Autor Tópico: marginais treinam para matar, divulgação do karate  (Lida 2379 vezes)

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
marginais treinam para matar, divulgação do karate
« Online: Junho 16, 2008, 14:54:47 »
Recentemente vi alguns vídeos chamados "felony fights", e também vídeos de ataques feitos por skinheads e punks nas grandes cidades, além de situações onde os proprios policiais eram espancados por bandidos.
Os marginais hoje em dia até mesmo TREINAM pra matar na rua, onde muitas vezes os profissionais da segurança treinam algumas torções e dasarmes vagabundos.

treinamento de skinheads





felony fights


policia


Qual a opinião de vocês sobre os professores de karate terem perdido espaço como instrutores de defesa pessoal da policia, exercito e profissionais de segurança que ocupavam antigamente?

Por que reclamar da situação atual do karatedo, ao invés de mostrarem a arte a outro público, ao contrário das crianças e pais em busca de um exercício saudável? Um adulto pode ter que usar a arte pra defesa, uma criança no máximo vai usar na briga da escola.

Ficar brigando sobre que federação apresenta o karate "mais verdadeiro" através dos seus campeonatos, ou ficar rezando pra que surjam lutadores que representem o karate no MMA é a melhor opção pra divulgar a eficiência da arte?

Obrigado, abraços!

cheguei tarde, já estão falando disso no tópico da agressão em sorocaba :'(
« Última modificação: Junho 16, 2008, 15:10:38 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Antoine

  • Visitante
Re: marginais treinam para matar, divulgação do karate
« Resposta #1 Online: Junho 16, 2008, 17:56:34 »
Karate é uma prática para a vida. É como respirar, a gente faz, faz e um dia descobre um jeito melhor de fazer e que traz mais benefícios físicos, psicológicos e até espirituais, pois nos faz mais completos e mais felizes.

Eu nunca renegaria aqui a defesa pessoal pois sou um dos que mais tem batido nesta tecla, mas vejamos;... se fosse apenas defesa pessoal, bastava incluir na bolsa; da tiazinha ou na maleta do tiozinho;

um apito, um spray de pimenta, uma máquina de choque, e...uma pistolinha semi automática ou um 32.

Há outros que encaram o Karate como algo de esporte de excelência, de ponta. Possuem de nutricionistas a personal qualquer coisa , chegando a ter relações públicas.

Há outros que acham que Karate é uma resposta às suas frustrações e ao aprenderem o que seja um Mae-geri ou Gyako-tsuki, saem por aí provocando quem ele tem certeza de que vai bater.

Há ainda outros que praticam Karate pois o horário do Karate foi o único horário que era viável com o dele e ele quer é perder a pança. Era isso ou Cerimônia do Chá.

Praticar Karate é uma coisa mágica. Mesmo que eu estivesse de cama, ia treinar Kata e Kihon e talvez até Kumite mesmo que mentalmente.

Outra coisa, e talvez a principal, é que o Karate é solidário e cooperativo. Um Karateca apenas evolui se seus colegas de treino também evoluem.
Um tem colhão de dizer para o outro os pontos fortes e os pontos fracos.

Por ser tão multi-dimensional é que o Karate começa em criança e nunca acaba.

E poucas Artes Marciais e até não Marciais há no Mundo que permita a graça da prática até avançadas idades. Oss.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: marginais treinam para matar, divulgação do karate
« Resposta #2 Online: Junho 16, 2008, 18:29:07 »
Eu ia escrever....
Ai li o que o Antonie escreveu e resolvi assinar em baixo.
Karatê é um dom, um presente que alguns recebem e sabem usar para a vida toda, outros não.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: marginais treinam para matar, divulgação do karate
« Resposta #3 Online: Junho 16, 2008, 21:38:11 »
Sobre a pergunta inicial eu tenho duas opiniões.

O primeiro motivo é que a legislação (não só brasileira) caminha cada vez mais pra manutenção da integridade física dos vagabundos. Já se cogita abolir de vez as armas de fogo e trocá-las por armas não letais (do estilo taser ou outra incapacitante), o que seria correto não fosse o detalhe de que os criminosos parece que ainda não concordaram em entregar as armas deles. Sob este aspecto, o karate(e nada que realmente funcione) não se enquadra dentro dos quesitos legais (não é bem verdade, mas a maioria interpreta assim) pois como já disse o Pedro o nosso negócio é basicamente soco na cara e chute pra rachar ao meio.

O segundo motivo é que, paradoxalmente, a maioria dos karatekas não está preparada pro mundo real. A maioria de nós se fechou no mundo do Dojo e criou uma ilusão que passa longe do que ocorre nas ruas. Resumindo, boa parte dos karatekas que se propõe a ensinar defesa pessoal não está preparado pra isso.

Tenho algum embasamento pra falar e tenho estudado um pouco essa questão. Vou aproveitar e sugerir novamente o livro Defenda-se, de Sanford Strong, e todo o material farto que podemos achar na net do Geoff Thompson. São dois exemplos interessantes do que quero dizer.

O que podemos fazer? Eu acho que é o que tentamos fazer aqui, criar laços entre os praticantes que compartilham pontos de vista e aproveitarmos essa relação pra trabalhar da melhor maneira possível o karate. Eu sou quase totalmente descrente sobre a publicidade pretendida por muitos pro karate ou pra qualquer coisa que preste. O mundo atual quer sempre o pior, o que é bom é realmente coisa pra poucos "loucos". Que os loucos treinem juntos criem associações, organização pequenas, com fim de desenvolver seu karate e de quem mais quiser. As grandes massas continuarão com as federações, que só querem mesmo fazer dinheiro.
Abraços,
Rodrigo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: marginais treinam para matar, divulgação do karate
« Resposta #4 Online: Junho 17, 2008, 00:48:47 »
Oss Rodrigo San

Perfeito!!!!

Qdo temos chance!!!!Pau neles!!!!

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: marginais treinam para matar, divulgação do karate
« Resposta #5 Online: Junho 17, 2008, 09:59:59 »
Olá!
Caro Antoine,muito bom o seu post,Vc. foi feliz ao dizer que o Karate é mágico e,toda a magia do Karate está em sua correta leitura e em seu eterno treinamento, desde a sua adolescência até sua velhice.Seu entendimento além de seu treinamento são inesgotáveis.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.