Autor Tópico: Armas de fogo e para que serve o karate  (Lida 12609 vezes)

Offline Masamune

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 49
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #15 Online: Setembro 25, 2012, 20:36:51 »
Pra mim, a questão é simples. Eu não ando armado por aí, mas ando com as mãos e pés no lugar. Se for preciso reagir, nuam situação em que eu julgue que, se não o fizer, vou morrer ou ficar seriamente machucado, eu prefiro tentar a sorte com o q eu tiver na hora, provavelmente apenas meu karate. É por isso q eu treino, não para brigar atoa.

Em virtude das retaliações q já falaram, acho muito mais válido correr ou apanhar calado se meu julgamento me disser q aquilo não vai me matar. Se for pra bater, é bom bater pra matar logo.

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #16 Online: Setembro 26, 2012, 08:05:49 »
Pois é Masamune, mas o que te dá discernimento para avaliar se vc vai morrer ou apenas apanhar?
O pessoal acha que é conto de fadas, que com um golpe vc vai matar, e não vai... uma coisa é vc treinar para buscar isso, outra coisa é vc de fato conseguir. Outra coisa, somos caras normais, treinamos pra saber bater? Sim, mas não somos nem de longe um Brock Lesnar, Junior Cigano, Jon Jones com uma força descomunal e que poderia, facilmente matar uma pessoa a socos. Precisaríamos dar MUITA porrada pra levar uma pessoa ao óbito.

Por isso que eu defendo que pra defesa pessoal a melhor arte marcial é a psicologia... se colocar o agressor onde vc quer, distraído da forma que vc quer, cara, me arrisco a dizer que até a arte marcial do Wanderlee pode funcionar (forcei a amizade nessa).

:):)

Beijo pra vcs!

PS: Dia 04 to morando no Rio, dessa vez na capital (cansei de comer grilo em Barra Mansa), então Gustavo, Luciano, Bodhi, se preparem que vou cagar vcs a pau! :P

Offline Chucrutis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 258
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #17 Online: Setembro 26, 2012, 09:42:32 »
Sensei Wagner Bull escreveu:

BALAS FURAM FAIXAS, MAS NÃO TRAZEM TRANQUILIDADE.

"O importante é fazer as técnicas
com tranquilidade e segurança interior"    Frequentemente muitas pessoas procuram o Instituto Takemussu querendo praticar Aikido, visando aprender a lutar e dominar as técnicas circulares e torções que não são encontradas em outras práticas.Quando a eles se pergunta porque querem aprender a lutar, respondem que querem, procurar tornar-se artistas marciais perfeitos e que sentem que o Aikido poderá complementar uma falhaque possuem na modalidade que praticam, como aprender a cair, aprender as torções, ou as técnicas circulares.

Eu normalmente decepciono estes indivíduos pois lhes digo que estiveram perdendo seu tempo, pois se eles realmente estivessem interessado em aprender a arte-marcial mais eficiente, deveriam no mínimo começar pelo tiro ao alvo, ou então aprender a dirigir aviões de combate, ou conduzir mísseis intercontinentais. Procedendo assim, realmente estariam aprendendo o que existe de mais sofisticado e mais moderno em termos de artes-marciais.

As técnicas de Aikido, quando encaradas como arte-marcial, são totalmente superadas e antiquadas, pois basearam-se em técnicas guerreiras do ano 1000, durante a época feudal no Japão. Não vivemos mais este tempo de espadas e armadura. A arte da guerra mudou muito e a tecnologia substitui a destreza física. E neste sentido falo também que o Judô, o karatê, o Kendô e tantas outras "artes-marciais" estão totalmente superadas como técnicas de guerras.

A palavra marcial implica em "militarismo". Os antigos samurais praticavam o "bujutsu",(arte-marcial), para defender seus clãs, seus senhores feudais e os interesses destes grupos. O interesse do bujutsu era perrmitir eficiência nos campos de batalha usando as armas de então, o katana, a lança, o arco, a faca, etc.

Com o final do feudalismo no Japão foi criada uma situação ideal para o nascimento do "budo". Usando as técnicas físicas o bujutsu, o budo aspirava ser uma senda rigorosa para o desenvolvimento espiritual e moral. Por esta razão o budo passou a ser praticado não somente pelos guerreiros, mas também pelas pessoas que nada tinham a ver com militarismo. As artes guerreiras passaram a ser praticadas para o desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual. Neste conceito é que foi criado o Aikido e todas as artes-marciais que possuam a sílaba "Do". Significam o treinamento de um caminho, uma filosofia. "Do" tem a mesma escrita que significa "tao", a perfeição, ou ..."Deus".

É claro que Aikido pode ser usando como defesa pessoal em determinadas situações, em uma briga de rua por exemplo. Porém, a experiência me ensinou que o mais eficiente dos faixas pretas se torna indefeso diante de um revolver em mão hábeis.

Infelizmente existe uma tendência destes "Caminhos Marciais" se tornarem esportes, pois eles perderam a origem para a qual foram criados. Os Caminhos Marciais vem se tornando esportes, transformando-se em jogos e pouco diferem do futebol, do box, ou da natação. É claro que possuem os benefícios da educação moral e física que os esportes propiciam, tais como: saber perder, saber ganhar, controlar a agressão, ensinar o espírito de equipe e desenvolver a "garra". Mas não podem ir fundo numa transformação interna do indivíduo como vão os Caminhos Marciais. Por esta razão o Aikido Tradicional reluta todo e qualquer tipo de competição. O homem Ocidental, principalmente, é educado para a competição assim basta receber um desafio para empenhar-se ao máximo atrás de uma "vitória". Os caminhos marciais se transformando em esporte, certamente terão um crescimento mais rápido, pois o espírito dos brasileiros e das nações do ocidente, está preparado para receber qualquer tipo de jogo ou disputa, porém esta popularidade certamente tem um preço alto, que é a perda da possibilidade de colocar o indivíduo em um nível espiritual mais elevado e mais profundo. A verdadeira competição é a competição da vida, que não é um jogo, mas sim uma luta de vida ou morte onde os mais hábeis viverão e os mais fracos sucumbirão. O objetivo do Aikido é tornar o homem forte e prepará-lo para lutar com técnicas harmoniosas, democráticas, políticas, de maneira a vencer sem destruir o inimigo, pelo contrário, tornando seu agressor e competidor em colaborador. Este é o significado do Aikido, um caminho para "juntar energias", tornando o conflito em algo construtivo para os participantes e consequentemente para a humanidade, o homem deve entrar em sintonia com a Natureza e trabalhando em conjunto com ela, juntos, produzirem bens mais úteis para si e para a sociedade.

Os esportes competitivos têm um valor importante no sistema educacional, recreativo e até mesmo como como mecanismo de relaxamento das tensões sociais provocadas pelas diferençs econômicas, culturais e sociais. Porém é importante lembrar que o "do"(Caminho) , nada tem a ver com arte marcial,ou esporte e é algo muito profundo. Na verdade , o Aikido e outros Caminhos Marciais têm por propósito realizar uma verdadeira reeducação de indivíduo, fazendo que ela viva mais de acordo com a essência que recebeu do universo, ou de Deus, que lhe determinou uma missão nesta terra. Se o homem não descobrir qual é esta missão e como realizá-la jamais será feliz, não importa quanto dinheiro possua, cultura ou posição social. A felicidade e a realização somente podem ser alcançadas quando o indivíduo se encontra dentro do plano para o qual foi criado. Aí sim, dentro deste plano, se tiver sucesso, será também rico , famoso e culto, porém dentro do peito terá um sentimento de alegria, de realização, estará de "de bem aom a vida", como se diz.

Aikido é uma arte marcial? Não, não é apesar de ser derivado de uma, o Aikijujitsu, Aikido é um Caminho Marcial, uma filosofia de vida, uma reeducação global do indivíduo. Infelizmente não são todas as pessoas que me procuram que estendem esta mensagem e , neste caso, continuam dando pontapés em tábuas, estragando suas mãos levando pancadas, danificando seus corpos e de seus companheiros de treino. Inteligentes foram os americanos que percebendo o que aqui relato, criaram o Full Contact, pelo menos colocaram luvas protetoras nos pés e nas mãos, transformando os esportes marciais em algo semelhante ao Box, praticando dentro de um ringue, com regras definidas.

É preciso ter-se claro o objetivo ao iniciar-se a prática de uma arte "marcial". Se o objetivo for a realização de uma transformação interior através da prática de uma terrível arte marcial antiga como o Aikijujitsu, então o Aikido pode ser a via.

Wagner Bull.
Jean C. Peyerl

"O tatame é meu chão, o kimono minha pele e a faixa minha alma"

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #18 Online: Setembro 26, 2012, 10:11:30 »
Olá karatecas!
Acho que o pessoal não entendeu ou eu não consegui me espressar direito (português não é meu forte).

O artigo fala em armas de fogo (legais) x mortalidade. Apesar de comparar Utah com Alagoas e isso parecer incorreto, a verdade é que o Brasil é o país com mais homicídios ao ano no mundo. Isso há décadas. O número de homicídios aqui é equivalente a de todas as guerras no mundo de hoje juntas!

Alguns podem dizer que é coisa do Rio e São Paulo, onde a criminalidade e a polícia matam muito. Não é bem por ai. O Brasil tem 67 cidades com índice de homicídios maior que o iraque! E só 25% das mortes por arma de fogo são culpa do tráfico...

Então, fiquei com as dúvidas:
- Em quase todo o mundo o karate esportivo já é uma realidade. Será que não existe um mito de matar com um só golpe e isso pode piorar as coisas no brasil, dando falsa impressao de segurança que não existe?
- Será que o karate esportivo não seria mais adequado aos novos tempos? Afinal, numa luta real, com chance de uso de armas-de-fogo, o correto não seria derrubar o adversário e rapidamente se evadir, exigindo boa técnica e condicionamento físico?

OSS!





Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #19 Online: Setembro 26, 2012, 10:25:50 »
Olá Chucrutis! Escrevi minha mensagem quase ao mesmo tempo da sua e não deu tempo de responder.
Então, eu até hoje não consegui entender isso de evolução através das artes-marciais (ou o que elas viraram). Pode ser coisa de ocidental, influências dos norte-americanos mas eu não consigo entender mesmo.
Se eu quiser me desenvolver espiritualmente eu acho melhor ir para uma igreja, num psicanalista, ler alguns livros, ser voluntário, praticar ioga, etc. Até Tai Chi Chuan é eficaz para a mente.
Mas o karate está entre arte-marcial/defesa pessoal X esporte+defesa pessoal. O tal DO entrou no nome mas serve como evolução do corpo e da mente com o passar dos anos, o entendimento dos katas, a superação de si. Isso eu entendo. Mas tem que ser defesa pessoal! E por isso tem que ser eficaz em derrubar o oponente.
O karate esportivo defende o condicionamento físico, a concentração, a competição e tudo mais mas não esquece a defesa-pessoal. Se esquecer isso, ai vira dança mesmo!

OSS!

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #20 Online: Setembro 26, 2012, 10:52:48 »
Olá Chucrutis! Escrevi minha mensagem quase ao mesmo tempo da sua e não deu tempo de responder.
Então, eu até hoje não consegui entender isso de evolução através das artes-marciais (ou o que elas viraram). Pode ser coisa de ocidental, influências dos norte-americanos mas eu não consigo entender mesmo.
Se eu quiser me desenvolver espiritualmente eu acho melhor ir para uma igreja, num psicanalista, ler alguns livros, ser voluntário, praticar ioga, etc. Até Tai Chi Chuan é eficaz para a mente.
Mas o karate está entre arte-marcial/defesa pessoal X esporte+defesa pessoal. O tal DO entrou no nome mas serve como evolução do corpo e da mente com o passar dos anos, o entendimento dos katas, a superação de si. Isso eu entendo. Mas tem que ser defesa pessoal! E por isso tem que ser eficaz em derrubar o oponente.
O karate esportivo defende o condicionamento físico, a concentração, a competição e tudo mais mas não esquece a defesa-pessoal. Se esquecer isso, ai vira dança mesmo!

OSS!

Pra entender o "DO" é bom conhecer antes um pouco da cultura Japonesa. Acho que facilita. Eu vejo todas as modalidades de BuDO como caminhos muito eficiente para o crescimento em todos os sentidos. Sou Cristão, (já fui do tipo fervoroso, hoje sou mais equilibrado) e posso dizer que o "DO" me abriu a visão para muitas coisas, "espirituais",assim como muitas outras coisas, como a biografia de Ghandi, textos de mestres HIndus e muitas situações da vida cotidiana. Quando falo "espiritual" nao estou falando do sobrenatural ou de religião, mas do interior do ser humano, da alma, do caráter, da visão de vida. Acho que poucas pessoas entendem isso! Eu pessoalmente acho muito espiritual sair na porrada com um amigo, sair molhado de suor, cheio de hematomas e ir para um bar tomar algo, rir e contar causos. ;D

OSU!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Chucrutis

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 258
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #21 Online: Setembro 26, 2012, 11:18:55 »
É bem isso ai Tsuki...

Não é espiritual de entidade ou algo assim...
é o que falamos no aikido de Masakatsu Agatsu Katsuhayabi < verdadeira vitória é sobre si mesmo.
Jean C. Peyerl

"O tatame é meu chão, o kimono minha pele e a faixa minha alma"

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #22 Online: Setembro 26, 2012, 11:22:45 »
A questão colocada é sobre karatê x armas de fogo, pouco importa se é no Brasil ou nos EUA. Qualquer pessoa com o mínimo de discernimento sabe que o karatê, assim como qualquer outra modalidade marcial ou de luta, não é páreo para uma arma de fogo (a não ser em condições muito específicas).
Só que se extrapolou esta a questão para a defesa pessoal de maneira genérica e é com isto que não concordo.

A questão relativa ao esporte é outra polêmica antiga, pois muitos acreditam que o esporte desvirtua o karatê (coisa com que não concordo, pelo menos, não totalmente).

Finalmente, com relação à questão das mortes por arma de fogo no Brasil, sim os números são altos, assim como são as mortes no trânsito (40.610 mortos em 2010, dados oficiais, mas os reais devem ser maiores), mesmo assim nunca se cogitou em proibir as pessoas de terem carros.
Karate Wado Ryu

Offline Masamune

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 49
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #23 Online: Setembro 26, 2012, 12:13:18 »
Então Juliano, em alguns casos pode ser complicado mesmo ter uma visão clara sobre o resultado da agressão, mas o karate pode te ajudar a evitar maiores danos, sem q para isso vc precise bater na outra pessoa. Evitar q ela te bata já basta, e acho q isso é muito menos propenso a resultar em vingança do q se vc partir pra agressão do nada.

Quanto a matar com um único golpe, entendo apenas como objetivo de treinamento mesmo. Mas nada impede q uma pessoa grogue por um soco no queixo ou chute no tórax seja morta por um golpe no pescoço, uma torção ou semelhante.

No mais, karate começa em cada atitude, inclusive pra evitar ficar numa situação em q possa vir a ser preciso usar de violência. Desde pedir desculpa mesmo q a culpa não seja sua a evitar certos locais e situações por completo.

PS: nunca tive de agredir ninguém e espero nunca precisar :)

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #24 Online: Setembro 26, 2012, 12:35:45 »
Caro Masamune,

Acho que está havendo uma pequena confusão em relação ao conceito de defesa pessoal. Como próprio nome já diz, trata-se de uma defesa (e não de uma agressão do nada) ao ataque de um ou mais indivíduos.  
A grande maioria das técnicas de DP (se não todas) é desenvolvida a partir de uma agressão (ou tentativa de) por parte do agressor.
As mesmas podem ir de simples imobilizações, até danos sérios ao agressor (ou em casos extremos a morte do mesmo).
Portanto, não se trata de agredir alguém do nada ou sem motivo e sim de se defender de quem lhe está agredindo, protegendo assim sua integridade física. Neste contexto, a fuga também seria uma forma de defesa pessoal (desde que a pessoa não tenha vergonha de fazê-lo  :D ;))

P.S: como já escrevi antes, infelizmente já tive a necessidade de me defender em mais de uma ocasião (uma delas um assalto onde o indivíduo portava um canivete). Felizmente para mim (não tanto para o agressor ;)), me sai ileso na situação.
Karate Wado Ryu

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #25 Online: Setembro 26, 2012, 12:57:02 »
É preciso sobretudo, e antes de tudo no Karate, treinar coragem!
Coragem, o meio-termo entre covardia (falta) e temeridade (excesso). O equilíbrio, ou também "caminho-do-meio".
Se precisar morrer ou matar, você vai ter que morrer ou matar!
Se uns vagabundos começarem a seguir sua mulher, ou querer estupra-lá, ou lhe dar tapa na cara, e não der para evitar, tu vai ter que exterminar os caras, se possível.
Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!

Offline Seido

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 62
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #26 Online: Setembro 26, 2012, 13:39:48 »
Pqp, Platão chega falando em meio-termo entre covardia e temeridade e acaba com socão na garganta.

Bem, sobre o tema realmente acho que a defesa pessoal do karate é bem restrita mesmo. Mas é melhor ter essa carta na manga que não ter.

Contra gente desarmada. No máximo 3 oponentes.
Não aconselho ninguém a tentar se defender contra marginal com faca se não for pra defender mulher, filhos,  etc... Errou a lâmina te abre.

E nem se fala dos benefícios de saúde que essa preparação para uma possível "porrada" pode trazer.
No pain no gain !

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #27 Online: Setembro 26, 2012, 13:51:00 »
Caro Masamune,

Acho que está havendo uma pequena confusão em relação ao conceito de defesa pessoal. Como próprio nome já diz, trata-se de uma defesa (e não de uma agressão do nada) ao ataque de um ou mais indivíduos.  
A grande maioria das técnicas de DP (se não todas) é desenvolvida a partir de uma agressão (ou tentativa de) por parte do agressor.
As mesmas podem ir de simples imobilizações, até danos sérios ao agressor (ou em casos extremos a morte do mesmo).
Portanto, não se trata de agredir alguém do nada ou sem motivo e sim de se defender de quem lhe está agredindo, protegendo assim sua integridade física. Neste contexto, a fuga também seria uma forma de defesa pessoal (desde que a pessoa não tenha vergonha de fazê-lo  :D ;))

P.S: como já escrevi antes, infelizmente já tive a necessidade de me defender em mais de uma ocasião (uma delas um assalto onde o indivíduo portava um canivete). Felizmente para mim (não tanto para o agressor ;)), me sai ileso na situação.


Eu já usei essa defesa pessoal muito usada pelos corredores dos 100 metros rasos!  ;D
Um cara tentou me assaltar, além de armado com uma faca, era muito maior que eu. Nao pensei duas vezes, parti em disparada e deixei o cara pra trás sem folego. O preparo fisico do karate me deu a resistencia necessaria para correr mais, durante mais tempo que o bandido!! kkkkk!!!

E já foram várias as vezes em que escapei de uma briga apenas conversando com o possivel agressor, em algumas vezes acabamos ficando colegas e enchemos a cara juntos na balada!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline patropi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Votos: +0/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #28 Online: Setembro 26, 2012, 13:51:59 »
Acho que está havendo uma pequena confusão em relação ao conceito de defesa pessoal. Como próprio nome já diz, trata-se de uma defesa (e não de uma agressão do nada) ao ataque de um ou mais indivíduos.  
Olá GEM!
Concordo com voce e ainda fico na dúvida sobre porque algumas pessoas fazem karate. Acho que todo maluco brigão hoje deve fazer bjj e muay thai. Ninguém vem pro karate para sair batendo nos outro por ai. mas se não servir pra se defender serve pra que?
É o que eu falei do Aikido. Essa de cosmos, amor ao agressor, essas coisas servem na teoria. Na prática se você ou sua família são atacados você vai pensar em cosmos?

Contra arma de fogo eu defendo o karateca se preparar a vida toda para ter condicionamento físico de bater e correr. Só fica pra finalizar se tiver certeza de que o marginal é bonzinho, não tem comparsas, nunca vai tocar numa arma de fogo.

OSS!

É preciso sobretudo, e antes de tudo no Karate, treinar coragem!
Coragem, o meio-termo entre covardia (falta) e temeridade (excesso). O equilíbrio, ou também "caminho-do-meio".
Se precisar morrer ou matar, você vai ter que morrer ou matar!
Se uns vagabundos começarem a seguir sua mulher, ou querer estupra-lá, ou lhe dar tapa na cara, e não der para evitar, tu vai ter que exterminar os caras, se possível.
Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!
Olá Platão!
Filosofou agora:
Citar
Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!
!  :D :D
Você tem que ler as postagens anteriores. Coragem não falta. O que tem que haver é bom-0senso. Como eu falei, aqui se mata mais que em qualquer lugar no mundo. Se você quiser ir pro fight nos USA, Japao ou Europa voce pode vencer. Aqui as chances de você levar um tiro são imensas. Acho que reagir aqui só em último último caso. Isso não é covardia, é coragem de abaixar a crista e preservar sua vida e de outros.
OSS!

Olá Seido!
Concordo completamente com você!
OSS!

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Armas de fogo e para que serve o karate
« Resposta #29 Online: Setembro 26, 2012, 14:46:38 »
Contra gente desarmada. No máximo 3 oponentes.
Caraca 3! :o Para enfrentar 1 só já não é moleza, que dirá 3. ::) :P

Olá GEM!
Concordo com você e ainda fico na dúvida sobre porque algumas pessoas fazem Karatê. Acho que todo maluco brigão hoje deve fazer bjj e muai thay. Ninguém vem pro Karatê para sair batendo nos outro por ai. mas se não servir pra se defender serve pra que?
 
Para mim é muito claro. Quem faz karatê, hoje em dia, não é brigão, mas não quer apanhar calado.

Se uns vagabundos começarem a seguir sua mulher, ou querer estupra-lá, ou lhe dar tapa na cara, e não der para evitar, tu vai ter que exterminar os caras, se possível.
Creio que o melhor é mandar logo socão na garganta!
E se prepare para as consequências. Não é tão simples matar alguém assim e achar que nada acontecerá. Ninguém seria tão ingênuo. :P
Karate Wado Ryu