Autor Tópico: MAKIWARA  (Lida 7963 vezes)

User43

• Visitante
MAKIWARA
« Online: Dezembro 30, 2004, 15:34:55 »
UNS DOS TREINAMENTOS MAIS IMPORTANTES DO KARATÊ É A UTILIZAÇÃO DO MAKIWARA!

HOJE EM DIA A MAIORIA DOS "KARATEKAS" NUNCA OUVIRAM FALAR!

ANTIGAMENTE OS TREINOS ERAM BASEADOS EM APENAS KATA E MAKIWARA.

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
MAKIWARA
« Resposta #1 Online: Dezembro 30, 2004, 15:40:43 »
Oss.

Bushi,

Como é o treino no makiwara que vc faz?

Já treinei e a muito tempo não faço. Mas tenho tido muito vontade outra vez. Tô coletando informações para então começar.

Outra coisa. Não sei se vc tem muita experiência em participar de forums, mas quando digitar, procure fazer com letras minúsculas. As letras maiúsculas dão a impressão da pessoa estar gritando. A não ser que seja essa a sua intenção!  :D

A crítica foi construtiva, ok?

Oss.

Alexandre

User30

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #2 Online: Janeiro 08, 2005, 00:53:45 »
O treinamento do Makiwara consiste em fikar na frente dele, e socá-lo centenas de vezes.

Acho que o Bushi vai concordar comigo.

Oss.

Mr. Yano

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
MAKIWARA
« Resposta #3 Online: Janeiro 08, 2005, 19:31:04 »
O treino no makiwara é melhor do que o treino no saco para gueaku.
   Mas tem de ser treinado em zenkutsu com uma base bem baixa,
de forma a ficar com os braços paralelos à região que irá aplicar o soco.
   Do contrário, um "momento" é criado no ombro da pessoa que, no
futuro vira BURSITE que só consegue ser resolvida com cirurgia e
intermináveis injeções de infiltração.

[]´s
BigBoy

Neto110

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #4 Online: Janeiro 08, 2005, 19:48:01 »
No futuro uma BUrsite vira uma lesão irreversível e muito dolorosa que te tira da vida esportiva.Não tem cura.

User30

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #5 Online: Janeiro 13, 2005, 14:41:32 »
naum tem cura... hauhauhau.. isso eh papo de quem nunca bateu makiwara...

o que naum tem cura, eh o soco de um cara que bate todo dia 500 cada mao...

Cada um, cada um, como diz o babaca do Sasaki....
[/color]
Oss...

Yano

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
MAKIWARA
« Resposta #6 Online: Janeiro 13, 2005, 15:03:18 »
Eaí Yano,

só pra saber:

e seu treino de Makiwara é assim? 500 socos cada mão??
todos em zenkutsu-dachi?
com força total do primeiro ao ultimo?
Há quanto tempo faz isso? todo dia?

falou,

Offline Renê

• Administrator
  • Sr. Member
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
MAKIWARA
« Resposta #7 Online: Janeiro 13, 2005, 15:05:19 »
Realmente, cada um é cada um. Porém, temos a inteligência para avaliar criticamente nossas ações e pesar quais os benefícios e penalidades adquiridos. Para mim, que treino karate por saúde, não me interessa de forma alguma trazer danos críticos ao meu organismo. Um olho roxo sara, um inchaço vez ou outra sara; Já danos frequentes (pelo menos para o tempo que eu pretendo continuar a arte) a um mesmo ponto não sara: Causa stress, microfratura, dores, tumores e câncer. Não é para mim.
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Neto110

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #8 Online: Janeiro 13, 2005, 17:03:02 »
Yano tenho 3 makiwaras aqui na academia e treino regularmente nelas, mas acredito que o treinamento de makiwara tem suas vantagens mas as lesões causadas por elas são o que eu disse: lesões que são irreversíveis e incuráveis.

A idade de dar socos fortes passa mas as lesões não.

User28

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #9 Online: Janeiro 13, 2005, 22:22:07 »
Caro Neto,

Você está ERRADO!!!!!
 Makiwara não trás nenhuma lesão a não ser que vc ainda não tenha aprendido a construir um Makiwara de verdade conforme Nakayama Sensei e Nishiyama ensinam em seus livros.
Têm que haver uma inclinação na tábua após as batidas.
Tenho inúmeros exemplos em Revistas Internacionais, inclusive numa da JKA do Japão mostrando estudos onde se prova que não existe nenhuma lesão nos atletas "cobaias"na experiência, entre eles Mas Oyama, o mais conhecido praticante de Shiwari do mundo.
A minha própria rotina no Makiwara a quase 25 anos é a seguinte:
-300 Guiaku-Tsuki cada mão todos os dias, seguido de 300 Shuto_Uchi cada mão, seguido de 300Uraken cada mão de segunda a sábado.
Aos Domingos 1000 guiaku-tsuki cada mão lógo pela manhã seguido de 200 Oitsuki cadamão.
NUNCA tive nenhuma lesão nem no ombro, nem no cotovelo.
Enoeda SEnsei também não e foi o maior divulgador do Makiwara que a JKA têve.

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
MAKIWARA
« Resposta #10 Online: Janeiro 13, 2005, 23:05:14 »
Caro Yano,

não sou moderador deste fórum, mas queria lhe fazer uma sugestão:
   no seu post você faz um comentário pejorativo a um reconhecido professor... é claro que você tem todo o direito de achar que ele é ou não é o que você falou, tem todo o direito de escrever isso no forum,  mas isso não adiciona nada a este tópico.

se quiser escrever isso, crie um novo tópico, e diga que determinada pessoa é isso ou aquilo, por determinados motivos, aí podemos conversar sobre isso no fórum...

sugiro que você edite seu post e se quiser crie o novo tópico.
   se fizer isso, eu excluo este aqui.

até mais,

Fabio Okuyama

Offline Renê

• Administrator
  • Sr. Member
    • Karateca.net
MAKIWARA
« Resposta #11 Online: Janeiro 14, 2005, 07:44:37 »
Citação de: "Katsumoto"

Makiwara não trás nenhuma lesão a não ser que vc ainda não tenha aprendido a construir um Makiwara de verdade conforme Nakayama Sensei e Nishiyama ensinam em seus livros.
Têm que haver uma inclinação na tábua após as batidas.
Tenho inúmeros exemplos em Revistas Internacionais, inclusive numa da JKA do Japão mostrando estudos onde se prova que não existe nenhuma lesão nos atletas "cobaias"na experiência, entre eles Mas Oyama, o mais conhecido praticante de Shiwari do mundo.

Particularmente, eu parei de usar o makiwara após treinar na JKA-Asai (agora JKS) em Tokyo. Todos os senseis, sem exceção (Asai, Abe, Kagawa, Yamaguchi e outros) possuíam em seus punhos uma deformação na mão, principalmente na articulação do dedo médio mais próxima ao punho. As mãos nessa região tinham uma calosidade anormal, assemelhando-se à sola do pé do karateca, que constantemente forma bolhas e solta a pele.
Isso quando esta região não estava escura ou avermelhada.
Como eram senseis, dava para deduzir que é devido ao uso de makiwara. Porém, colocando terno e gravata neles, parece doença.

Não sei se lesões pontuais frequentes causam câncer, reumatismo, artrite, artrose... Porém tenho a opção de não utilizá-lo. Por isso não o faço.

Offline Renê

• Administrator
  • Sr. Member
    • Karateca.net

Neto110

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #13 Online: Janeiro 14, 2005, 11:49:57 »
Não me sinto ofendido, porque não sou eu quem afirma isto é o conhecimento médico (no caso, ortopédico) que fala isto.

Algo que esquecemos às vezes é que o conhecimento empírico (obtido pela experiência) tem seu valor mas nem sempre é homologado pelo conhecimento científico vigente.

Destaco 2 pontos:

1 - o empirismo gerlamente antecede mesmo os saberes da ciência em muitos campos de conhecimento;

2 - A ciência muda suas posições quando novas descobertas são feitas;

Importante destacar porém que não infere daí que o conhecimento empírico esteja sempre certo e a ciência sempre errada ou vice-versa, mas que precisamos definir que parâmetros usaremos para nortear nossas vidas.

O Karate e todas as artes marciais foram baseados no empírismo até o bom senso do Mestre Funakoshi começar a questionar isto e a modernidade "contaminar" a sociedade japonesa ocidentalizando sua estrutura, a partir daí o cientificismo passou a predominar cada vez mais ficando alguns mestres esparsos, por não ter formação ou não ter interesse, fortemente apegados ao seu empirismo (sem nenhuma crítica, já disse que ele é valoroso) e ensinando isto.

O entendimento do karate é muito variado em suas fontes e as fontes como já indiquei são muito heterogêneas em sua formação.

O assunto makiwara então confronta a prática de alguns com o entendimento da ciência.

A ciência não afirma que makiwara faz mal à saúde de todo mundo, mas advoga que há a possibilidade deste tipod e trabalho levar a problemas articulares (articulações da smãos, antebraço, cotovelo e combros) e os problemas não ocorrem em todos mas em algumas pessoas.

Quando alguém diz algo em ciência, tem que provar estar certo e isto que afirmei tem estudos que demonstram. Empiricamente não precisamos provar nada, vale a "palavra de autoridade", mas no caso, não é um conhecimento no sentido cientifico, mas uma crença.

De novo, não estou atacadno niguém, mas mostrando que na iscussão de alguns assuntos não existem certo ou errado mas indícios científicos que apontam em certa direção e experiências empíricas que sustentam crenaças que precisariam ser testadas ainda.

Sobre a afirmação que o benefício da makiwara suplanta os perigos - que existem, não é possível afastá-los á luz da ciência atual - devemos pensar quais são benefícios que ela dá que não podem ser alcançados por outros métodos.

Em tempo: tenho 3 makiwaras aqui na academia e uso, sem lesão (embora não tenha tempo para fazer o número apresentado pelo colega.).

User28

• Visitante
MAKIWARA
« Resposta #14 Online: Janeiro 14, 2005, 13:25:11 »
Olá amigos do Fórum,

vejo que o tópico em questão abriu várias portas à discussão.
 Deixe-me esclarecer alguns pontos,inicialmente lembrando que não sou o dono da verdade, apesar de ter como a minha verdade o Karatê da JKA.
Quem eram os Karatekas conhecidos antes de Nakayama, Tanaka,Yahara, Osaka dentre tantos outros grandes nomes do Karatê Mundial?
Alguns se lembrarão do Mas Oyama, o maior fanfarrão e Picareta do Karatê Mundial, de acordo com um dos seus próprios alunos Jon Bluming, o Gigante Holandês, que passou grande parte de sua vida ligado à esse Pseudo-Karateka, que se intitulava ex-campeão Japonês de Karate, só se esqueceu de dizer em qual campeonato participou e em que ano.
O próprio Bluming em seu livro autobiografico disse que foi o responsável em preparar as tábuas e tijolos para o Oyama quebrar.
Voltando ao  tópico Makiwara, quase todos os Professores da JKA vieram da FaculdadeTakudai, onde eram submetidos à rigorosos regimes no Makiwara TODOS OS DIAS DA SEMANA.
O Próprio Kanazawa SEnsei emsua biografia disse ter adquiirido bactéria em uma das mãos tendo quase que amputá-la tamanha a infecção causada pela "imprudência de socar com a mão sangrando".
Pois bem, o Karate que conhecemos e aprendemos a admirar foi esse da JKA, com todos esses Mestres como Vitrine.
Todo o seu treinamento é que deu a eles essa habilidade toda. Todos os amigos do fórum, apesar de respeitar suas opiniões, tem que reconhecer que para atingir o ponto desses Mestres, no mínimo teriam que se submeter ao mesmo regime.
O karate mundial se define em antes da JKA e depois da JKA.
Recentemente, na Kokushikan do Japão pude presenciar o Sensei Hideo Yamamoto lutar contra o grande Campeão MUndial da WKF NIshimura SEnsei.Nunca vi uma pessoa apanhar tanto num treino de competiçãao.
O Nishimira não conseguia sequer chegar perto do Yamamoto, que é um dos instrutores da JKA.
Sei que vão aparecer muitos "amigos"do fórum dizendo que eu estou sendo parcial etc...
Não tem problema, continuarei a seguir e a respeitar a JKA como a maior escola MUndial do Karate Shotokan.
Sobre o Karate do Egami SEnsei, é muito bom,para quem gosta de filosofia e esoterismo.