A paz do Senhor amigos...
É um imenso prazer, depois de longo tempo de ausência, voltar a participar deste forum sobre karatê e artes marciais.
Para os que não lembram de mim, eu lancei um tópico a algum tempo atrás, chamado Constatação, onde eu critiquei veementemente a postura de luta do Lyoto Machida.
Na época, eu falei que o jovem Machida usava muito pouco do karatê em suas lutas. Fui achincalhado (rsrsrsrs), mas defendi minha opinião.
Entretanto, continuei acompanhando as lutas do Lyoto, e pude perceber grande evolução em sua aplicação do karatê no UFC, e isso aconteceu exatamente nas melhores e mais impressionantes lutas que pude acompanhar dele. Tito Ortiz, com um hiza geri perfeito na altura do fÃgado, o nocaute devastador contra Tiago Pit Bull, e na tomada do tÃtulo contra o excelente lutador Rashad Evans.
Na luta seguinte, ele enfrentou o experiente e muito técnico MaurÃcio Shogun. Lyoto manteve sua forma de luta e na minha opnião, ele foi de fato o vencedor da luta com 3 rouds a 2. No entanto, o UFC na figura de seu presidente Dana White, tem se posicionado claramente a favor de lutadores mais agressivos, uma vez que a maior parte do público que assiste o MMA em todo o mundo, pouco entende de lutas, ou é jovem demais para valorizar um lutador técnico. E naquela luta, o mandatário do UFC mostrou total descontentamento por uma luta tão vazia de "grandes" momentos, falando publicamente que Shogun teria sido o vencedor e que este teria direito a uma revanche.
Na minha opnião, faltou a ele ética (porque é um presidente que não deveria se manifestar sobre isso, pois tira a credibilidade do evento), respeito ao Lyoto (porque se os juÃzes deram a ele a vitória, foi porque de fato ele foi melhor na soma dos 5 rounds).
Enfim, na segunda luta, Lyoto entrou muito pressionado, e não teve uma boa noite, sendo duramente atingido pelo excelente Shogun. Aqui acaba a primeira faze do Lyoto no MMA.
Então começa a se fazer a volta. O UFC poderia ter escolhido um lutador qualquer para promover a volta maestral de Lyoto, mas escolheu Quiton Rampage Jackson. Muito fácil entender a escolha, ou o Lyoto nocautearia ou seria nocauteado, pois o Quiton é muito agressivo, e as chances de um nocaute acontecer seria grande. Entretanto, o Dana White ainda não havia percebido que ninguém vai pra trocação franca com o Lyoto, pois sabe que o contra-ataque dele é muito eficiente (visto o último round da luta), e nem o Rampage partiu com tudo, e o Lyoto foi levemente superior no 1 round e perdeu o segundo (considerando a tendência da arbitragem do UFC de tanto valorizar as quedas), mas foi amplamente superior no 3º.
Mas o Dana White certamente já orientou seus árbitros a valorizarem a agressividade. Entendam, o público (americano principalmente), gosta muito de ver briga, não está muito interessado na técnica. O mandatário do evento é um empresário, um "comerciante", então ele vai preparar o produto que seu consumidor deseja.
Portanto, o Lyoto tem um grande desafio em sua carreira, ou muda seu estilo de lutar se tornando mais agressivo e se expondo mais. Como dos meio pesados ele é o fisicamente menor certamente terá problemas, ou mantém seu estilo de luta, e prepare-se para nunca mais ser um postulante ao tÃtulo da categoria, porque este foi o recado do UFC para o Lyoto.
É uma pena que o esporte tenha descambado para este lado, confesso que desanimei em acompanhar o MMA, já vinha não assistindo muito, agora então que perdeu o sentido.
Gostaria de ler seus comentários e opniões.
Um abraço...
"acessem meu site,
www.diantedecristo.com.br"