Autor Tópico: Exame para Shodan 2013  (Lida 2582 vezes)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Exame para Shodan 2013
« Online: Novembro 18, 2013, 10:28:19 »
Olá povo!

No proximo dia 15 vou prestar exame para Shodan.
Nesse Sábado participei de um treino dado pela Federação Capixaba, para explicar como vai ser o exame, tirar dúvidas em geral e etc.
Bem, os senseis responsaveis pelo exame fizeram uma modificação, que na minha opinião foi muito boa, e queria saber a opnião do pessoal daqui.

Nao haverá prova escrita!!

Em vez disso, eles pediram um trabalho com três topicos:

_Gichin Funakoshi.
_Yoshitaka Funakoshi.
_Masatoshi Nakayama.

Falando sobre a vida e contribuição dessas 03 lendas para a criação do Karate Shotokan.
Esse trabalho deve ser apresentado no dia do exame diante do avaliadores.


Eu gostei pq em vez de uma prova a base de decoreba, eles preferiram forçar os karatekas a estudarem a história do proprio estilo. E mesmo que o pessoal faça um ctrl C + ctrl V nda net, terão que ler para poder apresentar o trabalho.

Como eu gosto de parte histórica, pra mim foi um prato cheio!! (Ainda mais que sou péssimo com decoreba)  ;D ;D ;D

OSU!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #1 Online: Novembro 18, 2013, 10:48:35 »
Não gosto dessa ideia de "trabalho", mas diante do pouco estímulo que geralmente é dado ao estudo dos aspectos teóricos do karate-do por parte dos professores (Sensei), já é uma boa iniciativa.
Quanto ao exame, Boa Sorte! Pelo seu comprometimento em compreender o karate-do, já é merecida a sua graduação. Deixo como dica para o exame, treinar muito físico através do kihon, diminuindo gradativamente as pausas entre as séries.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #2 Online: Novembro 18, 2013, 11:12:52 »
   Eu achei estranho e explico o porquê.

   Dia 30 de novembro (isso que está me complicando a vida pra ir no encontro da Mushin) meu filho de 5 anos irá prestar exame para a faixa "ponta cinza" no Judô. Acreditem se quiser, foram inseridas as tais pontas no Judô.

   Para este piá, com esta idade, foi dada uma apostila, cujo conteúdo é cobrado na aula e em casa pelos pais. Um dos tópicos é sobre Kano. Obviamente que a apostila é uma bússola de conteúdo para os pais, já que o piá não sabe ler a este ponto em tal idade...
   Tal apostila ainda contém os golpes que serão avaliados, mobilizações, saudações, quedas e outros.

   Portanto, face ao exposto, penso que seria possível cobrar-se aspectos mais profundos, reflexológicos, da arte marcial, isto é, como que o faixa marrom "pensa" como karateca diante de questões que possam lhe ser impostas.
   Entretanto, me sinto meio que um chato escrevendo isso pelo efeito "pimenta nos olhos dos outros...".

   Boa sorte no exame, Tsuki.

[]´s
   Entretan


Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #3 Online: Novembro 18, 2013, 11:27:19 »
   Eu achei estranho e explico o porquê.

   Dia 30 de novembro (isso que está me complicando a vida pra ir no encontro da Mushin) meu filho de 5 anos irá prestar exame para a faixa "ponta cinza" no Judô. Acreditem se quiser, foram inseridas as tais pontas no Judô.

   Para este piá, com esta idade, foi dada uma apostila, cujo conteúdo é cobrado na aula e em casa pelos pais. Um dos tópicos é sobre Kano. Obviamente que a apostila é uma bússola de conteúdo para os pais, já que o piá não sabe ler a este ponto em tal idade...
   Tal apostila ainda contém os golpes que serão avaliados, mobilizações, saudações, quedas e outros.

   Portanto, face ao exposto, penso que seria possível cobrar-se aspectos mais profundos, reflexológicos, da arte marcial, isto é, como que o faixa marrom "pensa" como karateca diante de questões que possam lhe ser impostas.
   Entretanto, me sinto meio que um chato escrevendo isso pelo efeito "pimenta nos olhos dos outros...".

   Boa sorte no exame, Tsuki.

[]´s
   Entretan




Big, tem muito Nidan por aí que nem sabe quem diabos é Yoshitaka, quantos mais tratar de assuntos mais profundos sobre karate-do...   ;D ;D
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #4 Online: Novembro 18, 2013, 11:39:49 »
Mas sabe dar porrada, que estaria mais próximo do objetivo da arte segundo minha visão. Pra saber que foi o Gigo basta ser alfabetizado.
Claro, tem aqueles que não servem nem pra uma coisa, nem pra outra.


Sobre as pontas no Judô: que eu saiba, são usadas só pra gurizadinha. Acho válido, pois dentro da nossa cultura é o estímulo de progresso que eles precisam. Muitas vezes, é só um pedaço de esparadrapo, mas que pra eles tem muito significado.


Boa sorte no exame, 1 mês dá pra treinar muito pra aparar as arestas.

Abraços,
Rodrigo

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #5 Online: Novembro 18, 2013, 11:43:03 »
Eu acho a parte teórica importante, mas muito mais importante é a parte prática!
Se tivesse que escolher, preferiria um faixa preta "analfabeto" na teoria mas bom de prática, do que um "catedrático" de teoria mas "bunda-mole" na parte prática.
Somente minha opinião, longe de ser a verdade absoluta.

Boa sorte no exame Tsuki.
Karate Wado Ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #6 Online: Novembro 18, 2013, 11:59:51 »
   Vejam o seguinte: a comparação entre um e outro tipos de candidatos a receberem o cinto possa não vir a ser o caso, pois entendi que *** será acrescentado *** ao exame tal trabalho teórico.

   O perigo é nascer algum tipo de "média" disso. Um cara receber a faixa por ter ido bem na teoria e ter sido péssimo na prática.

   Se as etapas do exame forem eliminatórias, aí não se correria tal risco.

[]´s

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #7 Online: Novembro 18, 2013, 12:44:16 »
   Vejam o seguinte: a comparação entre um e outro tipos de candidatos a receberem o cinto possa não vir a ser o caso, pois entendi que *** será acrescentado *** ao exame tal trabalho teórico.

   O perigo é nascer algum tipo de "média" disso. Um cara receber a faixa por ter ido bem na teoria e ter sido péssimo na prática.

   Se as etapas do exame forem eliminatórias, aí não se correria tal risco.

[]´s


Eu nao tenho tal informação, mas pelas conversas que ocorreram, acho que a prova teorica de apresentação realmente tem como objetivo "estimular" a pesquisa por parte dos examinados, mas oq vai pegar na real mesmo é o exame pratico.
Acho que o sensei que teve essa iniciativa deve ter visto em suas andanças pelo ES, um conhecimento muito parco por parte dos Karatekas.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Thiago Mineiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Votos: +0/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #8 Online: Novembro 18, 2013, 14:04:14 »
Primeiramente, lhe desejo boa sorte em seu exame, que com certeza ira se dar bem  ;D

Bom em questão ao trabalho, eu gostei e aprova a proposta, realmente ira fazer com que o avaliado de uma estudada, acho muuuuuito importante a parte teórica a fazer parte dos treinos.

Oss

Boa sorte novamente
Oss
Thiago P. Vasconcelos
- Educador Físico -
壱九 - 松涛館空手道
"Não comece nunca a parar, não pare nunca de começar"

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #9 Online: Novembro 19, 2013, 08:44:35 »
Valeu pela força povo!  ;D
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #10 Online: Novembro 19, 2013, 09:14:46 »
Boa sorte irmão...


Offline Chucrutis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 258
  • Votos: +0/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #11 Online: Novembro 21, 2013, 09:54:40 »
Tsuki,

primeiro boa sorte no exame e já sabe, controle -se não de demonstrações do komal para esses faixas pretas pela saco.

A respeito da parte teórica, no kyokushin tem, acho meio tosco por ser um questionário e algumas perguntas sobre o estilo, etc.
Curto mais a maneira que é feito no Aikido, no qual você escreve sobre o assunto, livremente, acho que isso é mais interessante pq ai você vê o quando a pessoa entende do negocio, coloca suas palavras e emoções no que está escrevendo e não só fica no decoreba e cópia.
Jean C. Peyerl

"O tatame é meu chão, o kimono minha pele e a faixa minha alma"

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Exame para Shodan 2013
« Resposta #12 Online: Novembro 21, 2013, 14:51:09 »
Tsuki,

primeiro boa sorte no exame e já sabe, controle -se não de demonstrações do komal para esses faixas pretas pela saco.

A respeito da parte teórica, no kyokushin tem, acho meio tosco por ser um questionário e algumas perguntas sobre o estilo, etc.
Curto mais a maneira que é feito no Aikido, no qual você escreve sobre o assunto, livremente, acho que isso é mais interessante pq ai você vê o quando a pessoa entende do negocio, coloca suas palavras e emoções no que está escrevendo e não só fica no decoreba e cópia.

Pode deixar! Nao vou matar ninguém lá!!  ;D

Nao sabia que no Aikido é assim! Achei legal essa proposta!!

OSU!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."