Autor Tópico: Mundial Karate  (Lida 3875 vezes)

marascas

  • Visitante
Mundial Karate
« Online: Novembro 18, 2004, 08:40:55 »
Está ocorrendo em Monterey, no México de 18 a 21 de Novembro o XVII Campeonato Mundial de Karate - WKF

O site oficial do evento:
http://www.karatemty2004.com

O site da WKF:
www.wkf.net


OSS!

Offline dr_rock

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Mundial Karate
« Resposta #1 Online: Novembro 19, 2004, 16:52:44 »
Deixa eu iniciar minha participação nesse fórum com um pergunta: Quantos campeonatos mundiais de Karate existem por ano?

Talvez seja apenas uma pergunta retórica... Explico depois.

Até,

Thiago

marascas

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #2 Online: Novembro 19, 2004, 17:07:51 »
O Campeonato Mundial  ocorre a cada 2 anos. O último foi em 2002.

Mas cada federação tem os seus campeonatos...Eu em refiro ao Karate Oficial WKF

Neto110

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #3 Online: Novembro 19, 2004, 18:21:06 »
André, não se pode falar Karate oficial.

Ele é oficial só na opinião de quem é filiado com ele.

Ele é respeitável, rico, tem alguma influência mas para aí. Fale o karate da federação ligado ao COI, o karate a que sou filiado, porque este karate oficial soa como se houvessem os Não oficiais, o que não é verdade, todos são legítimos.

Sobre a questão de ser reconhecido pelo COI ser o motivo do "oficial" só teria valor se as outras tivessem pleiteado e tivessem sido recusadas, o que não ocorreu, nem concorreram por não entender ser um caminho legítimo para elas.

Karates diferentes, mas só isto. Existem muitos campeonatos mundiais sim e muitos campeonatos mundiais de muito bom nível dependendo da organização.

Offline dr_rock

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Mundial Karate
« Resposta #4 Online: Novembro 19, 2004, 23:02:02 »
Meu ponto na verdade era outro. Queria saber mesmo quantos campeonatos mundiais existem mesmo, e entender o que os torna tão importantes, pq se tem pelo menos outros 10 mundiais por ano, qual a graça do cara ser campeão mundial?

É q aconteceu uma coisa engraçada comigo. Uns tempos atrás, eu estava viajando com outros karatecas de diversos estados, e muitos idolatravam o campeão do último mundial (o de 2000) da JKA. Tipo, " o cara é demais!", " é de outro nível", "ele é perfeito, nunca vou ser assim..." e daí pra cima. Colocavam um cara num pedestal. E eu achava isso estranho, até pouco saudável.

Nunca fui de dar muita bola pra resultados de campeonatos, então achava estranho um cara ser colocado num pedestal, "num outro nível", pq venceu um campeonato mundial de karate, sendo que no mesmo período deveria ter mais uns 10 ocorrendo pelo mundo afora. Imagino que nos outros campeonatos, tbém tinham sua cota de "semi-deuses" idolatrados, mas não pude deixar de achar uma admirãção tão exagerada algo até nocivo.

Mas parece que só eu pensava assim, então achei melhor não falar nada... Agora, a pergunta voltou à minha mente, e eu repasso: Vcs acham que vencer um campeonato (Mundial ou de várzea mesmo), acrescenta realmente algo à vc como karateca? Pq muitas pessoas tem como verdade a seguinte relação: campeão = bom karateca? Bom karateca não é pessoa de bom caráter, ou apenas isso não é suficiente, tem de ser bom de técnica tbém? Pq muitos colocam tão facilmente os ditos campeões em pedestais e os declaram "modelos a serem seguidos"? Isso é bom?

Espero ter conseguido me expressar corretamente. Tá tarde e tenho q trabalhar bem cedo. Se algo não ficou claro, ao longo da discussão espero poder refinar meu ponto de vista.

Abraços,

Thiago

Neto110

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #5 Online: Novembro 20, 2004, 07:26:41 »
Não acredito que acrescente mais nada à pessoa senão à sua vaidade.

Conheci vários campeões brasileiros da CBK, (os que eram de Uberlândia) e, ou ele já erma bons e pronto, ou pioraram um pouquinho após a vitória porque não tinham estrutura para aguentar a "fama".

Todos que vencem algo tem o mérito de terem vencido o evento. No caso do Mundial, teoricamente houve seletivas sérias em todos os países e eles venceram os melhores de cada categoria, eu os saúdo por isto, mas não desejo este ônus.

OUtro ponto a ser abordado é a necessidade das massas de terem ídolos, neste sentido olho com muitas reservas estes campeonatos.  Uma pessoa madura não quer ter ídolos, ela busca reconhecer seus pontos falhos e busca meios de superar isto.

Ser melhor que todo mundo não é um propósito saudável mentalmente falando, e até é muito imaturo. Na minha concepção de maturidade saudável e estar bem com seus limites, sendo útil à sociedade e tendo uma perspectiva de melhorar. Bem medíocre (ou imaturo) o que coloca como meta de vida ficar igual/melhor ao outro.

Já fui jovem e acompanhei este tipo de diálogo (e na minha época só havia 1 campeonato mundial), a maioria deles para de treinar na primeira esquina. Já eu, que pensava diferente, estou aqui.

OUtro ponto importante o mérito do vencedor é só dele? E seu treinador?

Offline dr_rock

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Mundial Karate
« Resposta #6 Online: Novembro 20, 2004, 14:12:30 »
Bem falado Neto. Até agora, não tinha levado em conta esse fator da necessidade de ídolos. Acho q é mais uma coisa para ser pensada...

Também já conheci vários campeões que após algum tempo de conversa, se revelaram grandes "pés-no-aco". Mesmo assim, seus "admiradores" o descreviam como um "grande karateca". E não eram admiradores ingênuos ou iniciantes não. O que me preocupa é essa tendência forte de associar os títulos de uma pessoa com seu valor como karateca. Esse mesmo pessoal depois sai falando que "karate é filosofia de vida" ou que "melhora o cárater, e isso é o importante".  Conheci pessoas também que eram ótimas, mas nem gostavam de campeonatos. Esses para mim eram grandes karatecas, pq mostravam humildade, respeito e outras qualidades que acredito devemos buscar.

Claro, tbém existe a minoria dos que são campeões completos. Vencem torneios lutas, e nem por isso deixam de lado a humanidade ou o foco do seu treino. São bons karatecas, técnica e socialmente.


Quanto à sua pergunta, acho que na verdade tem uma infinidade de pessoas que levam uma parte da "glória". O técnico, o atleta, o árbitro (que pode ter errado, "ajudado", ect...), os parceiros de treino... Acho q talvez por isso mesmo eu jamais me sentiria confortável se calhasse de virar um "super-mega-campeão".

Até,

Thiago

Neto110

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #7 Online: Novembro 20, 2004, 15:42:08 »
a prática de nossa arte sem mudança pessoal é karate apenas. Com mudança pessoal é karate-do, o que eu pratico e ensino.

Na época do mestre Funakoshi e antes sobreviver era o prêmio. Advogar que "ganhar competições" é o prêmio é deturpar muito o que foi pensado pelos fundadores da arte.

Vivemos num mundo civilizado que dispensa a luta pela vida. Vivemos num mundo capitalista aonde as mídias dominam o modo de pensar de muitos e infiltram-se em todas as coisas tornando-as instrumento de comercialização dos produtos que pagam sua existência.

Acho importante refletir nossa prática dentro deste contexto: aonde o conduz sua prática? Este o dilema dos karatekas de hoje.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Mundial Karate
« Resposta #8 Online: Novembro 22, 2004, 12:13:29 »
Prefiro pensar que uma grande maioria dos campeões de karate, são pessoas íntegras, de bom carater e exemplo a ser seguido. Apenas uma pequena minoria é que da margem ao pensamento de vocês.
Quem é de boa índole, não importa se ganha ou perde um campeonato, continuará sendo de boa índole. Portanto campeonato de karate não cura mas também não adoece a mentalidade de ninguem.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

marascas

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #9 Online: Novembro 22, 2004, 12:33:48 »
Amigos,
Um conceito que tenho é o seguinte:

DINHEIRO OU FAMA (ou Campeonato de "Caratê" "C":

Não modifica as pessoas, apenas as revela como elas realmente são.

Se uma pessoa de bom caráter fica rica, será ainda melhor e fará mais boas ações;
Se uma pessoa má enriquece...fica mais gananciosa e egoísta ainda.

A mesma teoria se aplica ao álcool. Quando você bebe além da cota, não se torna outra pessoa, mas se revela como é em seu interior!

Por isso a importância da formação moral nas Artes Marciais. Estudar história, filosofia, psicologia, etc. Depois de  uma boa base, você terá respostas mais equilibradas para as diversas situações da vida.

Isso daria um livro...

Offline Okuyama

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
    • http://
Mundial Karate
« Resposta #10 Online: Novembro 22, 2004, 13:01:36 »
Olá,

   concordo com o marascas, quando ele diz que quem é bom não vai deixar de ser bom/mau pq venceu um campeonato...

   Mas e os "fãs" mais "fanáticos" de campeões ou mesmo de "mestres" de Karate... tipo aquele que lê o livro da biografia do Funakoshi e resolve subir no telhado da casa em dia de tempestade... aqueles que consideram seus professores/sensei como deuses do outro mundo...
   O que fazer? ignorar? encaminhar pra um psiquiatra?

até mais,

Fabio Okuyama

Offline dr_rock

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Mundial Karate
« Resposta #11 Online: Novembro 22, 2004, 13:10:33 »
Pois é, os que me preocupam mesmo são estes "fãs".

Acho que a maioria, depois de um tempo, ou desiste da arte marcial, pois vê que a realidade não corresponde À sua fantasia (desde que o professor não fique alimentando sempre essa fantasia) ou na melhro das hipóteses, conseguem enxergar a realidade, de que subir em telhado em dia de tempestade não vai deixar sua base tão mais forte, além de ser masi fácil de vc tomar um raio na cabeça, de que você pode nunca conseguir realizar tantos feitos mirablolantes que já ouviu falar, mas pode se beneficiar imensamente da prática correta e diligente de uma arte marcial.

Mas tô falando da maioria... Sempre tem os casos mais "graves" que acho que se forem simplesmete ignorados, podem até trazer consequências negativas à si próprios. Talvez o melhor seja ajdua psiquiátrica que o Okuyama sugeriu...

T+!

Thiago

Neto110

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #12 Online: Novembro 22, 2004, 19:51:29 »
Uma das coias que podemos fazer sempre é ser sensatos em nossa prática.

Se adotarmos posturas sensatas estaremos combatendo as posturas fanáticas com um exemplo.

User21

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #13 Online: Novembro 24, 2004, 00:16:57 »
E ai pessoal, só pra deixar meu registro

o "campeão mundial", que todos falam e idolatram, só tem fama, eu nunca fui idolatrado e ano passado, fui convidado a representar o Brasil no 23º Campeonato Sul-Americano Karate Aliance (USKA - Federação de artes marciais reconhecida internacionalmente), e percebi uma coisa qualquer um pode ser campeão mundial, pois por exemplo neste torneio os campeões iam de graça para o mundial, eu não fui por falta de receita o campeonato era na argentina e vcs sabem ia ser uns dois dias de campeonato (estadia + viagem + comida = muito dinheiro), então voltando ao assunto, vcs claro q ja participaram de muitos campeonatos né?

e quantos "karatecas" chorões vcs ja viram ser campeões????? Eu já vi varios os caras tomam um soquinho e caem no chão (uns moles), ai o juiz da flata para o oponente até o outro cara vencer é F...., e tem até uns campeões brasileiros q pelo amor de Deus viu, já lutei com o mesmo babaca 4 vezes e ganhei fácil o cara chega no campeonato todo a pampa uniformizinho da seleção e tal só tira na hora do shiai, chega lá e toma um pau, já penso naquelas pessoas q estão lá fora vendo le apanhar o q pensam, po eu acho que pro cara ser campeão mundial primeiro deviam unificar as federações, para isso deveriam deixar as ligadas ao COI acessivel para todos, ai sim organizar um campeonato mundial só, para ai o cara bom (mas o cara bom mesmo), ser campeão e ser reconhecido pq meu as vezes tem cada carinha ruim sendo campeão mundial pq tem dinheiro para participar do tal, ou pq é filho de alguem importante nas federações...

e isso, se alguem quizer descordar estou pronto

Neto110

  • Visitante
Mundial Karate
« Resposta #14 Online: Novembro 24, 2004, 10:09:04 »
Suas considerações nos fazem pensar mesmo Shito, e é o reflexo do que já foi comentado.

Campeões tem os méritos de suas vitórias, mas isto não os torna diferentes ou melhores que ninguém: eles foram os melhores contra os que ele disputou no evento que foi, só isto. Merece a mesma consideração e todo respeito que todas as pessoas merecem.Deferencias especiais costumam ser muito prejudiciais.