Oss,Sobre ensinar com nomenclaturas em português, no caso do exemplo do "Zenkutsu-Dachi" = "Base inclinada para frente", não aprovo, mas intensivo que, mediante dúvida, tal postura correta deve ser explicada de forma clara e compreensível.Oss.
Caro Andretta: muito oportunos os temas que tem trazido, instigando o conhecimento do karatê sob vários ângulos diferentes. No tópico "convenções", quero acrescentar alguns pontos de vista, para enriquecer nossos debates...
Bem, meu novo amigo Andretta... (rs). Já deve ter percebido que o estou induzindo a escrever um bom livro sobre karatê, né? Pense seriamente nisso porque com o seu notório interesse e espírito crítico, acredito que teremos uma grande e ótima obra. Uma dica: se um dia conseguir contactar o Edgar Ferraz (acho que está na CBK), tente uma conversa. Ele tem um conhecimento enciclopédico sobre karatê, poderá ajudar em alguma pesquisa.Grande abraço.
Citação de: Onodera em Maio 12, 2009, 00:45:35Bem, meu novo amigo Andretta... (rs). Já deve ter percebido que o estou induzindo a escrever um bom livro sobre karatê, né? Pense seriamente nisso porque com o seu notório interesse e espírito crítico, acredito que teremos uma grande e ótima obra. Uma dica: se um dia conseguir contactar o Edgar Ferraz (acho que está na CBK), tente uma conversa. Ele tem um conhecimento enciclopédico sobre karatê, poderá ajudar em alguma pesquisa.Grande abraço. Olá, Onodera!Apesar de agradecer pelo incentivo... não tenho conhecimento suficiente (nem intenção) para realizar tal feito. Sou apenas um Kôhai (novato) no mundo das pesquisas sobre o Karate-dô... por hora me contento em aprender.Muito obrigado pela indicação do Sensei Edgar Ferraz.Saudações, Denis Andretta.
Caro Sensei Ricardo d´Elia:Muita satisfação em "vê-lo" por aqui. A última vez que conversamos foi num dia que passei pela sua academia na Rua Pamplona, onde também fazia parte o Ennio Vezzuli. Isso fazer mais de 28 anos... De fato, eu soube que com o seu apoio, o Edgar Ferraz chegou à FPK e CBK. Contudo, não sabia dessa faceta política da "cobra criada" e lamento muito que tenham ocorrido gestões nocivas ao karatê. De qualquer modo, agradeço pelos esclarecimentos, pois sempre enriquecem os debates. Se me permite uma observação minha bem pessoal, o ideal mesmo seria poder estudar e cultivar o karatê (ou qualquer outra modalidade), sem as más interferências políticas, só que tudo parece conspirar contra. Entretanto, quem gosta do budô será sempre um abnegado, e mesmo com essas decepções, continuará sonhando... A propósito, vi a sua intensa participação no fórum "Fotos e Reportagens" e até copiei quase tudo para o meu arquivo pessoal. Emocionante rever aquela "época de ouro" do karatê. Agradeço ter mostrado belíssimas fotos do seu acervo pessoal. Espero um dia desses revê-lo pessoalmente. Um grande abraço.