Autor Tópico: De-Ashi-barai  (Lida 11672 vezes)

Neto110

  • Visitante
De-Ashi-barai
« Online: Maro 10, 2005, 07:11:38 »
Um golpe muito interessante de se usar em competições, e muito utilizado, tive um livro que descrfevia as técnicas de JUDO e notei que muitos karatekas chamam de "ashi-barai" todas as técnicas aonde uma "rasteira" leva o adversário ao solo, desde golpes que realmente podem ser chamados de DE-ASHI-BARAI até outras técnicas de JUDO e mesmo golpes na altura da canela e mesmo do joelho, que são muito perigosas à integridade física.

Gostaria de ouvir dos colegas os seguintes pontos:


a) Quais os nomes dos outros golpes que são confundidos com o DE-ASHI-BARAI pelos karatekas e suas biomecânicas se possível com fotos da net indicadas para nosso esclarecimento (sei do Kouchi-gari - ´[e assim que se escreve?);

b) Qual a sugestão dos colegas quando as regras de arbitragem quando alguém aplicar um golpe na canela ou na altura do joelho?

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
De-Ashi-barai
« Resposta #1 Online: Maro 10, 2005, 08:08:59 »
Oss!

Saudações Marciais NETO:

O nome técnico e correcto para rasteira é de-ashi-barai nomenclatura utilizada no Judo.

Em Shiai/Kumite no Karate Desportivo e no Jyu-Kumite (combate livre) a linguagem para a rasteira é ashi-barai.

Existem variadissímas técnicas de rasteiras desde o tai-otoshi, uchi-gari, ku-ushi-gari, o clássico e básico e-ashi-barai, etc.

Existem nomes diversos para a rasteira desde o forte low-kick que é uma expressão técnica utilizada muito no Full Contact, Kick-Boxing, Muay-Tai, Boxe Tailandês, Savate e outros desportos de Contacto. O low-kick é utilizado como um mawashi-Geri-Barai (pontapé semi-circular) ao joelho com a intenção de danificar o joelho e visa atingir o próprio Tendão de Aquiles, tendo como objectivo inutilizar e pôr fora de combate o oponente, adversário ou inimigo.

Neto: Tudo depende das regras se as há, ou se não as há.

Simplesmente na competição desportiva (arbitrada) Karate, não é permitido rasteiras ou low-kicks sobre o adversário, execepto se forem seguidas de encandeamento com outro tipo de técnicas, aí a rasteira é válida é pontuada e não é penalizada. Mas isto passa-se nas regras da FMK (Karate Tradicional).

Em outros sistemas caso do karate kyokunshinkai-kan uma das grandes especialidades são as rasteiras e os low-kicks pois as regras assim o permitem, casos do K-1, Ultimate Fathing, Vale Tudo, Kick-Boxing, Muay-Tai, etc, este tipo de técnicas é muito frequente.

Considero porém que os low-kicks e as rasteiras são técnicas muito eficazes para o arsenal de qualquer Budoca ou Karateca numa luta real.

Existem grandes especialistas no Varrimento (Rasteiras) lembro-me de um modelo meu que particularizo, Dominique Valera, Campeão do Mundo de Karate (1974) 8º Dan de Karate Shotokan, introdutor do Full Contact em França (Campeão de Full Contact), onde a sua grande especialidade era fazer uma combinação de técnicas de pernas, utilizando a mesma perna fazia Kakato-Geri (pontapé a esmagar ascendente á cabeça) seguido De-Ashi-Barai, projectanto o adversário no solo.

Pessoalmente utilizo o De-ashi-Barai como finta (kansei) imediatamente seguido com uma ou duas técnicas de tronco (encandeamento) exemplo: Kizami-Tsuki-Jodan/Gyaku-Tsuki ou Uraken-Jodan. Também se pode utilizar e dependendo da distância combinações de técnicas de pernas, mais frequentes e adaptadas ao movimento do de-ashi-barai, como o Yoko-Geri-Kekomi com a perna da frente em Pivot/kizami-kekomi, ura-mawashi-geri-jodan (cabeça) e ushiro-geri (pontapé para trás) coice de cavalo/ou de mula.

Com respeito á sua pergunta, Neto: Quando alguém aplica a rasteira ou o pontapé ao joelho ou á cocha, isso está contemplado nas regras de competição, seguido por todas as federações representadas na FMK.

Já frisei também que essas mesmas técnicas são válidas noutros estilos, e sistemas de combate, o que não abonam nem de perto nem de longe e não salvaguardam a integridade física dos seus praticantes. Mas o espectáculo tem que continuar em detrimento da integridade física do praticante, que tem que dar ou levar, pois o público vai ao espectáculo para ver sangue, para ver duas pessoas se degladiarem e não para ver Katas, muito poucos ou nenhuns perdem o seu tempo a ver Katas, (com as devidas excepções note-se).

A minha proposta é que os Karatecas devem treinar esse tipo de técnicas e só as utilizarem quando estritamente necessário, não deixando nem querendo ser ultrapassados por outros Artistas Marciais.

Ficando a aguardar os comentários e demais opiniões dos outros intervenientes deste Forúm, karateca.net, despeço-me com:

Um Abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
De-Ashi-barai
« Resposta #2 Online: Maro 10, 2005, 11:03:42 »
Oss!

Complementando as opiniões sobre os varrimentos, também chamados de Balayage em japonês de-ashi-barai, trago-vos uma história verdadeira que se passou com o Mestre Hirokazu Kanazawa Kancho.

Certa vez perguntou-se a este Mestre de Karate Shotokan, qual era a opinião dele sobre o Boxe? E a qualidade dos pugilistas? Ao que ele respondeu:

“Considero o Boxe um bom desporto. Numa altura da minha vida, fui desafiado por um pugilista, ao que eu naturalmente acedi. Dentro do Ringue de Boxe, olhei para o meu oponente e simplesmente lhe apliquei um De-Ashi-Barai, escusado será dizer que ele caiu todo junto no solo, e o combate terminou ali”.

Esta é uma história verídica que nos aconselha a reflectir-mos sobre ela, e tirar as nossas próprias elações.

Nos campeonatos abertos do Japão (todos os estilos) organizados pelo Kiokushinkai, é constante observarmos este tipo de varrimento seguido de Gyaku-Tsuki ou Kakato-Geri.

Um Abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

  • Visitante
De-Ashi-barai
« Resposta #3 Online: Maro 10, 2005, 11:47:31 »
Entendo Shogun, nas é importante para os leitores discriminar melhor as técnicas indicadas lembro de minhas poucas aulas de JUDO que o DE-ASHI-BARAI era aplicado com a sola do pé na face lateral do pé do oponente com a força feita no sentido perpendicular ao peso deste.

O que noto muitas vezes são forças aplicadas de modo diverso, como por exemplo aplicando a força na face lateral da perna ou mesmo no calcanhar, o que, no meu entendimento, caracteriza um outro golpe (não que não seja válido, só seria outro golpe).

Quem poderia trazer esclarecimentos sobre estes pontos?

Edit: para quem não conhece o golpe:

DE-ASHI-BARAI

KO-UCHI-GARI

ko-soto-gake

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
De-Ashi-barai
« Resposta #4 Online: Maro 10, 2005, 13:15:22 »
Qdo luto com quem não gosto hehehehe, uso muito o okuri de ashi barai, traduzindo e adaptando seria um pasa pé na perna de tras pegando inclusive a da frente que normalmente o adversario tem a tendencia de tirar do chão pra evitar a pancada.

Agora o que mais me irrita é cair de o-uchigari, pois vc cai de bunda no chão e é ridiculo.

Na minha epoca dixavam a gente dar mawashi no joelho do adversario, só o advertiam lá pelo 3o, invariavelmente o cara trocava de base pois machucava e ai sim começava a luta pra mim. E olha que eu era dos mais bonzinhos.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

marascas

  • Visitante
De-Ashi-barai
« Resposta #5 Online: Maro 10, 2005, 22:41:35 »
Usamos O-soto Gari quando aplicamos derrubada (Ukemi) de fora para dentro (semelhante as defesas básicas do Karate "Soto Uke e Uchi Uke). Nas viradas dos Katas podemos aplicar vários O-Soto Gari. A perna avança parte posterior da perna do adversário e então puchamos com semi-flexão do joelho. O Uchi Gari é parecido, porém quando nossa perna está entre as pernas do adversário, ou seja, "por dentro".

*Neto: No CD1 de Katas que você me comprou tem uma pasta com dezenas de técnicas de Judô. Se não me engano aparecem tais variações. Dá uma conferida.

O Ashi barai para curta distância nas regas WKF aplicamos normalmente com a sola do pé (TEISUKU) e + um guiaco Zuki ou outro golpe de curta distância. Se o adversário está longe, então temos que aplicar o Ashi Barai com a parte superior do pé (HAISOKU), as vezes chega até pegar com tornozelo junto! Mas varremos uma área maior para soltar um chute lateral como MAWASHI GERI ou URA MAWASHI GERI, etc. Mas os dois casos funcionam tanto para soco ou para chute, como eu disse, depende da distância. O segundo Ashi Barai que descrevi é excelente para aplicar nas duas pernas como o Gustavo referiu-se. E que queda bonita, o caboclo só percebe quando já está no chão!!!!

Depois de um tempo de treino a gente começa a perceber muitas oportunidades de derrubadas e varreduras nos katas, começando pelo Heian Shodan. Mas claro tem que sair um pouco da forma do Kata e interpretar o movimento...

Abraços!

Offline Shogun

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
De-Ashi-barai
« Resposta #6 Online: Maro 10, 2005, 22:50:21 »
Oss!

Com respeito ainda ao De-Ashi-Barai o Mestre Keinosuke Enoeda (já felecido) tinha uma técnica que era espectacular.

Fintava (kansei) com Kizami-Tsuki-Jodan simultâneamente fazia passar o braço pelo pescoço do adversário desiquelibrando-o e ao mesmo tempo fazia varrimento de-ashi-barai á perna de trás do oponente projectando-o e finalizava com Gyaku-Tsuki á cabeça ou ao corpo no solo.

Era simplesmente delicioso observá-lo nesta manobra.

Um abraço

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline Lien

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
    • http://
De-Ashi-barai
« Resposta #7 Online: Maio 04, 2005, 12:42:18 »
Neto,

 Este ko-uchi-gari  seria o mesmo que uchi-gari ( varrida interna fazendo o deslocamento para trás mantendo o pé q varre apoiado no chão) ou é diferente?  

Posso levar o oponente ao chão  mesmo sendo campeonato sem tatame?

Existe tbém o sassae- tsuri- komi- achi , não sei se é usado nos campeonatos ( Vc desloca a pessoa para frente girando um pouco e apoia a perna dele com a planta do pé)
quot;Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti, então por que brigar?Se o adversário é igual a ti compreenderá o que tu compreendes, então não haverá luta.

Neto110

  • Visitante
De-Ashi-barai
« Resposta #8 Online: Maio 04, 2005, 22:49:12 »
LIEN, eu não sei... sei muito pouco de JUDO e meus conhecimentos de nomenclatura nesta área então são muito mais pobres. Vamos torcer para alguém trazer seu entendimento para nós.