Autor Tópico: E quando o joelho dói?  (Lida 10235 vezes)

Neto110

  • Visitante
E quando o joelho dói?
« Online: Março 24, 2008, 12:32:52 »
Espero conseguir muitas idéias para pensar uma situação comum: ganhamos invernos nas costas, temos vontade de treinar, treinamos mas naõ conseguimos mas fazer o que fazíamos porque os joelhos doem.

Não a dorzinha que podemos fazer com elas o que o Pedro manda todos fazerem, mas que incomoda a ponto de pedir atenção e pausa na atividade, mesmo que momentânea.

Meu médico falou "arrume outro esporte" e eu mentalmente mandei ele se ***** e de modo educado (esta é para o Gustavo) como aprendi recitando o DOJO-KUN (Gustavo é brincadeira, eu só aprendi o DOJO-KUN depois que peguei a faixa preta, e isto porque eu estudei o assunto, realmente os professores que tive, japoneses incluídos nunca ocuparam meu tempo com ele), falei que naõ dava porque eu ensinava e além de ser uma das poucas práticas corporais que eu gostava, eu era professor dela.

Não digo a cara de ***** que o jovenzinho fez diante de minha afirmação: ele não sabia lidar com isto em seu modo de pensar cirúrgico (que prefiro chamar de mutilador: isto te faz mal? tira...) e eu estou, desde então fazendo o que acho certo: treinando o quanto as dores permitem.

O Katsumoto em deu uma dica um dia e já confirmei que é um caminho mesmo.

O que vocês fazem ou orientam os naõ tão jovens que gostam muito de treinar mas sentem dores articulares pela artrose que têm? (Sabemos que naõ gosta muito vai fazer outra coisa no outro minuto que sabem que karate dói.)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #1 Online: Março 24, 2008, 12:40:22 »
Aqui em Riberiao Preto tem um cara que o joelho dele só dói quando é chamado para TREINAR..mas mesmo assim ganhou Dan num estilo ULTRA VIOLENTO....quem adivinhar ganha um DOCE.....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

k_man

  • Visitante
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #2 Online: Março 24, 2008, 13:20:58 »
Quem ainda não teve problema no joelho que atire a primeira pedra! Todo mundo conhece pelo uma pessoa que já operou o joelho. Na verdade nosso joelho não foi feito para suportar todos os esforços que a gente impõe, não só no karatê mas em vários esportes. O que a gente pode fazer é ir administrando isso com cuidado, para evitar que se torne um problema crônico, ou pior, que nos impossibilite de treinar. Eu pessoalmente sigo o conselho de um amigo fisioterapeuta: mesa flexora de pernas, no mínimo 3 vezes por semana. Como eu não quero massa muscular, faço diariamente na academia, com um peso moderado e um pouco mais de repetição, somente com o intuito de fortalecer os músculos e ligamentos do joelho. Pra mim tem ajudado bastante.

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #3 Online: Março 24, 2008, 13:40:46 »
Augusto, você precisa conversar com seu fisioterapêuta mais detalhadamente. Esses caras tem mania de mandar parar a atividade por "via das dúvidas". Qual o problema do seu joelho ? Ele dói quando trabalha compressão ? Dói quando é exigido um giro ? Pode ser menisco, tendinite, qualquer um dos ligamentos, artrose, etc...

Dependendo do tipo de problema uma musculação ajuda muito, ou então o uso de uma joelheira. Talvez evitar certas bases ou trabalhar com elas mais altas diminuindo a carga na musculatura seja bom. Tenho os dois tronozelos e um joelho que me incomodama anos, fora três desvios na coluna. Tive que aprender a driblar todos eles para continuar treinando.

Uma conversa mais detalhada com seu médico e explicando qual tipo de esforço você faz para treinar pode lhe dar bons caminhos.

Oss.

Neto110

  • Visitante
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #4 Online: Março 24, 2008, 15:36:44 »
Saudações JOsé fernando PImental e demais.

Sou médico e consultei com um especialista em joelho que me falou o que leram. Nâo fui em nenhum fisioterapeuta. Já descobri que os exercícios de musculação de joelho pioram a dor e o desgaste articular. :(

Bem, eu treino, não paro, mas tenho consciência que artrose é crônico e que é questão de tempo até o movimento do joelho acabar de vez.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #5 Online: Março 24, 2008, 16:52:38 »
Pois é Augusto, já discutimos isso algumas vezes e já disse a todos que também tenho meu joelho completamente estourado.

Eu já me acostumei a "fazer o que dá" chega um determinado momento que quando dizemos que é o limite porque realmente é o limite, já passamos da faze de arrumar desculpas para não treinar.

Sei que alguns colegas de fórum consideram o joelho a "melhor" desculpa que alguns dão para não lutarem, mas eu acredito em você, no Gustavo que já teve, no Avi e outros que tiveram e já superaram o problema.

Eu não sei se superei, estou a um ano aproximadamente sem ter problemas sérios pois dores sempre tenho, e olha que segundo o médico eu não tenho mais ligamento.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #6 Online: Março 24, 2008, 17:56:51 »
Eu diria:

Se for osseo, ja era.

Se for ligamentar, as vezes da pra enganar por algum tempo.(meu caso)
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Antoine

  • Visitante
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #7 Online: Março 24, 2008, 18:39:01 »
Longe de mim estimular a automedicação, mas eu tinha dores nos joelhos depois de cada treino, e nos tornozelos de vez em quando. Aí o reflexo de não forçá-los, me fez forçar a base da coluna nos quadris, que começou a incomodar.

Pesquisando na Net descobri uma possível ajuda para o que eu julgava ser um desgaste nas articulações;

Sulfato de Glucosamina 1,5g
Sulfato Condroitina    1,2g

Encomendei em uma Farmácia de Manipulação. Ficou 70,00 há dois anos, 30 envelopinhos tipo de Sonrizal, para ser tomado um por dia, dissolvido em água. Como o gosto não era dos melhores, eu colocava um comprimido de vitamina C de 1g junto.

Existe o medicamento pronto, mas era o dobro do preço e preferi ir no mais barato, já que era uma experiência. Pode até ser que a ação tenha sido psicológica, mas desde essa época não sinto mais dores daquele tipo.

Espero ter ajudado. Oss.

Neto110

  • Visitante
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #8 Online: Março 24, 2008, 19:03:48 »
Antoine, esta formulação é o que existe de mais moderno hoje para artrose.

Gustavo, é osso mesmo, não é ligamento não.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #9 Online: Março 24, 2008, 21:20:35 »
Tomo Glucosamina e Condroitina a 3 anos. !500 mg por dia, em comprimidos.
realmente ajuda muito, principalmente problermas futuros e artroses.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #10 Online: Março 24, 2008, 22:57:05 »
Eu só posso falar de ligamento. Compoletei 4 meses de cirurgia semana passada, tenho feito a fisioterapia e to sentindo ele bem bom.
Daqui pra frente pra mim particularmente não existe mais karate sem musculação. Tenho meus objetivos no karate e vou alcança-los fazendo musculação umas 2 vezes por semana pra sempre. Pra mim isso é karate e o sensei nakayma com a cientificidade e racionalidade que ele imprimiu ao shotokan se fosse vivo hoje, eu não tenho dúvida,  com os conhecimentos atuais certamente acharia isso uma boa idéia.

O detalhe é que fazendo a fisioterapia a gente aprende algumas coisas, por exemplo a fazer musculação na mesa extensora em 2 etapas, só o começo do movimento e depois faz só o fim dele (o equipamento tem que ter a opção de limitar as extensoes maxima e minima), não fazer o miolo da extenção que ferra o joelho com o tempo.

Ja fiz musculação em dezenas de lugares e to pra ver esse tipo de orientação, esse é o detalhe da coisa.

O luiz pelo que eu entendi rompeu o ligamento e optou por não fazer a cirurgia e continuar a treinar em sua limitação, acho que as vezes tem que dar um passo pra tras pra dar dois pra frente.

oss

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #11 Online: Março 24, 2008, 23:22:03 »

Há uns 6 anos meus joelhos doiam tanto que não conseguia nem dormir a noite. Fui a vários especialistas e nada resolveu, até que descobri que o problema poderia estar relacionado ou agravado por uma deficiência do mineral Boro na alimentação. Após tomar um suplemento de Boro, o problema simplesmente sumiu.

O Boro tem sido um santo remédio (e super barato) para o pessoal que tem artrite, osteoartrite, osteosporose e problemas correlatos. Descobri isso conversando com um cientista especialista em nutrição da USP e depois pesquisando na internet. 

Problemas nas juntas podem ser muito agravados pela deficiência de Boro, algo que vem ocorrendo com muita frequencia em regiões tropicais, onde o Boro vem sendo eliminado do solo com o cultivo descuidado. Na realidade esse efeito do Boro foi descoberto por acaso por um agrônomo da Austrália (Rex E. Newnham) que tinha um problema sério de artrite e achava que o problema era de ordem nutricional.

Se vc come poucos vegetais (fonte principal de boro), está acima dos 40, está numa região onde a água contém pouco Boro (Ex. São Paulo ou região que chove muito), com muita certeza isso pode ser um problema. Da minha experiência pessoal, para 50 a 60% das pessoas que indico isso ele faz um efeito sensível, o que bate com alguns estudos existentes sobre o assunto. 

Um suplemento (seguro e barato) pode ser feito em farmácia de manipulação: cápsulas com 30mg (miligramas) de Tetraborato de Sodio (Borax).  Aqui onde moro um frasco com 60 cápsulas me custa R$ 12.

No inicio tomei 2 dessas capsulas por dia, por uns 2 meses, depois 1 por dia.  É bastante seguro nessa dosagem: a toxicidade desse produto é similar à do sal de cozinha (mas use o Borax de grau farmaceutico). O pior que pode te acontecer é ele não fazer efeito. Quando parei de tomar a dor voltou depois de uns 3 meses. Hoje tomo continuamente e nunca mais tive o problema. Demora pelo menos 1 mês de consumo diário (2 cápsulas ao dia) para começar a fazer efeito.

Há quem diga que fraturas chegam a solidificar na metade do tempo quando se toma Boro. Ele tem um papel ainda não muito compreendido no metabolismo do Calcio e Magnésio. O próprio Centrum, mais recentemente, incluiu Boro na sua formulação, mas ainda numa dose pequena.

Para saber mais, busque no Google: Boron Arthritis

Devo deixar claro que não sou médico, mas curiosamente ao conversar com médicos, vejo que poucos sabem disso, a não ser alguns médicos nutricionistas ou que trabalham com medicina ortomolecular.

Desculpem o texto extenso...

Gakusei



Gakusei - A. Azevedo-Filho

k_man

  • Visitante
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #12 Online: Março 24, 2008, 23:24:00 »
Avi, me explica esse detalhe da mesa extensora de não fazer o "miolo" do movimento, agora eu fiquei preocupado em estar fazendo o exercício errado, até hoje nenhum professor de academia me falou isso. Como é essa mesa extensora que limita o movimento no mínimo e máximo?

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #13 Online: Março 25, 2008, 00:00:42 »



Esse é o aparelho, começa com as pernas dobradas 90 graus ou mais e estica elas

faz ate aqui mais ou menos


Entao tem aparelho que voce começa, nao chega a esticar, dobra pouco, e depois muda o grau e faz só o finalzinho, ou seja, com a perna ja quase esticada estica ate o fim.

Cara, nao sou medico nem fisioterapeuta mas tem gente la q treinou assim e ferrou o joelho, musculação tem que ter muito cuidado, nao sei explicar pessoalmente muito menos pela internet, se voce tiver plano de saude marca um ortopedista pede pedidos de fisioterapia e faz umas sessoes num lugar bom pro cara te orientar

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: E quando o joelho dói?
« Resposta #14 Online: Março 25, 2008, 00:03:39 »
Olha como essa musculatura pode ser exercitada sem pesos e voce vai fazendo cada vez mais, começa a segurar em baixo pra dificultar, olha nessa pagina o agachamento

http://www.corpoperfeito.com.br/artigos/artigo.asp?a=67
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."