Autor Tópico: Campeonato Paulista 2005 - FPK  (Lida 5710 vezes)

Offline GigoFunakoshi

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
Campeonato Paulista 2005 - FPK
« Resposta #15 Online: Abril 01, 2005, 14:32:22 »
Concordo com que o Marascas e o Neto falaram, realmente a diretoria da  FPK não são 100%  competentes e já fizeram muita $%&!. Mas o que me deixou irritado com o comentario do Kanazawa é que ele criticou diretamente os karatecas participantes, sendo que se há problemas na FPK aculpa é dos dirigentes e não dos atletas que vao ao campeonato.

OSS!
Só porque alguém encontrou paz com si mesmo, não quer dizer que esteja em paz com os outros."

Offline KANAZAWA

• Newbie
  • *
« Resposta #16 Online: Abril 02, 2005, 09:43:37 »
Caro Gigo Funakoshi
       Me desculpe se eu generalizei!!!
      Não são todos ...Mas sim uma grande parte.....Eu citei somente a FPK mas hoje em dia acontece em qualquer organização.      OSS

Neto110

• Visitante
« Resposta #17 Online: Abril 02, 2005, 12:54:02 »
A "encenação" e a falta de espírito nas competições se prende exatamente ao que você falou Kanazawa. Infelizmente não alcançamos isto,temos é que ver de quem são aqueles alunos e lamentar pelo professor e não pelo aluno.

Fico furioso quando vejo isto na minha academia embora não pressione nenhum deles para ter outra postura. O desespero dos meus alunos é quando defino a lista de quem pode viajar para representar a academia nas competições: a choradeira é ali.

Indico quem pode e corro atrás de patrocínio para estes, sabemos que mesmo na nossa época e bem adiante (sou velho de lembrar dos grandes, reconheço que não participei do grupo senão como figurante) o problema de conseguir patrocínio era complicado pois, como hoje, as organizações desportivas só pagavam as passagens e despezas dos dirigentes e não dos bons altetas.

Offline GigoFunakoshi

• Jr. Member
  • **
« Resposta #18 Online: Abril 03, 2005, 23:05:29 »
Embora eu seja novato nas competições, este negocio de "encenação", de sentir dor quando mesmo leva golpe de contato leve, só posso dizer que vi na categoria senior. Nas categorias 16-17, 18-20, não vejo esta encenação. É difícil ver moleque, tudo marmanjo fingindo dor apenas para ganhar. Esta é a minha opinião pela minha experiência em ambas as categorias.
Só porque alguém encontrou paz com si mesmo, não quer dizer que esteja em paz com os outros."

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #19 Online: Abril 04, 2005, 13:34:28 »
Senhores...

Sou da época do Shobu-Ippon e é com tristeza que vejo no que se transformou a competição de karate.
Existem como foi citado pessoas excelentes tentanto mudar o quadro atual mas são poucas batatas boas em sacos muito grande.

Poderíamos criar um tópico para relatarmos vivências em competição na época do shobu-ippon...

É preciso conhecer o correto para corrigirmos o errado.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline GigoFunakoshi

• Jr. Member
  • **
« Resposta #20 Online: Abril 04, 2005, 16:53:35 »
Fala ae Luiz, como sou da nova geração de karatecas, não sei o que é Shobu-Ippon , vc poderia me explicar o que é?

Neto110

• Visitante
« Resposta #21 Online: Abril 04, 2005, 19:45:42 »
shobu ipon = luta por um ponto.

O objetivo é um golpe 100% correto emt empo kime, kiai, distância,  potência e controle o Ippon, que ganha a luta.

Se o golpe for 95% do Ippon é wazari

Se for menos que 95% não é nada.

Na minha época os árbitros só relaxavam um pouco nas catregorias dangai de crianças menores que 14 anos. Acima era linha dura e sem divisão de peso, vacilou perdeu.

Offline GigoFunakoshi

• Jr. Member
  • **
« Resposta #22 Online: Abril 04, 2005, 22:10:51 »
Mas desse jeito, a % de acerto de um golpe (100, 95 ou 0) não dependeria muito da interpretação do arbitro. Um Chudan Mawashi-Geri nas coluna, por exemplo, para uns poderia ser visto como perfeito e para outros não, então como definir com certeza o que é 100% ou não?

Existe alguma Federação que ainda utiliza estas regras?

Vc sabe onde posso encontrar videos de campeonatos com estas regras (se tiver algum, por favor post)?

Utilizava-se luvas nestas regras?

Valia nocaute?

Só complementando: estava em tópicos antigos e alguém postou (acho que foi o marascas) que WKF estava querendo colocar categoria Karate de Contato (Kumite). Esta informação precede?

OSS!

marascas

• Visitante
« Resposta #23 Online: Abril 04, 2005, 22:49:09 »
Olá a todos!
Eu tive a oportunidade de lutar nos 2 modelos de shiai kumitê! Na verdade as regras da própria WKF eram "Shubu Sambom" até o ano de 2001. Em 2002 no campeonato mundial se inseriu as novas regras que já estavam sendo testadas pela WKF   tempos!
Eu li uma entrevista do atual presidente da WKF, Antonio Espinos sobre as mudanças e porque isso aconteceu. Se conseguir achar na internet, prometo que postarei aqui.
Sobre o karate de contato, na Europa essas competições já acontecem paralelas as competições de shiai kumite por pontos, eles também fazem torneios de shobu ippon  s vezes. Inclusive são convidados para esses eventos atletas de outras organizações como o Kyokushin, tradicional, etc. Mas ainda não oficial pela WKF, são realizadas pelas federações de cada país. Na frança por exmplo FFKAMA  http://www.ffkama.fr/ veja em caledário quantos eventos, congressos, cursos, competições eles têm em uma mês, nós temos em um ano aqui na América!!!

OSS!

Offline kaleo

• Full Member
« Resposta #24 Online: Abril 05, 2005, 09:22:02 »
Salve.

Eu também lutei nos dois modelos.

Até lembro que, ao começar o primeiro "round" da luta, o hárbitro dizia: "Shobu Sambom... HAJIMÊ!!!"

A princípio, o que eu tenho a dizer é que as novas regras ficaram mais justas em termos competitivos, uma vez que o esquema de pontuação ficou mais inteligente e a exposição ao risco do atleta ficou menor.

Lembro-me que antigamente nem tinha categorias por graduação... apenas Dangai e Yudansha. Se eu era faixa laranja, poderia enfrentar um faixa marron... mas me lembro também que as lutas eram muito mais raçudas. Bem... uma coisa compensa a outra.

Mas de todas as alterações que sofreram as regras competitivas, as que mais achei justas foram as voltadas à disputa de katá. Na boa... aquelas pontuações que antes eram dadas num tava com nada. Os hárbitros chegavam a pontuar por decimal... daí vc perdia por 0,10 pontos. Ridículo. Com as novas regras, a vitória fica pelas chaves... muito mais justo.

Abração.

marascas

• Visitante
« Resposta #25 Online: Abril 05, 2005, 09:51:17 »
Se não me engano, nas primeiras regras de competição de Kata, muito antigamente, quando Nakaiama estava vivo, eram com bandeiras também. Perde ou ganha!!

Ressucitei um tópico, KARATE OLÍMPICO "Será que vou morrer e não vou ver isso". Na pág 3 tem a Entrevista antiga do presidente da WKF ANTONIO ESPINOS. A 4/5 anos ele explicou porque algumas regras deveriam mudar... Falou sobre as cagadas do antigo presidente Jacques Delcort...Falou sobre o imperialismo Japonês...

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #26 Online: Abril 05, 2005, 09:57:10 »
Na minha opinião a coisa começou a desandar no Shobu-sambom, começaram a validar golpes menos eficientes com wazari...

São poucos os que lutaram shobu-ippon (aqui em nosso forum) e posso garantir que não restavam duvidas nem a quem recebia o golpe nem aos arbitros e nem aos leigos que assistiam quando éra dado um ippon pois realmente éra visivel a eficiência do golpe.

Posso arriscar dizer que 99% dos ippon de hoje éram pontuados como wazari e um ippon dessa época hoje é o equivalente ao hansoku ou seja é advertido.

Respondendo a pergunta sobre protetores eles não eram usados não, uns poucos usavam protetor de boca e advertências por falta de controle éram dadas 3 em sequências sem qualquer penalidade de ponto para o adversário somente na quarta se penalizava com wazari para depois efetuar o hansoku.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #27 Online: Abril 05, 2005, 12:15:36 »
Sou de uma epoca que quando alguem arrebentava sua boca vc não a abria e dizia com a cabeça que não tinha sido nada. Com isso o adversario não era desclassificado e vc tinha a chance de revidar. Isso acontecia em estaduais, brasileiros e até mundiais.

Luta por 1 ponto era demais, vacilou perdeu, contudo dava margem pra muito roubo.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

marascas

• Visitante
« Resposta #28 Online: Abril 05, 2005, 14:00:52 »
Eu achei uma raridade aqui, um livro traduzido pelo Johanes Freiberg de entrevistas com Mestre Nakaiama!!!
Ele conta, além de muitos fatos históricos, com criou as primeiras regras de competição no Karate...

Se estudarmos a história correta, entenderemos a evolução esportiva e porque isso aconteceu. Embora eu seja muito novo ainda, já tive o privilégio de "brigar quase de verdade" em torneios e sair todo quebrado ou quebrar o adversário. Mas considero isto justamente o contrário do desejo de Mestre Funakoshi em tornar o Karate um Esporte Educacional...
Hoje pratico Karate Marcial sem lutar, muito kihon, Kata e Bunkai. Pratico Karate esportivo também e não preciso ficar quebrado cada vez que luto!!
Não foi apenas pelas regras que isso melhorou, mas foi pela mentalidade dos praticantes, olhar o adversário com respeito e lutar o máximo dentro das regras estabelacidas, isto é vencer. Dar porrada quando não se deve não é nada honroso. Comparo ao samurai que ao ver o castelo de seu senhor sendo invadido e nada mais pode ser feito, ele executa o SEPUKU. Mesmo morrendo ele venceu, pois ele fez o correto dentro das regras do Budo. Não interessa quem foi mais forte, mas sim quem foi mais inteligente...

Offline GigoFunakoshi

• Jr. Member
  • **
« Resposta #29 Online: Abril 05, 2005, 14:01:17 »
Eu li a entrevista e concordo com que foi dito, que as regras de Ippon e Wazari deixam margens para muitas duvidas. Muitos irão dizer que isto preserva o espirito do "Ichigeki Hissatsu", ou seja, "1 golpe, morte certa". Mas em uma competição onde não é valido o contato facial total ou nocaute, nunca será possivel testar essa tese. Então o sistema de Ippon, Nihon e Sanbom  tem muito mais utilidade e torna o combate mais dinâmico. Esta é a minha opinião.

OSS!