Autor Tópico: Karatecas e pedagogia  (Lida 2048 vezes)

Neto110

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Karatecas e pedagogia
« Online: Novembro 14, 2005, 14:03:33 »
Muitos tópicos falam de ensino do karate, muitos frequentadores deste fórum são professores experientes e muitos são professores também (seja de Educação Física ou outra coisa) e, por tanto tem formação pedagógica.

Já sabemos que a estrutura do karate brasileiro é amadora, e isto, longe de o tornar ilegítimo, ao contrário, reforça o caráter de prática cultural, mais que prática física apenas, infelizmente para as pessoas sérias, o que faz surgir grande quantidade dos chamados "picaretas" (aqui entendido como gente que e auto proclama grande mestre e funda um estilo de combate e passa a comportar-se como tal).

O objetivo deste tópico vai ser discutir: até que ponto a pedagogia entra dentro de nososs DOJO?

LUCASKRAI

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Karatecas e pedagogia
« Resposta #1 Online: Novembro 14, 2005, 14:17:05 »
O Sensei que me da aula usa a neuroliguística, segundo ele. Diz que das coisas que ele ensina 30% ele transmite através da fala e 70% com o corpo. Logo ele sempre corrige quando está demonstrando uma técnica e alguns alunos não olham com a devida atenção, ou já querem sair fazendo. Ele para o treino e fala que quando ele explica é para olhar, e depois fazer quando ele mandar, mas tem gente que não aprende.

Outra coisa que ele, faz principalmente no treino de Katas, é repetir, repetir, repetir. Diz que as vezes nossa mente esta muito desperça e que precisamos cansar a mente para que ela possa entrar em sincronia com o corpo.

Sei que não posso dar meu depoimento aqui como professor, que não sou, mas posso tentar passar o lado do aluno. Não sei o que vocês acham dos pontos que mencionei acima, mas foi algo que lembrei.

Oss..!!

Offline Luiz

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Karatecas e pedagogia
« Resposta #2 Online: Novembro 14, 2005, 14:22:49 »
Neto, mais um assunto onde os pontos de vista irão divergir.

Com certeza muitos conhecem excelentes professores que tem sua formação exclusiva dentro do karate e dão "show" no método de ensino tanto para adultos como para crianças. Bem como o contrário é verdadeiro, conhecemos excelentes professores de karate que não tem essa mesma facilidade para transmitir seu conhecimento para os alunos.

Eu tive uma grande contribuição do estudo da psicologia da educação e do estudo do desenvolvimento motor da criança e do adolescente que em muito contribuiu para meu método de ensino na academia, mas como eu disse isso serviu para mim, muitos não precisam disso.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Neto110

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Karatecas e pedagogia
« Resposta #3 Online: Novembro 14, 2005, 15:06:54 »
Isto é verdade Luis, mas é bom discutirmos para que todos os que passarem por aqui vejam que há quem pense e discuta.

Sobre a neurolinguística, bem, ela não tem espaço na pedagogia. Nada contra quem a inventou, fundamentando na teroria de estudiosos sérios, mas que infelizmente para eles naõ conseguiram reconhecimento acadêmico.

Offline Okuyama

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Karatecas e pedagogia
« Resposta #4 Online: Novembro 14, 2005, 16:19:24 »
Olá,

a pedagogia no Karate é um tanto diferente que em uma aula tradicional.
O Karate se aprende através da experiência física e pessoal.
Por isso o trabalho do professor é guiar a experiência do aluno.
Indicar o que o aluno deve fazer para completar suas experiencias e tirar suas próprias conclusoes.

Porém como cada um aprende diferente, tem uma cultura diferente a maneira de interpretar as próprias experiencas também é diferente. Cabe ao professor ter a capacidade de verificar o que está acontecendo e guiar de maneira diferente o aprendizado do aluno que não está aprendendo...

Como aluno, é engraçado perceber que tudo o que precisavamos estava sempre a mão, mas faltava apenas "cair a ficha".

até mais,

Fabio Okuyama

Jefferson

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Karatecas e pedagogia
« Resposta #5 Online: Novembro 16, 2005, 09:39:20 »
Boas!!

Penso que o professor deva ter sua metodologia já traçada para cada aula, para que não fique "pensando" no que irá fazer após a cada exercício.
Acho fundamental o conhecimento pedagógico por parte do professor, pois ele é um exemplo a ser seguido dentro do do dojo e trata com pessoas dos mais variados tipos de personalidades e aptidões físicas, por tanto a pedagogia será uma ferramenta de grande utilidade.

Um ponto que eu sempre destaco é que um bom professor não é necessariamente um campeão.
Um ex-atleta bem sucedido em sua carreira competitiva não é sinônimo de bom professor, claro que há suas excessões. Existem grandes atletas que sabem muito, mas na hora de transmintir seus conhecimentos não conseguem expor com clareza tudo o que é necessário para o aprendizado, seja verbalmente ou mesmo por meio de movimentos.

Valeu!