Autor Tópico: Boa notícia  (Lida 7386 vezes)

sandraherbst

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #30 Online: Janeiro 10, 2011, 03:38:40 »
Oss,
Desculpe-me Dan. Não se trata de concordar ou discordar.
Dentro do âmbito escolar, há a exigibilidade de formação Universitária com conteúdo de Licenciatura.
Eu estava fazendo um curso de bacharelado em Ed. Física e não poderia dar aulas em escolas pois não tinha o conteúdo de Licenciatura na minha grade curricular.
Não que me interessasse dar aulas, mas é facultado dar aulas apenas aos licenciados.
Dentro de academias a história é outra e, mesmo assim, há sempre aquela história da subordinação.
O melhor jeito de acabar com a "p.. ria", como diria um amigo meu, é explodindo o bordel.
Cortem as amarras.
Qual é o problema de tornar-se independente ?
Um dia, teve um sujeito de peito, chamado Denilson Caribé, que nos tornou independentes do Pugilismo.
Vamos pular a Idade das Trevas (dos feudos dos autoproclamados Reis) da multiplicidade de Federações (sem fins lucrativos) mantidas por abnegados seres e ir direto ao que poderíamos chamar de "Período Contemporâneo" no Karatê e nas Artes Marciais de uma Maneira Geral.
Ninguém tem o Direito de Reclamar da Servidão se se Abaixa Diante do Feitor. Se está tudo bem assim, não sou eu que vou me dispôr, ou melhor, me indispôr com amigos meus para tentar mudar alguma coisa. Como falei em outra postagem sou apenas uma faixa roxa. Não vivo do karatê, faço dele o meu modo de vida. Muitas vezes em postagens, brinco um pouco, mas o assunto aqui requer uma grande dose de reflexão, principalmente para os que dedicaram suas vidas ao Karatê. Nada na vida é fixo, tudo pode ser mudado. O ser humano é agente modificador por natureza.
Gde abç
Bom dia
Sandra

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Boa notícia
« Resposta #31 Online: Janeiro 10, 2011, 07:39:47 »
OSS...

Que garantia há nessa afirmação de que receber aulas de Karatê de professores formados em Ed. Física é garantia de atividade física sadia?

Pois bem...
Estive em uma confraternização de Professores de Karatê aonde durante essa reunião discutiu-se “o porquê de tantas lesões nos joelhos dos alunos e atletasâ€.
Nesta reunião haviam 16 professores e apenas 03 professores não eram formados em Ed. Física, eu era um deles.
Exceto “eu†e os meus alunos, todos declararam que tanto eles quantos a maioria dos seus alunos tinham problemas sérios nos joelhos.

Não vou aqui narrar como descobri como evitar problemas nos joelhos, mas garanto que foi empírico, e posteriormente estudando descobri que havia embasamento científico.
Nenhum aluno meu em tempo algum apresentou problemas nas articulações seja nos joelhos, ombros ou cotovelos.

Não estou fazendo “apologia†contra a formação superior, apenas não vamos exagerar nessa santificação!

Até parece que os não formados em nada podem contribuir para melhorar o ensino ou ensinar algo a uma pessoa com formação superior.
O que subentende-se é que nós que não temos formação superior estamos sempre errados vivendo a produzir seqüelas em nossos alunos.

E isto é uma imputação que eu não aceito!


OSS...

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Boa notícia
« Resposta #32 Online: Janeiro 10, 2011, 08:53:43 »
Esta é fácil Higino. Vou dar minha opinião a respeito do exagero na importância da formação.

Os joelhos são frágeis e a atividade física intensa aumenta a chance de lhe causar problemas, mesmo treinando de maneira correta e por alunos de um professor formado em EF. Por isso não gosto deste tipo de profissional. Com a desculpa de serem detentores do conhecimento que vai fazer ser saudável e ter os melhores resultados, muitos não querem carregar o ônus do cara que "estragou o atleta", e por isso que atribuo a praticamente todos os que eu conheço pessoalmente, e denovo, falo apenas por mim, a darem os piores treinos de arte marcial.
Em academia de musculação, passam treinamentos ridículos que nada fazem além de enganar os coitadinhos que lá procuram resultados de ganhos reais, seja no que for. Pergunte a um atleta com quem preferem treinar, os tais instrutores da periferia que o sr. citou anteriormente ou o malhado com roupa de licra e microfone pendurado na bochecha que mais parece animador de festa, desculpem o estereótipo.
Finalmente tem os professores de escola. Durante TODA minha infância, TODOS os professores que tive atiravam uma bola de futebol pra cima e saíam pra fumar. As melhores notas iam pra quem jogava futebol melhor, e as piores para os que eram escolhidos por último. Uma vez por mês o jogo era diferente, como Voley ou Basquete, mas as "regras" eram as mesmas, ou seja, nenhuma instrução era dada. Anos mais tarde me surpreendi por saber que aquele tipo de professor precisava de formação superior, diferente dos professores de primário!
A cadeira "artes marciais" na universidade, até onde vai meu limitado conhecimento, é ministrada por professores de luta. Convidam professores de AMs pra dar uma aulinha bagaceira onde metade dos alunos nem comparece, mas passa de ano... Uma vez um professor me relatou isto, não sei se é verdade mas não tenho motivos pra crer que ele estava errado, pois ele ministrou tanto aulas de karate como de capoeira por lá.

Sei que existem muitos professores bem intencionados que amam nossa arte marcial e buscam na formação superior adquirir mais e mais conhecimento como garantia de melhora em seus treinos, seus alunos. São estes mestres por excelência, porém a obrigatoriedade em pagamento e supervisão por um "responsável" que não necessariamente é praticante da  arte a mim soa um absurdo, e quem precisaria fazer um curso e ter tempo de adequação são estes, professores de educação física.

Federações são oficiais perante orgãos governamentais. Pra que o cara atinja o nível de instrutor e faixa-preta, faça cursos e avaliações dentro destas, que aliás deveriam ter o nível do karate como atividade principal, já que ninguém as vê estas merdas como cia de eventos e campeonatos de karate, mas como órgão credenciador. Pra que criar MAIS UM negócio?

Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re:Boa notícia
« Resposta #33 Online: Janeiro 12, 2011, 10:07:28 »
Tópico trancado (desculpe a falta de acentos, que não estão disponíveis em meu teclado). Em minha opinião era algo relevante, e afeta a todos os praticantes de artes marciais. Porem o rumo que a conversa estava tomando sobrepassam a discussão do tema, e passam a discutir "pessoas".

Um principio que todos devemos seguir e': SEMPRE atacar os temas, NUNCA atacar pessoas.

http://www.karateca.net/forum/sou-novato-no-karateca-net!/t24/

Rene
« Última modificação: Janeiro 12, 2011, 15:41:16 por Renê »
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet