Saudaçoes aos amigos do Fórum,
Recentemente, um desses Professores Picaretas do Karatê aqui em nossa cidade nos pediu licença para assistir a um dos nossos treinamentos, o qual foi educadamente recebido pelo Sensei Roberto Sant'Anna que acomodou-o numa cadeira dentro do Dojô.
No treinamento, como aquecimento foi dado Gohon Kumite durante pelo menos 30 minutos, máxima força, atacante póde acertar etc...
Quanl não foi a nossa surprêsa quando dias após esse mesmo indivíduo teve a audácia de tecer alguns comentários num Campeonato "clandestino"dele dizendo que havia presenciado uma aula com um "renomado"Professor da cidade, onde a única coisa que ele viu foi o básico "Gohon Kumite". Disse ainda que em Curso com o Mestre Okasaki (9ºDan JKA), sómente treinou o Kihon básico que qualquer um já sabe.
Pois bem, aí vai a minha resposta:
-Gohon Kumite, apesar de básico para alguns, para outros é pior do que Jyu-Kumite(sombra). Tente enfrentar um Yahara, Tanaka,Oishi Sensei e mesmo aqui entre a gente e vc vai se ver em constante perigo.
Alternamos o ritmo dos ataques, assim como a intensidade, fazendo do exercício um excelente exemplo de como criar espirito de luta.
Sobre os Cursos dos Japoneses aqui no Brasil é o seguinte:
- Como a grande MAIORIA dos Karatecas do Brasil são medíocres, não sabem nada de nada, o que eles teriampara aprender?
Vai sobrar Choku-Tsuki, Mae-Gueri etc...
Já tive a oportunidade de treinar no exterior(EUA.AFRICA DO SUL) e por aqueles lados os Japoneses dão Cursos de alto nível, devido à qualidade técnica de seus praticantes.
COnhecem o velho ditado "Cada povo tem o Governo que merece?".
É mais ou menos isso.
Sobre o dito Professor já fizemos a nossa parte.Fomos à sua academia, o desafiamos e como, de se esperar, afinou do pau, perdeu alguns de seus alunos, e a verdade veio a tona.
Quem mandou se meter com a gente...
