"Karate começa e termina com cortesia"- essa é uma das frase mais lendarias do karate, assim como "Respeito acima de tudo" - Dojo Kun.
Esses principios estão acompanhando o karate desde os primordios, mas já algum tempo tenho percebido que esses conceitos estão sendo esquecidos, infelizmente.
As pessoas de hoje se interessam em apenas lutar desrespeitando seu parceiro de treino, seu adversário. Estão apenas interessadas em aprender a entra o golpe, p/ tirar o "ponto", e ganhar o premio.
Além de quererem "florir" seu kata p/ ganhar algum campeonato. E sendo assim, se esquecem do verdadeiro budo do karate, da cortesia, do respeito, do esforço p/ se aprimorar tanto no karate como na propria vida.
E não podemos esquecer, que o "comprimento" no começo e no final das aulas, OSS, DOJO KUN, estão praticamente sendo esquecidos. Creio que todas essas mudanças so irão piorar o karate, assim como o karateca.
Deixo aqui registrado o meu descontentamento com certas pessoas que estão acabando com a arte marcial da minha vida, que é o karate.
OSS!!!