Autor Tópico: Lyoto Machida Vs. UFC  (Lida 1217 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Lyoto Machida Vs. UFC
« Online: Novembro 24, 2010, 09:05:29 »
A paz do Senhor amigos...

É um imenso prazer, depois de longo tempo de ausência, voltar a participar deste forum sobre karatê e artes marciais.

Para os que não lembram de mim, eu lancei um tópico a algum tempo atrás, chamado Constatação, onde eu critiquei veementemente a postura de luta do Lyoto Machida.

Na época, eu falei que o jovem Machida usava muito pouco do karatê em suas lutas. Fui achincalhado (rsrsrsrs), mas defendi minha opinião.

Entretanto, continuei acompanhando as lutas do Lyoto, e pude perceber grande evolução em sua aplicação do karatê no UFC, e isso aconteceu exatamente nas melhores e mais impressionantes lutas que pude acompanhar dele. Tito Ortiz, com um hiza geri perfeito na altura do fígado, o nocaute devastador contra Tiago Pit Bull, e na tomada do título contra o excelente lutador Rashad Evans.

Na luta seguinte, ele enfrentou o experiente e muito técnico Maurício Shogun. Lyoto manteve sua forma de luta e na minha opnião, ele foi de fato o vencedor da luta com 3 rouds a 2. No entanto, o UFC na figura de seu presidente Dana White, tem se posicionado claramente a favor de lutadores mais agressivos, uma vez que a maior parte do público que assiste o MMA em todo o mundo, pouco entende de lutas, ou é jovem demais para valorizar um lutador técnico. E naquela luta, o mandatário do UFC mostrou total descontentamento por uma luta tão vazia de "grandes" momentos, falando publicamente que Shogun teria sido o vencedor e que este teria direito a uma revanche.

Na minha opnião, faltou a ele ética (porque é um presidente que não deveria se manifestar sobre isso, pois tira a credibilidade do evento), respeito ao Lyoto (porque se os juízes deram a ele a vitória, foi porque de fato ele foi melhor na soma dos 5 rounds).

Enfim, na segunda luta, Lyoto entrou muito pressionado, e não teve uma boa noite, sendo duramente atingido pelo excelente Shogun. Aqui acaba a primeira faze do Lyoto no MMA.

Então começa a se fazer a volta. O UFC poderia ter escolhido um lutador qualquer para promover a volta maestral de Lyoto, mas escolheu Quiton Rampage Jackson. Muito fácil entender a escolha, ou o Lyoto nocautearia ou seria nocauteado, pois o Quiton é muito agressivo, e as chances de um nocaute acontecer seria grande. Entretanto, o Dana White ainda não havia percebido que ninguém vai pra trocação franca com o Lyoto, pois sabe que o contra-ataque dele é muito eficiente (visto o último round da luta), e nem o Rampage partiu com tudo, e o Lyoto foi levemente superior no 1 round e perdeu o segundo (considerando a tendência da arbitragem do UFC de tanto valorizar as quedas), mas foi amplamente superior no 3º.

Mas o Dana White certamente já orientou seus árbitros a valorizarem a agressividade. Entendam, o público (americano principalmente), gosta muito de ver briga, não está muito interessado na técnica. O mandatário do evento é um empresário, um "comerciante", então ele vai preparar o produto que seu consumidor deseja.

Portanto, o Lyoto tem um grande desafio em sua carreira, ou muda seu estilo de lutar se tornando mais agressivo e se expondo mais. Como dos meio pesados ele é o fisicamente menor certamente terá problemas, ou mantém seu estilo de luta, e prepare-se para nunca mais ser um postulante ao título da categoria, porque este foi o recado do UFC para o Lyoto.

É uma pena que o esporte tenha descambado para este lado, confesso que desanimei em acompanhar o MMA, já vinha não assistindo muito, agora então que perdeu o sentido.

Gostaria de ler seus comentários e opniões.

Um abraço...

"acessem meu site, www.diantedecristo.com.br"

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Lyoto Machida Vs. UFC
« Resposta #1 Online: Novembro 24, 2010, 09:23:12 »
concordo praticamente em tudo que vc escreveu acima, mas já que você quer ver nossos comentários e opiniões, poderia postar esse texto num tópico já aberto sobre esse assunto... lá já tem algumas opiniões e comentários e só iriamos continuar a conversa.

http://www.karateca.net/forum/index.php/topic,4579.msg59958.html#new