Autor Tópico: Karate Budo...  (Lida 1048 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 560
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Karate Budo...
« Online: Março 04, 2008, 20:40:33 »
KARATE BUDO

CUMPRIMENTO A

· Colocar os pés juntos e as mãos ao lado ou à frente das coxas com os dedos juntos e dobrar a coluna no máximo 45 g olhando para os pés num tempo de 5 segundos e depois voltar a posição normal. A distância deve se manter entre 3 a 5 passos. E esperar a pessoa estender a mão. Somente iniciar o cumprimento se a pessoa olhar para seus olhos.

· Ao se iniciar uma luta ou qualquer treinamento que se faça com um companheiro deve se iniciar a comando ou individual.

· Se a luta for com alguém superior tecnicamente, dizer: ONEGAI- SHIMASU ( por-favor ) e ao terminar DOMO-ARIGATO (obrigado ). Se tiver vantagem durante a luta,dizer SUMIMASSEN (desculpe-me ).Karate somente OSS.

· Ao se conversar com alguém de nível superior tecnicamente não colocar as mãos no bolso, cintura, parede ou em seu corpo. Deve se ficar em pé com os braços soltos ou com as mãos cruzadas atrás ( como garçom ) ou cruzadas na frente.

· Oferecer-se imediatamente para carregar sua mala em caso de deslocamento.

· Andar ligeiramente atrás de seus passos e à direita o mais antigo e à esquerda o segundo e assim por diante, somente andar na frente para abrir uma porta ou para dirigi-lo a algum lugar.

· Não deixar pessoas que não pertençam ao grupo interferir entre um e outro durante um trajeto ou quando estiverem em grupo, parado ou em deslocamento.

· Não falar com o mais antigo sentado e se levantar quando ele passa por perto.

· Um mais antigo ao chegar a um Dojô deve parar na porta e os praticantes se virarem para trás e o dirigente ir cumprimentá-lo de perto, após fazerem o cumprimento formal do Dojô ( caso pertença a organização ).

· Ao se chegar atrasado a uma aula, deve-se cumprimentar o Dojô, se aquecer atrás do local de aula e ficar em senzai ajoelhado na frente à espera da permissão para a aula.Não sair do Dojô antes do professor, só com a sua permissão.


CUMPRIMENTO B

· Este tipo de cumprimento é ajoelhado e pode se ajoelhar com os dois joelhos juntos ou primeiro o direito depois o esquerdo e devem ficar separados e a mulher de joelhos juntos.


CUMPRIMENTO C

· Eram usados pelos antigos samurais na época feudal. O joelho esquerdo fica dobrado 90 e o direito no chão e a mão direita fechada vai ao solo.Antigamente a mão esquerda segurava a bainha do lado esquerdo.


“Um copo não se enche estando acima da jarra, uma pessoa ao se curvar aceita na pessoa que se curva conhecimento superior ao seu e respeita o que ela representa.”
Juichi Sagara

Fonte: http://bnas1.tripod.com/karate.htm#budo

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu