Karateca.net - O nosso dojo virtual
Karate => Geral => Tópico iniciado por: katsumoto em Agosto 20, 2006, 23:57:07
-
Ola Pessoal,
Depois de terminar o Campeonato aqui na Australia,gostaria de colocar as minhas opinioes sobre o que vi e vivi aqui nessas 2 semanas.
No que concerne ao Karate Shotokan, especialmente da maior escola mundial do estilo,JKA, tecnicamente os paises da Europa,Africa do Sul e nos BRasileiros nao devemos nada ao Japao.
Somos tao fortes no Karate quanto qualquer outro pais.
Porem no Kata, o Japao ainda mantem a hegemonia,estao anos-luz na frente de TODOS os outros paises do mundo. Mesmo que Michael MIlon, que muitos acham ter um Kata melhor do que os japoneses, aqui nao chegaria nem em terceiro lugar. Nao existe artisticidade no Kata da JKA, somente praticidade e eficiencia. Aqueles que enfeitam movimentos sao logo eliminados, entao so sobra pura tecnica mesmo.
No Kumite, o Japao ainda tem maior experiencia,mas muitos lutadores de muitos paises, incluindo o BRasil deram muito trabalho aos Japoneses.
Achei pessoalmente a luta final do Chinzo Machida muito forte a favor do Brasileiro que fez o atleta Ogata(Duas vezes Campeao Japones e MUndial) recuar quase que a luta inteira,tamanha a pressao imposta pelo Brasileiro.
Os Sul Africanos cairam na mesma chave do Brasil e do Japao, que era a chave mais dificil de todas.
Para aqueles que ainda acham que Makiwara nao serve para nada, ontem tive o prazer de tomar um lanche com o homem mais perigoso da JKA, o verdadeiro YANO KENJI, o homem que moldou Yahara SEnsei.
Quando ele viu os meus calos nas maos me perguntou quantas vezes eu batia Makiwara por dia, e qual nao foi a minha surpresa e do SEnsei Stan Schmidt tambem, quando ele disse bater 1000 vezes todos os dias da semana e no Domingo, pasmem.........10.000(5000 cada mao).
Isso para que os nobres colegas entendam o que e o Karate da JKA,puro BUdo.
Os Japoneses disseram que agora o MUndial sera de 3 em 3 anos,pois nao pode-se dar enfase em Torneios, apenas nos treinamentos diarios.
Sobre atualizacao tecnica, fiquei satisfeito de saber que no Kata e metodologia de KUmite,pessoalmente estou muito atualizado.
Estive conversando com Osaka SEnsei(na minha opiniao o Dicionario ambulante da JKA),sobre Yakusoku KUmite(combinado) e ele me confirmou que estamos no caminho certo.
Chegando ao Brasil, sugeri ao Sasaki SEnsei dar um Curso de atualizacao tecnica aos Brasileiros interessados em ingressar na JKA do BRasil.
NO MAIS, ESTAMOS VOLTANDO TERCA PELA MANHA,CHEGANDO EM SAO PAULO A NOITE. OBRIGADO PELO APOIO DE TODOS. OSS!!!
-
Senhor Katsumoto,
Em primeiro lugar devo lhe dar os parabéns pelo bom resultado da equipe brasileira.
Feito isso, acho que após sua análise resumida sobre o nÃvel do Mundial e do karatê praticado aqui em nosso paÃs, gastaria de saber sua opinião (assim como a dos demais colegas) sobre os motivos que ainda estabelecem uma distância considerável, no que diz respeito ao Kata, entre os “estrangeiros†e os japoneses.
Talvez não devamos considerar apenas a questão da origem ou “apadrinhamento†do Karatê. Ser responsável pela “invenção†de um esporte ou de uma arte marcial, ao menos da forma que entendo, não garante sua prática em alto nÃvel. São inúmeros os exemplos e podemos citar aqui o futebol. Os ingleses inventaram o futebol da forma que é praticado hoje e ainda assim não são capazes de executá-lo em alto nÃvel.
Também tenho dúvidas em relação ao argumento que defende que isso se deve a questões quantitativas. Ou seja, quanto mais pessoas praticando, mais atletas de ponta aparecem e, por conseqüência, o paÃs torna-se competitivo internacionalmente. Já citei anteriormente o exemplo do handebol no Brasil que, podem acreditar, é, segundo o M. dos Esportes, uma das modalidades esportivas mais praticada no Brasil.
Não estou descartando que quanto mais pessoas praticando uma modalidade esportiva ou arte marcial em um determinado paÃs, maior a chance de se ter atletas tecnicamente qualificados. Aumenta a probabilidade, mas não é garantia. Sem experiência internacional, intermináveis intercâmbios e busca incansável pelo aprimoramento da técnica, a quantidade não significa nada.
Talvez devamos considerar o que por falta de uma palavra melhor chamarei do “status†e da identidade da modalidade dentro de um paÃs. O futebol, apesar de não ser um esporte inventado no Brasil, está diretamente associado a uma construção de identidade nacional. Ou seja, a ginga o drible, entre outras coisas, são diretamente associados a jeito brasileiro diante de situações concretas do dia-a-dia. Ao mesmo tempo o futebol ocupa um lugar importante dentro da sociedade brasileira. Ele tem um status especial, uma relação de afetividade muito Ãntima dentro de nossa sociedade.
Talvez o povo japonês possua essa relação de status e identidade em relação ao karatê e ao judô. Mas ainda assim isso não pode explicar tudo. Isso porque também na Inglaterra existe certa relação de identidade e status com o futebol.
Na minha opinião a discussão recai sobre um ponto que me parece o cerne da questão. Especificidade dos treinamentos. Essa opinião é absolutamente arbitrária, já que eu nunca estive com japoneses no Japão vendo-os treinar karatê, e no caso mais especÃfico que tratamos aqui, kata. Acho que nesse ponto entra a experiência de Katsumoto.
Katsumoto, o que diferencia o treinamento japonês dos demais? Especificamente como se dá o treinamento de kata desde os jovens iniciantes até os personagens mais graduados?
Os katas shotokan, com algumas pequenas variações aqui e ali, são padronizados. Sendo assim o quesito originalidade ou imaginação não tem a menor importância. Não é como na ginástica olÃmpica, onde apresentação de movimentos originais tem seu valor. Em tese (e de fato), os Tekki que treinamos aqui são iguais aos praticados na Argentina, Rússia ou Japão.
Sendo os movimentos os mesmos onde está “o pulo do gato†do karatê japonês? Existe uma seqüência especifica de treinos para kata? ExercÃcios particulares fortalecem isso ou aquilo?
Digo isso porque certamente não devemos considerar que os japoneses praticam um kata excepcional devido a questões genéticas. Essa não é nem uma questão.
Bem, desculpe ter me alongado mas temas relacionados a preparação e técnica de treinamento sempre me interessam.
Abraço ao senhor katsumoto e aos demais colegas.
-
Talvez o julgamento do kata em relação ao kumite seja mais subjetivo...
OSS...
-
Na minha opinião o kata Unsu do Milon só tinha quime, tecnicamente era muito fraco(cheio de erros), muita explosão e velocidade que vinham da ingestão de Anabolizantes.
Foi 3 vezes campeão mundial da WKF porem pagou um preço caro por estes tÃtulos, morrendo de infarto.
Sobre a performance dos Japas no Kata, na minha opinião é que no Japão não se divide o treino de karate tendo o kata e kihom mesmo atenção que o kumite.
No Brasil só se dá ênfase ao treino de Uchi Kome e Kumite.
Eu conheço poucos karatecas que treinam Kata, posso até arriscar uma porcentagem dos atletas que treinam kumite + de 98 %.
Abraços .......
-
Caros,
Nesta altura da discussão nem me interessa mais discutir uma comparação qualitativa entre os katas de Milon em relação aos demais. Gostaria que refletÃssemos sobre o processo de treinamento japonês, mais especificamente em relação aos Katas. O que no quesito treinamento e preparação técnica podemos aprender com eles, já que como vimos a partir da fala de katsumoto ainda existe uma distância considerável na execução de katas entre japoneses e estrangeiros.
É observando e incorporando práticas daqueles que o executam com excelência que podemos aprimorar nossas técnicas.
O ponto de vista de pmax é importante. Se não se pratica muito não tem jeito, estaremos em desvantagem. E de fato, onde treino só eu gosto de praticar kata. Se meus companheiros pudessem escolher terÃamos unicamente kumite.
Mas será que é só o maior número de repetição que estabelece a diferença entre os japoneses e os estrangeiros? Para mim além da repetição maior também deve ter técnicas especificas de treinamento.
abraço a todos
-
mascs, não acredito que hajam técnicas es treino não.
Em toda a cultura corporal o que se faz é decompor movimentos e repetir com mais ou menos força.
No kata, quem quer competir tem que ter uma boa base, por isto vai ter que treinar muito o básico e aà eu acho que os japoneses ganham: eles sabem treinar com seriedade o tempo todo e naõ só apra competições.
-
Acontece que Kumite qualquer um treina um pouco e já sai dando guiacos. Mas Kata para ser perfeito, precisa realmente de muiiiita repetição.
O que para nós no Brasil é chato, ficar repetindo mil vezes algo, para os Japoneses é prazer, pois eles são um povo de cultura em repetição e insitência em algo fixo.
-
O problema pior é quando querem treinar somente kumite de pulinhos e sem kime.
Acho que o Katsumoto consegue nos esplicar melhor porque os japas estão tão a frente no kata, mas por enquanto concordo com o Marascas.
Eles se sentem mais confortaveis que nos com as repetições.
-
como já foi dito antes nesse forum, kata é a alma do karate, acho eu que por isso os japonêses são tão determinados nesse fundamento!
é o criador com medo de perder a guarda da cria!
oss
-
Colegas de fórum, pensem comigo: quando um aluno vem treinar e você coloca ele para lutar para ele vincular com a academia (e garantir a sobrevivência dela) todos nós temos certeza que ele naõ tem base para fazer aquilo...mas deixamos.
Quando iniciamos o trabalho de melhorar a base, alguns toparão e outros não. Os que toparem vão se tornar karatekas respeitados e os outros serão o que for possÃvel ser. NO Japão é igual, mas tem amis gente topando o que lhes é proposto.
-
o que quis dizer é que nem no futebol aqui no Brasil, ninguém quer ver um outro pais ser pentacampeão...
Então creio eu, que lá eles praticam mais. pois porradeiro por porradeiro o mundo tá cheio!
OSS
-
O Brasil não fica atrás de paÃs nenhum no karate. Esse negócio que eles treinam mais que nós é uma bobagem........o que eles tem de diferente é um conjunto e condições financeiras para bancar toda a equipe. Pensem bem, se reunirmos um grupo de aproximadamente 20 a 30 pessoas (com um bom nÃvel) para treinar e aplicar um treino forte do mesmo jeito que é feito na jka (temos professores para isso (Machida, Sasaki, Carlão, Roberto e outros) num perÃodo de 12 meses. Essa diferença tão comentada por nós não existiria.
O que acontece e que temos bons professores bons alunos e eles se encontram as vésperas de viajar cada um treinando de forma individual e não tem ninguém para orientar e as vezes o seu professor não tem condições de fazê-lo e precisa de alguém mais experiente.
Enquanto um atleta treina no Rio Grande do Sul outro está treinando no Pará outro em Mato Grosso outro em São Paulo. Nós não conseguimos reunir uma turma grande nem para nossos encontros para treinarmos com o pessoal do fórum pois é difÃcil a locomoção e o custo da viagem.
E quem tem participado dos treinos já tem notado a diferença que é em treinar com um grupo forte.
E isso ai pessoal, não tem segredo nenhum.......se vc não treinar com os melhores não vai crescer nunca.
Oss,
Ari - Santos/SP
-
Arivaldo,
No caso brasileiro é razoável pensarmos na questão financeira. Mas será que Austrália, França, Inglaterra, Rep. Ãfrica do Sul passam por problemas financeiros?
-
com certeza se o Brasil treinar durante um ano será imbativel.... só com esse mestres que vc citou Ari, seria um massacre. Treino com o Sensei Carlos Rocha e só que já fez frente a frente com ele sabe o que é receber uma um guiaco dele no abdomen.
A diferença também é que só o Japão cabe no estado de São Paulo.
E quer saber sei lá, já é uma grande vitória ter um brazuca aparecendo na lista dos finalista, ainda mais ficando em segundo... é uma maravilha!
Um dia terei um herdeiro(a) e quem sabe a geração deles saia um campeão de Kata ou em equipe.
OSS
-
Acontece que a JKA começou a se re-estruturar recentemente e a maioria dos paises citados são fortes no karate utilizando a bandeira da WKF e não JKA. Assim como os japas tem dificuldades de vencer no sistema da WKF a maioria também o tem com relação os torneios da JKA. Tudo é questão de vc treinar de acordo com a regra que vai ser utilizada (JKA, WKF, ITKF etc).
Fiquei contente com o vice do Brasil............mais brasileiro pra mim é Raimundo, Antonio, Francisco e não Tanaka, Machida etc (sem preconceito).
Ps. os nossos japas do brasil são mais criativos do que os japas de lá.
Oss,
Ari - Santos/SP
-
Ari
vc tá parecendo a propaganda da tv semp toshiba
"Os japoneses daqui são os melhores"
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
OSS
-
Ola amigos,
Acabamos de chegar ao Brasil!!
Mas no que se refere a diferenca nos Katas, os Japoneses sao melhores porque treinam mais,desde quando entram no Colegial, onde tem que escolher uma arte marcial como Educ. Fisica, tem mais concentracao,por causa da Cultura Marcial e porque tem Professores dando tapas na cara deles o tempo todo, nao deixando em nenhum momento a concentracao ir embora. Sem contar que geneticamente tem, sim, diferencas. Por exemplo, os Japoneses nao tem uma enzima que facilita a digestao de alcool, por isso ficam bebados muito facilmente,por falar nisso deram uma baixaria apos o Campeonato chegando no hotel totalmente embriagados,mostrando com isso a pressao que sofrem nos seus treinamentos.
Alem disso, eles tem sim diferencas nos katas...estao atualizados,enquanto muitosd paises aindas usam Nakayama como referencia, os Japoneses tem em seu lider, Mestre Sugiura, seu maior exemplo. Permanentemente Sugiura SEnsei term estudado e melhorado os Katas Shotokan.....
-
CARAMBA, essa parada de enzima não sabia não... :lol:
-
Bom, o Katsumoto já deu a palavra dele, e com a experiência que o cara tem é dificil discordar. Vou ser redundante, mas acho que a questão passa pelo treino sim. Treinar kata é exaustivo.... E treinar repetidamente o mesmo, dividindo suas partes, entendendo todas as suas implicações e aplicações para que, quando estiver no conjunto, haja mais do que movimento, haja marcialidade, não é fácil. Concordo com o Ari quanto a questão de não termos condições de ter uma equipe treinando o tempo todo junto, mas é como alguém já disse, como fica o caso da Africa do Sul? A equipe da Africa do Sul sempre foi da JKA. Sensei Stan é o lÃder lá desde os primórdios do karatê. Os caras tem grana para que a equipe possa treinar e se especializar, mas quando o Katsumoto falou que os japoneses estão anos luz na frente em kata, incluiu na frente também da equipe da Africa do Sul. Qualquer um que já tenha visto um vÃdeo de competição de kata do Japão fica impressionado com a precisão dos movimentos, o ritmo e o kime. Assim, chovendo no molhado, como disse o katsumoto, deve haver alguma vantagem na genética dos caras mesmo. Agora, como a gente sempre tem dito aqui, nosso karatê não deve nada a eles, mesmo porque é nosso, e devemos treiná-lo com alegria, intensidade e seriedade.
Oss
-
Esqueci um detalhe...
Por que ninguém comentou sobre o Yano????
Aguém ai encara 5 mil socos no makiwara 8)
Caraca......
Oss
-
OSS
Este papo de genetica esta parecendo coisa de nazista quem é que divulga isto?os mesmos japoneses que ficaram no lado dos nazistas na guerra?quem é que propaga isto?a nossa baixa auto estima de terceiro mundo?
Se disserem que eles tem mais disciplina pode ser,mas eles tambem não tem a menor criatividade nem liberdade para criar ai é facil ter disciplina.Os japonenses não criaram nada eles são bons em pegar o que já existe e repetir 1000000000000 de vezes tentando melhorar e depois eles passam ideia que eles que fizeram.Os japonenses só inventaram o Walkman e mais nada.
-
Taekwondo....
Os Japoneses nao inventaram somente o Walkman conforme vc postou.
Inventaram tambem o Karate,por isso sao os melhores do mundo....
Sobre a genetica deles, vc tera que perguntar isso para um cientista na materia,mas existem sim diferencas.
Porque sera que nos 100 metros rasos so da negros nas finais?
DEve ser pelo mesmo motivo que no Karate so da Japones.....
Quem copia tudo sao os Coreanos, inclusive o TKD 'e uma copia do Karate Japones......Sony ou Sansung???? Toyota ou Kia??
Honda ou Hyundai??? Karate ou TKD????
-
é concordo em número, gênero e grau... E com um francês já disse nessa copa que passou, os brasileiros são pentacampões pos não vão pra escola como os europeus, portanto tem mais tempo para jogar bola na rua...???!!!!????
OSS
-
Olha, concordo com o katsumoto sobre as questões de treinamento, mas no tocante a enzima...deve ter alguns japoneses que nasceram com enzimas demais :)
Abraço a todos
-
OSS
Não foram os japoneses que inventaram o karate eles podem te-lo melhorado depois de invadir Oknawa e com certeza os coreanos pegaram o karate e misturaram com o taekkyon e fizeram o Taekwondo.Uma coisa é assimilar o karate e treina-lo como arte marcial,esporte,caminho e etc...outra é engolir dos japas este papo de genetica com fundamentos nazistas e outra pior ainda e um Brasileiro falar isso.Não sei o seu caso mas eu não sou oriental sou Brasileiro e não engulo qualquer bobagem vc esta dizendo que os japoneses são superiores aos demais povos?eu aceito o lance da enzima mas para por ai.Eu não estou discutindo aqui se o Karate é melhor que o TKD mas estou pasmo com a explicação que a génetica deles os fazem campeões em katas ou no diabo que for.Invente outra desculpa:politica,dedicação,disciplina,tradição mas só não fale igual a um nazista.
-
"Os japonenses só inventaram o Walkman e mais nada."
Como descendente acho esse comentario extremamente ofensivo e preconceituoso.
Santa ignorancia !!!
oss
-
Pessoal,
Respeito todos vocês, sem exceção. Todos provavelmente são faixas preta de karatê, alguns há muito tempo, além de terem seus próprios alunos. Então como karateca e em suas opiniões sobre técnica e treinamento não tenho dúvidas em relação ao conhecimento de vocês.
Isso é uma coisa. Quando Katsumoto falou sobre a genética eu resolvi não criar polêmica e deixar como está. Mas como essa abordagem persistiu, vamos lá.
Fora o Karatê eu sou acadêmico, e estou dando aula em uma universidade federal que não vem ao caso dizer qual é. Pesquiso justamente numa área que busca desmistificar justificativas naturalistas para ações sociais.
Primeiro e não há dúvida sobre isso: Genética não determina comportamentos sociais e culturais. Esse é um assunto que desde década de 70 foi superado. É verdade que um ou outro cientista ainda defende essa tese, mas a maioria já descartou.
Pro exemplo, quando se iniciou o projeto GENOMA muitos achavam que questões como GOSTOS PESSOAIS, ESCOLHAS INDIVIDUAIS DIANTE DE SITUAÇÕES CONCRETAS, E, PRINCIPALMENTE PRÃTICAS CULTURAIS, entre outras coisas, fossem determinadas pela genética. Pois bem, foi uma grande frustração quando esses pesquisadores descobriram que não poderiam determinam esses tipos de coisas pela genética. Essa foi uma das primeiras grandes frustrações desse grupo de pesquisadores.
Esses tipos de escolhas estão diretamente relacionadas a questões sócio-culturais.
Não quero entrar em detalhes teóricos sobre o assunto. O que vale destacar é que não existe dúvida para mim que um japonês não faz kata melhor do que qualquer outra pessoa por questões genéticas.
Para se realizar um kata é necessário concentração. Concentração, meus caros, não é algo inato! Você não nasce com uma baita concentração. Você a exercita. Pois bem, controle e concentração são práticas valorizadas SOCIALMENTE no Japão. Assim como jogo de cintura o é no Brasil. Sendo assim, desde novos os japinhas vêem seus pais praticando, seus avós, seus tios, os pais dos seus amigos. Quando vão para escola executam exercÃcios para melhorar a concentração etc. Bem aqueles que vão para o karatê exercitam ainda mais.
E de repente quando um brasileiro vê a capacidade de concentração do seu adversário isso lhe parece natural. Não, esse foi um PROCESSO EDUCATIVO.
Da mesma forma temos em algumas culturas, e a japonesa é uma delas, uma supervalorização da busca pelo aperfeiçoamento dos detalhes. Isso em todos os campos da vida, Cerimônia do chá, na escola o menino tem que ser perfeito, no trabalho, e, evidentemente, nas artes que eles tomaram para si.
Quando treinam karatê ou quando estão comigo desenvolvendo uma pesquisa para a Fundação Ford eles trabalham muito na busca incansável de buscarem a perfeição com uma atenção inigualável aos pequenos detalhes. POIS COMO SABEMOS É NO DETALHE QUE MORA O DIABO!, como diz o ditado.
lamento de abordado esse tema, mas não teve como evitar.
Então voltamos a questão inicial. Como é mesmo que esses caras treinam?
-
Em competições, como a de kata, onde o perfeccionismo de rotinas é o alvo, são fundamentais:
- Horas de treino - mais horas de treino melhor técnica. Uma coisa são treinar 8 horas por semana outra coisa 8, 10, 12 horas, ou mais, por dia.
- Disciplina de treino e motivação - se vc sabe que vai "sofrer" fÃsica, psiquica, econômicamente, etc (cada um teu o seu "botãozinho") caso vc não treine direito vc se esforça mais e sua técnica cresce melhor e mais rápido.
- Gerênciamento de treino - treinando com quem dá as notas vc estará muito mais próximo do standard solicitado. Ele vai te dizer o que fazer e não fazer.
- Biotipo fÃsico - o corpo de uma pessoa de 1,90 se comporta de maneira distinta de uma pessoa de 1,60. A musculatura, as articulações e consequentemente as alavancas e a explosão são diferentes. Com 1,90 vc não vai poder ser um ginasta de ponta e com 1,60 vc nai vai poder ser um nadador de ponta
- Aptidão - há pessoas com maior facilidade de assimilação, outras com maior capacidade de execução e tem sortudos que tem as duas caracterÃsticas juntas.
Enfim, esse esquma profissional é o mÃnimo necessário, e em algum(s) desses pontos os outros estão falhando.
-
Caro TKD,
Que tal comecar a treinar Karate??
Acho que vc esta treinando muito TKD.....
Sobre eu ser NAZISTA, vc errou de novo...sou KARATECA.
-
Pessoal,
E na final da copa shoto 2004 por equipe não houve nada de genético e sim de arbitragem. Uma das atletas japonesas errou o movimento do Unso. Não fui eu só que observei. Na hora a platéia se manifestou fazendo barulho, mas os juÃzes, coitados, estavam sem óculos.
-
Caro Mascs,
Vc tem toda a razao. Eu estava la pessoalmente e observei essa palhacada toda. Porem, mesmo que nao acontecesse o erro elas ganhariam de qualquer jeito,pois eram bem melhores do que as outras atletas. Os Japoneses sao definitivamente melhores no Kata,desde o infantil, infanto juvenil pode-se observar que os movimentos deles tem um componente genetico homogeneo.
Os japoneses alem de terem uma genetica diferenciada,tem maior flexibilidade nos quadris, ficam sentados em seiza por muito tempo e isso tambvem tras um diferencial muito grande nas Artes do Budo,sem dizer que culturalmente eles crescem com o Budo.
Atletas Caucasianos, MIlon como exemplo,teatralizam muito o Kata, nao fazem o Kata de forma natural,tenta ganhar pontos com movimentos teatrais.
Definitivamente os Japoneses sao melhores sim no Kata,mas para aqueles que tem uma opiniao diferente.......vao la e ganhem deles.
Posso garantir que neste ultimo mundial nao houve politicgem nos resultados.Foi o torneio mais elogiado na arbitragem dos ultimos anos.
-
Fiquei muito contente em observart que a JKA mantem ainda um Karate Tradicional, verdadeiro.
Nos exames de Dan efetuados na Australia, todos aqueles que enfeitaram no Kata reprovaram, mesmo fazendo o kata sem erro de movimentos.
Para os Japoneses, o Kata tem que ser executado de forma natural, sem exageros e conforme o livro.
A JKA respeita a tradicao deixada pelo Mestre Nakayama.Definitivamente e um Karate diferente...infelizmente para poucos..que ainda acreditam que o Karate vive.
-
Caro Katsumoto!
Cadê Vc.?
Vc. sumiu ou não gosta mais de mim?
Que viadagem é essa de não me telefonar mais,nem me mandar um telegrama,nem flores?
Só porque eu não sei fazer katas como os japones,não precvisa sumir!
Oss!
Hapli
-
Como já disse, treinarei meus filhos para darem uma "surra" nos japoneses no kata.
mais primeiro eles precisam nascer. Mais já estão prometidos!
ehehehehehehehe :)
OSS!
-
Eu, particularmente, acredito não ser capaz de ganhar de ninguém no Kata. Seja ele japonês, francês ou árabe. Nem mesmo dos brasileiros, sejam eles cariocas, brasilienses, paulistas ou acreanos.
Mas sou um admirador entusiasta. Na verdade foi o kata que me trouxe ao karatê. Após conhecer esses movimentos padronizados realizados com elegância e força fiquei apaixonado.
Particularmente, em termos estéticos e técnicos, prefiro kata ao kumite. Tenho a impressão que tirando os torneios de alto nÃvel, qualquer um pode ser campeão de kumite. Basta ser rápido ou ágil. Já no kata a pessoa tem que ter boa base, kime, postura, estilo, boa movimentação, entre outras coisas.
É possÃvel ser bom em kumite sem ser bom karateca. Mas imagino ser impossÃvel alguém ganhar competições de kata sem ser bom karateca. Posso estar errado, não sou um especialista.
Tenho a impressão que às vezes o kumite parece uma luta entre dois cangurus. Muito pulo com soco e chute quase desarticulados. É verdade que os kumites que vemos através do Youtube ou dos dvd’s da JKA são diferentes, parecem mais efetivos e também esteticamente mais bonitos. Mas a maioria não é assim.
E por falar em admiração – sem em termos técnicos sem em termos estéticos - pela boa performance no kata, gostaria de informar que em breve uma outra modalidade que também admiro muito terá seu campeonato mundial em setembro deste ano, na França. A seleção brasileira de judô competirá com chances reais de vencer o campeonato batendo, quem sabe, a maior potência da modalidade – o Japão.
Vale destacar que o Japão em uma séria de enfrentamentos preparatórios, perdeu para o Brasil. Alguns disseram que os japoneses esconderam o jogo no desafio. Mas fato é que a equipe brasileira masculina é muito forte.
A competição terá inÃcio em 17 de setembro e será transmitida pela sportv, canal 39.
abraço
-
OSS
Caro Sr Sansei Katsumoto em nenhum momento eu disse que vc era nazista apenas que vc estava equivocado e pensando como um.Vc deve estar confundindo fenotipo com genotipo,o fenotipo são as carateristicas que nós vemos como altura,musculatura,cor de pele,cor dos olhos e etc...o genotipo tem relação estrita com os gens.Quando ocorre cruzamento entre individuos com mesmo fenotipo a varias gerações este fenotipo estará cada vez mais fixado a partir disto as considerações do doutor opasto fazerem sentido.Eu sei perfeitamente que o Sr é karateca e dos bons pelo que eu já li a seu respeito mas como Brasileiro o Sr está falhando sempre que pode fala que este é um pais privada mas pessoas que pensam como vc fazem este pais ser uma $%&! pois como vc da aulas de Karate pensando que o Karate Brasileiro nunca irá ganhar o Japones o sr treina seus alunos para ser vice?por acaso o Sr é vascaino?
O Sr e descendente de Japones como o sr messner?
Ao sr Messner eu não sou preconceituoso pois sou Brasileiro treino Karate e TKD gosto da cultura oriental de modo geral ,gostaria muito de conhecer o oriente para comer e treinar.Vc e sua familia estão no meu pais e vivem bem se vc estivesse no Japão teria a liberdade que tem aqui?A sua familia veria com bons olhos se a sua irmã namorasse com um Brasileiro?e se ela tivesse um filho com um?O preconceito mora ai.E para finalizar faça uma lista com invenções genuinamente Japonesas.
OSS para Dr opasto e o Sr mascs.
-
O Brasil é uma privada pq o Lula vai ganhar no primeiro turno.
Isso ilustra o "povo" brasileiro.
...
tamo $%&!.
...
-
Tsc,tsc
"SEU PAÃS" !?!Que p... é essa?
Eu sou terceira geração (Sansei),sou tão brasileiro quanto voce praticamente todos os meus primos são mestiços,meus avós que vieram do Japão nunca tiveram nenhum preconceito dos filhos terem casado com "GAIJIN" e o mesmo acontece entre meus irmãos.
E sinceramente ,não vou ficar" listando" o que os japoneses inventaram,que absurdo !!Só rindo.....
oss para todos
-
Sr.TKD
Vc. é um preconceituoso do $%&!!
Tbm.não tem simankol,seja mais educado com os descendentes de estranjeiros que são brasileiros,não tanto quanto o Sr.,pois não somos maleducados como Vc..
Hapli
-
Ahhhh...
a melhor invenção dos japoneses.... são... as japonesas !
Ahhh... aqueles olhinhos... o nariz amassado!
Isso vale por tudo !
...
-
Yano e sua tara
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
OSS
-
Continuo afirmando que o que falta para o Brasil é reunir em um só lugar bons atletas para treinarem juntos. Esse negócio de cada um treinar em seu estado e se reunir só na hora da viagem não dá certo e nem nunca deu. E não vai ganhar nunca assim desse jeito.
Ganhar no kata vai ser dificil mesmo..........vc vai para o japão faz um curso de atualização pega o avião e quando desembarca no brasil já mudou tudo.......tem que voltar novamente para atualizar a atualização.
Vamos continuar treinando kata e quem sabe um dia eles (japas) param de ficar mudando o kata e algo novo começa acontecer. Sinceramente gosto de treinar kata ..........mas se tiver que ganhar prefiro no kumite que não dá para ficar inventando.
Oss,
Ari - Santos/SP
Que venham os japas, sul africanos etc.,
-
Oss
Yano Sensei tem mais que razão.Concord com ele genero,numero e grau.
Ari Sensei tem mais razão ainda.Se houvesse mais união de esforços e centralização,ficariamos melhores ainda.
Oss
alberto/Santos.
-
Caro TKD,
Como vc tocou no assunto,mais uma vez volto a dizer que sim, esse pais e uma PRIVADA mesmo. Lula vai ganhar ja no primeiro turno de acordo com as mais recentes pesquisas.Nao tive o desprazer de conhecer vc pessoalmente ainda,mas como parece que vc esta gostando da situacao do nosso pais,considere-se meu INIMIGO,pois nao posso aceitar gente assim como vc.
Sou Brasileiro sim, mas quando nasci tinhamos um pais melhor do que e hoje em dia, viviamos na DITADURA que era um regime muito melhor do que temos hoje em dia, simplesmente porque se respeitavam as leis, a policia etc....
Sou formado em Educ. Fisica e dispenso sua aula sobre Genotipo e fenotipo,sei perfeitamente o que essas palavras significam e sei tambem que alguem que treina duas artes marciais tao diferentes e opostas nao pode ser levada a serio....TKD e Karate simplesmente nao combinam amigo, e tudo muito diferente, vc nao conseguira chegar a lugar nenhum estudando esses dois estilos de luta marcial.Mas como nao compro o peixe alheio, o problema e exclusivamente seu....
Sobre Japoneses serem diferentes de caucasianos continuo com a minha opiniao. COnheco gente que treina muito mais que alguns Japoneses e que NUNCA terao um Kata igual a eles.
Nao ensino e nao treino Karate para ter um Kata ou um Karate melhor do que os Japoneses,alias,considero o estilo nosso, mais forte do que o deles, assim como o Karate da Inglaterra, muito mais eficiente e forte do que os Japoneses. Porem no Kata eles sao sim melhores....ponto final.
Se vc gostou, otimo, se nao gostou problema seu,,,,
-
OSS
Eu não sou preconceituoso muito menos racista afinal não sou eu que estou tentando incutir que existe supremacia genetica por parte dos Japoneses e dos Arianos.Esta teoria é ridicula se o japão foi povoado pelos paises vizinhos (coreia e china) estes povos deveriam fazer frente aos japoneses no kata pois eles compartilham gens mas só que não fazem pois a cultura deles não é tão proxima quanto sua genetica.
Ao Sr sansei Hapli eu não sou preconceituoso nem tão pouco xenofobo ou mal educado apenas respondi as considerações do Sr messner e este pais é meu tanto quanto de qualquer um que venha para cá para somar.
Sr messner o sr bem sabe que por parte de muitos imigrantes não só orientais como ocidentais existe este preconceito e tabu ao qual me referi.Parabens ao Sr e a sua familia que não são assim,a mistura de raças tem efeitos beneficos para todos em saude,beleza e etc... .Quanto as invenções genuinas do japão eu realmente só conheço o walkman mas eles melhoraram tudo:Karate,video games,eletronicos,armas,mangas,animes,carros,motos,comidas e etc... eu sou consumidor de tudo isso e agradeço a deus por existir japoneses no mundo assim como todas as nacionalidades todos nos formamos o nosso mundo que seria incompleto se faltasse um só pais.Só fico triste pela guerra e pelo pensamento de alguns japoneses.
-
Não entendi a divergência...muito ensinamento e pouco proveito.
-
Eu nunca fui bom em biologia mas em português eu se agaranto.
Claro que os japas são mais bema fortunados para o karate, da mesma forma que os negões correm mais e os brancos nadam. No alto nivel, independentemente das horas de treino os brancos ganharão na natação e os negros na corrida.
Tem gente que não quer ver o obvio, por exemplo tem Santista que até hoje jura que o Tulio tava impedido naquele gol de 95.
FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO FOGO
-
Oss
Gustavo o desaparecido Fênix ressurgiu das cinzas renovado.
Estavamos sentindo sua falta.
realmente as raças tem suas qualidades:
Negros tem mais fibras brancas que melhoram desempenho em corridas de curta distância,por isso são mais rápidos e ponto final.
Brancos tem mais fibras vermelhas tem desempenho melhor para a maioria dos trabalhos de resistência.
Amarelos tem maior flexibilidade e outros afins.
Ãndios melhor aclimatação,pele melhor suportam mais que os outros as mudanças climáticas.
Ou seja cada um na sua ,vejam só eu que sou viralatas mistura de Ãndio/negro/branco teria que ter um pouco de cada e nada ajudou,que azar.
qto ao Fogão só Márcio Rezende de Freitas para validar o gol do Túlio,ele mesmo admitiu isto,burrão errou.
E o Santos continua sendo o melhor.
Oss
alberto/santos.
-
Katsumoto para mim não seria um desprazer te conhecer pelo contrario devido ao fato de vc ter uma opnião tão divergente da minha seria ótimo ficar discutindo por horas mesmo não modificando sua cabeça nem a minha.Eu não considero ninguem meu inimigo muito menos o Sr,fico feliz que tenha ido disputar uma competição de tamanha importancia representando o nosso pais lá fora.Eu não estou satisfeito com a situação atual do Brasil nem muito menos votaria no Lula sei que muitos gostaram do regime minha familia é de militares e meu pai nunca se referiu ao regime como ditadura.Quanto as explicações sobre genótipo e fenótipo foi apenas para ver se vc estava dizendo o que realmente queria e não para te menosprezar ou algo assim pois quem tem faculdade não é melhor nem pior que ninguem.Quanto a questão dos Japoneses terem um gen chamado kata eu só posso atribuir ao tipo de sociedade e religião que eles vivem.Os nossos indios tem parentesco direto com os orientais dividem muitos gens com eles e tambem mais de 100 palavras em tupi tem o mesmo significado em japones então pela sua teoria eles deveriam ser feras em kata.Eu não compreendo vc acha que o nosso karate é mais forte que o deles e que o ingles tambem é mas no kata os Japas são melhores mas como assim se kata,kihon e kumite são a mesma coisa?
Ao sr gustavo RJ muito bem no dia que os negros tiverem o mesmo poder aquisitivo dos caucasianos teremos nadadores negros.
A unica verdade existente é se alguem conseguiu vc tambem consegue é logico o talento ajuda mas se vc não tiver treine 1.000.000 de vezes a mais e conseguirá.
-
E tem carioca que até hoje acha que o Takeuchi não apanhou do Okuda....................rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Legal que voltou Gustavo a postar.............................
Oss,
Ari - Santos/SP
-
Amigos...
Insistir em um erro é burrice.
O ponto que importa é que os japoneses, não é de hoje, são praticamente absolutos no kata. Concordo com o Ari, sobre o fato de que se tivessemos uma equipe que treinasse mais junta melhorarÃamos muito, mas tenho minhas dúvidas se isso faria com que superassemos os japoneses no kata. O katsumoto tem toda razão, há muitos karatecas que treinam muito mais do que karatecas japoneses, mas nem por isso os superam.
Oss
-
Caro Sr. TKD(so de ter que falar nssa arte marcial me da nauseas),
Considero nosso Karate e o Karate da Inglaterra mais forte que o Japones,porem pertencemos a escola JKA,cuja sede e no Japao.
O Kata deles geralmente e avaliado pelos seus proprios compatriotas,nas finais so se ve arbitro Japones,por isso toda a avaliacao deles esta embasada na atualizxacao tecnica desta escola.
Eles consideram que nos ocidentais colocamos muita forca nos membros superiores, enquanto que eles concentram-se nos quadris e Tandem.
NUma escola Japonesa, e natural que eles sejam melhores mesmos.
-
ainda bem que vc voltou com as atualizações da JKA na mala...
OSS
-
OSS
Sr Katsumoto desculpe se em algum momento eu fui rude mas estava expressando minha opinião, o que o Sr falou agora faz todo o sentido para mim.Todo povo e pessoas tem vantagens e desvantagens sempre vencerá quem souber utilizar melhor sua vantagen e a desvantagen do oponente.Se os ocidentais utilizam mais os membros superiores devem treinar 1000 vezes mais o quadril eu vi videos que postaram no forum que pude notar nitidamente o movimento de quadril do Japones (se eu não me engano era um video aula do Sansei Yahara) mas o nosso quadril possue os mesmos musculos que os deles e se treinarmos o mesmo tempo que eles e respirarmos Karate poderemos chegar lá.No Brasil todos sabem que ninguem apoia artes marciais ou esportes e os nossos atletas tem que trabalhar de oito a 10 horas por dia para poderem treinar e quando treinam e só por no maximo 2 horas por dia o que realmente impressiona quando ganhamos de estrangeiros que tem apoio de seu governo e treinam o dia inteiro.O presidente das confederações deveria estar em contato direto com os japoneses para termos estas atualizações simultaneamente ai sim seria no minimo mais justo com todos.
-
1- Eu quero ver japones dançar na boquinha da garrafa. Pode treinar o quadril qto quiser.
2- Ari, pra não deixar vcs sem graça, nem toco mais nesse assunto depois que ouvi do proprio Ennio que isso não ocorreu e depois de um grande Mestre japones, da mesma faixa de idade de ambos, me ter falado a seguinte frase: Okuda é bom, mas Takeuchi é da ELITE do karate. Por isso que na decada de 70, quando ambos tavam em atividade no Brasil, a paulistada não ganhou nada. Fatos meu amigo, fatos. :wink:
3- A sim... os negros americanos tem muito mais condições de treino do que digamos nós brasileiros e olha que temos uns branquinhos ganhando medalhas por ai.
4- Os africanos que ganham maratonas etc, tem que tipo de fibras?
-
... esses têm a fibra do sobrevivência...
... de ter um LEÃO no encalço.
...
-
vcs conhecem aquele cara que mal tirou carta e quer ensinar o fittipaldi ou um piquet a pilotar. é tem gente assim neste site. xi!!!!!!
oss
-
"Sou Brasileiro sim, mas quando nasci tinhamos um pais melhor do que e hoje em dia, viviamos na DITADURA que era um regime muito melhor do que temos hoje em dia, simplesmente porque se respeitavam as leis, a policia etc...."
Quando li isso não resistir, isso é uma piada ?
Você tem $%&! na cabeça ?
Sei que isso não tem nada haver com o topico. mais essa foi $%&!
-
Se naõ tem nada a ver c o tópico, email para ele. Lige para a casa dele, converse com ele na porta da academia dele, mas temos que respeitar o direito dele ter e expressar suas ideias.
Se for do interesse, o off topic pode servir apra discutir isto.
Só para voltar o tópico ao lugar de novo, no orkut postaram isto como a final deste campeonato, alguém confirma?
http://www.youtube.com/watch?v=EryE9U_fMqI&mode=related&search=
-
Não recordo quem escreveu que a "ditadura" que tivemos foi melhor do que a atual "democracia" mas, a princÃpio, não possui nada de errado em sua afirmação.
Tbm acho que não é o local ideal para esse tipo de debate, mas sugiro que vc pesquise mais sobre esse assunto.
-
nijushiho
hoje vivemos uma ditadura também, a da medida provisóra;
temos o voto de cabresto, chamado assistencialismo piegas;
e a grande maioria daqueles que combateu aquela ditadura....está no meio do maior mar de lama que esta paÃs viveu. esta ou a anterior, qual apior? quanto a dizer que alguem tem $%&! na cabeça porque expressa uma opiniao diferente da sua me parace coisa do regime que vc nao gosta, pelo visto coerente vc nao é.
oss
-
Insistindo em manter o tópico na linha:
Alguém confirma que aquele vÃdeo é do referido campeonato?
-
Acho que esse vÃdeo é da final do All Japan JKA.
-
Oss.
Meus amigos, o clip foi postado no Tópico Kumite, no dia 26/08 e devidamente identificado pelo Katsumoto.
Um grande abraço
-
ae, itoogami e daigoro de volta!!!!
tava meditando por ai ou o q?
abrassss
oss
-
Sem essa de genética.
isso não passa desculpa racista para justificar nossas fraquezas..
japonês é bom de kata porque pratica muito fundamento. isso é a base da cultura nipônica, aprimorar os principios basicos antes de partir para outros niveis de conhecimentos mais avançados.
aqui no brasil infelizmente, de uma forma geral, as pessoas nao gostam de treinar fundamento. isso é válido em varios setores da nossa sociedade, tanto na educação, quanto no trabalho passando pelos esportes.
a razão é, portanto, CULTURAL.
treinei por 3 anos na JKA, Takudai e kokushikan. e garanto uma coisa.. lá eu vi os feras de kumite treinando os 5 heians com tanta seriedade quanto treinavam kumite...
me surpreendi outro dia quando entrei no site da JKA e li que o sempai Taniyama Takuya, capitão da Takudai de minha época (1988), muito forte em kumite, estava hoje em seu curriculo campeão nacional de kata e kumite, em ambas as modalidades várias vezes. algo quase improvavel de acontecer a um atleta brazuca.
quem quiser ver o curriculo da fera http://www.jka.or.jp/english/about/14_taniyama.html