Autor Tópico: Boa notícia  (Lida 6211 vezes)

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Boa notícia
« Online: Janeiro 06, 2011, 20:06:29 »
Justiça Federal em sentença transitada em julgado garante que CREF não mais atua nas artes marciais


Segundo matéria veiculada na conceituada revista esportiva “COMBAT SPORT” de nº 54, p. 30-31, que é assinada pelo douto Advogado PAULO SÉRGIO CREMONA, OAB/SP 55.753, fica estabelecido que “as artes marciais em geral estão definitivamente livres da interferência dos Conselhos Federal e Regionais de Educação física em todo o Brasil”.

O caso teria sido julgado através do Processo nº 2003.61.00.016690-1, perante o MM. Juízo Federal da 19ª Vara Cível da Seção Judiciária de São Paulo, que garantiu que CREF não pode exigir registro nos seus arquivos, fiscalizar e ou cobrar quaisquer valores de entidades de artes marciais e de seus praticantes.

O Julgado teria sido submetido à apelação, insistindo na exigência de inscrição dos profissionais de artes marciais, contudo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, através da Egrégia Terceira Turma, por unanimidade, negara provimento à referida apelação, conforme acórdão nº 1333/2010. A decisão transitou em julgado em 05/05/2010, portando não cabe mais recurso.

Resumindo-se, podemos concluir que, em razão da decisão judicial, nenhuma entidade administradora de artes marciais (Confederação, Federação, liga, etc.), nenhuma associação, ou academia, ou clube, ou escola onde se pratica arte marcial, e por via de conseqüência, nenhum praticante, instrutor ou professor de arte marcial, estão obrigados a cursar faculdade de educação física ou registrar-se no Conselho Regional de Educação Física, bem como pagar quaisquer taxas ou emolumentos e muito menos sujeitarem-se à fiscalização dos referidos órgãos.

O texto integral do acórdão pode ser consultado e obtido no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (www.trf3.jus.br).

Teresina (PI), 05 de janeiro de 2011.

----------------------------------------

Copiei de um usuário no fórum "portal do vale tudo".
http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=123642
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #1 Online: Janeiro 06, 2011, 20:14:46 »
OSS, Camarada GUICOMES...

Excelente notícia!

Obrigado!


OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Boa notícia
« Resposta #2 Online: Janeiro 06, 2011, 22:24:31 »
Agora a PIlantragem vai Imperar no Pais Privada!!!
Pra que fiscalizar??
Quem nao sabe fazer nada na vida, vai la e abre um Dojo..pronto, mais um concorrente incompetente no mercado.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Dan

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2011, 07:08:55 »
Incrível a cara de pau desse povinho... Brincam e gozam com a miséria alheia... FOME ZERO... BOLSA-FAMÍLIA... PAC DA MISÉRIA... E O povo, oh ! Realmente isso é pura M.... Isto é a espataculização de nada !!! Ja que no Brasil no tem nenhuma formação de rigor sobre a arte marcial, não havia uma chance em dez de ver um dia um verdaireiro trabalho neste sentido.

Qualquer malandro, com dois dedos de conversa mole, nos leva no papo. Ridiculamente OTÁRIOS ! Não desiste nunca porque é burro, prefera M...., prefera e considera muito espertos em Kata ou Kumite, mas não sabe de apagar a relação do CONFEF e fazer as pessoas um pouco mais esperto ! Com certeza, o CONFEF não era um milagre, mas pelo menos permitiu erradicar os Picaretas, mordomias, inéptos do cerebro, é uma piada pronta. É prá gargalhar...

Agora o CONFEF vai $%&! !!

Mais Putaria....  na frente dos Academias, Clubes Dojo. Realmente, muito Dirigentes mesma da vossas "Bolsa-Familia CBK, CBKT, JKA, FBK, CBKI etc... and Cia" já estão esfregando as mãos e fazendo Karatê, que bommmmmm...... que Burro sim !

Sifu !!!
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 07:34:44 por Dan »

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Boa notícia
« Resposta #4 Online: Janeiro 07, 2011, 07:37:48 »
Erradicar a picaretagem? É pra rir? Picaretagem é fiscalizar e cobrar uma coisa da qual não se tem nem idéia do que seja. O que tem a ver a faculdade de educação física com ser professor de karate?

Pra que um professor de karate fosse credenciado a dar aula segundo normas do esporte deveria fazer um curso específico além da graduação na arte, não uma faculdade onde o professor atira uma bola pra cima e sai pra fumar...

Então pra você dar uma notícia tem que ser formado em jornalismo, pra anunciar algo tem que ser publicitário, afinal eles entendem as poderosas armas da comunicação... Pra abrir uma empresa tem que ser formado em administração, pra fazer um web-site tem que ser formado em sistemas de informação, pra ser pedreiro tem que ser formado em engenharia, pra pintar uma casa tem que ser arquiteto, pra inventar algo tem que ser designer...

Querer o CREF em cima é uma questão de conveniência... Quem se forma em educação física também, pode ser mais um que não sabe fazer nada da vida. Falando apenas por mim, todos os professores que tive eram uma vergonha, e no karate, sem excessão, os que conheço pessoalmente que tem esta formação são incompetentes tanto gerencialmente quanto em relação ao nível técnico e de defesa do karate dos seus alunos. Nas academias de musculação a mesma coisa, perguntem a quem treina com seriedade com quem preferem treinar, uma pessoa formada na faculdade ou pelo "dojo".
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Dan

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #5 Online: Janeiro 07, 2011, 07:44:56 »
Citar
O que tem a ver a faculdade de educação física com ser professor de karate ?

tudo !!!!!!!
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 20:27:34 por Renê »

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Boa notícia
« Resposta #6 Online: Janeiro 07, 2011, 07:59:12 »
Você é daqueles caras que chama um engenheiro pra trocar uma lâmpada e um enfermeiro quando precisa de uma aspirina?

Tem muita gente com um canudo na mão e nada na cabeça... Baixar a cabeça pra gente assim é babaquice. Mas claro, pro deputado federal seu salário é sempre justificado e menor do que ele merece, pra que discutir com gente assim?
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #7 Online: Janeiro 07, 2011, 08:00:37 »
OSS...

Como vocês estão enganados no que se refere ao CONFEF/CREF!
Eles nunca se preocuparam com a qualidade dos professores de Karatê, o interesse deles era apenas o ERÁRIO, arrecadar o máximo possível através de cursos obrigatórios que na sua essência não contribuía para melhorar as aulas, servia apenas “humilhar” os não formados perante os demais no curso pela falta de conhecimento dos termos técnicos utilizados pela categoria de Educação Física.  

Ao contrário do que você disse, “Sant’Anna Sensei” foi o CONFEF/CREF que legalizou uma “penca” de PICARETAS, entes excluídos pelas entidades “sérias”.
Quantos PICARETAS não se anteciparam aos professores Federados para “legalizarem” a sua situação perante o CONFEF/CREF, aonde o mesmo conselho nunca exigiu comprovação de que os mesmos eram realmente legitimadas a sua graduação.
Posteriormente o CONFEF/CREF exigiu das Federações a listas dos professores que estavam atuando na área, mas não era para terem um referencial de quem era realmente legítimo praticante da Arte, não, era apenas para perseguir aqueles que não aceitaram se filiar ao CONFEF/CREF.

Outra coisa...
Muitos professores de Karatê que eram formados em Educação Física, se desfiliaram das suas respectivas Federações, pois não havia mais a necessidade da “Ortóga” dos Certificados pelas Federações de Karatê, bastava fazer o exame de faixa com os seus alunos e o próprio CONFEF/CREF validava os certificados desses alunos.
Quantos Faixas Verdes Formados em Educação Física não se consideravam melhores que Faixas Pretas “N” Dan, e postularam graduações de Faixa Preta que foram ortogadas pelo CONFEF/CREF?!
Os tidos PICARETAS vendo essa farra toda, pois isso também é picaretagem, oficial, mas é picaretagem, também utilizaram desse expediente para legalizar a sua situação.
...........................

Camarada Dan...

O conteúdo citado pelo Camarada GUICOMES é uma decisão Judicial, analisada e debatida com a Sociedade durante esses últimos 10 anos, não é possível que toda a Nação esteja errada!

Saudações!
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 20:28:57 por Renê »

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Boa notícia
« Resposta #8 Online: Janeiro 07, 2011, 10:50:10 »
Entao os senhores acham que as Federações de Karate é que deveriam fiscalizar?
Aqui no Brasil? So podem estar brincando.
Para quem pegou o bonde andando, a lei do Cref, no inicio deu chances aos Professores Japoneses e todos aqueles que ja davam aulas de artes marciais para se regulamentarem. Quem não o fez, problema deles.
A partir de uma data então, ai sim, teriam que ser formados.

Partindo do principio que nao precisa ser formado em Educ Fisica para ensinar uma arte totalmente fisica, seria a mesma coisa que deixar um mane fazer curativo num hospital, so porque ele esta vestido de branco.

Garanto que um Profesor formado numka boa Universidade sabe muito melhor como dar uma aula do que um simples praticantes de Karate que tenha uma faixa preta. GARANTO!!
Agora, se vcs estão avaliando a capacidade como LUTADOR, ai a estória é outra.
No MMA tem um cara chamado DISTAK que nunca lutou na vida e é xonsiderqado um dos melhores tecnicos de MMA do MUNDO.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Boa notícia
« Resposta #9 Online: Janeiro 07, 2011, 11:05:42 »
Eu já tenho uma opinião contrária sobre a qualidade do professor formado em EF. Parece um banho de água fria nos treinos... Em artes marciais e treinamentos de pesos e força. Mesmo assim quem acha o contrário tem bons argumentos, tirando que concorrência se ganha com qualidade e outros atributos, não obrigatoriedade.


Sobre fiscalização o Higino já falou. O CREF não serve.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Boa notícia
« Resposta #10 Online: Janeiro 07, 2011, 11:13:29 »
Hoje em dia a quantidade de Karatecas de baixo nivel é tão grande, que o argumento de que sabem mais que um Prof. de Educação Fisica não se aplica a regra.
O contrario tambem é verdade.

Portanto, aqui no país privada pode-se tudo, inclusive porque a MAIORIA nao se importa em treinar com Picaretas!!! O que conta é o preço baixo.

Regulamente-se a Profissão de Profissional em Artes Marciais e Fiscalize-se a nivel federal.
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 11:49:52 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Dan

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #11 Online: Janeiro 07, 2011, 12:19:10 »
Citar
Eles nunca se preocuparam com a qualidade dos professores de Karatê, o interesse deles era apenas o ERÁRIO, arrecadar o máximo possível através de cursos obrigatórios que na sua essência não contribuía para melhorar as aulas, servia apenas “humilhar” os não formados perante os demais no curso pela falta de conhecimento dos termos técnicos utilizados pela categoria de Educação Física.

Cito uma ou mais citações, ou decisões judiciais em todo brasil sobre esse assunto ou neste sentido da palavra ! Sinto muito para os incrédulos... e para aqueles que estão ao lado da placa da fiscalização !!

Citar
Os tidos PICARETAS vendo essa farra toda, pois isso também é picaretagem, oficial, mas é picaretagem, também utilizaram desse expediente para legalizar a sua situação..

ENGANANDO A SOCIEDADE, SUCATEANDO A PROFISSÃO !! Eu concordo totalmente como Roberto com o como é um custo muito menor do que atual. De mais A. Higino, o Sistema CONFEF/CREFs registra os Profissionais de Educação Física e as pessoas jurídicas prestadoras de serviços na área da atividade física e desportivas e similares. O Sistema CONFEF/CREFs regula, regulamenta, fiscaliza e orienta o exercício profissional, além de defender os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo Profissional de Educação Física e pelas pessoas jurídicas nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares. Com certeza existem desvios no sistema e todo sistema não é perfeito, mas com um rótulo social fortemente marcado por um sistema denominado como modo de produção, exemplo de rótulo é obrigatoriedade dos seres humanos logo depois de nascerem ter um registro de nascimento, para que eles possam dizer que são alguém ou ainda para poderem exercer o direito da cidadania e autonomia, mas o que é cidadania e autonomia ?

A polêmica se arrasta há tanto tempo que, há cerca de varias anos, a questão chegou ao Ministério do Esporte, que criou uma Comissão Especial para discutir se dança, ioga, capoeira, artes marciais e pilates são modalidades esportivas ou não. A discussão é para delimitar o que é esporte e o que não é. Os objetivos é acabar com os conflitos... mas, aparentemente, ninguém entendia absolutamente nada !!

E este será aquele que não quer ser regulamentada ou fiscalizado na frente da Lei Federal, quem vai pagar o preço.

Cada um na sua. Envio a seguir...
« Última modificação: Janeiro 07, 2011, 12:27:21 por Dan »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #12 Online: Janeiro 07, 2011, 12:34:10 »
OSS...

Não importa quem fiscalize, os objetivos são sempre os mesmos, arrecadar o máximo possível sem oferecer nada em troca, a não ser que pague um pouco mais, talvez se tenha algumas vantagens.
Agora menos ruim é ao menos sermos fiscalizados por quem realmente entende da matéria, que são as Federações de Karatê.
........................

Estar registrado no CONFEF/CREF é um “status in deméritos” para os não formados em Educação Física.
E por que digo isto?
Porque somos vistos pelo meio “profissional da Ed. Física como a escória dos Leigos”.
Quando estes estão fazendo aqueles cursos obrigatórios do CONFEF/CREF, são tratados com desdém, como se fossem pessoas de nível inferior.

Camaradas...
Essa não é a nossa praia e não adianta querer se enturmar com eles, porque os não formados serão sempre vistos como “os leigos e despreparados”, não importa quantos “cursos do CONFEF/CREF” vocês façam.
Gostem vocês disso ou não, é assim que funciona!
Tive muitas discussões com Professores de Karatê Formados em Ed. Física, e eles sempre foram unânimes em afirmar que somente eles deveriam ensinar Karatê, e que os não formados não possuíam qualificações para tanto.
...........................

Quanto a um professor de Ed. Física ministrar uma aula de Karatê melhor que um bom faixa preta, nunca conheci nenhum.
E se houver, eu deixo de ensinar Karatê-Dô!


OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Boa notícia
« Resposta #13 Online: Janeiro 07, 2011, 20:00:49 »
O Bom mesmo seria procurar um Professor que fosse formado em Educação Fisica e profundo conhecedor da Arte Marcial que ensinara. Ou sera que tem gente que ainda assim não concorda?
Um Profesor de Educação fisica poderai preparar treinos muito melhor do que um que não é. FATO.
Sensei Delia é um exemplo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Boa notícia
« Resposta #14 Online: Janeiro 07, 2011, 20:24:47 »
Aí é que está... Um exemplo.
Conheço trocentos péssimos exemplos de professores de karate formados em EF. Antes de mais nada precisa ser bom professor de karate, e isso o curso superior não faz. Não concordo com o cara formado preparar treinos melhores. Balela.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)