Autor Tópico: Lutas WKF Rafael Aghayev  (Lida 13053 vezes)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #15 Online: Maio 29, 2010, 19:57:02 »
e vou te contar viu, o "gordinho" Sagrunov do video acima é bom hein ?
Higino, esse aguenta e distribui porrada também não é ?

ps. concordo com você quanto ao tipo de competição que é hoje um jogo, sem karate, mas isso não invalida a qualidade técnica de um Sagrunov ou Aghayev desses... conheço muitos karatecas-arrancadores-de-toco daqui que torcem o nariz pra o karate pula-pula que não aguentariam dois minutos com um desses dois num Jyu Kumite... num shiai, na regra antiga, nova, ou seja lá qual... também não...

mas, você está certo quanto a maioria... treinam tanto e a tanto tempo apenas esse shiai de contato rapidíssimo e fraco, ignorando os princípios do karate forte e de verdade, que não conseguiriam aplicar técnicas contundentes e com kihon correto.


A. HIGINO

  • Visitante
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #16 Online: Maio 29, 2010, 20:43:34 »
OSS...

Camarada Farkatt espero não ser mal interpretado mas só existe um tipo de lutador que presta...
São aqueles que quando te atingem até a tua alma sente.
Nós que somos mais antigos viamos isso, sentiamos isso e treinavamos para isso!
Quando convidavamos praticantes de outras escolas para fazermos um treinamento só de lutas, isso era a coisa mais natural do mundo, quem tinha coragem vinha.
Hoje você é visto como quem quer quebrar outros praticantes!
Por que será?
Simples!
Todo mundo fala que sabe lutar, mais na hora "H" o bicho pega!

OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #17 Online: Maio 29, 2010, 21:11:03 »
Higino SEnsei,

Evidentemente que cada um tem a sua opinião, mas vou discordar de vc mais uma vez.
Entao vejamos.
Numa competição de Karate, seja ela da JKA, WKF, e outras tantas, qualkquer golpe que chegue primeiro pontua..qualquer golpe. Por mais que se fale que na JKA, o golpe tem que ser forte, na pratica não é assim..por diversos fatores.O principal, os juizes são despreparados para saber o que é um golpe forte de outro que não é.
Pela fisica, um golpe com muita velocidade, sera um golpe forte.
Nao queira levar um soco no rosto de um desses monstros da Europa Higino, os caras sabem bater forte tambem, mas ali, na competição não pode ser assim, alias em nenhuma delas, com excessão da KWF do yahara, onde ele modificou as regras e pode até nocaute.

Vc só sabera se um dos golpes do agayev é forte , se levar um. Nao da pra avaliar isso olhando os videos.
Eu pessoalmente não gosto de competiçoes de Karate, de qualquer organização. Nao vejo mais graça naquilo.Mas reconheço que atleta de alto rendimento tem que ser respeitado.
A habilidade e reflexos do Sr. Agayev são admiraveis. É Karate, de uma forma ou de outra.
Na ultima entrevista de Nkayama Sensei, ele diz que Kickboxing, full contact e tantos outros estilos de AM, podem ser considerados Karate, mas não karate do.
Karate do é pra vida toda, competição não, portanto é Karate, mas não é Karate do.
Wayne Otto, Tony Dietel, Christofher Pinna entre outros são e sempre serão grandes atletas.
Se são Budokas ou não ja não sei, mas são caras sérios e dedicados.
Quando avaliamos se um Karateca é forte ou não, o fazemos baseados no que vemos de resultado em COMPETIÇOES.Portanto se existe alguma outra vitrina onde possamos avaliar a qualidade de um Karateca, gostaria de conhecer.
Entrar numa competição é sempre estresante, seja ela do que for, e o competidor sera sempre um Guerreiro somente por estar ali. O Otto por exemplo, fraturou o externo de um adversario seu num mundial com um guiku chudan.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #18 Online: Maio 29, 2010, 22:15:42 »
OSS, katsumoto...

Quanto aos moldes atuais não há competição tal qual existia outrora, independentemente das entidade existentes.
Concordo que realmente não podemos julgar com certeza se os golpes deles são ou não fortes, mais como você mesmo disse a competição é a única vitrine que temos para avaliar os atletas, logo julgo o que vejo e o que vejo não me transmite confiança.
..................
Descordo da sua teoria da "Física" quando afirma que um golpe veloz sempre será um golpe forte.
Lembre-se que a velocidade só surtirá efeito se ouver massa rígida suficiente para gerar a transmissão dessa energia, é o que na Física chama-se "absorção de energia", e para transmitir essa energia o punho tem que "contrair-se em massa" mais resistente que o corpo senão não surtirá o efeito desejado.
Lembre-se o Cartucho da bala de borracha tem a mesma quantidade de polvora do Cartucho da bala de metal logo desenvolvem a mesma velocidade, ambos machucam mas qual das 02 mata?!
Isso acontece porque o metal é mais rígido que o corpo, enquanto que a borracha não.
O mesmo serve para os punhos.

OSS...
« ltima modificao: Maio 29, 2010, 22:22:50 por A. HIGINO »

Offline ryan hess

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 54
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #19 Online: Maio 29, 2010, 23:02:45 »
Isso sim que é um debate inteligente, parabéns a todos........

Mas vejo que devemos separar o "KARATE ESPORTE DO KARATE MARCIAL", um é para pontos o outro SIM é para a VIDA INTEIRA.........

Obrigado,

OSS

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #20 Online: Maio 30, 2010, 00:00:15 »
OSS...

Complementando o meu exposto anterior...
Como já é sabido por todos o principal objetivo do MAKIWARA não é o calejamento dos punhos, e sim, desenvolver a habilidade de contrairmos o punho no momento exato do impacto, de tal forma que o punho e o prolongamento do braço se tornem uma massa compacta rígida o suficiente para "transmitir essa energia" gerada pela velocidade para o corpo.
E essa habilidade leva anos para dominarmos.
Agora...Socar e chutar todo mundo faz, e não precisa treinar anos afio para machucar seriamente alguem com um soco no rosto.
Teste o poder de um Karatê-DôKa ele golpeando o seu tronco que é a parte mais ressistente do nosso corpo, aí a verdade se revelará, mas na cabeça não se prova nada, é como eu sempre digo: Até uma criança pode lhe impingir lesão nessa área, imaginem um adulto.
..................
Perdoem-me se estarei sendo grosseiro, mas gostaria de questionar a frase aqui muito usada e novamente exposta pelo "ryan hess" que diz: Devemos separar o "KARATE ESPORTE DO KARATE MARCIAL", um é para pontos o outro SIM é para a VIDA INTEIRA.
Primeiro...Ou você pratica o Karatê de forma Marcial ou Esportiva, não conheço ninguem que tenha a habilidade de servir a dois senhores. Outra coisa, todos que eu conhecí que praticavam o Karatê voltado a esportividade quando deixaram de competir, alguns anos depois deixaram tambem de treinar Karatê passando apenas a ministrar aulas, logo o Karatê para esses não servirá para a vida toda, diferente dos que treinavam de forma Marcial que até hoje treinam forte. E aqui nesse forum está repleto desses exemplos.
Segundo...Posso estar interpretando mal, mas essa parte "um é para pontos o outro SIM é para a VIDA INTEIRA". Isso não soa parecer que o Marcial é uma coisa mítica, quase ZEN onde o que vale não é o quanto você é bom no Karatê mas sim...você como ser humano, etc e tal.!?
Pessoal vamos nos deter ao termo MARCIAL, se fizermos isso veremos que ser o melhor sempre será o principal objetivo do MARCIAL, o resto é consequência disso.

OSS...
« ltima modificao: Maio 30, 2010, 01:01:49 por A. HIGINO »

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #21 Online: Maio 30, 2010, 01:58:24 »
Prezado Higino,
faço abaixo algumas observações às suas afirmações, sendo uma delas radicalmente enganada.

... principal objetivo do MAKIWARA não é o calejamento dos punhos, e sim, desenvolver a habilidade de contrairmos o punho no momento exato do impacto ...

Não é limitado somente a este segmento o objetivo do uso do aparelho citado.
O correto é: "O seu uso destina-se a capacitar o karateka a adquirir Kime, que é obter numa mínima fração de tempo a contração de todos os grupos musculares, agonistas e antagonistas (sinergia muscular), envolvidos na ação do soco, gerando energia e transmitindo-a para o determinado objeto (Makiwara).


Ou você pratica o Karatê de forma Marcial ou Esportiva, não conheço ninguem que tenha a habilidade de servir a dois senhores. Outra coisa, todos que eu conhecí que praticavam o Karatê voltado a esportividade quando deixaram de competir, alguns anos depois deixaram tambem de treinar Karatê passando apenas a ministrar aulas, logo o Karatê para esses não servirá para a vida toda, diferente dos que treinavam de forma

Afirmo que vc comete na citação acima, um gigantesco engano, uma injustiça, quase uma ofensa ...  à inúmeros CAMPEÕES, nascidos aqui no Brasil, que venceram competições nacionais e internacionais (onde se disputam pontos ...) e que foram e são verdadeiros  Karatekas (sem que precisem ficar propagando que o soco é forte e qualquer outra coisa ... porque eles são e tá acabado!).
Acredito eu, que para fazer uma afirmação dessas, vc fez uso de um referencial sobre um universo muito restrito, é como eu achar que na Paraíba não existem Karatekas como aqui em São Paulo ... seria total ignorância minha!
Conheço um ex-competidor, Karateka de verdade, muito próximo de mim ... que vou dizer ... competiu desde Juvenil à Senior, vencendo sempre na categoria pesado, e, ainda, com 15 anos já era sparing de lutadores de Jiu-Jitsu (alguns dos melhores da época) que preparavam-se para Vale-tudo, mantendo-se sempre com o espírito de Karateka ... sem querer falar apenas do meu universo familiar (muito menor ainda que o seu), poderia ficar enumerando mais de dezenas de outros Karatekas contemporâneos e antecessores dele, com idêntica condição.
Na minha opinião, o Karatê deve evoluir com o indivíduo, mantendo seus princípios, eu, pessoalmente, aprendo muito olhando um faixa preta treinando, como também dando aula para meus netinhos ...
" A inteligência é como um para-quedas, só funciona quando está aberto." (mandei esta, Higino, porque sei que gosta deste tipo de frases)
Oss



« ltima modificao: Maio 30, 2010, 17:02:47 por DElia »
Ricardo

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #22 Online: Maio 30, 2010, 11:05:52 »
OSS, DElia Sensei...

Saudações!
Primeiramente creio que ouve uma má interpretação quando ao meu comentário sobre praticantes Esportivos e Marciais:
1- Na minha postagem eu deixei bastante explicito que estava tratando daqueles que abandonaram (ou nunca praticaram) o Karatê Marcial (Jyiu-Kumitê) voltando-se apenas para a prática Competitiva (Shiai-Kumitê). Basta observar outras postagens minhas em outros tópicos que se certificá que sempre deixo isto bem claro.
2- Eu sempre competí e no entanto jamais precisei abandonar a prática Marcial (Jyiu-Kumitê) para me voltar exclusivamente a prática esportiva (Shiai-Kumitê), como ocorre maciçamente hoje em dia. E se observar a minha postagem com atenção verá que faço referência que aqui neste forum está repleto de Karatekas que serviriam como exemplo daqueles que não precisaram abandonar à prática Marcial para competir.
Agora eu lhe pergunto Sensei...
Para participar de competições foi preciso o Senhor abandonar ou modificar o seu Karatê Marcial tal qual acontece hoje em dia?
Estratégia, condicionamento ou treinamento específico isto é natural para quem quer ter um bom desempenho em uma competição, mas modificar o estilo drasticamente como ocorre hoje é muito diferenta, concorda?!
.............
DElia Sensei...
Em momento algum afirmei que o MAKIWARA tinha apenas um uso específico.
E quanto a sua citação sobre o que seria o uso correto, em suas palavras: Destinado a capacitar o Karatê-DôKa a adquirir o “KIME”.
Concordo plenamente!
Se compararmos as duas citações...

DELIA SENSEI: O seu uso destina-se a capacitar o karateka a adquirir Kime, que é obter numa mínima fração de tempo a contração de todos os grupos musculares, agonistas e antagonistas (sinergia muscular), envolvidos na ação do soco, gerando energia e transmitindo-a para o determinado objeto (Makiwara).

A. HIGINO: Desenvolver a habilidade de contrairmos o punho no momento exato do impacto, de tal forma que o punho e o prolongamento do braço se tornem uma massa compacta rígida o suficiente para "transmitir essa energia" gerada pela velocidade para o corpo.

Não seriam a mesma coisa dita com palavras diferentes sobre o que seria o KIMÊ?!

OSS...
« ltima modificao: Maio 30, 2010, 11:35:22 por A. HIGINO »

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #23 Online: Maio 30, 2010, 17:10:16 »
OSS, DElia Sensei...
Saudações!
Primeiramente creio que ouve uma má interpretação quando ao meu comentário sobre praticantes Esportivos e Marciais:


Prezado Higino,
na leitura dos seus comentários ficou patente um antagonismo aos competidores de maneira geral, agora vc esclareceu e se posicionou melhor.
Oss.
Ricardo

Offline KarateSurfe

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
  • Hy there By Renato
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #24 Online: Junho 01, 2010, 11:04:22 »
Oss,


Minha opinião é que a competição de Shiai Kumite vem estragando grande parte dos Karatecas. Os caras treinam como quem vai para um jogo de Dodgeball. São rápidos, mas são fracos e ineficientes. Se vc sabe que vai enfrentar um cara fraco e deixa ele golpear 1o e depois desce a mão na fuça do cara.

Assisti uma competição recente da USA-NKF e o cara que ganhou o absoluto foi uma luta ridícula. O cara tomou um uraken que raspou no cara dele e se tacou no chão com a mão na cara como se tivesse perdido o olho. ! Hoje em competições de Shiai, vejo grandes atores!

Oss
Oss, Renato Surfe and Karate

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #25 Online: Junho 01, 2010, 12:39:11 »
Oss,

Karateca surfista, que catzo é Dodgeball?!? ???

Senhores,

Lendo as opiniões, reparem como as coisas podem ser cruéis! Para aprender a arte, voce precisa de tempo, digo mais, de MUITO tempo e dedicação.


Há vários comentários dos Senseis Pedro e DElia como o abaixo:

...aprendo muito olhando um faixa preta treinando, como também dando aula para meus netinhos...

Os caras tem meio século de Karate e ainda estão aprendendo!

Ou seja, com a idade (Sou testemunha por ser um quarentão que não sou mais atleta e sim engenheiro!!!) você vai perdendo aos poucos o vigor físico, porém, ganha em experiência... Certamente hoje não sou tão ágil como fui com meus 20 anos (época em que fui militar e atleta!) e pode ser que eu esteja um pouco mais fraco, porém estou mais eficiente, poupo minhas energias em uma luta para quando golpear, fazer de forma eficaz. Discordo do meu chará do RJ do qual comentou que não exista um lutador de MT ou Full com mais idade, apenas deverá ser mantido o equilíbrio entre FORÇA vs EXPERIÊNCIA.
      Gustavo

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #26 Online: Junho 01, 2010, 17:10:23 »
Citação de: KarateSurf
Assisti uma competição recente da USA-NKF e o cara que ganhou o absoluto foi uma luta ridícula. O cara tomou um uraken que raspou no cara dele e se tacou no chão com a mão na cara como se tivesse perdido o olho. ! Hoje em competições de Shiai, vejo grandes atores!

Nisso que você falou reside uma dúvida que tenho.

Vejo alguns kumitês de Shotokan no youtube e toda vêz fico impressionado. É cada paulada na cara que é de dar arrepios. Pergunto: É tudo de mentirinha? Um finge que bate e o outro finge foi seriamente atingido, é isso?

------------------------------------

Shaolin do Norte, você tem alguma dica de como poupar energia durante a luta?

OSS!


Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #27 Online: Junho 01, 2010, 18:04:43 »
Oss,

Lourival, claro que sim. Há várias formas de não se desgastar a toa, mas o principal fica em somente golpear o adversário na distância correta, acertando no local exato e com a potência para fazer o adversário sentir. Saltitar a luta inteira, jabear e golpear sem parar mesmo estando a uma distância que sabidamente não acertará o adversário, são alguns artifícios que, somente com a experiência você passa a dosar de forma a se poupar em um combate.

Oss.
      Gustavo

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #28 Online: Junho 01, 2010, 18:27:19 »
Olá!
Poupar energia durante a luta: Ter calma, controlar a adrenalina, tempo e distância corretos.
Oss
Pedro


Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Lutas WKF Rafael Aghayev
« Resposta #29 Online: Junho 02, 2010, 08:35:49 »
Oi Pedro e Shaolin,

Obrigado!

Gostei bastante das respostas.

OSS!