Ps.:Prezado Guicomes, só gostaria de registrar que não acredito no fim das artes tradicionais. O MMA, como eu já disse na minha resposta, não é nenhuma novidade. Quantos aqui, com mais de 35 anos treinaram só KARATÊ a vida inteira? Vou falar por mim... aprendi BJJ em casa quando ainda nem era falado o BJJ na mÃdia. Lutei Savate, MT, Capoeira... Hoje me dedico exclusivamente ao karatê, mas será que não fui um praticante de MMA no passado? Vc acredita mesmo que Rickson, só treinava BJJ? Marcos Ruas?O que quero dizer é o seguinte, o MMA só existe porque existem as artes marciais. Se um dia as artes marciais deixarem de ser praticadas (que eu não acredito), teremos lutas como essa coisa horrenda que teve esse fim de semana entre Bob Sapp e um polonês chamado Marcius... Um bando de homem forte se esbofeteando sem nenhuma técnica.
Outra coisa que está sendo diferencial no crescimento do MMA, é o marketing amigo. Eu ainda acredito que deveriam acabar algumas coisas que acho irrelevantes para o karatê (para ser mais especÃfico). Liberar estampa de patrocÃnio em kimonos, buscar espaço na mÃdia, premiações em dinheiro nas competições nacionais e regionais, e outras ações que podem mudar o rumo dessa conversa.
O espÃrito da arte marcial está no praticante, não no evento.
Concordo 100% com seu post.Alias, seus comentarios so engrandecem o forum. Parabens. Oss!!