Autor Tópico: No MMA não existe lutador de Muay Thai  (Lida 6531 vezes)

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #15 Online: Junho 06, 2012, 16:48:21 »
O karate perdeu um pouco disso, já que aderiu diversos públicos como crianças, titias, nerds e qualquer um.
Bah, nem me fale.

Acho karate uma arte marcial muito mais completa e tecnicamente superior, inclusive aposto 100% no Shotokan bem treinado contra qualquer arte.
Mas aí vem a perguntinha sacana: esse "shotokan bem treinado" já existiu algum dia ou ta no mundo das idéias?

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #16 Online: Junho 06, 2012, 16:56:19 »
Citar
O karate perdeu um pouco disso, já que aderiu diversos públicos como crianças, titias, nerds e qualquer um.

- Só fica a curiosidade em saber aonde que isso tira o mérito e a essência do Karate. Criança de hoje é o adulto de amanhã, se começar aos 8, e ficar até os 20, será melhor Karateca que o cara que começa aos 20 e fica até os 25, questão de lógica, e nem precisa ser muito inteligente para partir do princípio que em ambos os casos precisa de dedicação e principalmente um bom professor. Sobre as Titias, bom, não tem espaço pra mulheres de meia-idade aprenderem Karate em um ambiente que elas se sintam confortáveis? De novo, o que elas vão aprender depende do professor e não do público alvo. E sobre os nerds, bom, acaso são menos homens do que você? Olha, tenho amigo nerd, mas nerd mesmo (fã de star wars, que usa óculos, programador) faixa preta de Karate E de Jiu Jitsu, e ele faz muito metidão a macho tremer na base na hora da luta... Os gostos e estilo de vida de uma pessoa não as tornam melhores ou piores tecnicamente em uma arte marcial. Professor ruim + falta de dedicação sim.

Sobre o Shotokan bem treinado, eu realmente, e aí despojo-me do sarcasmo, e da acidez para perguntar: O que dentro da sua ótica é o Shotokan bem treinado?

Hai!
Juliano

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #17 Online: Junho 06, 2012, 18:40:20 »
Citar
O karate perdeu um pouco disso, já que aderiu diversos públicos como crianças, titias, nerds e qualquer um.

É incrível como as concepções que temos do que seja o verdadeiro karate se opõem drasticamente, porque para mim, ensinar apenas a pessoas privilegiadas fisicamente seria sem sentido, principalmente do ponto de vista  da marcialidade, pois quem mais precisa de karate para se defender são os "de menos compleição física".
Outra, se a meta do karate fosse preparar brutamontes para se destruir dentro de uma rinha ou no meio da rua, eu nunca teria praticado.

Citar
shotokan bem treinado
Exitiu e existe em muitos lugares, os melhores estão muito longe das câmeras  e não necessitam esta gritando por ai que são os detentores da verdade suprema.
 
Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #18 Online: Junho 06, 2012, 21:27:09 »
Esse Muay Thai autêntico é bonito de se ver, e parece ter golpes bem perigosos também.
A origem de todas as artes marciais parece ser a mesma, Índia, depois China e o resto do Oriente. Visto que todas essas artes marciais como Kung Fu, TKD, Muay Thai e Karate tem traços bem semelhantes.
Essa alteração de defesas para se adequar a algo mais vantajoso num ringue ou octógono, talvez num confronto real cause desvantagem, já que essa defesa usada em todas as competições deixam a nuca exposta, a costela e todo o mais, só proteje o rosto. Como por exemplo nessas partes de chão. Os caras deixam a nunca totalmente exposta, a primeira coisa que eu faria contra um cara de chão era socar a nuca dele. Mas nessas regras essas coisas funcionam bem.
« ltima modificao: Junho 06, 2012, 21:30:44 por Platão »

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #19 Online: Junho 06, 2012, 21:35:32 »
Sensei Marquinhos,

   VOCÊ É UM SENSEI. Não importa o dan que tenha. A sua história comprova isso. Seu comprova isso. E isso basta para que eu fique muito triste por saber que dia 23 você estará sequestrado pelo temido PROJAK.

   Marquinhos,

...
Luis ia pra Bangkok sempre que podia e, volto a dizer, o Peu faz a mesma coisa, geralmente com o Peter Aerts, outro amigo cujo MT é tailandês, mas que sabe usar os fundamentos do boxe, do Karate Kyokushin e do kickboxing quando lhe convém.
...
[\quote]

E o que comentei:
...
   Com o dinheiro ganho no MMA, à época chamado de Vale-Tudo, os lutadores deste tipo de Muay Thai, tanto do Rio quanto de Curitiba e já de outras localidades, partiram para sorver das fontes, na Tailândia e na Holanda. Mas não observo o resultado de tais investimentos nos campeonatos, pois, esperaríamos que, depois de tais "reciclagens", os alunos de tais lutadores "reciclados" viessem com mais troféus de torneios, mesmo que não valendo cotoveladas...rs pode uma coisa dessas?
...
[\quote]

   Marquinhos, estas idas ao exterior foram muuuuuito depois de terem recebido preta de Muay-Thai do Nélio!

Você disse:

...
mas ainda acho que os fundamentos são diferentes no MT daqui e no kickboxing. O Nelio foi aprender na Tailândia. Apesar de ser versado em TKD e boxe, os fundamentos que trouxe de lá são diferentes da mera combinação dessas artes. As distâncias e a forma de socar e chutar...
...
[\quote]

   A "misteriosa" viagem do Nélio, à época em que ele viajou, antes de 1978, foi algo cuja duração foi indeterminada!!!
   O que desta viagem eu posso mostrar-lhe na prática foi um combate entre o hoje Grão Mestre Luís Alves (in memoriam) e o Mestre Marco Ruas... observe o estilo e pergunte-se o que de Muay Thai há nisso 10 anos depois da introdução do dito Muay Thai do Nélio que viajou pra Tailândia:

  

   Marquinhos, o que lhe faz lembrar uma luta de Muay Thai? Isso é boxe com Tae Kwon Do... praticado em 1987! Eu era aluno de Muay Thai nesta época! Eu testemunhei isso. Mas está aí o vídeo pra servir de prova.
   Que relação tal tipo de luta tem com Tae Kwon Do? Eu explico: os mestres de Tae Kwon Do, como o hoje Grão Mestre Kang, ofereciam aulas de segunda a segunda em suas academias. É isso mesmo havia treinos aos sábados e aos domingos. Os karatecas tiravam sarro, pois em dois anos o aluno passava pelas faixas branca, amarela, verde, azul, vermelha (todas estas com pontas) e preta. Mas não sabiam que, durante os treinos saíam grandes nomes (Anderson Silva, nego Bira entre outros daqui do Paraná). Alguns destes treinos eram com luvas de 16 onças e treinava-se o KICKBOXING, de forma exatamente igual a este do vídeo.

   Na TaiNaja, do Nélio, havia uma foto dele, num combate de Tae Kwon Do, aplicando um golpe equivalente ao nosso yoko gueri keague, de coletinho, bem Tae kwon doca. Com o passar do tempo, depois que o Nélio foi embora, acharam por bem tirar tal foto, logo lá da entrada.

   Pedro Rizzo (1974) tinha quatro de idade à época em que estes acontecimentos estavam sendo desenrolados. É lógico que, mesmo na tenra idade, já estava direcionando-se, com fitas VHS, livros e demais ferramentas pra buscarem correções e nivelamentos com o Muay Thai internacional, busca já iniciada por Luís Alves, como você mesmo comentou.

   É óbvio que atualmente todos estes desnivelamentos foram sanados. Tanto isto é verdade que temos representantes de diversas academias na Tailândia obtendo títulos e lutando à altura e em mesmo estilo que as mais clássicas formas.

   Mas estamos em 2012, trinta e quatro anos passados destes acontecimentos.

   Todos sorveram da mesma fonte, com pulinhos de Tae Kwon Do, sem rasteiras, ao mais puro kickboxing proporcionado por Nélio "Naja".

[]´s
BigBoy
« ltima modificao: Junho 06, 2012, 21:40:22 por BigBoy »

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #20 Online: Junho 06, 2012, 23:02:13 »
Citar
O karate perdeu um pouco disso, já que aderiu diversos públicos como crianças, titias, nerds e qualquer um.

É incrível como as concepções que temos do que seja o verdadeiro karate se opõem drasticamente, porque para mim, ensinar apenas a pessoas privilegiadas fisicamente seria sem sentido, principalmente do ponto de vista  da marcialidade, pois quem mais precisa de karate para se defender são os "de menos compleição física".
Outra, se a meta do karate fosse preparar brutamontes para se destruir dentro de uma rinha ou no meio da rua, eu nunca teria praticado.


Não é necessário ser um lutador para aproveitar os benefícios do karatedo. Pra mim, técnica eficaz é aquela que tanto um velho quanto uma criança consegue usar na hora da defesa.
O que eu quis dizer é que quando o treino é sério ele é seletivo. Quem quer aprender fica, quem não quer, acaba saindo pois a faixa pesa.

Uma pergunta para quem quiser responder:
Porque ninguém vai pro Japão aprender karate para se defender, e pra Tailândia partem todos os dias, de todos os lugares do mundo?

Oss.
« ltima modificao: Junho 06, 2012, 23:11:31 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #21 Online: Junho 06, 2012, 23:07:53 »
Acho que a questão de ser ou não Muay Thai no MMA é que lá se usa o que funciona lá, independente da base do lutador.
O mesmo em um ringue, luta corrida valendo nocaute, com luvas de boxe. Coloca um karateka tradicional e provavelmente ele vai lutar de uma maneira que muitos não enxergariam karate.

Eu vejo karate até em lutador de outras artes. Não concordo com o título do tópico.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #22 Online: Junho 11, 2012, 11:31:07 »
O Jones aplica o uchiro geri com uma excelência maior que muitos karatecas... concordo com sua observação Guicomes... mas eu ouso em dizer que este é um reflexo do efeito Lyoto no MMA... todas as grandes equipes de MMA, incorporaram ao seu staf, professores de karatê, daí vc ver lutadores como o Cigano derrubar o Mir com um direto e respeitando o Hikitê (alguém vai acabar dizendo que estou exagerando, mas revejam o nocaute e observem, o amigo Bcabrera deve ter ensinado essa pro Cigano), o Jones aplicando Uchiro geri, e outros que agente pode ficar lembrando e nomeando... isso mostra que o karatê é melhor? De forma nenhuma, mas que os profissionais de MMA viram como uma ótima técnica para ampliar suas estratégias, disso eu tenho certeza!

Quanto aos comentários sobre o MT ser bonito... me desculpem, mas é meu gosto pessoal, não consigo ver beleza no MT. Pra mim é uma luta feia, e de técnica duvidosa... quanto aos lutadores, é outra questão que eu já comentei na minha postagem anterior a este que coloco agora... os caras tem sangue no olho e isso faz a diferença pra eles.

No mais, um abraço a todos!!!

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #23 Online: Junho 11, 2012, 13:00:33 »
Citar
Eu vejo karate até em lutador de outras artes.

O Jones aplica o uchiro geri com uma excelência maior que muitos karatecas

Concordo e vou além:
Já que o parâmetro para muitos aqui é se dá bem no MMA, eu não penso assim mas também observo os golpes de Karate que decidiram diversas lutas importantes, para mim é um dado a favor da eficiência do karate em qualquer circunstância, por exemplo este belo mae geri jodan:


"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #24 Online: Junho 11, 2012, 13:46:33 »
Amigo Alexander,
quanto ao Hikite, acho que é uma coisa natural do equilíbrio do corpo humano, por isso vemos gente que nem conhece karate usando hikite e "baixando a guarda" quando aplica um soco com muita força, no MMA ou na rua. A diferença é que no karate o hikite é treinado de maneira formal, assim como técnicas sem hikite.
Aliás acho que o hikite é tão supervalorizado, que chega a ter gente que diz que soco sem hikite não é soco de karate! E as técnicas de defesa e ataque simultâneos?

Abraço!
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

rapha.m.g

  • Visitante
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #25 Online: Junho 11, 2012, 14:49:20 »
Uma pergunta para quem quiser responder:
Porque ninguém vai pro Japão aprender karate para se defender, e pra Tailândia partem todos os dias, de todos os lugares do mundo?

Eu sempre achei que mais gente fosse pro Japão, aprender artes marciais, do que pra Tailândia.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #26 Online: Junho 11, 2012, 15:05:32 »
Grande Guicomes,

Eu acabei me expressando mau... mas atirei no que vi e acertei no que não vi...rsrsrsrs ele realmente puxa o hikite quando bate no Mir, mas não é da mão da guarda que estou falando, estou falando da mão que bate... ele joga o direto, e puxa o hikite de volta, como num guiako de karatê... aquilo não é do boxe, não é um movimento padrão... entendeu, ou estou complicando?

Um abraço!!!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #27 Online: Junho 11, 2012, 15:28:11 »
Olá!
Caro Rapha, está enganado, muitos vão para o Japão aprender e aperfeiçoar o Karate.
Não sei se em maior numero ou não aos que vão para a Tailandia aprender MT.
Temos exemplos de muitos que já foram e treinaram com grandes nomes do Goju, Kyokushin,Shotokan ( em suas várias divisões) e da JKA, inclusive quem fez o Kenshusei no Honbu Dojo da JKA, como Shidoin ainda dá cursos e ensina em Sampa.
Mas no Karate não há essa nescesidade,após a vinda do Okuda para o Brasil (para o Shotokan),
pois sua academia era e ainda hoje é igual ao Hombu da JKA, senão melhor pelo menos para os ocidentais.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

rapha.m.g

  • Visitante
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #28 Online: Junho 11, 2012, 15:42:27 »
Olá!
Caro Rapha, está enganado, muitos vão para o Japão aprender e aperfeiçoar o Karate.
Não sei se em maior numero ou não aos que vão para a Tailandia aprender MT.
Temos exemplos de muitos que já foram e treinaram com grandes nomes do Goju, Kyokushin,Shotokan ( em suas várias divisões) e da JKA, inclusive quem fez o Kenshusei no Honbu Dojo da JKA, como Shidoin ainda dá cursos e ensina em Sampa.
Mas no Karate não há essa nescesidade,após a vinda do Okuda para o Brasil (para o Shotokan),
pois sua academia era e ainda hoje é igual ao Hombu da JKA, senão melhor pelo menos para os ocidentais.
Oss
Pedro

Osu!

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:No MMA não existe lutador de Muay Thai
« Resposta #29 Online: Junho 11, 2012, 19:48:44 »
Hoje em dia, quando muito, tento ser sensei de mim mesmo. De mais ninguém. Mas mesmo assim, obrigado.

Eu acho muito difícil esses "investimentos" aparecerem nos campeonatos, porque os pais desse estilo no Brasil, já eram versados em artes como o TKD, Boxe, Judo e Luta-livre quando aprenderam o MT tradicional. Você simplesmente não joga fora uma forma de luta que já domina e que funciona, só porque aprendeu uma outra.

A última vez que estive com o Luis Alves, ele tava de dobok ensinando TKD para um aluno particular na Boxe Thay e cheguei lá com o Pedro pra treinar. Ou seja, ele nunca abandonou suas raízes... assim como os outros.

O Marco é um boxer excelente. Ele já era antes de aprender o MT tradicional. Ele fez Judo e Capoeira muito antes, também. Quando ele soca alguém, ele usa a melhor técnica de socos que conhece. A do Boxe. Mas quando chuta, ele chuta como no MT. O fundamento é o do MT, com a perna meio esticada e passando do alvo. Ao bater, fazendo uma leve angulação com o joelho e com o mesmo à frente do alvo.

Claro que ele ainda sabe chutar como no TKD e Capoeira, mas prefere fazê-lo como no MT. Nem sempre ele usa as distâncias do MT, mas sim, os seus fundamentos de golpes.

Pedro e Peter fazem TODOS os golpes como no MT, apesar de o Peter ter treinado com um karate-ka de Kyokushin e cruzar como no Boxe americano, e o Pedro ter feito Capoeira desde sempre e treinar Boxe desde antes de treinar com o Marco. Quando ele luta MMA, aplica os fundamentos, mas não sua distância, pois MMA não é MT.

Por isso demora tanto pra vermos esses fundamentos aparecerem nos torneios atuais. Porque muitos da segunda e terceira geração desses caras, inclusive o Pedro, ainda estão na ativa como atletas e, só agora, uma nova geração de alunos proeminentes está despontando por aí.

Veja o Aldo, por exemplo, um grande campeão que aprendeu sua luta em pé com o Pedro. Como ele é um fenômeno, teve uma curva de aprendizado rapidíssima. Pedro fala que nunca viu alguém ficar tão bom em tão pouco tempo...

Mas você não vai ver o Aldo lutando MT clássico, porque ele compete no MMA. Porém, se for aprender com ele em uma turma de MT, garanto que vai receber os fundamentos bem tradicionais.

Em suma, o MT brasileiro, pelo menos o carioca, é resultado de uma mistura de artes marciais que cada um dos seus representantes fez individualmente. Cada um teve uma jornada própria antes de aprimorar seus fundamentos na Tailândia. E, mesmo depois de fazê-lo, continuaram a usar e ensinar aquilo que funcionava para seus alunos.

Com a dita globalização e com o mundo ficando cada vez menor, veremos os fundamentos clássicos cada vez mais evidentes nos atletas que vêm surgindo. Não se pode mudar o passado...

OSS!

Sensei Marquinhos,

   VOCÊ É UM SENSEI. Não importa o dan que tenha. A sua história comprova isso. Seu comprova isso. E isso basta para que eu fique muito triste por saber que dia 23 você estará sequestrado pelo temido PROJAK.

   Com o dinheiro ganho no MMA, à época chamado de Vale-Tudo, os lutadores deste tipo de Muay Thai, tanto do Rio quanto de Curitiba e já de outras localidades, partiram para sorver das fontes, na Tailândia e na Holanda. Mas não observo o resultado de tais investimentos nos campeonatos, pois, esperaríamos que, depois de tais "reciclagens", os alunos de tais lutadores "reciclados" viessem com mais troféus de torneios, mesmo que não valendo cotoveladas...rs pode uma coisa dessas?

  O que desta viagem eu posso mostrar-lhe na prática foi um combate entre o hoje Grão Mestre Luís Alves (in memoriam) e o Mestre Marco Ruas... observe o estilo e pergunte-se o que de Muay Thai há nisso 10 anos depois da introdução do dito Muay Thai do Nélio que viajou pra Tailândia:

  Marquinhos, o que lhe faz lembrar uma luta de Muay Thai? Isso é boxe com Tae Kwon Do... praticado em 1987! Eu era aluno de Muay Thai nesta época! Eu testemunhei isso. Mas está aí o vídeo pra servir de prova.

   Que relação tal tipo de luta tem com Tae Kwon Do? Eu explico: os mestres de Tae Kwon Do, como o hoje Grão Mestre Kang, ofereciam aulas de segunda a segunda em suas academias. É isso mesmo havia treinos aos sábados e aos domingos. Os karatecas tiravam sarro, pois em dois anos o aluno passava pelas faixas branca, amarela, verde, azul, vermelha (todas estas com pontas) e preta. Mas não sabiam que, durante os treinos saíam grandes nomes (Anderson Silva, nego Bira entre outros daqui do Paraná). Alguns destes treinos eram com luvas de 16 onças e treinava-se o KICKBOXING, de forma exatamente igual a este do vídeo.

   Na TaiNaja, do Nélio, havia uma foto dele, num combate de Tae Kwon Do, aplicando um golpe equivalente ao nosso yoko gueri keague, de coletinho, bem Tae kwon doca. Com o passar do tempo, depois que o Nélio foi embora, acharam por bem tirar tal foto, logo lá da entrada.

   Pedro Rizzo (1974) tinha quatro de idade à época em que estes acontecimentos estavam sendo desenrolados. É lógico que, mesmo na tenra idade, já estava direcionando-se, com fitas VHS, livros e demais ferramentas pra buscarem correções e nivelamentos com o Muay Thai internacional, busca já iniciada por Luís Alves, como você mesmo comentou.

   É óbvio que atualmente todos estes desnivelamentos foram sanados. Tanto isto é verdade que temos representantes de diversas academias na Tailândia obtendo títulos e lutando à altura e em mesmo estilo que as mais clássicas formas.

   Mas estamos em 2012, trinta e quatro anos passados destes acontecimentos.

   Todos sorveram da mesma fonte, com pulinhos de Tae Kwon Do, sem rasteiras, ao mais puro kickboxing proporcionado por Nélio "Naja".
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi