Autor Tópico: ARTE MARCIAL VS ESPORTE  (Lida 2395 vezes)

vladwoguer

  • Visitante
ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Online: Setembro 09, 2007, 12:00:32 »
http://www.kiai.med.br/bushido/index.htm

É a primeira pesquisa deste tipo que eu vi e achei bastante interessante principalmente os resultados que não foram o que eu apostaria numa pesquisa do genero.



oss

thoryu

  • Visitante
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #1 Online: Setembro 09, 2007, 13:07:28 »
No meu ponto de vista, o resultado foi o esperado. Apesar de não entender de Tae Kwon Do, entendo a diferença entre Tradicional e Esportivo. Entre valorizar a colaboração ou  a competição. Entre valorizar o que é externo como pontos, ou valorizar o interior como Espírito (garra, superação, vontade e até a aceitação calma da superioridade do oponente.
Quando se valoriza somente os resultados, isso acaba levando que as pessoas acabem partindo para o isolamento, à individualização, e quando não à máxima de que "os fins justificam os meios".
O karate tradicional é a única atividade na qual vejo em treinos, potenciais oponentes em torneios e lutas se aconselharem mutuamente sobre seus pontos fortes e baixos.

Pena que a pesquisa não foi aplicada tendo Karate como Arte Marcial escolhida.

Obrigado por revelar estes dados.

P.S. O autor da pesquisa começa o artigo original dizendo que existem mais de 500.000 praticantes de Artes Marciais nos EUA, na média dos anos. É muita gente. Proporcionalmente caberia ao Brasil umas 350 mil. Mesmo contando as Artes Marciais da moda, as picaretagens e coisas que tais, haveria lista de espera em todos os Dojos.

http://www.easternmartialarts.com/youngadults.htm

Oss.

vladwoguer

  • Visitante
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #2 Online: Setembro 09, 2007, 13:28:51 »


Thoryu obrigado pelo texto que voce mandou, ele me levou a pensar em uma coisa o filme karate kid está incentivando a violencia ou não pq daniel san aprende karate pra lutar com um inimigo , pode até ser num campeonato mas no fim o objetivo final era vencer o inimigo.



oss

thoryu

  • Visitante
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #3 Online: Setembro 09, 2007, 14:01:46 »
Quando eu assisti àquela $%&! na televisão - Claro que eu não iria ao cinema ver aquilo - Eu até pensei; pelos menos um filme sobre Karate depois de tantas outras merdas de filmes de Ninjas, Kung-fu voadores e coisas do gênero. Mas quando entendi a $%&! do filme eu percebi que seria melhor para o Karate que aqueles viados não tivessem feito nada.
Você não deve ter vivido naquela época, mas o poder da mídia fazia com se associasse tudo de Karate à $%&! daqueles filmes.

E o pior... é como você mesmo diz, ainda por cima era moralista, cheio de culpa e o escambau.

O viadinho apanhava, apanhava, até que o Morita falava "bota pra f..."e ele ficava naquela posição totalmente ridícula de garça que merecia um $%&! Ashi Barai seguido dum kizami nas ventas,  e ainda por cima ganhava a luta - e com um Tobi Mae geri sem base.

Sobre sua  o ponto da sua pergunta é a única coisa que se salva no filme. Muitas crianças e adolescentes chegam ao Karate para auto defesa ou para extravazar a  própria violência - meu caso. E como no texto que postastes, no final se igualam.
Um ao ganhar autoconfiança não é mais agredido por mostrar força. O outro tipo ao perceber a fraquesa do outro, não mais agride, a menos que se ja um covarde ou um psicopata.

Karate kid perdeu a chance de ser um filme sobre Karate. É um filme sobre o "Modo de vida Americano" e sobre a moral "Judaico Cristã" . E nem picante é. Acho aquele moleque meio gay. Sem preconceitos.

Oss


vladwoguer

  • Visitante
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #4 Online: Setembro 09, 2007, 14:29:36 »
Uma coisa é certa o karate apresentado por daniel san é pessimo , e eu como prticante de karate fico irado quando alguem pergunta se karate é afrescalhado daquele jeito , pq uma coisa é certa se alguem luta como daniel san vai perder com certeza.

oss

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #5 Online: Setembro 10, 2007, 07:37:23 »
Oss

Não concordo com a afirmativa de que Daniel San(Ralph Macchio) seja péssimo,ele apenas foi elevado de branca a preta na hora do torneio,assim é difícil mesmo >:( >:(.

O culpado é Miagi Sensei(Pat Morita) :o que só queria ver lucros :P :P

Outra situação é que ele não é fresco,e sim de Miami terra onde o culto ao todo é normal,e naõ poderia ser diferente em lugar algum ,há espaços para todos ;D ;D

Fui ver no cinema pois queria transformar a posição do grou em posição do elefante  ;D ;D  ululante.

Também não acho que o tema é apologia a agressividade,pois todos vão treinar para ganhar confiança e dominar seus medos interno e assim poder enfentrar os perigos :o :o


Ou seja, viva KARATE KID merece vários OSCAR pelas grandes atuações dos atores, como filme de ação e aventura classe XXX ou educativo para comportamento social/sexual :D :D.

E tenho dito.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

vladwoguer

  • Visitante
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #6 Online: Setembro 10, 2007, 19:08:39 »
Respeito sua opinião yama.

Só gostaria de pedir que agora deixemos karate kid de lado e voltemos a discutir a pesquisa.

oss

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #7 Online: Setembro 11, 2007, 00:35:01 »
Oss  Fighter

Desculpe mas não desviei o tópico apenas segui a linha de pensamento.

Voltando,eu pensei mas não conclui sobre a pesquisa,acho ela também com resultado esperado, pois qdo treinava especificamente só para competições estava sempre alerta e agressivo a qquer coisa  a minha volta.

Não podemos descartar ainda o fator caráter individual de cada um,ainda que alguns são tranquilos e outros são agressivos por natureza.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline deusminhoca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re: ARTE MARCIAL VS ESPORTE
« Resposta #8 Online: Dezembro 12, 2007, 23:41:27 »
Dêem uma olhada no artigo original na íntegra

http://www.kiai.med.br/bushido/cure.pdf

Gustavo D. Amadera