Autor Tópico: Karate, idade e estilos.  (Lida 11354 vezes)

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Karate, idade e estilos.
« Online: Março 29, 2008, 14:15:07 »
Olá...

Já que esse é meu primeiro post vou começar me apresentando. Meu nome é Felipe, tenho 22 anos, sou do Rio de Janeiro mas moro na Europa a 4 anos.

Quando eu tinha 12 anos comecei a treinar Karate na Kobukan pois eu morava no flamengo, mas infelizmente parei após apenas 3 meses por diversos motivos que eu prefiro nao comentar e desde então sempre tive muita vontade de começar novamente.

Sempre gostei muito de karate e agora eu finalmente tenho a oportunidade de voltar a aprende-lo. Na cidade em que eu moro só existe um lugar onde se ensina karate e é do estilo Goju-Ryu (Jundokan).  Se eu dirigir 40 minutos para uma cidade vizinha, lá se ensina Kyokushin, mas por conveniencia e proximidade Goju-Ryu seria melhor pra mim...

Os dois estilos são diferentes do Shotokan que o mestre Tanaka ensina na Kobukan.

Minha pergunta é: quais são as maiores diferenças entre o Goju-Ryu e Kyokushin? Meu objetivo com o Karate é a defesa pessoal (quero aprender a me defender em uma situação desagradavel e perigosa), e obter diciplina (apezar de malhar frequentemente sou bem preguiçoso e quero mudar isso. Acho que o karate ajudaria.).

Ouvi dizer que no treinamento de Goju-Ryu quase não se pratica o Kumite e isso é algo que me incomoda, apezar da conveniencia da proximidade da minha casa à academia. Não entendo como alguem pode aprender karate e defesa pessoal só praticando as tecnicas e katas e sem praticar o kumite.

Outra pergunta que provavelmente vai soar meio estupida é: tendo 22 anos, eu sou muito velho pra começar a praticar karate? Eu sei que nesse forum existem muitos que tem mais de 50 anos e praticam, porém a maioria começou muito antes dos 22... Não basta para mim saber karate, eu quero ser bom... E geralmente quem é bom começa bem mais cedo que 22 anos... Mas dedicação eu garanto que não vai faltar...

Desculpem-me pelo longo post!

Felipe.

PS: e antes que me perguntem, não eu não sou parente do bispo macedo! Graças a deus!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #1 Online: Março 29, 2008, 15:47:29 »
Olá Macedo!
Quem te disse que no Goju não tem Kumite?
Todo estilo de Karate tem Kumite.
O Kihon,Os Katas,O Kihon Kumite,O Gohon Kumite,O Jiu Ipon Kumite,O Uchi komi e,
até a sombra são Kumites.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #2 Online: Março 29, 2008, 17:09:00 »
Olá Pedro!

Muito obrigado pela resposta...

Na verdade não me disseram que o Goju não tem kumite, e sim que comparado com Shotokan ou Kyokushin o Goju tem bem menos enfase no kumite... Mas provavelmente sou eu que não estou sabendo interpretar.

Também li isso na wikipedia "The kata taught in Gōjū-ryū are rather traditional and in most organizations are emphasized more than actual kumite (or free sparring)."

Eu começarei a praticar o Goju segunda feira! Mal posso esperar!

Oss!
Felipe

k_man

  • Visitante
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #3 Online: Março 29, 2008, 17:20:39 »
Macedo, acho que esse não é o fórum certo pra fazer essa pergunta...pelo simples motivo que a grande maioria aqui pratica shotokan e não gosta nem um pouco de kyokushin, tenha certeza que todos vão recomendar goju...faça uma experiência e pesquise o termo kyokushin no fórum que vc vai entender.

Pelos seus objetivos, acho que o kyokushin seria o estilo mais indicado, ele é baseado totalmente na preparação para kumite, inclusive o kihon é baseado em situações reais de combate. Nós também praticamos kihon tradicional e kata, mas com uma frequência menor que em outros estilos. As aulas tem em média duas horas, e kumite existe em todas as aulas sem exceção. Se quer uma sugestão, dirija os 40 minutos até a academia que vc falou e assista uma aula. Às vezes por comodismo a gente se contenta com certas coisas e acaba se acostumando. Não quero dizer que o goju não seja bom, muito pelo contrário, é um estilo tradicional e muito respeitado, mas eu quero dizer que pelo que vc busca, talvez o kyokushin seja o mais indicado.

OSS
« Última modificação: Março 29, 2008, 17:27:18 por k_man »

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #4 Online: Março 29, 2008, 18:02:11 »
Muito obrigado pela dica K_man.

Vou fazer a busca no forum que você recomendou...

Como é bom estar em um forum de brasileiros hehehe... Aqui na europa o povo é bem diferente. Dificilmente eu ia ser recebido tão bem e com boas dicas em um forum aqui..

Oss!
Felipe

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.460
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #5 Online: Março 29, 2008, 19:05:14 »
Oss!

"Recebido tão bem"?

Deu sorte meu amigo, você teve sorte... KkK!

Eu preferiria treinar Shotokan sozinho mesmo ao ter que treinar estes outros dois estilos...

Bem vindo ao fórum Macedo!

Oss!
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #6 Online: Março 29, 2008, 19:15:52 »

Eu preferiria treinar Shotokan sozinho mesmo ao ter que treinar estes outros dois estilos...


Hehehe ótima ideia!

Você conhece alguma aula de shotokan pela internet ou correspondencia?
Quem sabe eu não uso minha namorada de cobaia pra testar minhas tecnicas?!  ;D

Mas brincadeiras a parte, eu acho importante treinar com outras pessoas não só pelo lado social mas também porque sozinho é muito dificil identificar os erros e corrigi-los.

Antoine

  • Visitante
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #7 Online: Março 29, 2008, 21:08:36 »
Colega, você é Brasileiro, que dá baile em qualquer povo do mundo.
Está na Europa, que é onde estão os Euros, que valem mais que dolares.
Viveu apenas vinte e dois anos de vida, ou seja tem no mímino 78 anos pela frente.

Rapaz, você tem tudo.

Para você ter uma idéia quando eu era da sua idade para aprender tocar Layla do Eric Clapton na guitarra, a gente tinha que fazer uns três meses de aula de instrumento, ou comptar um método ou partitura e treinar sozinho por uns seis meses até conseguir algo razoável.

Apenas para UMA canção.

Hoje na internet eu encontro tudo dela nuns três minutos.

Essa conversa de idade, passa a ser surrealista.

Vai lá e treina e muda, e treina e muda, e volta, e no fim...

Talves você diga, $%&! valeu a pena.

Oss

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #8 Online: Março 29, 2008, 21:53:18 »
Amigo k_man, não quero entrar em polêmica aqui. Já houve isso mais vezes do que deveria. Mas é por opiniões externadas da mesma maneira que tu fizeste agora que muita gente "fala mal" do kyokushin. Dizer que esse ou aquele estilo de karate é melhor que os demais para kumite significa não saber nada de karate ou ter uma opinião tendenciosa. Karate, seja qual for, é para lutar. Se não for assim não é karate. E todo estilo de karate treina kihon e kata baseado na preparação pra kumite. Não entendi o que quis dizer com kihon para combate real.

Mas concordo contigo, o Macedo deve perder os 40 min pra visitar a aula de Kyokushin e sei lá quantos minutos pra visitar a aula de Goju. Se não fizer isso ele corre o risco de perder anos treinando a coisa errada (para ele).

Macedo, bom e ruim é uma questão de parâmetro. Se teu objetivo fundamental for a defesa pessoal enquanto técnica então te sugiro entrar numa academia de MMA e complementar isso com cursos no uso de armas (de fogo ou facas). Te garanto que um canivete pode fazer muito mais estrago que um soco e nem é proibido andar com isso na rua (embora haja um equívoco generalizado sobre isso).

Abraço a todos,
Rodrigo
Abraços,
Rodrigo

Kaiko

  • Visitante
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #9 Online: Março 29, 2008, 22:20:13 »
Olá Macedo,

Treine aonde se sentir a vontade, não tenha medo de tirar suas dúvidas. Só não entre nessa ladainha de que "meu estilo prepara para um combate real", "o meu é mais $%&! que qualquer outro..." Tem nego que acha que estilo de karatê é religião, e sempre tenta converter alguém em dúvida para "seu estilo". Vá aos dojos, acompanhe o treinamento, observe a galera, decida por aquele em que você se sentir melhor e se adequar mais ao que você procura.

K_man,

Conheci o karatê através do kyokushin, quando tinha uns dez anos. Respeito o trabalho que é feito nesse estilo. Agora, você deve saber, por conhecer a história do estilo que você pratica, que de original o kyokushin não tem nada. Oyama treinou Shotokan e depois Goju-ryu. Absorveu técnicas de um e de outro e fundou seu estilo. Portanto, os kihons, katas e kumitês nada mais são do que a adaptação de outros estilos. O que quero dizer que karatê é tudo igual, e ponto. Quanto a preparar para combate real, me desculpe, mas o kumitê do kyokushin é tão real como qualquer um de Goju, Shotokan, Wado, Shorin... Não confunda regras de competição com a execução de uma técnica em uma situação extrema. Um mawashi de um estilo tradicional derruba tanto quanto um do kyokushin ou Seiwakai  ;)

OSS
« Última modificação: Março 30, 2008, 12:02:40 por Kaiko »

Offline Macedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 43
  • Votos: +0/-0
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #10 Online: Março 30, 2008, 08:29:36 »
Muito obrigado pelas respostas pessoal!

Segunda feira eu vou participar da aula de Goju e quarta de Kyokushin.

Quem se interessar pode checar esse topico na segunda e quarta e eu vou postar aqui minhas impressões sobre cada aula.

OSS!

Felipe

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #11 Online: Março 30, 2008, 13:09:17 »
Ja que vai mesmo ter que viajar para treinar Kyokushin, porque nao procura uma academia Shotokan numa cidade mais perto dai onde vc mora?
Ja que vc ja eta acostumado com o Shotokan, seria mais indicado.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

k_man

  • Visitante
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #12 Online: Março 30, 2008, 21:13:45 »
Rodfu e Kaiko

Não quero nem de longe criar polêmica ou discussão, acho que já teve isso demais nos últimos tempos. Mas vejam bem o que eu disse, o goju é um estilo muito respeitado. Eu apenas entendo o Macedo, porque eu tinha a mesma intenção quando comecei a praticar. Visitei várias academias de vários estilos e assisti muitos treinos mesmo e o que mais me chamou a atenção foi o kyokushin. Eu visitei academias onde só se treinava kata, eu perguntava se tinha kumite e o professor respondia que tinha de vez em quando. E isso eu não queria. Quando conheci o kyokushin vi que tinha kumite em todas as aulas, e era isso que eu queria. Já sei que tem gente que vai dizer que o kata é a essência do karatê, se vc não domina kata não domina kumite, etc, mas pessoalmente não concordo. Me sinto muito mais preparado treinando kumite em todas as aulas do que treinando kata todas as aulas e kumite apenas esporadicamente. Cada um deve escolher seu estilo de acordo com seus objetivos. Mas essa é só a minha opinião, sei que os mais antigos não vão concordar, tudo bem, mas acho que depois de assistir uma aula de kyokushin o Macedo vai entender o que eu estou dizendo.
« Última modificação: Março 30, 2008, 21:17:56 por k_man »

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #13 Online: Março 30, 2008, 22:34:54 »
ka man

mas ai vc tem que ver o seguinte, de repente um treino de kumite shotokan pode valer por um mes de kumite kyokushin ode a distancia da luta e a regra de soco no peito tornam um pouco menos eficiiente. Agora, se for pra ficar bom de briga, qualquer um que treinar um dos dois bastante vai resolver seu problema porq a maior parte das pessoas na rua nao treina.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

k_man

  • Visitante
Re: Karate, idade e estilos.
« Resposta #14 Online: Março 30, 2008, 23:22:26 »
Avi eu concordo com vc, com uma única exceção, quando mais a gente treina uma coisa mais a gente a domina. Se vc quer aprender a nadar, não adianta ficar em casa simulando os movimentos, tem que cair na água e aprender na prática. Assim eu penso em relação a kumite. Treinar kata pode ser bom pra uma série de coisas, como aprimoramento técnico, treinar kime, bases, deslocamento, mas lutar se aprende lutando na minha opinião. Existem os perfeccionistas que se ligam nos pequenos detalhes, como na posição correta dos pés em cada base, no angulo que cada um deve ficar, se a perna de trás no zenkutsu deve ficar totalmente esticada e por aí vai, eu por outro lado só me preocupo se a técnica vai funcionar, se a minha base está errada de acordo com as normas técnicas mas meu guiaku tsuki derrubou o adversário, é isso que tá valendo, não sei se consegui te passar meu ponto de vista.

OSS