Autor Tópico: Inicio 1989 Shodan 2013  (Lida 11501 vezes)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #30 Online: Janeiro 16, 2014, 16:45:22 »
Osu,

Mas todo Karateca que se preze na atualidade sabe que a faixa preta não significa nada, pois o objetivo agora é alcançar a FAIXA CORAL! Nem digo "coral zebrada" porque essa é lendária e só os caras do "Kata Shobu Ryu" conseguem tal raridade!

;D ;D ;D

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #31 Online: Janeiro 17, 2014, 14:32:33 »
Luciano, você comprou seu kimono pelo site da.hirota mesmo,?

Pelo que vi tem que preencher um formulário e enviar via... FAX!!!!

Foi isso mesmo que voce fez,? Se for to ferrado pra arranjar um fax...

Não, Felipe, manda um email em inglês por senhor Koichi. Seguem informações abaixo

KOICHI HIROTA
 
HIROTA.CO.,LTD
5-33-6 Kamata Ota-Ku Tokyo Japan 144-0052
Tel: +81-3-3730-5366 / Fax:+81-3-3730-5336
e-mail: tokyo@karategi-hirota.co.jp
web : www.karategi-hirota.co.jp
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #32 Online: Janeiro 17, 2014, 15:22:41 »
Ai sim.

Obrigado Luciano
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Kadosaki

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #33 Online: Janeiro 18, 2014, 10:58:34 »
Pessoal, quem quiser comprar kimonos , faixas, makiwara , Hirota ou Tokaido sugiro o site http://www.kuroobiya.com, falar com o Hamid, dono da loja, que mora no Japão e tem parceria diferenciada com esses fabricantes. O cara esclarece todas as dúvidas , tem prioridade dentro dos fabricantes e confere tudo antes do envio. Ele manda a invoice  por preço menor, o que você pedir,o que diminui e as vezes até elimina a tributação na chegada, ( dependendo do tamanho da encomenda, se enviada como gift). Manda fazer sob medida tbm, mas tem um plus de preço .

Quem quiser comprar kimonos ou artigos Shureido, mande um email para a Yoshie no site da Shureido de Okinawa. Ela faz a mesma coisa.

Abs

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #34 Online: Janeiro 20, 2014, 19:00:15 »
Osu pessoal!

Tsuki, meus parabéns por sua merecida graduação.

Estou curioso! Por favor, relate aqui no tópico como foi seu exame. Gostaria de saber mais detalhes do tipo: qual federação; banca examinadora; kihon, kata e kumite exigidos; local da realização do exame; como você se sentiu na realização das matérias; etc.

Pergunto tudo isso porque fico imaginando o pessoal Mūdansha lendo esse tópico e projetando o "dia deles". Acho que seria um bom guia para mostrar, em linhas gerais, como é um exame de graduação em sua federação.

Abraços!
OSU!
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #35 Online: Janeiro 21, 2014, 09:13:42 »
Osu pessoal!

Tsuki, meus parabéns por sua merecida graduação.

Estou curioso! Por favor, relate aqui no tópico como foi seu exame. Gostaria de saber mais detalhes do tipo: qual federação; banca examinadora; kihon, kata e kumite exigidos; local da realização do exame; como você se sentiu na realização das matérias; etc.

Pergunto tudo isso porque fico imaginando o pessoal Mūdansha lendo esse tópico e projetando o "dia deles". Acho que seria um bom guia para mostrar, em linhas gerais, como é um exame de graduação em sua federação.

Abraços!
OSU!

O Exame foi pela CBK, mas a banca era da Federação Espiritosantense. No inicio explicaram que o exame era pela Confederção Brasileira de Karate, mas como a banca da CBK nao tinha como vir no dia, permitiu que o exame fosse feito por uma banca da Federação Estadual.
A banca tinha se nao me engano 8 senseis, todos acima de 5ºdan. Como nao me envolvo muito com as atividades da federação, nao conhecia todos.

O Kihon foi mediano, nada muito complicado, escolhido pela CBK para o exame de Shodan em todo Brasil. O kihon visava bem os movimentos dos quadris, que era oq os avaliadores particularmente queriam ver dos avaliados.

Kata foram 03: Um superior a escolha do avaliado, com bunkai a escolha da banca. Um heian a escolha da banca, com bunkai a escolha da banca, e o Tekki shodan, com bunkai a escolha da banca.

Kihon ippon kumite e jiyu ippon kumite.

Não houve jiyu Kumite e shiai kumite por motivos explicado por sensei George da Butokukai:

Não houve jiyu kumite pq existe um conceito errado no meio do Karate Capixaba de que Jiyu kumite é pancadaria, e isso é errado! Exames no passado sempre saia avaliados muito machucados por conta disso, e enquanto os karatekas nao aprenderem o real conceito de jiyu kumite, ele está fora da avaliação.

E sobre shiai kumite, ele explicou que foi tirado da avaliação pq Karateka nenhum é obrigado a saber regras da WKF e nem precisa saber lutar de maneira competitiva.

O exame foi feito em um auditório e era fechado, somente avaliados e avaliadores poderiam ficar no local.

Eu fiquei muito nervoso na hora, mas depois foi ficando tranquilo, fui fazendo oq tinha treinado e saiu tudo bem!

OSU!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #36 Online: Janeiro 21, 2014, 09:51:32 »
A crítica que farei não é ao Tsuki, e sim aos senseis do Espírito Santo...

O que é mais fácil, tirar o jiu kumite ou reprovar o cara que perde a noção? Reprovar o cara que perde a noção é a atitude correta a ser tomada, porém, é a mais complicada. Afinal vai ter que dar uma segunda chance pro cara, vai ter que justificar depois porque reprovou, vai ficar aquele climão com o carinha e nessa geração "mimimi" pode perder o aluno para outra federação que vai dar a preta pra ele... então é mais fácil tirar o jiu kumite da avaliação porque avaliar dá muito trabalho...

O cambada!!!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #37 Online: Janeiro 21, 2014, 10:16:11 »
Eu nao discordo do sensei George Alexander. Especialmente aqui no ES o pessoal da CBK é esportivisado demais, nao sabem lutar sem regras! Ou eles ficam fugindo ou partem pra cima sem tecnica nenhuma, faltando puxar os cabelos e morder o adversario  ;D.
E aqui a CBK manda, existem um dojo da CBKT e uns dois da "New ITKF", mas o nivel deles (new ITKF) tbm nao é lá grandes coisas. Nao tem pra onde correr, infelizmente! JKA, SKIF, KWF passaram longe daqui...   :'(
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #38 Online: Janeiro 21, 2014, 11:26:34 »
Amigo Tsuki, não é isso que estou dizendo...

Ser JKA, WKF, Nissim Miojo, Sopa de Letrinha Adria que for... não importa... Ele e os demais reguladores do karate do Espírito Santo são diretamente culpados por isso, porque escolheram o caminho mais fácil... se um candidato a faixa preta não tem técnica ou coragem para lutar um jiu kumite, ele não é merecedor de conseguir a graduação! Porém, como eu disse, é muito mais fácil tirar o fundamento do exame do que reprovar um candidato a graduação que dá muito mais trabalho!!!

Mas mesmo assim, já te dei seus parabéns...rsrsrsrs

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #39 Online: Janeiro 21, 2014, 12:52:04 »
Interessante....

Só acho que não deveria haver shiai kumite em exame de faixa preta.
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #40 Online: Janeiro 21, 2014, 14:01:15 »
Prezado Felipe,

Discordo do amigo... o faixa preta tem que ser testado em todos os níveis de kumitê, ganhar perder não vem ao caso, mas mostrar que tem desenvoltura em todos os tipos de kumitê, pois o candidato a graduação, ao contrário do que disse o Sensei George (quero deixar claro que não estou avaliando o conhecimento do homem), tem obrigação sim de conhecer as regras de competição de sua federação sim! E tem que saber como lutar sem regras também! Se o cara não souber, reprova! Simples assim, mas como eu falei, avaliar dá trabalho!!!

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #41 Online: Janeiro 21, 2014, 14:05:07 »
Osu,

Responsabilidade é uma parte da avaliação para faixa preta que pertence tanto ao avaliador quanto ao avaliado. A responsabilidade do mestre ao admitir um pupilo num exame de faixa preta reside na certeza de que este cumprirá todos os requisitos, de uma forma ou de outra.

Honestidade é outra parte da avaliação para faixa preta que pertence tanto ao avaliador quanto ao avaliado. A honestidade do mestre ao aplicar um exame de faixa preta num pupilo reside na convicção de que este suportará todos os exercícios, de uma maneira ou de outra.

Assim, ser responsável é ser honesto.

Quando meu Sensei, após um dos treinos de final de semana, reuniu-se conosco (um grupo de faixas marrons) e comunicou sobre o exame para faixa preta e suas implicações, bateu aquele mal estar generalizado! Embora estivéssemos numa época de treinos pesados e de muitos estudos, ao aceitarmos todos juntos o desafio de sermos avaliados para usar a cor da faixa no nosso Sensei, todo conhecimento se tornou ínfimo, motivo pelo qual um mês teve de se desdobrar em anos, sendo cada minuto um dia para nós! Após o exame, febre, tontura, luxações, cortes, desidratação se tornaram boas memórias de uma avaliação responsável, que respeitou os nossos limites! Só que naquele dia compreendemos que não há limites! Fizemos mais execuções técnicas naquele momento do que em todo o mês de treino! Assim, observamos que precisávamos de mais honestidade para com nós mesmos, pois sempre podíamos aguentar mais, bastando que fôssemos mais responsáveis.

A força da minha defesa é a força do seu ataque (responsabilidade e honestidade).

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #42 Online: Janeiro 21, 2014, 14:08:40 »
Seguindo na mesma linha do Alexander, a crítica não é ao Tsuki, e sim à Banca/Federação: também não acho certo eliminar itens do exame porque os candidatos não sabem executar. O correto é reprovar mesmo até que façam corretamente. Entendo que dificuldade deveria ser crescente, desde a primeira faixa até culminar na preta, de forma a apenas aprovar os realmente preparados para tal graduação.

Apenas a título de exemplo, aqui no PR, os exames da Federação para faixa preta são para preta são bastante puxados e no dojo onde treino procuramos seguir a mesma linha, a fim de preparar os praticantes para o dia em que farão o exame na federação.
Ainda apenas como exemplo (sem querer dizer que é o mais $%&! de todo o universo), meu exame para Shodan foi assim:

1) Aptidão física. 10 minutos de técnicas de mão seguidos de 10 minutos de técnicas de pernas (chutes), sem intervalo.
2) Proficiência de golpes. Socos e chutes num aparador, segurado por outro candidato (normalmente 10 a 20 golpes alternados entre mão e pernas a critério da banca).
 3) Kihon. Sequência pré-definida pela Federação com técnicas de renzokuwaza (eram 12 sequências de dificuldade progressiva e crescente)
4) Kata. Um kata superior (na época era um shitei kata a escolha do candidato) com bunkai (minímo 3). Um kata de base a escolha da banca, com bunkai (mínimo 3). Um kata de outro estilo a escolha do candidato.
5) Kumite. Yakussoku kumite (caraterístico do Wado) até o 6º., jiu ippon kumite, jiu kumite e shiai kumite somente para atletas.
6) Defesa pessoal. Técnicas de defesa contra agressor desarmado, armado com bastão, faca e revólver.
7) Prova teórica. Escrita ou oral (no meu caso foi oral). Várias questões relativas a regras de competição foram feitas mesmo para quem não era atleta.

Oss
« Última modificação: Janeiro 21, 2014, 15:40:25 por GEM »
Karate Wado Ryu

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #43 Online: Janeiro 21, 2014, 14:34:33 »
Interessante....

Só acho que não deveria haver shiai kumite em exame de faixa preta.

Concordo com Felipe, entendo que o examinador foi feliz no seu entendimento que ao praticante de karate não é OBRIGATÓRIO aprender sobre competições. A mim já foi exigido, além do shiai, arbitrar uma luta durante um exame, isto sim é uma concepção esportivista.
Sobre retirar o Jiu Kumite, achei errado a intervenção. Seria uma ótima oportunidade de corrigir e ensinar aquilo que não estão fazendo correto, reprová-los não ajuda a resolver o problema, ignorar o conhecimento pior.

OSS!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Inicio 1989 Shodan 2013
« Resposta #44 Online: Janeiro 21, 2014, 16:43:04 »
Meu exame pra marrom muito infinitamente mais barra pesada!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."