Gostaria de compartilhar com os colegas um trecho extraÃdo do livro "Guia prático do Karate", de Hirozaku Kanazawa, o qual achei interessante...
"Tradicionalmente, as artes marciais (budo em japonês), no Japão, bem como no local de nascimento do karate, em Okinawa, começaram como um meio de fortalecimento e construção do corpo e da mente. De lá, elas desenvolveram e ganharam uma adoção generalizada. Em outras palavras, as artes marciais japonesas começaram com o kata (formas) e etiqueta. Tomemos, como exemplo, as artes japonesas da cerimônia do chá e de arranjos florais - enquanto está tudo bem em tomar o chá ou arranjar as flores da maneira que desejar, através da introdução de boas maneiras e etiqueta, essas formas de arte são identificadas em japonês pelo sufixo 'do', que significa caminho ou modo: sa-do (literalmente 'o caminho do chá') e ka-do ('o caminho das flores'). É através de kata e etiqueta que estas são reconhecidas em termos de 'um caminho', um caminho cuja importância reside na compreensão da natureza humana, refletindo sobre si mesmo, e cultivar a mente que se harmoniza com a Mãe Natureza através de uma apreciação pelo amos às flores e à natureza. Outras formas de arte japonesa que foram estabelecidas como caminhos incluem o sho-do ('o caminho da caligrafia'), e o ko-do ('o caminho do incenso').
A tentativa de aprender tal arte sem abraçar o caminho que implica, sem tentar adquirir boas maneiras e etiqueta, pode resultar no desenvolvimento de um caráter desprovido de riqueza. É por esta razão que o mestre Gichin Funakoshi, considerado o pai do karate moderno, a princÃpio colocou o sufixo 'do' para formar a palavra 'karate-do'.
Embora existam muitos atletas fisicamente fortes, há alguns cujo caráter é questionado. Essas pessoas, apesar de sua força fÃsica, não aderem a métodos de treino adequados, em conformidade com os regulamentos e as regras de seus respectivos esportes, mas estão apenas preocupados com a vitória, batendo em seus oponentes. Com esse único objetivo em mente, eles toleram a prática e se tornam fisicamente mais fortes, enquanto permanecem pouco desenvolvidos emocionalmente."
Oss!