Autor Tópico: Existe karate no MMA?  (Lida 6685 vezes)

Offline Cabadapest

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
Re:Existe karate no MMA?
« Resposta #15 Online: Maio 14, 2012, 07:09:55 »
É só entender o que foi proposto para o tópico, não precisa concordar ou discordar com ninguém, é só:

RESPONDER AS 5 QUESTÕES!

Vamos exercitar nossa forma de diálogo, aprendendo a ler melhor o que foi colocado pelo o colega e expondo nossos pontos sem rebater a forma de pensar alheia.

OSS!!!!

"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Maio 14, 2012, 12:51:14 »
Vou dar minha contribuição ao tópico...

1- MMA não é arte marcial. Contém elementos de artes marciais, mas não é um estilo, nem novidade é. Daí não tem como exigir filosofia, ou qualquer coisa do tipo, pois MMA é um grande invento de negócio.

2- Acho que o MMA acrescentou muito para todas as artes marciais sim. Pois muitas das coisas que se treinavam em academias tradicionais, foram postas a prova e se mostraram eficientes. Pode não ser ainda uma situação real, mas sem dúvida é o mais perto que se chegou, e as artes marciais se mostraram bem nesse cenário. O MMA também trouxe para as artes marciais a visão que faltava para um aperfeiçoamento de suas técnicas já existentes.

3- Coragem vc tem que ter para sair de casa! Para subir num octógono, para ganhar 100, 200 ou até mesmo (alguns) 500 mil dólares só de bolsa, sem contar direitos de imagens patrocínios e outras coisas mais, só precisa estar treinado... me oferece uma graninha dessas e me dá 6 meses para treinar firme, eu encaro qualquer um lá... (ganhar é outros quinhentos...rsrsrs)

4- Ninguém pode afirmar que sim, nem que não... por que o que é um karateca ortodoxo? Podemos ter um karateca ortodoxo que dê muito dinamismo ao combate e se torne ídolo... depende mais do estilo do lutador que do estilo de karatê.

5- Apesar de achar que o karatê não precisar dessa alto afirmação, eu creio que ajudou muito.

Ps.:Prezado Guicomes, só gostaria de registrar que não acredito no fim das artes tradicionais. O MMA, como eu já disse na minha resposta, não é nenhuma novidade. Quantos aqui, com mais de 35 anos treinaram só KARATÊ a vida inteira? Vou falar por mim... aprendi BJJ em casa quando ainda nem era falado o BJJ na mídia. Lutei Savate, MT, Capoeira... Hoje me dedico exclusivamente ao karatê, mas será que não fui um praticante de MMA no passado? Vc acredita mesmo que Rickson, só treinava BJJ? Marcos Ruas?

O que quero dizer é o seguinte, o MMA só existe porque existem as artes marciais. Se um dia as artes marciais deixarem de ser praticadas (que eu não acredito), teremos lutas como essa coisa horrenda que teve esse fim de semana entre Bob Sapp e um polonês chamado Marcius... Um bando de homem forte se esbofeteando sem nenhuma técnica.

Segue o vídeo para exemplificar o que digo...

http://www.mma-core.com/videos/fights/Mariusz_Pudzianowski_vs_Bob_Sapp_KSW_19/10029476

Offline GEM

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #17 Online: Maio 14, 2012, 13:55:48 »
Putz, que surra o Bob Sapp levou! :o
Karate Wado Ryu

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #18 Online: Maio 14, 2012, 15:35:47 »
Ps.:Prezado Guicomes, só gostaria de registrar que não acredito no fim das artes tradicionais. O MMA, como eu já disse na minha resposta, não é nenhuma novidade. Quantos aqui, com mais de 35 anos treinaram só KARATÊ a vida inteira? Vou falar por mim... aprendi BJJ em casa quando ainda nem era falado o BJJ na mídia. Lutei Savate, MT, Capoeira... Hoje me dedico exclusivamente ao karatê, mas será que não fui um praticante de MMA no passado? Vc acredita mesmo que Rickson, só treinava BJJ? Marcos Ruas?

O que quero dizer é o seguinte, o MMA só existe porque existem as artes marciais. Se um dia as artes marciais deixarem de ser praticadas (que eu não acredito), teremos lutas como essa coisa horrenda que teve esse fim de semana entre Bob Sapp e um polonês chamado Marcius... Um bando de homem forte se esbofeteando sem nenhuma técnica.

Alexander,
Creio que o karate como conhecemos vai acabar. Kihom, kata, makiwara, karategi. Isso tudo vai acabar no museu, assim como a clava, espada, besta e arco, garrucha e canhão.
Vejam quantos esportes de prática tradicional apareceram e sumiram nos últimos 100 anos.
Esportes que hoje em dia só existem em clubes restritos como a esgrima tendem a desaparecer. Quem vai pro quintal de casa disputar com os amigos quem arremessa troncos mais longe? Pode crer que era um esporte tradicional a uns 1000 anos em qualquer lugar da Europa, que assim como o karate, serviam para treinar soldados.
O MMA está crescendo a ponto de alguns anos se tornar o maior esporte do planeta. Ele reúne tudo o que as pessoas em geral gostam, não os mal-educados, mas o ser humano em si mesmo... Disputa, violência, glória, luxo, grana e qualquer um pode "entrar no time" por seu próprio mérito. Não que o karate não se adapte, aos poucos, mas o MMA é uma tendência natural para qualquer artista marcial.
O Baseball, basquete, e até o boxe estão muito menos populares e em decadência (sim até o boxe) por culpa do MMA.
Judokas olímpicos migram pro MMA em busca de melhores oportunidades. Se perguntar a uma criança de hoje se prefere MMA ou outra luta, acho que sei a resposta.
Campeonatos de arte marcial tradicional, nem a família vai ver.
O K1 quebrou por culpa do MMA.
Na Tailândia foram proibidos os eventos de MMA por eles ameaçarem a cultura do Muay Thai. Deixa o MMA entrar, em pouco tempo bem menos gente vai viajar até lá pra ficar em uma cabana ao lado de um rio imundo chutando um saco velho.

Lembre do cara que disse: "O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda."
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #19 Online: Maio 14, 2012, 16:23:17 »
Sei não Guicomes,

Acho que o espaço vai haver sim para aquele cara que quer se refinar em alguma área específica de combate, e para aquele cara que quer ter uma arte marcial como seu exercício.

Concordo que o MMA é uma bola de neve que tende a crescer, mas não podemos deixar de pensar se não é temporal isso... veja... o boxe teve queda de popularidade, porque ninguém tem mais saco para assistir irmãos "lango-lango" Klitsco. Agora, até pouco tempo atrás, o boxe era muito chamativo. O que falta então? Falta os grandes lutadores no boxe... a nobre arte está vivendo uma entressafra grande. Será o fim do Boxe? Acho difícil... não estou afirmando, estou pensando somente.

O mesmo acho que acontecerá com as demais modalidades de luta. O judoca que vai para o MMA, ou é o cara que não tem chance de ir para uma olimpíadas, ou é o cara que já terminou seu ciclo olímpico... e o mesmo deve acontecer com as demais.

Outra coisa que está sendo diferencial no crescimento do MMA, é o marketing amigo. Eu ainda acredito que deveriam acabar algumas coisas que acho irrelevantes para o karatê (para ser mais específico). Liberar estampa de patrocínio em kimonos, buscar espaço na mídia, premiações em dinheiro nas competições nacionais e regionais, e outras ações que podem mudar o rumo dessa conversa.

Curiosidade...rsrsrs Na Europa, em vários países, se realizam até hoje competições medievais como arremesso de machado em homenagem a Loki, corrida com tronco de árvores, e outras competições de horigem bárbaras?rsrsrsrs

Achei interessante fazer esse comentário, mas só para zoação...rsrsrsrs

Um abraço e fique com Deus!!!

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #20 Online: Maio 14, 2012, 16:59:12 »
   Eu pratico karatê, entre outros motivos, por causa do sundome: tenho uma certa expectativa de sair de cada treino praticamente inteiro.

Penso que, como eu, algumas outras pessoas apreciem esta característica.

Coisa de nerd, folgado. Gosto também do bate-papo e da amizade que é cultivada. Difícil um clima de um bom dojo de karatê ser encontrado em academias muito badaladas. Tem de tudo.

No MMA e em artes marciais de contato já não há como se ter esta expectativa.

Um dos motivos que penso que as artes marciais tradicionais não acabem é este.

[]´s
BigBoy

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #21 Online: Maio 14, 2012, 17:44:36 »
Outra coisa que está sendo diferencial no crescimento do MMA, é o marketing amigo. Eu ainda acredito que deveriam acabar algumas coisas que acho irrelevantes para o karatê (para ser mais específico). Liberar estampa de patrocínio em kimonos, buscar espaço na mídia, premiações em dinheiro nas competições nacionais e regionais, e outras ações que podem mudar o rumo dessa conversa.

A PLK está fazendo tudo isto e até agora tem sido um sucesso. É preciso aguardar mais algum tempo para ver se vingará de fato.
Karate Wado Ryu

Offline helenobosco

• Newbie
  • *
« Resposta #22 Online: Maio 14, 2012, 18:43:26 »
Acho que existe sim Karatê no MMA, a prova disso é o Lioto Machida... Em que pese eu manter minha opinião de que nós do Karatê Tradicional temos que manter uma postura de isenção perante essa nova modalidade, que está mais pra uma junção de artes marciais, do que propriamente para um novo tipo de arte marcial... ;D

Offline Brasiliano

• Newbie
  • *
« Resposta #23 Online: Maio 23, 2012, 20:54:32 »
Brasiliano, Boa afirmativa do Eros , todas as artes marciais tem sua excelência, a sua eficiência vai de encontro ao aprendizado, do aluno.
BRASIL

Offline Marcilio Mosco

• Jr. Member
  • **
« Resposta #24 Online: Maio 24, 2012, 00:56:02 »
Opa, deixa eu ver o que eu acho das perguntas. Vou tentar fazer alguns comentários também, mas nada ofensivo  ;)

1.   MMA ou Artes Marciais Mistas pode ser entendida realmente como arte marcial?

MMA é um esporte apenas. Como estilo de combate, podem estar se consolidando algumas "modas", que alguns podem tentar chamar de arte marciail MMA, mas acho que isso seria um equívoco, mesmo pela ideia de Mixed Martial Arts, não se tem uma arte marcial, mas várias, e o evento MMA em si é apenas uma competição, esporte.

2.   O fenômeno MMA veio a acrescentar para o karate e as artes marciais tradicionais?

Creio que muito pouco. As formas que o MMA poderia acrescentar alguma coisa (no caso do karatê, por exemplo) seria com popularidade, ou com técnica. Com popularidade, não acrescenta em nada, pois os marketeiros de eventos de MMA, principalmente nos EUA, descem o pau nas artes marciais tradicionais, inclusive no karate. Quanto ao quesito técnico, também não acresenta em nada. Achar que dois super atletas se degladiando dentro de um ring quadrado ou octagonal que seja, prova alguma coisa sobre eficiência de técnica disso ou daquilo é uma falácia lógica tremenda. Vou ilustrar isso com um exemplo. Poucas são as ;utas que acabam com apenas um soco certeiro desferido no começo da luta. Eu nunca vi nenhuma. Edntão, por induçao, através do argumento que estas lutas provam técnicas, poderíamos alegremente jogar fora o conceito de "ikken hisatsu" dos nossos treinos de karatê. Mas esperem um pouco, com certeza cada um de nós sabe de histórias de auto defesa que foram resolvidas com um único soco no nariz ou boca do estômago  :o ... MMA não é defesa pessoal, MMA não prova nada!

3.   Para um karateca, subir em um octógono é uma questão de coragem?

Acho que é mais uma questão de competência. Sempre vai haver um corajoso pra fazer algo difícil, basta ele provar que é bom e competente pra receber o salário de um atlet de MMA. Estou imaginando eventos como o UFC que pagam bem e dão um suporte bacana. Vale tudo de fundo de quintal é loucira, e não participar deles é qustão de inteligência  ;D

4.   Um KARATECA ortodoxo dá mídia para o MMA?

Acho que sim. Existem boas lutas de MMA. Pra dar audiência não é preciso ver todas, mas só aquelas dos lutadores que o agradam.

5.   O sucesso do atleta Lyoto Machida é uma prova válida da eficiência do karate?

É como eu falei, MMA não prova nada. Karatê é uma arte de defesa pessoal. MMA é um esporte de combate entre atletas altamente preparados. O que funciona num ser humanos normal, pode não funcionar num atleta de MMA. Isto com certeza deve ser levado em conta quando se quer provar alguma coisa. MMA não comprova nem reprova.

Bem, essas são minhas ideias. Concordam, discordam? Porque?

Oss!

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #25 Online: Maio 24, 2012, 13:43:22 »
Cabadapest,

claro que há Karate no MMA! Da mesma forma que há Karate da advocacia, na medicina, nas artes plásticas e em todas as atividades que um karate-ka o leve consigo.

Quando Funakoshi dizia que o Karate deve fazer parte de todas as coisas na nossa vida, era disso que estava falando. Eu sou Animador. Trabalho com desenho animado. Posso dizer que há Karate na animação.

Quanto às suas perguntas,...

1.   MMA ou Artes Marciais Mistas pode ser entendida realmente como arte marcial?

Como falei no parágrafo acima, pode, desde que o praticante leve a arte marcial com ele. Da mesma forma como Karate esportivo só é um JOGO. Um esporte. O espírito da arte marcial está no praticante, não no evento.

2.   O fenômeno MMA veio a acrescentar para o karate e as artes marciais tradicionais?

Acho que sim. Desde os possíveis incentivos financeiros que o esporte Karate possa ter devido ao sucesso de alguns karate-ka no MMA, até a possibilidade de testar em um ambiente mais permissivo, porém controlado, a eficácia de suas técnicas ou formas de treinamento. Intercâmbio é sempre bom!

3.   Para um karateca, subir em um octógono é uma questão de coragem?

Para QUALQUER UM, entrar lá é um ato de coragem!

4.   Um KARATECA ortodoxo dá mídia para o MMA?

Somente se ele for vencedor. Se ele se destacar, mostrar qualidades e postura. Isso pode ser um atrativo, sim.

5.   O sucesso do atleta Lyoto Machida é uma prova válida da eficiência do karate?

Não. É uma prova válida da eficiência do Lyoto. Nada mais.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #26 Online: Maio 24, 2012, 13:49:16 »
Marquinhos,

Concordo 100% com seu post.
Alias, seus comentarios so engrandecem o forum. Parabens. Oss!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Cabadapest

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #27 Online: Maio 24, 2012, 14:23:48 »
Marquinhos,
Animador?
Que massa!!!!!!Estudei desenho e animação, fiz alguns ensaios em desenho animado porém ficou só na curiosidade, depois vou querer uns toque hein?!!!!!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline julianoferreira

• Hero Member
« Resposta #28 Online: Maio 24, 2012, 14:29:22 »
O espírito da arte marcial está no praticante, não no evento.

Para mim isso deveria ser emoldurado e esfregado na cara de qualquer um que tenha opinião extremista. Do atleta que se acha superior ao tradicional, ao tradicional que acha que o atleta não é Karateca.

Parabéns pela colocação.
Tb concordo com as respostas referentes ao MMA.

Hai!

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #29 Online: Maio 24, 2012, 23:36:14 »
Concordo 100% com seu post.
Alias, seus comentarios so engrandecem o forum. Parabens. Oss!!

Obrigado! É bom saber que consigo contribuir de alguma forma.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi