Oi!
Cansei de ver (pela tv) atletas no ring de MMA parecerem que são bombadães de 120kg e quando falam o peso deles não passam de 80kg, muito esquisito.
Este problema de "bomba" está em todos os esportes que exigem esforço fisico. A polêmica é grande, e as discussões em cima do tema são gigantes. Principalmente no USA, considerado, porem não "comprovado", ser o paÃs que possue o maior número de atletas que utilizam "bombas"; aliás dizem até que eles (os atletas) acham normal um pouco de "bomba" aqui e ali.
Quando sua vida gira em torno do esporte fica complicado. A paranóia já começa na alimentação mais saudavel, equilibrada etc, até aà normal... depois a coisa vai progredindo para um exigencia maior e vai parar na engenharia das proteinas e cai nas "bombas".
No karate não se tem noticia sobre este tipo de coisa, pelo menos ainda não ouvi. No ponto alto deste tipo de tema estão as olimpias e outras competições de relevancia mundial, se a modalidade não estiver neste patamar fica fora da questão porque não envolve muito dinheiro.
Para resumir...se houver muito U$ em jogo o cara só não toma veneno pra chegar em primeiro.
OSS!