Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Maro 26, 2025, 08:39:50
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
 
« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas: [
1
]
Autor
Tópico: Karate Moderno - NOVIDADES!!! (Lida 4621 vezes)
marascas
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Online:
Setembro 30, 2004, 21:43:16 »
Prezado Karateca,
Já está disponínel em nossa página a ENTREVISTA EXCLUSIVA com o Sensei Guy Medhi Sahri - Coordenador Técnico da Seleção Gaúcha de Karate e Coordenador Pedagógico da FGK.
O Francês nos conta sobre o Sucesso do Karate Europeu e como o Brasil pode ser uma grande potência muito em breve!
Veja a entrevista completa em:
KISHINTAI - Associação Centro Sul de Karate Oficial
www.kishintai.com.br
OSS!
André Sarturi Maraschin
Faixa Preta - Shotokan Karate Olímpico
FEDERAÇÃO GAÚCHA DE KARATE -FGK- CBK- WKF
Profissional em Educação Física
Clube Recreativo Dores
Sest Senat - Programa Social "Além do Esporte"
KISHINTAI - Associação Centro Sul de Karate Oficial
Web-Page:
www.kishintai.com.br
E-mai: andre@kishintai.com.br
Messenger MSN: marascas@terra.com.br
Fones: (55) 217-6129
Registrado
Neto110
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #1 Online:
Setembro 30, 2004, 22:19:28 »
Comentários às falas do francês:
Vou destacar alguns pontos e gostaria de ver outras opiniões, vão no site indicado e leiam a entrevista que está muito boa.
"Diferentemente do Brasil onde temos a Lei Pelé e a Lei Zico, que permitem muitas Confederações e isso acaba enfraquecendo a modalidade"
Particularmente não concordo com esta posição. Quando a CBK foi criada, o clima de golpe era claro: com a organização da primeira confederação o poder de regulamentação de dans e a representação do karate passou par ao grupo que se orgnaizou primeiro e nãoi necessariamente eram eles o representantes do karate, tanto que houveram as divisões. A lehgislação brasileira é uma das mais avançadas do mundo em vários pontos e neste também. A legislação francesa permite a hegemonia de um grupo sobre os outros a americana e a nossa permite a diversidade e o que que há de ruim na diversidade?
"A Confederação repassaria esses investimentos para as Federações, Associações/Clube"
auauhauhauhauhauhauhhauuhauhauhauhauhauh
só rindo mesmo, ele não conhece mesmo o Brasil.
"e Atletas de Alto-rendimentos"
Aqui vem um problema sério que mostra uma concepção diferente do propósito do esporte: ele fala em esporte de rendimento, esporte para poucos. Muito dinheiro para bancar o desenvolvimento máximo para uma minoria e no que entendo do direito ao esporte o mesmo dinheiro facilitaria o acesso do esporte para as grandes massas. Esporte de base x esporte de ponta. O primerio é democrático o segundo é caríssimo e aristocrático havendo vários questionamentos éticos a respeito da pertinência de adortaar esta mentalidade num país como o nosso. (E infelizmente é feito isto em muitos esportes.)
O restante desta resposta é interessante, mas fere o ego dos "deuses" que se julgam os todos poderosos das confederações. Leiam lá para ver o que estou dizendo.
"para você melhorar, é preciso que todos melhorem"
Esta frase mostra a qualidade da resposta do francês, o restante dela tem o mesmo nível deste pedacinho, menos as opiniões dele a respeito da integração das conferderações para atender o COI. Deveríamos informar a ele o que significou para alguns esportes ficar atendendo o COI, que é mestre só em marketing e mídia... uma mídia que usa os esportes como chiclete, jogando fora sem compaixão quando acha que "perdeu o doce".
a outra pergunta foi sobre kata, e tem idéias boas, mas ocmo sou implicado com as olimpíadas (admito, é briga pessoal já :roll: )
Ao ler isto:
O kata esportivo deve seguir a estética e a beleza de acordo com o Olimpismo
meu estômago revirou.
Seguem outras boas perguntas e respostas (parabéns pela entrevista Marascas!)
Uma avaliação crítica porém de uma resposta do início (leiam lá que não vou colar aqui não: a frnça se tornou uma potência porque foi o país sede do grupo que enfrentou os japoneses e tomou o poder da NKK atraves da criação da WUKO.
Eles são relamente cultos, têm tempo e dinheiro para treinar (quem ler a entrevista vai ficar com vontade de mudar para lá) mas não pdemos ser ingênuos que dominar o organismo internacional que ditava as regras não foi importante. o Senhor Decourt o presidente da WUKO (sei que mudou o nome mas já disse que não consigo vê-la com seu outro nome: é a mesma WUKO que tomei contato na adolescência).
Uma pergunta minha:
Maraskas, este francês está morando aí no seu estado?
Registrado
marascas
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #2 Online:
Outubro 01, 2004, 00:33:30 »
Caro amigo, com todo respeito, tentarei comentar abaixo:
- Sim, o Francês está morando temporariamente em Porto Alegre, não sei até quando.
Olha, sei que ninguém é ou será perfeito. Nem Jesus conseguiu contentar a todos e sei não será uma federação!!! Mas vou tentar esclarecer uma coisa, pois não entendi seu comentário sobre unir federações e aceitar reivindicações do COI. Ele não falou isso. Talvez você tenha interpretado diferentemente. Existe o Karate desportivo e as demais federações. Até aqui tudo bem. Ele fala em fazer cursos juntos, intercâmbio. É justamente esse o problema: O MEDO!!! Alguns de nós têm medo de ensinar e aprender, de interagir.
Em 1999 o Mestre Masahico Tanaka deu um curso de 3 dias em Porto Alegre pela JKA (NKK), mas na verdade sendo convidado pela Federação de Karate Tradicional. E eu??? Eu estava lá no curso!!! Não me interessa se sou filiado ao Karate Olímpico, foi lá aprender!
Seria proveitoso se deixássemos o orgulho de lado e praticássemos mais intecâmbios! Foi isso que o Francês disse que acontece na Europa! Eles se unem para estudar karate enquanto nós brigamos para defender sua ideologia ou federação como se fosse torcida de times de futebol.
Mas cada federação tem o seu direito! O Karate olímpico terá mais opções a partir de 2005 além das competições de rendimento como foi falado. Se leu o texto, deve ter entendido: atleta é rendimento, mas o karate não é so de atletas, deve existir o karate completo. Quem tem talento e/ou condições pode ser atleta de alto nível. Qual o problema? É lógico que não é para todos!!! Eu leciono Karate com princípios éticos e tradicionais de filosofia e respeito para todos meus alunos. Aqueles que fazem parte da equipe, treinam mais depois da aula ou em dias separados, pois eles têm o espírito de guerreiro. Como não existem mais "coliseus" eles vão lutar esportivamente, com regras. Se não fizerem isso no karate, vão fazê-lo em outro esporte de jogo ou luta que permita isso.
O karate deve atender atodos os gostos: crianças, jovens, adultos, idosos - homens, mulheres - atletas e não atletas. Cada um tem o seu objetivo!!! (ps: e os que não têm objetivo desistem....)
A propósito, você é filiado a qual entidade? Já percebi que és contra as Olimpíadas. Tudo bem, é um ponto de vista louvável e tem o seu direito. Mas se uma federação organiza eventos de competição, sendo olimpica ou não, os ideais de competir estão incutidos! Neste caso, as divisões são apenas políticas.
Lembro dessa frase:
"Tem gente que prefere ser rabo de rato do que cauda de Leão!"
Sobre as graduações, é sabido que no Japão, pelo menos na época, Mestre Funakoshi precisou apresentar o Karate a uma banca de especialistas em Artes Marciais sérios. Ele simplesmente não criou um estilo e se congratulou 10º Dan como fazem muitos pseudos-mestres por aí. Neste caso, concordo que a graduação deveria ser emitida pelo MEC com registro oficial e reconhecido. Poderia ser realizado os exames de graduação compostos de bancas mistas, não necessariamente estamos falando da CBK...
Uma curiosidade: eu sou 1º Dan, mas se eu quisesse trocar amanhã para a sua federação por não querer mais fazer parte da federação que representará o Karate nos Jogos Olímpicos de 2012, como ficaria minha faixa preta?
Registrado
marascas
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #3 Online:
Outubro 01, 2004, 00:54:26 »
Ah! Esqueci de comentar sobre os Katas:
Vou colar a resposta do Francês aqui, pois creio ser a resposta mais próxima do que penso:
É muito difícil para nós ocidentais compreender a mentalidade dos Japoneses. O kata deve ter uma forma padrão no inicio, após muito treinamento a repetição e automatização, começamos a despertar um estilo próprio de fazer kata. Paixão, trabalho e paciência é a chave do sucesso no kata...
Mas existem duas formas: O kata tradicional e o kata esportivo. O kata esportivo deve seguir a estética e a beleza de acordo com o Olimpismo.
Se você analisar historicamente, os Katas de hoje estão muito diferentes da forma como os mestres Gichin Funakoshi, Hironori Otsuka, Kenwa Mabuni, Chogun Myagi, os fazia. O Karate evoluiu muito no começo, e por que não continuar evoluindo?
Da mesma forma: eu ensino katas tradicionais a meus alunos. Mas se tenho um aluno que quer ser atleta de Kata, então acrescentamos leves toque artísticos no modo de executá-los para ficar mais "vivo" as apresentações. Não estamos falando de modificar movimentos. Apenas de melhorar os aspectos estéticos, ritmo, respiração, zanshin. Você já viu kata por equipe apresentando Bukai??? É muito bonito! Foi inventado pela tradicional e copiado pela WKF (é WKF, a WUKO acabou e com ela os seus antigos dirigentes. Dizer WUKO depois de quase 12 anos sem ela, seria o mesmo que afirmar que quem governou o Brasil até hoje foi D. Pedro I).
Kata de treinamento, exames de graduação, etc = original, frio, rigido, para todos praticar idêntico
Kata de Competição/apresentação = depois de muito treinamento, repetição = Kata com "vida", toque de sensibilidade, maestria,
ps: eu particularmente não executo mais katas em competição, pois como sou professor, devo manter o padrão clássico em meus katas. Mas apoio a iniciativa que quem o faz, somente para competições.
Registrado
Neto110
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #4 Online:
Outubro 01, 2004, 08:35:17 »
Calma Marascas! :lol:
MInha fla foi para intrigar nossos leitores e pegar os pontos qujos desdobramentos poderiam gerar discussões proveitosas aqui.
MInhas idéias sõa notórias, não preciso destacar os pontos de divergências, proque todos já notaram, mas ao apresentar alguns pontos complicados das falas dele e rementendo todos para a leitura para cada um ter sua própria visão do assunto quiz demonstrar os pontos que, segundo minha visão cabe reflexão crítica.
Longe de mim querer que ele agrade a todos, é impossível no nosso estágio de desenvolvimento cultural e pessoal (será que será possível algum dia? Não acredito :roll: ), mas é lícito apontar pontos de reflexão, concorda?
Agora, vamos debater seus pontos apresentados (aliás era este o propósito do tópico mesmo...).
Katas e olimpismo
Olimpismo não tem nada a ver com o karate, por isto destaquei o ponto: é impertinente e foçar muito a barra relacionar os dois assim. As olimpíadas sõ um poço de contradições alimentada por milhães de dólares de mídia e corrupção. Os pensadores da mesma não tem compromisso algum com o esporte em si mas ocm as próprias idéias a respeito do esporte. Um grupo que chegou ao poder e defende a sua manutenção nele apenas.
Nós, os reles mortais só temos a visão pública dele e precisaríamos ouvir alguns teóricos da cultura do movimento para vislumbrar o que eles estão falando. Nos cursos que já fiz acompanhando minha esposa (que é professora universitária de Educação Física), ouvi muita coisa mas comprei as conclusões sem guardar os argumentos nunca imaginando que eles me fossem fazer falta. estou, porém tentnado convencer uma amiga do departamento a se isncrever aqui para trazer estes argumentos e permitir que mais gente possa refletir baseado neles (note bem: não é convencer-se de... mas receber idéias para refletir num contexto).
Por isto minha crítica sobre o Olimpismo em relação ao kata. Sua fala mostra porém que você entende bem o que estou dizendo, porque você entende desta cultura corporal. Me fiz mais claro quando critiquei o olimpismo em relação ao kata?
Sobre as apresentações de BUNKAI
, sei a historia dele no Brasil sim, porque ele é adotado em exames de graduação superiores tem muito mais tempo no Japão. Sobre copiar, isto nem significa nada: como diz um amigo meu engenheiro:
na natureza e na vida, nada se cria, tudo se copia.
O que é interessante, deve ser copiado mesmo. nenhum demérito para quem copiou, na minha opinião.
WUKO e antigos dirigentes
Quem foram eles? O que estão fazendo agora? Identifico os pensamentos deles nas atuais organizações. A WUKO é a reação européia à dominação Japonesa. Se não há nenhum administrador da atual organização que sucedeu a WUKO que seja uma força à NKK, então continua tudo como antes.
Aparentemente mudou todo mundo, mas só aparentemente. A reportagem apresentada pelo SHOGUN mostra que houve mudança de liderança uma determinada época (aliás é importante que aqueles que estejam sobre uam determinada organização nos informassem sobre a situação dela em termos de evolução troca de presidetnes e tal, seria muito instrutivo conhecermos estes dados, senão temos que trabalhar com avaliação de rumos e políticas gerais apenas) saiu um francês e entrou um espanhol, (Europa trocada por Europa), mudou a mentalidade particular, ams mudou a idéia geral?
Quando falo WUKO, falo de uma mentalidade de administrar o karate e na minha visão este nome novo que está aí (WKF, é isto?) é a continuação das idéias que já vimos antes. Me corrija se as idéias e as práticas mudaram:
1-não aceitam a hegemonia técnica dos japoneses da NKK
2- querem modernizar o karate
3- querem "olimpizar" o karate
4- defendem um karate com a faceta desporto mais "fortinha"
Sobre a fala de ingerências dentro do karate por imposição do COI:
"O regulamento da WKF, por exemplo não pode aceitar mais do que os quatro estilos oficiais: Shotokan, Wado Ryu, Goju Ryu e Shito Ryu por exigências do COI."
Uma confederação mundial atendendo uma exigênica do COI, que entende tudo de karate, não é mesmo? Só eles podem definir o que é estilo válido e o que não é.... Não li errado não. Ele disse isto quando falou o que falou.
Esta fala é a do Mestre Funakoshi, porém, ele entendia e divulgava que não se poderia aceitar todo que se quer chamar de estilo como estilo e eu mesmo concordo com ela, mas se a WKF (estou aprendendo) adotou por exigência do COI então o COI interfere em assuntos mais que esportivos, concorda?
Sobre a sua graduação na "minha" organização, tropeça no ponto que não estou em organização nenhuma, mas "namorando" a interestilos: não a organização do professor Furusho, bem entendido, tive contato com sua organização, aliás, acabei afastando do professor que acompanhava por 10 anos aqui em Goiás por esta divergência: ele queria seguir com esta linha e eu quiz manter a linha do karate que aprendera com os professores da NKK.
Mas minhas idéias sobre exame de faixa são um pouco revolucionárias e não valorizam tanto um exame mas muito o trabalho realizado e os resultados possíveis alcançados.
Muito bom para vocês do sul poderem ter este tipo de intercâmbio, melhora muito o nível. Parabéns.
Registrado
Luiz
Hero Member
Mensagens: 1.124
Votos: +1/-1
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #5 Online:
Outubro 01, 2004, 09:50:24 »
Fala ai Neto e Marascas!!!
Vou atacar um pouquinho de mediador...
Pelo que eu estou vendo tem dois pontos nítidos de divergências:
O primeiro é do Neto em ser totalmente contra tudo que diz respeito as Olimpíadas e não ver e nem tentar ver nada de bom que possa surgir com o karate sendo olímpico.
O segundo é do Marascas, que ao meu ver está naquela fase de empolgação com um novo rumo que está tomando sua vida dentro do karate.
Me fez lembrar uma vez que fiz um curso intensivo de Qualidade Total aplicada a busca da ISO9000. Cheguei na empresa eufórico querendo mudar tudo e todos, mas com o tempo, vc ve que as mudanças são necessárias sim, porém em doses homeopáticas. E que nos moldes "estrangeiros" nem tudo se aplica a nossa realidade.
É muito interessante ver idéias divergentes serem colocadas com tanto respeito. É isso que faz a nós karatecas "diferentes" parabéns aos dois ótimo debate.
Oss...
Luiz
Registrado
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"
marascas
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #6 Online:
Outubro 01, 2004, 09:52:13 »
Conheço o ponto de vista seu porque me formei em Educação Física em uma Universidade Pública. Lá estudávamos muito com visão crítica (e socialista...) . Mesmo assim, continuo acreditando que o esporte é o melhor caminho para o Karate, pois o tempo de Guerra sem armas já passou, o que nos resta é praticar uma arte moderna com raízes antigas. Antigamente saíamos do treino com lesões graves, era uma estupidez praticar karate! Hoje usamos protetores e temos regras desportivas que primam pela integridade física do atleta. Fica fácil treinar, sem ter lesões. Lutamos muito melhor, pois podemos praticar Kumite com mais frequência e intensidade, e isso aumenta a experiência, se um dia precisarmos lutar de verdade, será mais fácil, pois já é uma prática...muda apenas o "sum dome" e acrescenta-se golpes de joelho e cotovelo...
Quando á nossa discussão, eu exagerei um pouco, porque quero defender minha organização, assim como uma mãe defente seus filhores. Se eu não gostasse do Karate Olímpico, não estaria nele, pode crer!!! Não posso ser hipócrita, então estou assumindo minha posição, assim como faz com a sua. Mas o que não podemos é generalizar! Exemplo: "Todos os políticos são corruptos! ou então: "Todos os advogados são pilantras!" Sabemos que isto não é verdade, da mesma forma como nem todos os diretores do Karate Olímpico são pessoas de má Índole. 10 milhões de filiados, se não me engano é o número de karatecas filiados às entidades regidas pela WKF. Deve ter muitos pilantras nesse meio, mas também muita gente boa, assim como em qualquer organização.
Sobre Olimpísmo, a WKF faz o que seus filiados desejam. A maioria deseja ver o Karate nas olimpíadas. O trabalho deles é esse. A parte filosófica do Karate, não deve ser atribuição de federação. Isto é de responsabilidade dos professores, associações, etc. Federação esportiva, cuida do esporte apenas!
Parece que você sempre vai ter críticas, isso é bom. Mas cuidado para não exagerar. Sobre o dinheiro dado às confederações, se o Karate for Olímpico, pode receber incentivo do governo sim. O Judô recebeu 1 milhão e meio esse ano!!! Nem tudo se rouba no Brasil, nem tudo é sacanagem. Eu sou um dos poucos que acretida em nosso potencial como país a acho que tem muita gente honesta e trabalhadora. Além do mais, uma entidade precisa prestar contas de onde usou seu dinheiro...
Registrado
Neto110
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #7 Online:
Outubro 01, 2004, 11:29:26 »
Valeu Luiz.... e é isto aí mesmo Marascas.
Sei que você é professor de Educação física e fico alegre com sua formação socialista porque foram amigos da parente daquele goleiro da Seleção o Tafarel uem mostraram os argumentos cuja conclusão comprei, você deve conhecer a turma pois acho que são do sul.
Importante destacar que não acho que todos são corruptos. Nunca!
A estrutura de apoio à olimpíada hoje é coberta de contradições que só os leigos não percebem. Ela vai para aonde os dirigentes querem, guiados por cifrões e não por princípios. A carta do dirigente do Comite Olímpico panamericano falava claramente isto: o karate não entra e o TKD está "balançando" por não ter apelo de mídia, ou seja sem patrócínio nada de entrar e é arriscado sair.
Já sobre a WKF, minha fala não foi de corrupção no sentido financeiro, mas uma proposta equivocada: foco no jogo de poder e não na divulgação da arte.
Como estou afastado posso comparar o que está ocorrendo com o que aprendi e te falo o karate olímpico está virando kickboxing com karate-gi branco (por enquanto, porque o judo já perdeu isto). Sou kikboxer, e na história do kickboxing amador temos a história do que está ocorrendo com o karate mas de um modo mais rápido: um grupo de lutadores não concordou com o tradicionalismoe a centralização do poder nas mãos dos japoneses e retirou a estrutura tradicionalista deixou o sistema de combate acrescentou modalidades de luta mais televisivas, liberou as cores dos uniformes, criou a possibilidade de lutas profissionais e correu atrás da mídia. O resultado vocês podem avaliar; (Eles não contavam que a estratégia de mídia do JJ fosse melhor e o Vale quase tudo chegasse aonde chegou ).
Notar bem: não sou profeta do apocalipse anunciando o fim de nada. Estamos sentados pensando colocando argumentos para reflexão.
Sou um eterno empolgado com o que faço, fico com vontade de retornar a um circuito de competições, de levar os alunos, sentir a adrenalina... mas não posso abdicar (ninguém pode) da capacidade de criticar e refletir a quem beneficia este ou aquele evento, esta ou aquela regra esta ou aquela união.
Um general inteligente não enfrenta seus adversários, mesmo porque ele não os tem. Ele encontra alguém empolgado para, no afã de defender pontos de vista que foi convencido a acreditar que são bons ou que são seus, elimine os defensores das idéias contrárias.
Sobre o karate competitivo lutar mais isto é particular e depende do objetivo da aula ou da fase do treinamento. Lutamos aqui na academia praticamente todos os dias e só as crianças usam proteção de peito e luvas.
Sobre o dinheiro, não questiono que ele pode redceber dinheiro, ele pode sim e deve ter recebido, do que eu ri foi da possibilidade dele repassar para as federações. Isto é hilário. Se acontecer, me informe, vou ter que repensar muito minhas idéias (e preconceitos, admito :roll: ) a respeito dela.
Importante destacar Marascas, que quando posto algo não estou dirigindo de modo algum a você, que é um batalhador do karate que merece e tem todo meu respeito e a auem eu ajudaria no que pudesse como a todos os que demonstram suas habilidades do BUDO aplicadas ao mundo das idéias neste fórum, mas às idéias.
E no mundo das idéias, podemos explorar todas as possibilidades sim, porque só a realidade é limitante no mudno das idéias somos completamente livres para divagar.
Sobe a questão da WKF refletir a idéias de todos, acho que eu já postei uma vez sobre isto aqui mas repito: o ser humano não é unãnime e toda uniformidade é burra (viva a diversidade). Sou extremamente desconfiado destas posições uniformes. Elas significam certamente manipulação ideológica e já demonstrei que a CBK fez e faz isto pesadamente há várias gerações de karatekas. Todosos professores mais antigos sabem o que significou discordar dos "caciques" do karate na época de fundação da CBK. Quem "nasceu" neste clima foi ensinado a considerar os outros karates (o das outras confederações) como hereges, dissidentes, como se fosse errado ou impróprio ter um pensamento diferente e se associar com quem concordava com o pensamento diferente. Houve quem quizesse culpar estas outras oganizações pelo fato do COI não aceitar o karate como Olímpico...
De novo, agradeço a todos pelo excelente nível das trocas de idéias, tenha certteza que estou refletindo muito mais num monte d epontos que julgava fechados por conta destas discussões e o fato disto não e refletir numa posição tipo "Oh! Como eu estava errado! A CBK é ótima, como estava equivocado, vou fazer o qeu for necessário para estar ao lado da melhor organização defensora dos ideais do verdadeiro karate no Brasil." é que é uma posição muito esdrúxula para ser assumida por qualquer um, mas contradições de meu modo de pnsar ficam patentes quando leio todos os tópicos que são postados e certamente terei que rever posições e argumentações. Infelizmente o poder estabelecido não tem este mérito, ele não precisa disto porque, como já descrevi sua truculência administrativa funciona com outros princípios.
Registrado
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Mensagens: 2.475
Votos: +5/-2
Caraca
«
Resposta #8 Online:
Outubro 02, 2004, 22:23:34 »
OSS,
Vcs escrevem muito bem, fico tão impressionado que me sinto incapaz de responder. Vou dar apenas minha opinião.
Karate pra mim é o que aprendi. Aquele que em minha academia varios quebraram costelas, dentes e até a bacia, levar pontos nem se fala. Em contrapartida TODOS nos respeitavam inclusive nossos vizinhos os Gracies. Vcs imaginam o que era treinar karate no mesmo bairro das academias deles??? Hoje qualquer karateca é considerado bundão, triste mas é fato, perderam o respeito que tinham pela gente.
Qdo Takeuchi dava curso, apareciam Uriu, Tanaka, Kohara, Furusho e outros piores pra aprender. O pau comia, mesmo o Watanabe apanhava e eu moleque ficava maravilhado. Isso sim era integração.
Qdo Nakayama veio visitar-nos, foi uma pancadaria só.
Uma vez apareceu um paulista faixa preta querendo lutar, só foi lá pra lutar, apanhou pra cacete outra vez foi o Feijão um capoeirista da Senzala nossa vizinha do andar de cima, o Edmundo faixa marron foi escalado e quase matou o Feijão. O Rolls Gracie quando ia desafiar o Kim do TKD veio treinar com o Fernando Soares (da equipe de 1972), tempos bons.
30 anos depois falamos daquelas porradas como se tivessem sido ontem.
Acho que o karate é uma luta que existe pra não haver a briga logo não concordo com nada que não seja por 1 ponto seja chamado de karate.
Essas derivações podem ser até melhores, mais bonitas e etc mas não são karate.
Acho maneiro que se defenda o esporte olimpico mas não o chamem de karate por que não o é.
Escrevo com maior respeito a opinião do Mascaras e concordo inclusive com o floreio no kata mas sou radical na minha opinião de que não é karate. Sinceramente espero não ser mal interpretado.
E o nosso encontro???
Registrado
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Mensagens: 2.475
Votos: +5/-2
Desculpe
«
Resposta #9 Online:
Outubro 02, 2004, 22:31:32 »
Marascas = Mascaras
PS. Tb não somos ligados a nenhuma entidade. Treinamos na PUC-RJ tem uns 35 anos.
Nos anos 70 tinhamos uns 100 alunos, hoje em dia só a coroada, apenas 2 alunos novos...............em compensação o JJ tá cheio
Registrado
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ
marascas
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #10 Online:
Outubro 03, 2004, 02:47:25 »
Prezado Gustavo,
Com todo o respeito à seu ponto de vista. Mas tentarei te mostrar o outro lado da moeda. Sim, pois todo o fato tem 2 ou mais pontos de vista!!!
O que é ou não Karate? Na era de Funakoshi não havia luta!!! Segundo sua teoria, então não era Karate...
Quando iniciei os treinamentos, era pancadaria como você falou. Eu estava sempre lesionado, dentes, lábios, canelas, joelhos, costelas...
Hoje, século 21, não creio que eu pagaria mensalidade para ir apanhar como o fizera antes! O Karate deve me trazer benefícios. No sentido físico (saúde), moral e até mesmo espiritual (zen).
Quanto a luta: Tirando fora o tempo de experiência, o treinamento Olímpico que realizo hoje, me deixa muito mais confiante do que antigamente!!! Pois desenvolvo experiência lutando muito, o que era inviável antes. Em um treinamento especial de kumite, é possível lutar uma hora, com todos os colegas e ainda sair para comer pizza e poder mastigar (antigamente era 2 dias tomando apenas suco...hehehe). O treinamento é com controle "sun dome", mas o espírito, as técnicas, as defesas, os reflexos (tempo de reação) a velocidade e o condicionamento físico são muito maiores, extremamente superiores aos método antigos!!! Sem contar as técnicas de esquiva. Lutar parado é fácil! Quebrar gelo e madeira também é fácil, pois estão parados, mas o grande segredo de hoje é o deslocamento e as esquivas. O alvo se move e também, como dizia Bruce Lee "tábuas não reagem"... Um alvo que se move em todos os sentidos é muito diferente. Se fose possível eu, lutar de verdade comigo mesmo nos tempos de hoje, seria nocaute no primeiro guiaco zuki para mim do presente, tenho certeza absoluta!
O Karate é esportivo, apenas nas competições e depende é claro do professor, mas eu por exemplo, não ensino meus alunos apenas a lutar e competir. Tem 90% de Karate ainda em outras coisas importantes além da luta propriamente que não podemos desprezar. Continuamos a treinar Kihon, Kata, Zazen, técnicas de defesa pessoal e Jiu Kumite da mesma forma. Apenas treinamos um tempo à mais o shiai Kumite (esportivo).
O Karate era "fodão" e ainda é, mas não é uma arte desenvolvida para "vale-tudo". O Karate é superior ao Jiu Jitsu em luta real, contra vários adversários, você lutaria contra 3 ou 4 ao mesmo tempo, mas o Gracie iria dar uma chave no primeiro e levar uma pedrada do segundo e um chute no saco do terceiro!!! O Jiu Jitsu é bom para luta corpo a corpo. Ah! E as luvas do vale-tudo tiram uns 50% da eficiências dos tzuki do karate. Uma luta sem luvas e um Karateca bem preparado, que tenha assistido às lutas anteriores de seu oponente e estudado seu estilo, seria show! Porque alguém não se candidata a fazer isso? Basta treinar de 5 a 8 horas por dia!!! Mas lembre-se , são lutas profissionais, um "kihonzinho" 2 vezes por semana não vence lutador experiente, vence apenas leigo!
Se treinar as técnicas de Karate várias horas por dia, seguindo um programa de treino, com sparring, sacos de pancada, luvas de foco, etc, tipo "Moy Thai" você tem chances em um vale-tudo...mas se fizer isso, segundo sua teoria não vai ser mais karate, pois não está fazendo o treinamento tradicional ortodoxo.
Uma teoria que gosto:
"O MUNDO ESTÁ EM VELOCIDADE ACELERADA.
E QUEM ESTÁ ANDANDO DEVAGAR ESTÁ PARADO.
E QUEM ESTÁ PARADO, ESTÁ INDO PARA TRÁS."
Espero não ter ofendido ninguém. Não é essa minha intenção! Luto para melhorar o nível do Karate em todos os sentidos: técnico, moral, administrativo, filosófico, etc. Aconselho a todos a terem uma federação. Se não gostam do Karate esportivo da CBK, procurem a Tradicional, que também é uma entidade séria. Considero importante estar ligado à um grupo para trocar experiências e aprender sempre mais. Pois uma brasa longe do fogo logo se apaga e vira pó.
Registrado
marascas
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #11 Online:
Outubro 03, 2004, 03:08:57 »
ESQUECI:
Acho que não é culpa do Jiu Jitso!!! Vamos esquecer eles e ver o que fizemos de errado!
Se o Karate não está mais no topo, também não é culpa do esporte, pois isso começou a pouco tempo. E os professores antigos ensinavam na base da porrada. Se fosse bom apanhar, o Karate teria continuado como era. E Seria top ainda hoje!
Vamos discutir porque o Karate perdeu a hegeomonia?
Tópicos:
1. Filmes - antigamente tudo era karate!
2. Mais Opções 1 - computadores, internet, diversão, skate...
3. Mais Opções 2 - outas artes marciais, Taekwondo, Jiu Jitsu, Judô
4. Falta de $$$...
5. Falta de tempo para treinar....
6. As pessoas não se impresionam mais...
7. Falta de organização política;
8. Falta de marketink;
9. Picaretas!
10. Não ganha vale-tudo;
11. Um monte de Federações, cada uma puxa para um lado as forças e a resultante é zero (LEI FÍSICA);
12. O Karate não evolui o suficiente para acompanhar as mudanças dos anos 200x;
13. Alguns professores não se atualizam, não fazem cursos, não lêem livos - QUEM JÁ ESTUDOU TODA A COLEÇÃO DO MESTRE NAKAIAMA "THE BEST OF KARATE"?
13. sei lá
14. etc
Ps: Hoje fizemos um treino coletivo aqui em Santa Maria entre 5 Dojôs (temos uma Associação) e juntamos quase 100 alunos em um sábado de tarde. Creio que não estamos tão mal assim...
Registrado
Gustavo-RJ
Global Moderator
Hero Member
Mensagens: 2.475
Votos: +5/-2
Hoje é dia de votar
«
Resposta #12 Online:
Outubro 03, 2004, 09:04:42 »
Marascas,
Vou tentar ser bem direto pra escrever menos e não correr o risco de ser mal entendido. Apos ler os textos refletir, vamos lá.
1- Não acredito que um lutador de hoje ganhasse de um Ronaldo Carlos.
2- No RJ, que é meu universo, o pessoal que foi pra antiga WUKO foi o pior do Shotokan. Como não ganhavam nada foram pra nova organização pra serem campeões lá.
3- Concordo que o que eu chamo de tradicional não é o karate do Funakoshi e sim do Nakayama.
4- Reconheço que varios atletas de ponta dos anos 70 estão seriamente lesionados. Joelho, coluna etc
5- Aqui no RJ perdemos lutadores pro JJ, o mesmo JJ de quem haviamos tirado os alunos em 70, pois eles estão aqui desde Getulio Vargas, hehehehe.
6- Os alugueis na parte boa do RJ ficaram carissimos e as academias vazias fecharam ou foram para o suburbio.
7- Professores picaretas é o que mais temos inclusive japoneses. Eu morro de rir, de uns caras hoje se intitulam Shihan hahahahaha. Eu tenho cada historia pra contar.....deixa pra lá.
8- Tb concordo que sem luva teriamos mais chance no VT, mas ainda não daria, precisamos treino especifico de chão.
9- O JJ só é eficiente contra 1.
10- Melhor nivel do karate é comigo mesmo rs. Uma vez me ligou um tal de Leandro ou Miguel de Fortaleza que tinha uma proposta legal, Era fazer uma superliga de karate, tipo um clube dos 13. Como sou aluno e não professor não pude ajudar.
Aqui no RJ o nivel dessas ligas é muito ruim, conheço todos da antiga e sei que não poderiam se intitular Senseis. Do sul não conheço ninguem, do norte conheço e respeito muito o Machida que esta no tradicional. O Okuda em SP é um cara que luta com esquiva não sei a quem esta ligado.
Pô nós temos de nos encontrar e conversar sobre isso numa pizzaria.
Registrado
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ
Neto110
Visitante
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #13 Online:
Outubro 03, 2004, 19:13:21 »
No Goiás vc me conhece... quando passar em Catalão, passe aqui em casa.
Não fica descartado nos encontrarmos... no ano que vem quero negociar meus horários melhor e poder fazer viagens com a família e se for ao RJ ou nosencontrarmos em um local mais neutro (confesso que tenho medo do RJ :? :roll: ) quem sabe nos nos encontremos?
Marascas, excelentes considerações. Aprendi outro tanto hoje.
Registrado
Luiz
Hero Member
Mensagens: 1.124
Votos: +1/-1
Karate Moderno - NOVIDADES!!!
«
Resposta #14 Online:
Outubro 05, 2004, 09:14:38 »
Gustavo
Sobre a formação da Superliga quem te ligou foi o Leandro de Fortaleza e com certeza o Miguel de Piracicaba/sp.
São pessoas sérias e com objetivos de desenvolver o verdadeiro karate. Não sei como anda a proposta deles pois não estou mais ligado a Liga e a muito tempo não tenho contato com eles, também não indico essa ou aquela entidade mas ponho minha mão no fogo por eles, são pessoas do bem pode ter certeza.
Oss...
Luiz
Registrado
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"
Imprimir
Pginas: [
1
]
« tpico anterior
tpico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
Karate Moderno - NOVIDADES!!!