Criei este tópico com o objetivo de explicar o porque da Itália ter ganho 5 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.
Em 2003 fiquei 1 mês na Itália de férias e fui convidado para participar dos treinamentos da seleção Italiana. Na sede da Fiamme Giala em Roma, vou ver se consigo postar as fotos, a estrutura dos caras é de primeiro mundo, com objetivos claros, cada atleta recebe salário de +- 4.000 Euros, sala de musculação, com preparador fÃsico, alimentação disponÃvel de boa qualidade (de graça), o Dojo com três kotos, grande e arejado, o Valdesi campeão de Kata me emprestou seu quarto, confortável, parecendo de Hotel 4 estrelas, eles ficam o ano todo treinando. Só não participei das reuniões após os treinos, onde eram formuladas e estudadas as estratégias a serem utilizadas nas próximas competições.
As diferenças de estrutura notadas em relação ao Brasil são gritantes, porem em relação ao conhecimento de Karate não tive nenhuma dificuldade, treinei de igual para igual com os Italianos, porem fisicamente eram muito mais preparados e depois de uma hora de treino intensivo eu cansava e eles continuavam por mais uma hora inteiros, alem de terem um grande volume de luta.
O Karate do Brasil não deixa nada a desejar em relação ao Europeu, a diferença é que eles levam muito, muito a serio a preparação dos atletas, comparada a que temos nos times de futebol aqui no Brasil.
Parabéns aos Italianos pela conquista, estavam merecendo a tempos !!!