Autor Tópico: As 10 Artes Marciais ou Desportos de combate Portugueses  (Lida 2910 vezes)

Garyu

  • Visitante
As 10 Artes Marciais ou Desportos de combate Portugueses
« Online: Novembro 08, 2012, 10:38:05 »
As 10 Artes Marciais ou Desportos de combate Portugueses
 
Após alguma investigação na Internet constatei que existem em Portugal, independentemente de gostarmos ou não delas ou dos seus mestres, 10 artes marciais ou desportos de combate fundados por portugueses. Passo a enumerá-los e a descrevê-los ainda que brevemente:

1 - ESGRIMA LUSITANA ou JOGO DO PAU: é uma luta com um pau de cerca 1,50m de longo (jogo do pau, adaptado a meios rurais) ou com um bastão de uns 80cm de longo (bastão de combate, adaptado a meios urbanos), a esgrima lusitana é considerada como uma arte marcial de defesa pessoal, pois tem uma esgrima muito eficaz e harmoniosa! (mestre Nuno Russo).

2 - GALHOFA, é uma luta tradicional do Norte de Portugal que é praticada pelos homens (jovens) durante as festas, pratica-se com umas calças resistentes e em tronco nu. Como a maior parte das lutas tradicionais, na galhofa é proibido dar murros ou pontapés; A galhofa, talvez no futuro venha se tornar numa luta desportiva! (professor José Bragada).

3 - POMBO ou LUTA LUSITANA (combate total português), segundo afirmam os seus praticantes, trata-se uma forma de combate completa: de defesa pessoal e de combate livre, alguns afirmam que o Pombo é uma luta antiga de muitos séculos e o descendente " do antigo Pankration grego " (José da Silva).

4 - CONTATO TOTAL MILITAR ou CONTATO TOTAL PORTUGUÊS, síntese de varias formas de combate, fundado durante a guerra colonial portuguesa (fundador e mestre Adriano Silva).

5 - ARTDO, síntese de várias artes marciais, é praticado por alguns corpos policiais (fundador e mestre Victor Duarte).

6 - JINHA KENPO, estilo português de kenpo (kempo), (fundador e mestre Jorge Soares Jinha).

7 - ALEX RYU JITSU, síntese de várias artes marciais, (fundador e mestre Alexandre Carvalho).

8 - T.D.C.U. (técnicas de defesa e combate urbano cujo fundador foi o mestre João Botelho).

9 - RUY SAN RYU (ou KUNG DO TE que foi posteriormente rebaptizado RUY SAN RYU, o mestre actual é José Marques, tendo sido fundador desta arte marcial o falecido mestre Ruy de Mendonça).

10 - ARTE MARCIAL LUSITANA (KINGIUTARI: combate com diversas armas / TARAREINE: combate com pau / GAURUNI: luta lusitana); 3 estilos de artes marciais, muito antigos e com origem lusitana, que hoje em dia, pouco a pouco, começam novamente a ser praticados na " região originária do povo lusitano " (centro de Portugal e actual Estremadura espanhola), desconhece-se o seu fundador.


Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
Re:As 10 Artes Marciais ou Desportos de combate Portugueses
« Resposta #1 Online: Novembro 08, 2012, 11:00:48 »
Garyu,

   Você, por acaso, usava um nick chamado "lusitano" lá por volta de 2005, 2006?

Garyu

  • Visitante
Re:As 10 Artes Marciais ou Desportos de combate Portugueses
« Resposta #2 Online: Novembro 08, 2012, 11:07:12 »
Não, não era eu.. :)