Autor Tópico: Ensino do karate-do para crianas.  (Lida 9021 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
O CREF tentou...
« Resposta #15 Online: Dezembro 20, 2005, 13:13:13 »
Caro Fran,

 O CREF até que tentou regulamentar o ensino das AM no Brasil.
Mas como sempre as coisas aqui não funcionam.
Apareceu alguémm que não era da area(Advogado,praticante de aikido) e conseguiu uma liminar que consente que qualquer otário poderá abrir seu Dojo.
 Como é mesmo no nome de nosso país????
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #16 Online: Dezembro 20, 2005, 13:32:59 »
Bom, da mesma forma que escolhi a escola de minha filha..primeiro conhecendo o visual, depois tentando conhecer a formação dos educadores e por último verificando os antecedentes e a regularidade educacional da escola...numa acadêmia acredito eu que podemos seguir a mesma sequência...uma acadêmia que esteja devidamente instalada num tempo razoável, uma acadêmia que seu responsável tenha boa formação e boas indicações...e esteja devidamente autorizada perante um órgão ou um superior....acho que nessas condições qualquer pai ou mãe poderá confiar que seu filho passe a fazer parte dessa instituição.
Agora...se um pai coloca o filho na acadêmia do Mestre Tigre da Amazônia, 25º Dan concedido pela Internacional Federação Vichi Maria Sai da Frente Vale Tudo menos Faca, formado pelo Mestre Secreto...professor este que quando ao chegar na acedêmia não encontrá-lo pode procurar no boteco da esquina que lá ele estará..e que, só por coincidência já foi preso ou indiciado algumas vezes....bom...esse pai não deve reclamar depois.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #17 Online: Dezembro 20, 2005, 15:12:34 »
Não basta apenas escolher uma academia e verificar suas instalações e/ou a competência do professor, se ele é formado em Ed. Física ou Pedagogia --embore eu ache que quem tem uma formação superior especifica esteja melhor preparado para trabalhar com crianças -- mas também a empatia que o aluno tem com o professor e vice-versa.
Naturalmente, que a criança tem que experimentar vários esportes até que tenha maturidade suficiente para decidir qual escolher e cabe aos pais facilitar sua escolha e não impor sua vontade. O importante é a criança não ficar parada e sedentária.
Mas o que gostaria de saber e como os professores do forum que trabalham com crianças estão fazendo em suas academias, acredito que muitos devem estar tendo a mesma dificuldade ?  

OSS,

Ary - Santos/SP

Neto110

  • Visitante
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #18 Online: Dezembro 20, 2005, 15:54:29 »
Obrigado pelas explicações fran, pensamos parecido em muitos aspectos. :)

Queria porém comentar sobre esta fala:

Citar

Quanto a autorização...não sou um burocrata mas estamos falando em artes marciais...acho sim necessário a academia estar devidamente registrada e autorizada por um órgão sério e competente(de novo) bem como estar diretamente ligado o prefessor ao seu professor e assim por diante...não podemos esquecer a tradição do Karatê.


e a fala do Katsumoto, no quesito autorização, para dar elementos para outros colegas entenderem o alcance que eu vi nas consequências de se usar este quesito.

O que o CREF tentou fazer não foi regulamentar a prática das artes marciais, mas, no entendimento dos profissionais que reuniram contra ele e conseguiram mover a Ação Direta de Inconstitucionalidade na lei que o originou, que acabou resultando também nos vários habeas corpus preventivos que impedem  o CREF de fiscalizar vários estados do Brasil  (minha cidade, tem um habeas corpus só para ela), ela tentou criar uma reserva de mercado e ganhar muito dinheiro em cursos para formar "professores leigos", como se a cultura envolvida no ensino do karate pudesse ser sistematizada como é sistematizado o conhecimento formal dos cursos de educação física.

Autorização não significa muito.

Vou usar meu exemplo: iniciei no karate com 14 anos, tive vários professores e, em 1989 peguei a faixa preta em Brasília. Desde antes disto dava aulas na minha academia, num horário especial. Quando cheguei na cidade que moro hoje abri academia e estou trabalhando até hoje. Meu professor inicial tinha parado de treinar, e não tinha contato com o meu último professor e os 4 mestres que me fizeram a prova eram cada um de um canto do Brasil (Pará, RJ e São Paulo). Quem iria me autorizar?

Sou médico, já dei aulas na faculdade de Educação física em minha cidade, numa faculdade que forma professores, e não reconheço uma organização coordenada por professores de educação física como tendo ascendente algum para dar palpites na administração do karate. Seria um retrocesso igual a como foi na época que o karate tava ligado ao CND no departamento de pugilismo.

O Brasil é um país jovem de vivência democrática, mas acrdito que quando usarmos convenientemente nossa força neste sentido poderemos inibir muita ciosa errada mas sempre haverão pessoas enganando pessoas porque nenhum sistema de controle é perfeito.

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #19 Online: Dezembro 20, 2005, 16:05:19 »
Neto 110,

Como é o trabalho realizado por vc ou seus professores no ensino para crianças ? Qual a faixa etária que vc trabalha ?

Oss,

Ary _ Santos/SP

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #20 Online: Dezembro 20, 2005, 16:15:15 »
Ola Augusto...
Primeiro...claro que precisa tomar cuidado sempre para que os "cartolas", ou sejam, os teoricos apenas passem a comandar o esporte, os maiores interessados são sempre os proprios esportistas, só que muitos dos professores estão tão envolvidos nas aulas, no aprimoramente, no dia a dia da academia que acabam deixando de lado a parte administrativa.
Fora o jogo de interesses.
Bom, como te disse..não sou um burocrata..cada caso é um caso...e se o professor têm um bom nível e meritos..é claro que o bom senso deve prevalecer sobre a burocracia...
Eu não sou um professor, gostro de deixar claro que sou um praticante e olha lá que um praticante meia boca...me esforço...mas o peso da idade, a idade do peso atrapalham....Por isso até adoro aprender com os experts daqui...e na medida do possível dar a minah modesta opinião.
Ahhh não vai mudar o teor da sua mensagem...mas vai que algum advogado ou legalista leia o seu texto...uma pequena correção...você ao mencionar "habeas corpus" deve ter cometido um pequeno engano, habeas corpus é o instituto constitucional que garante a liberdade do cidadão se locomover, que garante sua liberdade. No caso em tela você deve estar querendo dizer "mandado de segurança" que é a garantia do cidadão em ter um direito preservado...apenas contribuindo para seu texto, não o criticando....

Neto110

  • Visitante
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #21 Online: Dezembro 20, 2005, 16:15:20 »
Salve Ariovalto, atualmente, em meu horário tenho crianças de 6 anos (esta o pai me enganou), um de 7, ambor iniciantes e vários de 9 e 10 anos.

meu trabalho é tradicional, separo as crianças para aulas de kihon básico e eles vem treinar comigo quando dão conta de acompanhar o treino. estou organizando um horário para crianças com um outro instrutor que orientarei para fazer algo bem específico e nos moldes que foi apresentado aqui em termos de cultura de movimento ligada com o karate, mas vai ser uma proposta que acompanharei de perto os resultados

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #22 Online: Dezembro 20, 2005, 16:30:33 »
Ari,
Como disse eu não sou professor mas vou falar como funciona na academia onde treino...
Lá têm muita criança..muita mesmo...bom, lá todo aluno não importa se criança, adolescente ou adulto treina no mínimo durante 10 aulas em separado para que tome conhecimento do kihon básico, exercícios básicos, das normas e dos procedimentos na acadêmia...até ter condições de se juntar ao grupo.
Claro que as crianças tem um modo diferente de agir, principalmente no começo, por isso, geralmente chegam mais cedo e ficam a vontade para queimar o excesso de energia...ao iniciar o treinamento o tratamento é o mesmo no que tange a técnica e a disciplina...em algumas partes do treinamento sabemos que até não conseguem acompanhar os adultos e a cobrança é maneirada...mas de maneira alguma é permitido que atrapalhem, conversem, brinquem etc....até chegando a serem retiradas por um tempo...
Olha...sinceramente...dá certo viu....mesmo uns molequinhos que uns dois ou três meses atras eu achava que não iriam longe..precisa ver que bonitinhos estão agora, fazendo tudo direitinho...até porque vai chegando o exame e entre as crianças eles competem entre si...ai se esforçam pra caramba...depois dão de novo uma relaxada....mas até a gente é assim né

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #23 Online: Dezembro 20, 2005, 16:49:02 »
Neto 110,

Nesta faixa etária em que você está trabalhando, como faz para motivar e fazer com que continuem a treinar (qual estímulo), a evasão é muito grande ?

Ary - Santos/SP

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #24 Online: Dezembro 20, 2005, 16:55:20 »
Fran,

Pelo que entendi as crianças treinam junto com os adultos ? Isto dá certo ? Qual trabalho de motivação é dado para as crianças na sua academia ?
 
Oss,

Ary - Santos/SP

Neto110

  • Visitante
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #25 Online: Dezembro 20, 2005, 18:35:34 »
Tive aulas específicas em horário específico com crianças ( e estou voltando isto) e na época a vinculação foi boa por um ano e depois, o resultado foi igual ao que ocorre com os adultos: debandada geral com um sobrevivente apenas e os motivos que vi foram 2:

a) crianças que resolveram fazer outra coisa porque nunca quizeram fazer karate foi o pai e a mãe que quizeram que ele fizesse e como a vontade dos pais foi menor que a dos filhos ele foram procurar outra atividade para iniciar e abandonar (que é muito comum na geração atual, ou seria em todas?);

b) outras crianças, viram que o que estavam treinando não tinha nada a ver com o karate e isto as desanimou muito. Era fácil mas não nava a elas nenhuma aura mágica que entendiam conseguiriam mais fácil que os outros que estavam lá ralando no méodo tradicional.

Segundo minha reflexão, a vinculação depende da vinculação do professor com o aluno e só isto. Uns poucos querem karate, estes ninguém conseguirá desanimar muito, mas a grande massa, nem vou detalhar o que querem, vocês sabem.

No grupo atual estarei trabalhando com base nesta experiência. Quem quer vir ao meu horário é avisado desta situação mas recebe aulas separado até conseguir deslocar-se com alguma desenvoltura e aí vai ter como motivação o treino de combate... não uso nenhuma outra motivação que não aprender a lutar. Conto his´torias, incentivo, trabalho o psicológico mas de propaganda enganosa nunca poderão me acusar.

Sobre a fala do fran a respeito de Cartolas eu tenho que discordar em parte:

atleta que vai para a administração pode ficar a´te pior que os puro administradores, mas destaco que estou me defendendo: apesar de treinar sei que meu destino é a administração mesmo...vou ser um cartola :(

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #26 Online: Dezembro 21, 2005, 08:17:53 »
Ari.
Na acadêmia onde treino as crianças treinam juntamente com os adultos sim, como disse antes, após um pequeno período de adaptação.
E a cobrança e o incentivo também são os mesmos, claro que respeitando algumas limitações pelo fato de serem crianças, foroa isso..rala todo mundo.

Quanto a motivação...não existe nenhuma motivação especial para as crianças durante as aulas...criança é até muito mais esperta do que a gente pensa, acredito eu que a motivação delas está em serem respeitadas e perceberem que a aula está sendo ministrada com afinco e seriedade.

Porem, antes do início da aula, um tempinho após o término e nas festas que promovemos com regularidade...ai sim as crianças podem extravasar toda a sua energia e brincar a vontade

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
ensino karate-do p/ crianças
« Resposta #27 Online: Fevereiro 24, 2006, 22:32:43 »
oss
tenho como desafio transmitir um pouco do que aprendi com meu sensei para novas turmas  que chega a loucura de 04 anos de idade,as vezes ou seja  quase sempre fico atordoado com as estripulias que alguns dos pequenos guerreiros fazem,onde se chega ao cumulo dos pais pedirem para que eu imponha a disciplina e a educação  que os proprios não conseguem,costumo separar em grupos pequenos de ate 08 crianças por aula,mas é um desafio, diminuo o tempo de aula  para 30mim/40mim,onde faço aquec. com um o
pouco de ginastica natural e alongamentos,kihon o mais basico possivel e kata  total iniciação por muitas vezes é desmenbrado para  ter algum aproveitamento,no fim de cada ano dos que começaram 02 ou 03 continuam no ano seguinte,as vezes no semestre seguinte,se algum dos professores tiver algo mais tangivel para acrescentar fico muito grato,ultimamente são as palavras chulas, que os pequenos trazem de bagagem.
                                            oss
                                             Alberto/Santos
yama-Alberto S. Almeida

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #28 Online: Junho 23, 2006, 11:33:05 »
Oss
Volto nesse topico para indagar sobre o que fazer com crianças mimadas.

 Qdo um a criança insiste em cantar,assobiar,deita-se no dojo não segue regras simples de companherismo,é egocentrica,birrenta,se naõ pode encostar no colega em uma sombra chora,ou seja é uma criança,em compensação tem uma flexibilidade animal,não se aplica por que não quer,não quero desitir dele e não vou,já usei de todas táticas possíveis e imaginaveis,tenho que achar uma saída ,podem me dar alguma dica mais palpavel?

Qto as palavras chulas, cheguei num acordo com o aluno de 04 anos,ele não fala e eu não não pego no pé dele em relação a isto,deu certo não ocorreu mais o episódio.Também falei com a Mãe e com a Profª do Pré.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Neto110

  • Visitante
Ensino do karate-do para crianas.
« Resposta #29 Online: Junho 23, 2006, 12:17:15 »
Este problema aí é falta de limites e existem artigos que estudam as técniacsa de fazer isto. me mande seu email por PM que eu envio para você um artigo de psiquiatria infantil que revisa como lidar com crianças opositoras (o nome psiquiátrico desta situação quando persistente e além dos limites).

Destaco porém que crianças de 4 anos são opositoras mesmo e você é muito corajoso em aceitar crianças desta idade: eu recuso