Caros amigos,
Estou me lembrando da ultima viagem que fiz ao Japão em Setembro do ano passado, quando conheci o Kiriu-San.
Japonês, cerca de 56 anos de idade, muito humilde, todos os dias caminha até o honbu dojo da JKA para seus treinamento e ainda após isso treina em seu próprio dojo. Não compete mais,mas todos os dias do ano treina Karate com um entusiasmo cativante.
Sem compromissos com nada, apenas pelo amor ao Karate. Precisam ver a cara dele quando conto algumas estórias sobre nossos lutadores daqui como o Ennio, Carlão Rocha e outros.
Treinamos Karate porque gostamos do ambiente, gostamos dos nossos mestres, gostamos da disciplina,nos fortalecemos com ele e aprendemos muito através do Karate.
OlimpÃada? Para os que gostam OK, mas isso não muda o nosso Karate em nada.
Para aqueles que perdem seu precioso tempo discutindo politica e não karate,ai vai uma frase dita pelo Mestre Okuda quando JOhannes o disse certa vez:
-Okuda SEnsei, agora estou me sentindo feliz, acho que comecei a entender o Karate do.
Okuda Respondeu:
-Fico feliz por vc ter entendido o Karate, mas eu, ainda não o entendi em nada, preciso treinar mais......
Hoje estive conversando como Kiriu-san através da Internet a até agora eu estou dando gargalhadas com a confusão dele com o PC.
Nao acreditou em me ouvir ONLINE através do Skype e por diversas vezes me agradeceu por entrar em contato com ele.
Pude perceber em seus olhos uma sinceridade impar....
Não são todos os Japoneses arrogantes, o Kiriu san édiferente.
Qual a sua graduação??
Depois de lhe perguntar por diversas vezes ele timidamente disse que era6ºDan a mais de 15 anos e que havia desistido de subir mais graus,Nakayama Sensei não estava mais ali para corrigi-lo e ele não queria mais subir de grau.