...........mas o que é melhor:
COMPETIR ou COOPERAR  qual o melhor :?:  :?:  

Oss,
Ari - Santos/SP

Offline Hapli-Komo-Leu

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 605
  • Votos: +0/-0
    • http://
Tem gente ....
« Resposta #23 Online: Agosto 04, 2006, 10:27:43 »
Olá!
Gostei,mas gostei muito das duas falas do Kaiko.
Sr. Kaiko,na minha modesta opinião,Vc.entende o que é o Karate.
E o Ari,como sempre mostra o Karate que tem!
OSS!
(mas sem campeonatos)

Offline RENGO-KAI

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Votos: +0/-0
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #24 Online: Agosto 04, 2006, 10:44:30 »
OSS á todos.

Galera, EU AMO ESTE SITE.

Sou Nidan Shotokan, 17 anos de prática,Diretor tecnico da FKEM ( filiada á CBK ) e  estou sentindo um sentimento angustiante, quando vejo todos na Federação, direcionarem seu trabalho só para criar atletas.

Atletas tem no máximo até 30 anos. KarateDo é pra vida toda.

Quando falam do Karate ESPORTE/OFICIAL/OLIMPICO esqueçem da maioria, pois segundo dados da WKF, atletas são 5% dos praticantes.

Eu pergunto e os demais ? velhos, empresários, doutores... ás FEDERAÇÕES estão dizendo que o Karate é também pra eles, ou estão indo aos jornais somente divulgar resultados dos campeonatos ?

O pior de tudo isso, as Crianças e Pais, quando começam á pratica inspirados nos atletas, buscam imediatamente o Karate esporte.Os Senseis estão cedendo á pressão, não estão preocupados com  a base, o Karatedo formação, Educacional.

Hoje o que temos no nosso Estado, Bons atletas, mas O Karatedo perdeu como um todo: respeito, disciplina, ética.

Como Diretor Tecnico, eu conversei com o presidente, sobre a necessidade de resgatar estes valores no Karate Esporte, a idéia era fazermos uma especie de palestra e treinamento de: etiqueta marcial, kihon, kata, kumite.

Ele concordou, e disse - A idéia é muito boa Josias...e logo após o evento nós realizamos um campeonato !

Eu quase mandei ele pra aquele lugar...

Neto110

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #25 Online: Agosto 04, 2006, 11:49:18 »
Saudações.

Luiz, eu naõ me preocuparia com a discussão sobre o assunto, é saudável discutirmos assuntos assim.

MInha formação fo sem competições mas garanto que aprendi muito com as competições que participei (e foram muitas). Quero ter clareza, porém, que o discurso de muitos organismos administradores é centrado fortemente da idéia da competição.

O Marascas mostrou sua preocupação com a sobrevivência como outros aqui. Eu entendo que pode haver a competição, claro, mas não precisa haver para nenhum dos aspectos baseados nos quais ela é defendida? nem para eficiência, nem para divulgação, nem para coisa nenhuma. Uma competição é como uma reunião administrativa, que só gera de fato a certeza que haverá outra, mais nada.

marascas

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #26 Online: Agosto 04, 2006, 12:24:52 »
Excelente!! Discussão de Altíssimo nível!
 Isso me lembra dos debates acadêmico do tempo da universidade...

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #27 Online: Agosto 04, 2006, 13:37:30 »
Neto talvez eu não me expressei direito, mas, eu nao disse que esse tipo de discussão não é saudável, o que eu disse é que opiniões extremas não são saudáveis.

"O escuro não existe, o que existe é a ausência de luz"

Xi agora virei profeta...

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

  • Visitante
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #28 Online: Agosto 04, 2006, 20:03:35 »
Não... você está discutindo saudavelmente e questionando as proprias convicções, como todos aqui.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
A partir de 2007 não haverá competições no Karate !!!
« Resposta #29 Online: Agosto 05, 2006, 11:05:35 »
A questão é, em minha opinião, que as competições não são, nunca foram e nunca serão, centrais no karatê-Do. Elas podem existir e continuar existindo, elas em si não são problema algum para o karatê. O problema é quando pessoas querem fazer com que competição se torne o centro no karatê. O centro do karatê é o Budô. E Budô é uma competição com você mesmo, contra seus próprios medos, seu próprio karatê, a capacidade de gerar disciplina e domínio, para saber que mesmo podendo revidar, você pode fazer o contrário. Penso que essa nossa discussão é muito maior do que a questão de ter competição ou não. E uma discussão a respeito da vida. Nossa sociedade perdeu os motivos certos para a existência e o que temos é cada vez mais pessoas, principalmente jovens, vivendo de modo efemero. A maior contribuição que o karatê pode dar a nossa sociedade é mostrar através de nossa vida (karatê) que existe um caminho (Do).
Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!