Autor Tópico: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...  (Lida 7939 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.425
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Online: Novembro 07, 2008, 16:35:10 »
Oss pessoal!

Coloquei “bons karatecas” simplesmente por uma questão de conveniência, até porque eu sou karateca (estilo shoto-pulinhos eu sei...) e esse é um forum karateca. Mas poderia muito bem referir-me a mestres de artes marciais em geral.
Enfim, eu queria saber de vocês: Por que mestres (ou grandes karatecas) não participam de eventos de “vale-quase-tudo” (os UFCs ou Cage Rage da vida)?
É claro que vocês já responderam isso em outros tópicos, direta ou indiretamente (eu pude perceber), mas eu gostaria de ser mais específico quanto a abordagem desse assunto.

Eu tenho algumas idéias sobre o porquê de não participarem:
1 – não é tão fácil quanto pensa-se, chegar num evento grandioso como o UFC. É lá que tá a grana. mas pra chegar lá, é preciso antes se expor em eventos menores, fundo de quintal até, e ir crescendo gradativamente num ranking (sei lá qual) até poder chegar nos altos níveis. (eu diria o UFC! Na minha opinião o melhor evento de luta do mundo!).
2 – Grandes mestres não se submeteriam a tais situações, pois estão acima disso, e ficar lutando em eventinhos mequetrefes não os acrescentaria em nada (nem financeiramente, pois o que esses eventos bundas pagam é até uma afronta ao bom senso).
3 – Dinheiro não é tudo na vida...
4 – Técnicas mortais não poderiam ser usadas... pois como eu costumo falar é “vale-quase-tudo”.
5 – Mesmo que técnicas mortais pudessem ser usadas, não valeria a pena por dinheiro nenhum nesse mundo tirar a vida de alguém (que no caso estaria alí só pra ganhar uma graninha!).
6 – os caras são felizes com a vida que têm.
7 – mais importante: Não ligam pra dinheiro.

Bem, essas acima foram as únicas explicações que eu encontrei (em meus pensamentos). Eu devo admitir, eu sou aficcionado por MMA (adoro especificamente o UFC! Mais até que o K1. Na verdade prefiro até Cage Rage a K1. E K1 pra quem não sabe é evento de trocação. Já o UFC tanto é trocação como submission e ground and pound. Acho mais completo. O mais próximo de um combate real, humanamente aceitável. Na minha opinião, é claro!).

Eu começo a achar que alguma coisa não se encaixa, quando assistindo a esses eventos, vejo lutadores tecnicamente fracos. Muito fracos, atuando. Lutadores que eu vejo atuando e penso “até eu dava porrada nesse cara! Até eu barrigudo e fora de forma.”. é claro que tem outros que eu vejo lutando e concordo que mesmo ele não sabendo lutar, ia ser ruim de encarar. Sem falar que tem aqueles que, na minha visão particular, são muito bons. Mas, o fato é que tem muito cara ruim. Tem cara que não sabe nem dar um soco direito. Giro de quadril, distância correta, tempo, aplicação do golpe com confiança e eficiência (como se faz comumente no karate), é quase uma lenda. Então fico pensando, por que não temos grandes expoentes da nossa arte, ou de outra arte no MMA? (excetuando-se os Gracies que foi justamente lá que fizeram o nome que têm). Aí eu pergunto mais: O Jiu Jitsu é a melhor arte marcial do mundo? Claro que não. Até porque esse negócio de “melhor do mundo” é relativo. Nem acho que exista melhor arte marcial, mesmo relativamente. O que existe sempre, relativamente (ou não), é melhor lutador.
Aí eu fico pensando.. existem tantos karatecas bons... será que nenhum tá interessado em ganhar uns “trocadinhos”? além da mixaria que vemos (apesar de muito bons, porém um número altamente reduzido...  na minha opinião o maior expoente do karate no MMA, é o Lyoto Machida! Esse sim! Ainda por cima vindo do karate tradicional. Mostrando do que o karate tradicional é capaz! Acho que o Lyoto é o único que poderá desbancar o agora marrento e babaquinha ex-humilde Anderson “the Spider” Silva. Outro que eu admiro muito, embora o karate dele seja outro (nem sei qual) é o George Sant Pierre (canadense)).

Enfim, fica a pergunta ou o convite a reflexão aqui...
E eu pergunto pois eu não acho justo usar dois pesos e duas medidas.. é como no futebol.. nós que temos o hábito de jogar uma peladinha de vez em quando, vez ou outra sempre tem aqueles caras que jogam pra caramba, comem a bola, os bambambans.. e mesmo sendo “os caras” na minha visão não justifica-se certas posturas de alguns peladeiros, se achando os melhores, menosprezando os colegas de pelada (quem costuma jogar bola e é ruim de bola como eu sabe, tem sempre uns babaquinhas marrentos que se acham os deuses, por saberem jogar bola e você não, e tentam se desfazer de você por isso). Aí eu falo, quando vejo uma situação dessas: se o cara é bom mesmo, joga pra $%&!, então porque não foi jogar no Real Madrid? Ou pelo menos no Flamengo? No Vasco? No Santos? No América-RJ? No Nova Iguaçu, pelo menos? No Mesquita? Se é bom, se sabe jogar bola por que não tá ganhando dinheiro com isso? E muito dinheiro! Não é pouco não! Muito!
Mas em relação as artes marciais, já falei o que eu acho que pode ser.. e o assunto aqui é artes marciais. Mas enfim, quero saber de vocês.

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #1 Online: Novembro 07, 2008, 16:48:17 »
8- não tem coragem e/ou capacidade
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #2 Online: Novembro 07, 2008, 17:11:12 »

Enfim, eu queria saber de vocês: Por que mestres (ou grandes karatecas) não participam de eventos de “vale-quase-tudo” (os UFCs ou Cage Rage da vida)?

22, penso que é nada disso.  Mestres, em regra, só são aqueles que já estão com mais idade...entende ??? grandes karatecas, por si só, não basta para entrar num vale-tudo ou MMA. Hoje em dia, ninguém faz só uma luta, há necessidade de se profissionalizar aprendendo técnicas de outras lutas para se tornar mais completo para um "vale-tudo"....entende ???? e grandes karatecas só o fazem quando são jovens, querem dinheiro e fama que o MMA está possibilitando.

Não se pode misturar as coisas, e a não participação, a meu sentir, não tem nada haver com medo ou coisa que o valha, sendo muito precipitado fazer tais afirmações sem conhecer o caso concreto.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #3 Online: Novembro 07, 2008, 17:17:53 »
eu acho q a maioria tem uma mistura de medo e preguiça(de aprender chao)...A grande verdade é que nem eles mesmo botam fé no karate deles!
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline Borchio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +3/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #4 Online: Novembro 07, 2008, 18:26:10 »
todos nós temos medo, normal!meu sensei é velho demais pra competir e viveu numa epoca em que o karate era mais violento... mas realmente nao tiro o dele da reta, só o tiro o chapeu 100% pra quem vai la dar a cara a tapas, pq é sinal q o cara confia e domina a propria arte!E eu treino com o meu sensei pq eu sei q ele ja passou situacoes de luta proxima do real alem de ser  uma pessoa viajada que já lutou com karate-kas do mundo inteiro.

um abrax
Experience is what you get when you don't get what you want

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #5 Online: Novembro 07, 2008, 22:04:03 »
Participar de eventos de MMA requer outro nível de comprometimento. Mesmo que um de nós seja realmente muito bom em uma determinada arte marcial, ainda assim não é suficiente. Como não posso falar por todos, falo por mim.

Não sou senhor, mas também não tenho mais 20 anos. Porém, comparado com pessoas do meu convívio pessoal, me considero bem preparado. Acordo, tomo café e vou para academia de musculação. Fico lá uma hora levantando ferro (segunda a sábado). Ainda pela manhã, nas segundas, quartas e sextas, corro 9 km. Depois disso vou trabalhar.
À noite, nos dias de corridas longas treino judô. Terça e quinta, karatê. Essa rotina de treino de artes marciais não é certa. Às vezes, dependendo do meu estado de espírito no mês ela se inverte.

Levando em consideração isso, digo-lhe que, se tivesse que me defender na rua, acredito que me sairia bem. Ao menos apanharia com dignidade !!!. Agora, se tivesse que lutar com alguém que está preparando-se para o MMA, tenho convicção que no ringue eu não teria a menor chance.

E não falo isso por média. Na musculação tem 5 rapazes, 19 a 25 anos, que treinam para MMA profissionalmente. Todos gente boa. A carga de treino deles, mesmo ganhando miséria para lutar, pois ainda estão buscando seu espaço, é pesadíssima. Eles estão pelo menos 6 horas por dia fazendo algo que tem relação com a preparação para a luta no MMA. Tem a alimentação, tem os rios de suplementos que tomam. Sabe qual é a profissão deles? Lutador de MMA.  Ao menos é o que sonham fazer. Não fazem mais nada. Um deles me chamou pra ver o treino. Treino pesado. Para alguém como eu, lutar com eles só se fosse pela vida.

E tem outra. Cada vez menos alguém que é bom preta em alguma coisa vai se dar bem no MMA. O cara tem que estar preparado em pé e no chão. Mesmo o Jiu-jitsu não está dando pé. Como prova, em uma matéria da Tatame (ou Graice Magazine?) perguntava se ainda adiantava levar a luta para o chão na guarda clássica do jiu-jitsu. Nesta matéria vários lutadores de renome diziam que hoje em dia nem todos sabem lutar no chão, mas todos sabem se defender de entradas, o que tem dificultado a vida dos lutadores de Jiu-jitsu.
Um exemplo disso é o fato da multiplicação de academias onde se oferece treinos de MMA. Isso mesmo. Não é jiu-jitsu, MT ou karatê. É treino de MMA.
Em suma, a preparação é outra. É olha que estou falando de moleques que ganham uma miséria para lutar. São semi-profissionais. Imagina o treino de Top,s como Minotauro e Wanderley, só pra falar dos clássicos.
« Última modificação: Novembro 07, 2008, 22:34:46 por retsudo tanaka »

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #6 Online: Novembro 08, 2008, 00:04:47 »
Oss

já vai começar a baixaria  >:(

Tanaka San tem quase a mesma opnião que a minha,apenas não vou agora fazer o queria antes por não ter a condição ideal para isto,se soubesse um pouco de sei hoje há 28 anos atrás tava dentro.

O meu Sensei já competiu muito, nunca por dinheiro,pelo que sempre conversamosele tinha outras prioridades,ganhou o que tinha que ganhar e pronto o curriculum dele é muito bom.

gostaria que se tivesse mais um pouco de RESPEITO qdo se fala de alguns de nosos MESTRES pois o são,se forem ler sobre alguns deles verão que não devem nada à ninguém de lugar algum.

como falei hoje não luto por nada a não ser por minha vida e isso eu sei fazer muito bem mais se quiser experimentar estou pronto para enfrentar qquer "ser" que derespeite os SENSEI que conheço sem árbitro pois só vou parar qdo um dos dois não esboçar mais nenhuma reação  >:( >:( >:( >:( >:( >:(.

existem como citou o 22 "N" questões para qquer um não querer lutar,mas a maioria por covardia é que não é  >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

vamos brincar,mas questionar alguns de nossos SENSEI é demais  >:(

quem tiver seus problemas de EGO e picuinhas à parte que resolvam antes de acusar quem não tem nada a ver com isso  >:(

Há situações que não dá para ficar só lendo,que $%&!  >:( >:( >:( >:( >:(

tenho endereço é só vir atrás  >:( >:( >:( >:(

Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #7 Online: Novembro 08, 2008, 01:07:20 »
Eu cometi um erro neste post. Li a mensagem original e passei rápido demais sobre as outras. Não percebi as ofensas.


Sobre sensei bom, sensei ruim. Sensei com disposição, sem disposição.. eu tenho muito orgulho de uma história.

Um belo dia, em um passado distante, um pessoal com sobrenome Graice invadiu  uma academia. Prática comum na época. A intenção era desafiar qualquer aluno do Dojo para uma luta pública contra um jovem lutador da famosa família. Houve baixaria, apelação... O tal sensei do Dojo de karatê, que já na época não era jovem, disse que ninguém ali ia lutar. Mas se os litigantes desejassem, ele se trancaria no Dojo com o desafiante, jovem, para uma luta até a morte.
Evidentemente não houve acordo. A intenção era promover a luta.

As vezes gosto de relembrar esta história para reafirmar a minha convicção do que me faz treinar karatê.

Não sei quantas histórias como está existem por ai. E, para ser sincero, é provável que este sensei, se de fato houvesse a luta, terminasse morto. Não é isso que importa. O que importa é a atitude. Senseis têm suas qualidades e defeitos. Entre as qualidades que eu nunca me importei estão o profundo conhecimento da filosofia e o dojokun. Entre os defeitos que eu admirei e admiro estão a coragem e o entendimento que karatê é para ser tudo ou nada, vida ou morte.

Muitos senseis, entre os que estão aqui e os que não estão,  talvez não possam ou não pudessem agüentar 20 minutos de luta sem interrupção. Eu, não sendo sensei, não agüentaria.

Mas não treino para isso. Quem treina karatê, como princípio, treina para terminar a luta antes que ela comece. O que quero dizer com isso? Simples. A situação chegou no limite, o cara vai em sua direção e quer discutir bem de perto. Faltam 30 segundos para ele dar o primeiro golpe, já que ele está afim de falar antes de bater para ver qual é a sua. Eu não vou esperar ele entrar primeiro. Enquanto ele está se aproximando eu já entrei.

No karatê não existe atitude ofensiva!! Bem, atitude ofensiva é sempre uma interpretação. Atitude ofenseiva e burra e vir na minha direção, de forma intimidatória e sem a guarda levantada.


Gosto treinar duas entradas livres. Uma é oizuki, seguido de guiako, seguindo ashi-barai ou mawashi no joelho. Outra é kizame, seguido Guiako, seguindo de ashi-barai ou mawashi no joelho.  Sempre Jodan. Muitas repetições disto. Sabe como treino isso?  Não estou em base, não estou com a guarda levantada. Treino como se fosse uma situação no bar. Bem parecido com o vídeo do rapaz com muita determinação que levou um empi.
Imagino que a grande maioria que está aqui no fórum treine pensando em situações como esta. Treine pensando em defesa pessoal. Treine pensando na hora do tudo ou nada.

Acho ótimo o MMA. Admiro vários lutadores por motivos diferentes. Acho que o karatê tem muito a dar. Acho que o Machida é o início disto nesta era mais mercadológica da luta. Agora, o treinamento do karatê pode ser pro MMA ou pode ser para defesa pessoal. O treino para MMA está começando agora.
   
Por isso, mas respeito com os senseis, pq aqui quase ninguém está treinado para levar uma medalhinha para casa. Nem para decorar o Dojokun.

Obs: Ah, também tem os treinos para campeonatos WKF, mas aqui eu estou falando de karatê.  ;D ;D

Offline Pinto San

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 52
  • Votos: +0/-0
    • Pinto Dojo karate shotokan
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #8 Online: Novembro 08, 2008, 12:06:36 »
Qual o problema de dizer que é medo ?
Ninguém vai deixar de ser menos homem por aceitar uma coisa comum , feio é inventar desculpas para esconder a verdade, isso sim é errado vindo de um KARATEKAS.

Eu tenho muita vontade de participar de vale-quase -tudo , mas o medo me impede , tenho familia, filhos e gente que dependem de mim, se eu ficar 1 semana no hospital ou 2 meses com alguma parte do corpo engessada minha vida desanda , ainda mais sendo um evento ainda amador por ser começo de carreira.

P.S essa coisa de golpe mortal ta descartada, por que um soco daqueles caras  de MMA pegando certeiro na lata , deve fazer mais estrago por dentro do que um chute no saco , vide Mohammad Ali, e olhe que não era MMA.

Oss!
Seu site sobre karate  : www.pintokaratedojo.wordpress.com

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #9 Online: Novembro 10, 2008, 09:02:53 »
Oss....

$%&!...como um tópico interessante desses tão rapidamente degrada??!!

Apesar de ser um tópico ingênuo. É sim! P/ alguém que gosta tanto desse assunto, deveria saber melhor sobre o preparamento exigido p/ um lutador.....além disso, para atletas de alto desempenho, idade faz toda a diferença.

Mas vou ser obrigado a ficar com as palavras do retsudo tanaka, ele já disse tudo que alguém poderia dizer sobre esse assunto.

Obs: Avi, cara, não acho que vc seja paranóico não. Tem todo tipo de gente escrota no mundo sem nada melhor para fazer, mas se oq vc diz é verdade....bem....então vc só está fazendo ele mais feliz se queimando desse jeito.


Tambem achei que o retsudo explicou bem a coisa.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline RicardoAGCosta

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 39
  • Votos: +0/-0
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #10 Online: Novembro 11, 2008, 09:46:57 »
É complicado hoje em dia, eu sou faixa preta 2º Dan - SKICB
luto mma por hobby (na verdade pelo desafio), tenho 28 anos e sou analista de sistemas paralelamente.
Tenho 3 vitorias e 1 derrota.
a minha opianião la dentro e so estar com o preparo físico, ter uma formacao no karate e treinar um pouco de chão né, quem tiver esses atributos e so entrar e lutar, conheça a si proprio e não se preocupe com o seu adversário.
Oss!
vitoria no segundo round tko.

« Última modificação: Novembro 11, 2008, 10:49:06 por RicardoAGCosta »

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #11 Online: Novembro 11, 2008, 10:08:46 »
Sobre ser muito e estar preparado.

Acho que este tópico e interessante e deveria ser mais desenvolvido por todos nós. Principalmente porque esse é o futuro das artes marciais. Acho que essa é uma tendência que ultrapassará a moda e permanecerá por um bom tempo. Sinceramente, se um adolescente quer aprender a lutar ou se defender hoje em dia, porque ele procuraria uma academia de karatê, judô ou mesmo MT. Acho que a escolha razoável (escolha pela razão), hoje em dia é uma academia de MMA.

Junto a isso tem a questão financeira. Quanto ganha o campeão de karatê, judô  ou jiu-jitsu. Certamente menos do que figuras como Minotauro. Essa é uma oportunidade profissional para quem tem gosto pela luta.

Acho que os karatecas devem ficar atentos a isto. E começar a vislumbrar estas possibilidades em seus treinos. Seria a salvação financeira para muitos sensei´s que tem capacidade técnica e didática de treinamento para forma lutadores de vários níveis. No começo, quando vi uma luta do Machida pensei; esse cara não dura duas lutas. Não gostei e critiquei. Hoje vejo com outros olhos. Ele é um dos poucos que tem noção de distância, entra de deai e busca novamente a distância. Ele tem estratégia. Inclusive, recentemente, o Rickson disse que ela não estava mais gostando de ver as lutas de MMA. Estavam fracas. Citou como exceção o Machida dizendo que este tem técnica e estratégia.

Só para voltar a questão ser muito bom ou estar preparado. Vou citar dois exemplos.
Primeiro é do Ishii. Olhem a foto do lado. Mais de 100 quilos de músculo. Campeão olímpico dos pesados. Vencedor mais novo da categoria absoluto japonês. Sinceramente mais difícil que ganhar olimpíadas.  Li em um site de MMA japonês (escrito em inglês) que Ishii já vinha treinando jiu-jítsu junto com judô. Pois bem, ele disse que tem que começar devagarzinho  e treinar uns seis meses para poder ganhar confiança. Disse que vai botar uma faixa branca na cintura e começar a treinar.

Ele é um $%&! lutador. Muito forte. Com uma preparação que é inimaginável para maioria de nós devido a sua participação na seleção japonesa desde as categorias de base. Ainda assim ele diz que não está preparado.

Outro exemplo é o Roger Graice que há anos é o maior nome da família nos torneios de kimono. Se não me engano bi mundial na categoria, campeão mundial de jiu-jítsu sem kimono e campeão absoluto.  Pois bem, ele só foi fazer a primeira luta no MMA a pouco tempo. Ainda não estava se sentido a vontade.

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #12 Online: Novembro 11, 2008, 10:25:42 »
Continuando...

Ontem, passou um programa chamado Sensei, no SPORTV. O formato do programa é horrível e o jornalista/apresentador/lutador de jiu-jítsu/semi-analfabeto é péssimo. Sorte que ao lado dele tinha o Flávio Canto. Bem, o principal do programa foi uma entrevista com Minotauro. Hoje ele está treinando Boxe e luta Greco-Romana. Então, somando-se, ele já treinou Judô (primeira arte marcial), jiu-jítsu, boxe, MT e Greco-Romana.

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #13 Online: Novembro 11, 2008, 10:56:16 »
Continuando...

Ontem, passou um programa chamado Sensei, no SPORTV. O formato do programa é horrível e o jornalista/apresentador/lutador de jiu-jítsu/semi-analfabeto é péssimo. Sorte que ao lado dele tinha o Flávio Canto. Bem, o principal do programa foi uma entrevista com Minotauro. Hoje ele está treinando Boxe e luta Greco-Romana. Então, somando-se, ele já treinou Judô (primeira arte marcial), jiu-jítsu, boxe, MT e Greco-Romana.
Cara, o duro é vc treinar o suficiente dessas coisas para que faça alguma diferença.

Eu já fiz 10 anos de karate, 4 anos de capoeira, 1 ano de kenjutsu, 6 meses de TaiChi e agora estou no Judo. E isso não quer dizer $%&! nenhuma, só fez uma confusão gigante na cabeça.

Mais uma vez caímos na questão que vc tem que ser um "profissional" da luta, para poder se dedicar de forma adequada.
"E depois de tudo, céu e terra aí estão, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as ações de um homem têm o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
Re: Bons karatecas não ligam pra dinheiro...
« Resposta #14 Online: Novembro 11, 2008, 14:00:13 »
Dg,

O foco nos treinos é fundamental. Mas,mesmo sem isso, judô e karatê, para mim, são absolutamente complementares. Agora, espero que não fique bravo mas, Capoeira e Ninjitsu, ao menos para mim, é perda de tempo.