Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Março 24, 2025, 10:21:16
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Eu Luto Sem Luvas.
 
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Autor
Tópico: Eu Luto Sem Luvas. (Lida 5529 vezes)
User30
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Online:
Janeiro 20, 2005, 01:10:35 »
Eu luto sem luvas só por dois motivos:
Pq é a principal proposta do Karate Do - MAOS VAZIAS !
Pq existem uma coisa em Karate que se chama Sundome, traduzindo para o Portugues, CONTROLE ! Entao, mesmo tendo o soco muito forte, Sr Gustavo, talvez se o seu Mestre tivesse te ensinado um Karate de qualidade, eu naum precisaria estar te explicando coisas tao básicas.
Agora ao Sr. Neto, eu nao quis ser ironico nao. Apenas disse a verdade. Se eu soubesse que ele usava luvas em seus treinos de karate, jamais teria perdido meu tempo argumentando com uma pessoa de tao baixa qualificacao. So isso !
Em tempo... acontecem muito mais acidentes em treinos com luva do que em treinos sem luva ! Quem treina corretamente sabe o que eu estou dizendo.
oss.
Mr Kenji Yano -
Registrado
User57
Visitante
Correto
«
Resposta #1 Online:
Janeiro 20, 2005, 01:42:27 »
Não quero ser repetitivo, mais Yano esta certo, karate=mão vazias, realmente o auto controle é algo q predomina no karate, se um karateca não tiver auto-controle sobre sua força, por mais forte q seja, ele naum é karateca. Temos q demonstrar auto-controle no karate e na vida, isso é o Karate-do. Treino com luvasé totalmente contra esse principio, realmente lastimavel, uma pena que existe pessoas que acham q treinar com luva é certo, que acrescenta alguma coisa no seu karate, realmente lastimavel.
OSS!!!
Registrado
Neto110
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #2 Online:
Janeiro 20, 2005, 06:32:51 »
Acho que ambos estão fazendo um julgamento com bases muito questionáveis.
Controle é algo que se avalia treinando com a pessoa e não usando o critério: usa luvas ao treinar ou lutar.
Eu entendi que ele usa luvas (como muitos outros) par apoder aplicar algum contato sem o risco de machucar não propositalmente os adversários. SUN DOME é parar o golpe a alguns milÃmetros do alvo, ou seja (vocês sabem, mas tem gente que não sabe, por isto vou postar): não há contato quando se golpeia com controle.
Não serei irônico, vou falar direto: seus critérios são muito ruins, melhorem as arguimentações ao invés de ficar fazendo julgamentos dos colegas. É muito pouco elegante vir a um fórum de discussão e ficar postando coisas como:"jamais teria perdido meu tempo argumentando com uma pessoa de tao baixa qualificacao", isto é agressivo demais para um karateka que teoricamente degeria ser cortez e demonstra mais falta de argumento que qualquer outra coisa.
Todos aqui gostam de discutir os temas que permeiam o karate e todos já aprendemos que não existe palavra de autoridade, ou seja, não é porque se cita um nome de professor (seja ele japones ou brasileiro), o tempo de treinamento, algum tÃtulo que garante reverências e deferências de todos: cada posição vai ter que ser defendida com elegância a habilidade ou vai revelar as contradições.
Acredito que é falta de experiência em fóruns que faz com que estejam comportando assim aqui, e espero que logo possam estar trocando impressões no campo das idéias mais desarmados para todos podermos aproveitar melhor nossa interação.
Não foi meu interesse agredir quem quer que seja, mas ajudar a melhorar o fórum.
Sobre postagens de apoio, há uma regra não escrita: uma idéia não é boa pela sua repetição ou quantidade de poaio que ela recebe, mas pela qualidade dos argumentos a favor dela que recebe.
OSS.
Registrado
User5
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #3 Online:
Janeiro 20, 2005, 07:23:53 »
Boas!
Tem modelos de luvas em que as mãos não fecham completamente e com isso os golpes não saem com a potência eficaz e também condiciona o aluno a lutar assim. Portanto prefiro a luta sem luvas ou com aquelas luvas que tem a palma da mão livre para fechá-la completamente e abrÃ-la na hora que for conveniente.
Não sou radicalmente contra o uso de luvas desde que não interfira na maneira de lutar.
Valeu!
Registrado
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Mensagens: 2.475
Votos: +5/-2
Pro Yano
«
Resposta #4 Online:
Janeiro 20, 2005, 07:48:17 »
Em nenhum momento eu disse que sigo as regras do shotokan tradicional. Não sigo, simplesmente porque não me interessa. O que treino é defesa pessoal, tem karate, JJ., defesa pessoal, judo, luta livre etc... Treino por defesa pessoal, diversão e para me exercitar, não é pra nada alem disso.
O fato do karate não ter contato fez o fim dele. Eu treino com contato, meu objetivo é defesa pessoal, aliás não só eu treino como outros, vc diria que pelo fato do Casius Clay ter lutado a vida toda de luvas significa que ele tem baixa qualificação? Me poupe.
Pele sua provocação acho que vc espera que eu lhe desafie, rs. Se é sua intenção espere sentado, entretanto caso vc treine mesmo com o Okuda, o que não acredito, no dia em que for lá terei o maximo de prazer de fazer um treininho com vc, com ou sem luvas.
Só mais uma pergunta, por que essa frescura de Mr. Antes do seu nome? Vc tem mestrado em algo?
Registrado
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ
Sakuraba
Full Member
Mensagens: 157
Votos: +0/-0
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #5 Online:
Janeiro 20, 2005, 08:08:53 »
Eu tb treinava sem luvas... até que tomei um soco com força total no rosto e percebi que é necessario aprender... ambos os treinos são importantes mas quem treina só sem contato acaba ficando travado e perdendo o jeito o pra soltar o braço ....
Registrado
marascas
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #6 Online:
Janeiro 20, 2005, 08:48:17 »
Eu quebrei um dente de um colega em exame de fx preta a alguns anos por estar sem luvas e ele sem protetor bucal.
No século passado em Okinawa não se treinava de protetores porque não existiam fábricas de confecções.
Isso não garante eficiência! Claro que em makiwara se bate sem luvas!
Se você sabe bater corretamente com o seiken, é melhor teinar de luvas com seus colegas. Pois em caso de MUBOBI, quando você usa o SUM DOME, mas seu adversário avança, ele próprio bate-se na sua mão.
Claro, as luvas de karate que vc pode agarrar, fechada apenas em cima.
Registrado
User45
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #7 Online:
Janeiro 20, 2005, 09:13:46 »
Caros Colegas.
Realmente esse papo de luvas e sem luvas determinar a capacidade de alguém é lastimavel. Vamos do principio, Todos treinamos Karate e alguns treinam também Karate-do, quem treina o Karate-do pouco importa se num torneio, confreternização ou campeonato vai lutar com ou sem luvas, shobu-ypon, shobu-sambom ou shobu, se é shiai ou dju, Karate é uma arte milenar e deve se seguir a sua tradição não se pode "Tirar", mas acrecentar sempre é nescessário para o aprimoramento da arte, sempre respeitando a tradição, como ja disse, temos que acabar com o preconceito à novas técnicas.
Abraços
Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
Registrado
Neto110
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #8 Online:
Janeiro 20, 2005, 11:42:12 »
Deni, gostei de seu comentário sobre o karate e o karate-do, gosto de destacar a diferença entre eles para os maus alunos mais graduados.
Sobre o MUBOBI que o Andf´re destacou, é muito verÃdico isto sim, embora André, os defensores do controle total (já conversei pessoalmente com alguns deles) advogam que você deveria adivinhar...
Registrado
Shogun
Full Member
Mensagens: 137
Votos: +0/-0
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #9 Online:
Janeiro 20, 2005, 12:07:15 »
Oss!
O verdadeiro Karate Tradicional Clássico nasceu e é praticado sem luvas.
Pessoalmente não tenho nada contra quem treine ou lute com luvas, pois eu também faço saco com luvas de saco, mas também por outro lado pratico Makiwara sem luvas como é l
ogico e óbvio.
Numa luta real de rua as luvas não estão lá e só prejudicam, por isso é que o Karate é denominado Mãos Nuas ou Mãos Vazias.
Um abraço e bons treinos
SHOGUN
:lol: :roll:
Oss!
Registrado
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€
Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
User30
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #10 Online:
Janeiro 20, 2005, 12:40:43 »
Pessoal,
É perfeitamente possivel treinar Karate agressivamente, com o maximo de forca, atacando tanto Jodan qto Chudan, sem se fazer o uso das luvas. Nao ha necessidade de acertar o seu parceiro de treino para saber se aquele golpe causaria um nocaute.
Mas veja bem, acidentes podem acontecer. Em caso de entradas em Deai, o risco aumenta muito. MESMO ASSIM, qdo o nivel dos karatecas é elevado, o contato nao ira ocorrer, ou caso ocorra, sera apenas superficial.
Eu ja fui vitima das Maos Vazias muitas vezes em treino. Quebrei dente, cortei o olho, a boca diversar vezes. Mas isso fez parte do meu caminho no Karate, e do meu aprimoramento. De maneira alguma abriria mao de tudo o que eu passei.
Tenho certeza que o que eu aprendi é defesa pessoal. Eu forjo minha mao diariamente no Makiwara para que, se um dia eu precise usa-la, seja um golpe so, e pronto !
Eu nunca disse que treinava com o Sensei Okuda, acho que vc confundiu.
Em tempo... Mr = Mister = Senhor !
Oss.
Mr Kenji Yano -
Registrado
marascas
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #11 Online:
Janeiro 20, 2005, 13:49:37 »
Respeito a opinião de quem quer treinar sem luvas. Tudo bem cada um na sua... Acho também que depende do tipo de treinamento. Apesar de eu ministrar aulas de Karate OlÃmpico esportivo, muitas vezes treinamos Bunkai como defesa pessoal sem as luvas, ou nos treinamentos de kumite combinados e/ou técnicas de luta. Mas usamos sempre as luvas nos kumites, pois como falei existe o MUBOBI.
E como é de graça usar luvas....não precisa pagar imposto! Uso sempre que luto, seja Shiai ou Jiu Kumitê.
Mas não tem sentido dizer que o ideograma KARA significa sem luvas.
No sentido material, "mãos vazias" significa sem armas, já que as Artes Marciais podem utilizar o Kobudô. No sentido filosófico KARA é vazio interior, do ZEN, onde se elimina as perturbações da mente...o resto todos já sabem...
Registrado
User45
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #12 Online:
Janeiro 20, 2005, 14:10:22 »
Caros Colegas
Sempre me questionei sobre o verdadeiro sentido da palavra Karate, no inicio, na epoca de Funakoshi, se usava duas grafias para a mesma palavra, uma era mãos vazias e outro era mãos chinezas, foi então padronizado naquela época "mãos vazias", mas a arte do karate é milenar . Como saber se o verdadeiro sentido foi prezervado??Como saber se o sentido de "mãos vazias", não é figurativo??Como saber se não é relativo ao espÃrito ou a mente "vazia"??Acho que dava outro tópico? Vou abrir para ver se aprendo mais alguma coisa com meus nobres colegas.
Abraços
Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
Registrado
User57
Visitante
Eu Luto Sem Luvas.
«
Resposta #13 Online:
Janeiro 20, 2005, 21:31:13 »
Sundome é um principio milenar do karate, ignorá-lo, seria ignorar o proprio karate.
Onde treino, tudo é sem luvas, já lutei varias vezes em máxima força, e colocando em porcentagem, 90% das vezes não me machuquei e quando ocorreu o contato foi muito superficial. Em outros casos, já lutei com luvas e protetor bucal, e já fui quase a nocaute, quando a pessoa é despreparada, quando coloca luvas inconcientemente ela pensa que pode soltar mais o golpe, e solta demais, causando acidentes.
Treino à um bom tempo, tenho um parceiro de treino tão maluco quanto eu e lutamos sempre em maxima força sem luvas, controlamos jodan (sundome) e chudan soltamos p/ valer.Nunca houve nem um acidente serio. Ja me machuquei muito mais com porradas de luva.
Quando o nivel é alto, não existe acidentes, todo bom karateca se controla, e não tem nada de ficar travado. É só fazer uma enquete e perguntar p/ as pessoas q duvidaram disso e eu tive q soltar a mão p/ valer. rs
"O fato do karate não ter contato fez o fim dele." Gustavo-RJ
Caro Gustavo, se vc acredita realmente nisso, pq vc pratica karate? pq vc está nesse forum? me explica que eu não entendi.
OSS!!!
Registrado
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Mensagens: 2.475
Votos: +5/-2
Essa é facil...
«
Resposta #14 Online:
Janeiro 20, 2005, 22:29:45 »
...continuo no karate porque treino de luvas. rs.
Cara o karate acabou, na decada de 70 as academias estavam lotadas e briguinhas como essa que vc quer não existiam. Hoje estão quase todas mal das pernas.
Treino karate porque o ambiente e bom as pessoas são legais e me é divertido. Não treino pra melhorar espiritualmente nem pra ser campeão, alias pq não tenho nem idade nem talento, muito menos tempo, existem outras prioridades na minha vida.
Estou no forum desde os tempos da UOL e aqui fiz amigos virtuais, nesses anos todos nunca houve comentarios escrotos como os que tem acontecido. Talvez o forum siga o mesmo caminho da karate, inclusive pq a maioria não quer contribuir pra que ele continue existindo.
Continuo afirmando que lutar de luva protege o lutador sem trazer maleficio nenhum.
Registrado
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Eu Luto Sem Luvas.