Karateca.net - O nosso dojo virtual

Karate => Geral => Tópico iniciado por: brunoalex0 em Novembro 17, 2016, 11:11:58

Título: Faixa marrom pode dar aulas de karatê ?
Enviado por: brunoalex0 em Novembro 17, 2016, 11:11:58
Faixa marrom pode dar aulas de karatê ? para dar aulas tem que ter autorização de alguma federação ? quais os requisitos para dar aulas ?
Título: Re:Faixa marrom pode dar aulas de karatê ?
Enviado por: GEM em Novembro 17, 2016, 13:18:35
Esta pergunta já foi parcialmente respondida num outro tópico seu sobre exames de graduação.

Reproduzo abaixo parte da minha resposta lá:
"Entretanto, também em teoria, faixas pretas de 1o. e 2o. dan têm que ser supervisionados por um 3o. dan ou acima. Ou seja, somente faixas pretas 3o. dan ou mais tem autonomia plena para dar aulas e graduar alunos. Mas tudo isto depende da federação, associação, etc."

Ou seja, se faixas pretas tem as limitações acima, imagine um faixa marrom!

Na prática, qualquer um pode dar aula de karatê , o que muda é a qualidade da mesma.

Portanto, se quer karatê de qualidade procure um bom professor.

OSS
Título: Re:Faixa marrom pode dar aulas de karatê ?
Enviado por: Cabadapest em Novembro 17, 2016, 15:49:54

Ou seja, se faixas pretas tem as limitações acima, imagine um faixa marrom!

Na prática, qualquer um pode dar aula de karatê , o que muda é a qualidade da mesma.

Portanto, se quer karatê de qualidade procure um bom professor.

OSS

GEM, você sabe se a CBK regulamentou esta questão?

Há tempos que esse negócio de faixa deixou de ser referência para a maioria dos casos, lamentavelmente.

Quando comecei a treinar Karate meu Sensei era faixa-roxa, hoje ele é 6°Dan, advinha qual foi a melhor fase?

OSU!
Título: Re:Faixa marrom pode dar aulas de karatê ?
Enviado por: GEM em Novembro 17, 2016, 16:46:12
Cabadapest, não sei se a CBK regulamentou isto, mas aqui na FPrK é "lei".

Tinha um antigo Sensei meu, que dizia que Shodan não sabia nada, Nidan já sabia alguma coisa, mas só a partir de Sandan que já sabia o suficiente para dar aula.

Não concordo integralmente com isto, mas concordo com o conceito.

No meu caso sempre tive a sorte de ter Senseis muito graduados e muitos bons, mas conheço Shodans muito bons professores também.

OSS
Título: Re:Faixa marrom pode dar aulas de karatê ?
Enviado por: Platão em Novembro 18, 2016, 16:44:45
Provavelmente não possam lhe graduar, mas se ele for filiado à alguma academia você pode ir lá nas graduações e pegar a sua. Ou se não for o caso, você vai ficando bom, que quando ele pegar a preta ele te gradua.
Tô treinando com um faixa marrom e sigo essas dicas, rs.
OSS!
Título: Re:Faixa marrom pode dar aulas de karatê ?
Enviado por: PSekiMG em Novembro 18, 2016, 18:55:31
Osu,

Faixa marrom pode dar aula sim. Não precisa de autorização de federação, pois esta somente atua junto aos seus filiados. Contudo, é certo que tradicionalmente as aulas prestadas por um faixa-marrom, que em muitos Dojo não é considerada "faixa colorida", mas sim "sem cor (como preta)",  deve ser assistida por um instrutor, geralmente o Sensei. Há muita polêmica sobre isso, mas é questão de "mamata" de federação. Conheço instrutores que receberam aval do Dojo para ensinarem Karate ainda na faixa marrom. Inclusive, não é incomum numa tura de "brancas" um faixa-verde ou roxa liderarem na ausência do Sensei ou dos Senpai "marrons". Os requisitos são extremamente subjetivos para que um "marrom" possa ensinar, mas isto deve ser decidido pelo Sensei.

Existem faixas-pretas federados, 5º Dan pra cima, que não sabem o Heian Shodan. Bom, prefiro um "desfederado" que pelo menos saiba o que está fazendo, sem esse "mimimi" de pontas brancas na faixa - coisa de ego.

Osu.