Autor Tópico: karate ensinado para presidiários.  (Lida 8125 vezes)

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #15 Online: Janeiro 16, 2012, 16:17:55 »
Bodhi,

mudo um pouco seu questionamento, pq não o Karate?
No exemplo que você citou, dos pitboys, quantos eram pessoas marginalizadas pela sociedade e quantas eram pessoas de classe média, média alta e classe alta? Será que o favelado frequentava a academia de Jiu Jitsu na Barra da Tijuca?

Acho que dentro da sua opinião que eu aliás acho bastante válida, o problema não é o ensino de artes marciais e sim no COMO isso será feito. Mas aí estamos abrindo um outro tema, como ensinar Karate para pessoas com problemas de agressividade (que aliás, e posso atestar isso, nem sempre é o real problema deles, pode apostar). Eu acho que vc não ensina Karate para uma criança de 5 anos e um senhor de 60 anos da mesma forma, muda a linguagem, muda a abordagem, para a criança você utilizará algo muito mais lúdico que lhe desperte a curiosidade. Mas se todos nós entendemos que o Karate é sim um formador de carater, não chega a ser paradoxal falarmos que não serviria para essas pessoas?

Claro, se o sensei em questão chegar la e simplesmente ensinar a dar porrada, não vai adiantar. Mas um professor bem orientado, talvez já inserido no sistema prisional, talvez com formação em psicologia. Não vejo por que não, de novo, insisto que o problema não é ensinar o Karate e sim que não dá pra ensinar Karate pro presidiário da mesma forma que vc ensina uma criança, seria inocência pensar assim.

sato1,

fica até complicado argumentar com vc, já que vc não tem embasamento algum, ou pelo menos não demonstra ter. Não sei qual a tua formação, mas talvez te falte leitura sobre inserção de pessoas marginalizadas na sociedade, e não me refiro só ao Karate, poderia ser qualquer coisa (qualquer coisa mesmo). Acho também que te falta um pouco de conhecimento sobre como funciona uma "cadeia"... o ambiente é pesado sim, tenta ir num hospital público na hora do rush, verás que é muito mais "pesado" que boa parte das cadeias. Não acredite em tudo que os filmes mostram.

Briga de boteco? Vc ja participou de uma? Pelo amor... alguns anos atrás briga de boteco se resolvia na garrafada, facada, etc... hoje em dia é na bala mesmo... se ao invés de tiro o "marginal" der um bom Gyaku, até fico feliz, sinceramente.

Concordo em "dar uma enxada"... e acho que vc não precisa usar de sarcasmo, nenhum deles lá é santinho, inclusive se vc quiser seguir com sarcasmo e esse posicionamento imbecil, me avise, pois aí me abstenho de argumentar ou debater qualquer coisa com vc, pq vai te faltar inteligência para acompanhar. Mas voltando ao tema... "dar a enxada" é só uma parte do trabalho de "ressocialização", é apenas uma fatia do bolo, mas não para por aí.

Sobre filosofar não levar a resultados, concordo. Por isso pergunto, o que vc faz para tornar as coisas melhores? Não acha muito cômodo ter uma opinião superficial do assunto ao invés de sujar as mãos? Aí complica né... vai entender.

Juliano

Offline sato1

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 69
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #16 Online: Janeiro 16, 2012, 17:14:34 »
Juliano, Tente manter o controle emocional ao postar, a questão é argumentos não pessoal, você não convencer ninguém na "vontade".

Veja, embasamento tenho de sobra porque trabalho na vara de execuções penais em Rio Grande, conheço o assunto criminal mais a fundo que você. Baixa a tua bola, pois sempre haverá alguém que pode saber mais que você em algum assunto.

Briga de buteco se resolve com gyaku sim, canivete e garrafada, tiro nem sempre já vi de perto isso acompanhando uns Pms amigos meus. A coisa é feia, mas o karate pode te salvar a vida às vezes.

Bem, Karate não vai melhorar essas pessoas, poderá é ressaltar a agressividade deles. O ideal é fazer outro tipo de serviço manual, mas nada relacionado a lutas. Tem que pacificar esses caras com outro remédio. Yoga seria mais indicado que karate para você ter uma idéia.

Vejo que como defensor dos direitos humanos mostra um pouco de falta de realismo.
Isso não funciona, mas se pensa que pode mudar o Brasil e as suas estruturas, vai fundo, boa sorte. Eu procuro ser um cidadão de bem, milagres não faço.

Saiba que para mudar algo começa por Brasília e com muito, mas muito dinheiro para criar escolas decentes, fora isso é só criancice pensar em algo. Como diz o Katsumoto país privadão mesmo, salva-se quem puder.
 

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #17 Online: Janeiro 16, 2012, 19:28:27 »
Não vou nem perder meu tempo dizendo "tenho mais embasamento que vc" primeiro pq vc não me conhece, depois pq não tenho mais dez anos de idade.

Realmente, vou baixar minha bola, ficou claro, onde vc trabalha do que vc faz parte... aí como diz o célebre personagem da ficção: "o sistema parceiro, o sistema é $%&!"...

Afinal de contas, vai que vc resolve se beneficiar de quem supostamente é né? É bem comum em gente da tua laia...

Prefiro, MESMO, minha "falta de realismo".

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #18 Online: Janeiro 16, 2012, 19:42:50 »
Eu sou contra. Já maltratam demais o meu velho karate.

Primeiro escreveram com C, depois dizem que é um esporte (inclusive olímpico, blasfemam) e agora querem ensinar para presidiários. Pobre do Funakoshi que tinha outro publico alvo.

$%&!, pra presidiário ensinem capoeira, faz mais o perfil.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline sato1

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 69
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #19 Online: Janeiro 16, 2012, 20:24:24 »
Juliano. O que fica claro é que você é um zé tentando forçar a barra para impor sua visão sobre o assunto. Acontece que ninguém quer nem saber, olhe para o lados rapaz todo mundo tem uma opinião contrário ao karate na cadeia, você é voto vencido.

Como é mau educado puxa a discussão sempre para o nível pessoal, não tem argumentos é só mais um que pensa que vai mudar o mundo.
Ressalto que você deve ter alguma educação ao postar, sem entrar no plano pessoal senão o que vai acontecer é continuar perdendo credibilidade.

Concordo com o Gustavo karate não é para marginais, começou com a segurança de Okinawa agora vai ser servido para a massa carcerária de assassinos e estupradores, o que mais temos que aguentar ?
« Última modificação: Janeiro 16, 2012, 20:27:48 por sato1 »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #20 Online: Janeiro 16, 2012, 20:28:44 »
Olá!
Gustavo há muito tempo que não leio uma postagem tão curta e grossa.
PERFEITA a sua colocação, só faltou dizer que além de não ensinar Karate para bandidos tem quer tocar fogo neles. Afinal, o fogo purifica.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #21 Online: Janeiro 16, 2012, 20:37:44 »
não é melhor ensina-los a plantar, capinar uma terra, limpar uma fossa.... como disseram aí, a marcenaria tambem... ?!?!?!?!?!?!
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #22 Online: Janeiro 16, 2012, 20:39:17 »
Calma galera!
Vou arriscar e dar minha opinão. Espero não sair chamuscado! rs

Juliano,
Sou totalmente a favor da criação de uma política de inclusão social. Contudo, existem pessoas e pessoas. Mesmo num ambiente desses. E num ambiente assim, acredito não ser tão simples assim separar o joio do trigo. Portanto, aplicar qualquer tipo de atividade que envolva agressividade, é no mínimo irresponsável.
E da forma como as coisas estão hoje em dia, arrisco a dizer, que apenas uma ínfima porcentagem seria capaz de mudar.

Aí tem outro ponto: pessoa de má índole não muda. Seja pobre ou seja rico.

Vou contar uma pequena história que aconteceu comigo:
Eu trabalhava numa empresa de desenvolvimento de softwares que resolveu participar de um programa de inclusão social fornecendo treinamento na área de programação para estudantes humildes.
Os 3 melhores alunos ganhariam estágio remunerado com possibilidade de contratação.
Sabe o que aconteceu?
Desses,dois quando começaram a estagiar passaram a complementar sua renda com o dinheiro dos companheiros de trabalho! Isso mesmo. Passaram a nos roubar.
Filmamos tudo e chamamos a polícia.

Desculpe. Mas é revoltante.
Você pega um vagabundo desses que tem uma chance de ouro e ele faz isso.
Eu nunca tive uma oportunidade dessas. Tudo pra mim foi muito suado.
Porque tenho que ficar com pena de pessoas assim?
Tive tudo pra virar mais um. Cresci em bairro pobre ao lado de traficantes. Virava e mexia aparecia um morto na esquina. E não me tornei nada disso.

Portanto, só existe ajuda pra quem quer se ajudar. Pra quem não quer, desculpe, mas não existe inclusão social que baste.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #23 Online: Janeiro 16, 2012, 20:44:51 »
Não vou falar de educação com alguém que usa de sarcasmo.
Aliás, o sarcasmo nada mais é que a estratégia de quem não sabe do que está falando e resolve discutir sobre aquilo que não sabe. Como eu disse, vc deve ser um dos que se beneficia da situação como tantos e tantos outros.

Tampouco estou tentando mudar a opinião de alguém, tampouco considero isso aqui uma enquete para ser voto vencido. Dentro da minha concepção, estamos, ou melhor, estávamos trocando uma idéia.

Olhe para sua primeira postagem, se realmente achar que não foi sarcástico, tudo bem. Mas eu não te conheço, não sou teu amigo, tampouco quero ser, então reserve esse tipo de forma de discutir para, como eu disse, gente da tua laia. A menos que vc me dê uma, apenas uma argumentação teórica ou prática de algo que fez ou ao menos pensou isso que vc chama de opinião não me serve de nada.

Acho engraçado, todos estão discordando de mim, alguns até fizeram questionamentos bem pertinentes, e não perdi a paciência com nenhum deles. Será que sou eu o errado?

Sem mais.

E Felipe Andrade, ensiná-los essas coisas também é necessário, mas como eu disse, é apenas uma fatia do bolo. Mas não convém explicar a fundamentação por trás disso que estou falando... cada um vive na sociedade que merece, de fato.


Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #24 Online: Janeiro 16, 2012, 20:52:48 »
não acho fatia de bolo não, acho que é o bolo completo com cobertura e refrigerante pra ajudar a descer..... rs

Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #25 Online: Janeiro 16, 2012, 20:55:11 »
Olá biancuzzi,

bastante pertinente seu argumento. De fato não existe solução para 100% da comunidade carcerária. E isso não é privilégio do Brasil. Mas aí entramos em uma discussão um pouco mais detalhada. Não é o ensino do Karate ou não que fará a diferença. Mas pense comigo, com a ausência de projetos assim as chances de um presidiário voltar para o convívio da sociedade é bem diminuta, vamos falar de números: Li em algum lugar, realmente não lembro a fonte, que 2 a cada 3 pessoas que voltam para as ruas após cumprir pena voltam a cometer delitos. E se com iniciativas assim conseguíssemos reduzir de 2 para apenas 1 detento? Se falarmos em proporções maiores, não valeria a pena?

A questão não é ensinar Karate, e sim como esse Karate seria ensinado e para quem. Uma coisa é vc inserir o ladrão de galinha que rouba pra comer, outra coisa é vc dar armas pro estuprador sociopata cujo único lugar, na minha opinião, é o paredão de fuzilamento.

O problema é que estão generalizando, e eu acho que não é por aí. Se vc pegar o mesmo ladrão de galinha e jogar num cubículo de 3x3 metros com outras 30 pessoas vc vai transformá-lo no que? Culpa dele? claro que não.

É muito fácil dizer que é cidadão de bem, que paga seus impostos e no entanto tapar os olhos pras coisas. é cômodo criticar sentado na poltrona do papai vendo o jornal nacional e tomando sua cervejinha gelada.

Não sou, nem nunca fui, ativista dos direitos humanos, defendo a pena de morte, se vagabundo encostar a mão em mim na rua eu vou cobrir na porrada, só o que eu não concordo é em generalizar. Também não concordo em dizer que Karate incentiva ou atiça a agressividade, se o professor for ruim, com certeza. Mas pera lá, e toda aquela conversa de conter o espírito da agressão? Vale só pro playboy?

Sou a favor do Karate no presídio sim, com responsabilidade, com uma triagem de presos e com um ensino diferenciado. Hoje ainda comentei sobre isso com minha esposa, e ela falou a mesma coisa, "pq não damos uma enxada e ensinamos a trabalhar"... Vai bem além disso, mas para isso eu precisaria entrar em teorias (bem interessantes, por sinal), e aí vão falar que estou filosofando, e que isso não leva a nada. Mas se quiser conversar via MP, ficarei feliz em compartilhar o pouco que eu li, pois nesse tópico não postarei mais.

OSS!

Offline marcelo dias

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #26 Online: Janeiro 16, 2012, 21:12:38 »
Caro Juliano, eu acho que o trabalho que você fazia com crianças é o caminho certo. Crianças, mesmo as que são praticamente bandidos de pouca idade, ainda se tem esperança de melhora, e deve-se gastar todo o tempo e ferramentas possíveis para reverter seus atos.

Agora para presidiários, ensinar uma arte marcial já é demais. Pensando em inclusão social, cursos profissionalizantes seriam muito mais indicados.
Mesmo que eu concorde que é muito mais eficiente em uma briga ou atividade criminosa o uso de armas, o fato de algum dos envolvidos saber uma arte marcial será um agravante a mais. E pensando nos carcereiros, se já é difícil o trabalho deles na situação atual, imagine com um pavilhão de karatecas. Talvez o uso do karate pudesse ser feito para os presos que já estivessem no regime semi-aberto, neste caso os presidiários-karatecas já teriam passado por uma seleção prévia de quem teria este benefício de pena.

Eu penso parecido com o Biancuzzi. Ser pobre é somente um dos possíveis fatores que levam alguém para o crime. E não acho que é nem o principal. Já pensou se tivéssemos no Brasil a mesma quantide de miseráveis e bandidos? Teríamos milhões deles.

E também se o fator financeiro fosse primordial, quem fosse rico não seria bandido. Existe alguma coisa a mais que faz alguém ir para o crime. As vezes na mesma família, ambiente igual, algum irmão escolhe opções diferente dos demais e temos o caso de uma família inteira de bandidos e um não, ou vice-versa.

Oss


Offline sato1

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 69
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #27 Online: Janeiro 16, 2012, 21:18:09 »
Juliano, Você está nervosinho querendo impor sua idéia na internet. Karateca tem que ter bom senso também, e principalmente respeito.

É essa idéia você passa colega. E nunca te chamei de amigo, releia de novo se souber e mostre onde te chamei de amigo. Deixe de ser leviano.

Você é infantil, pois começou com "da sua laia". A primeira agressão foi sua, acorda.
Até esse ponto eu não fiz referência alguma a você.
Ficou revoltadinho pois conheço a situação bem, trabalho na área e te desmascarei. Levou um ferro de todos aqui, bem feito, ninguém abraçou tuas idéias exóticas.

Mas você passa uma impressão de exagero, tenta impor as idéias na marra. Espero que se acalme e mostre argumentos úteis pois até agora não acrescentou NADA.

Até agora as pessoas em geral percebem o erro que é usar karate em um projeto desses, não se deve acrescentar nada sobre o já dito pelos colegas de bom senso acima.


« Última modificação: Janeiro 16, 2012, 21:21:03 por sato1 »

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #28 Online: Janeiro 16, 2012, 21:35:47 »
Olá Marcelo e Biancuzzi,

estava procurando uma dissertação minha que tinha embasamento teórico de autores da área de antropologia e sociologia mas acho que estão no meu computador do trabalho, amanhã cedo procurarei e se possível disponibilizo na web. Essa dissertação aborda sim um projeto social envolvendo crianças, mas a problematização é de uma maneira mais ampla, e acredito que possa sim ser usado como abordagem para toda faixa e categoria de pessoa.

Além disso, procurei na net uma tese de mestrado que li uma vez, e por sorte acabei encontrando. Nessa tese o autor aborda temas como agressividade e violência, associando ao Karate e problematizando a coisa toda. Se interessar o assunto segue o link:

http://www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais/mestrado.pdf

No mais, se quiserem trocar uma idéia via MP, posso me prolongar mais e partir para uma discussão mais teórica citando alguns autores bem bacanas caso queiram ler e entender um pouco mais do tema.

OSS!

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:karate ensinado para presidiários.
« Resposta #29 Online: Janeiro 16, 2012, 22:42:52 »
Juliano,

Dei uma lida no texto que você postou.
Achei interessante a explicação da diferença entre agressividade e violência e os princípios do karate que podem fazer a diferença num indivíduo canalizando a energia pro lado positivo na educação.

Contudo, o que me chamou mais a atenção foi o autor dizer que o fator pessoal, socio cultural e etc são itens determinantes neste tipo de trabalho. O que é exatamente o que falei. E isso o autor fala para estudantes. Imagine no caso de presidiários.

Como eu disse: o trabalho social deve existir sim. Mas arte marcial? É muita irresponsabilidade!
Existem N outras atividades que pode resultar no mesmo efeito.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br