Autor Tópico: O que pensam?  (Lida 1498 vezes)

Offline masters

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
O que pensam?
« Online: Março 08, 2006, 12:23:36 »
Olá amigos.

Um outro tópico aqui no nosso fórum me inspirou a escrever esse. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa questão da diferença de "tamanho" no karatê. Vocês acham que isso implica mesmo em uma vantagem para quem é maior ou mais forte (no sentido de peso corporal)? Na decada de 80 eu era o mascote de meu Dojo, o mais novo e mais franzino entre todos. Naquela época a Butoku-kai em Ribeirão Preto tinha karatecas muito fortes. Nosso Sensei (Pedro Isokichi Okuyama) tinha cerca de uns 72 kg e 1m70. Por mais forte que fossem os karatecas quando ele resolvia fazer jyu Ippon Kumite ou Jyu Kumite, não sobrava para ninguém. Em minha opinião, se uma pessoa é mai forte corporalmente é provavel que leve alguma vantagem em embates de corpo a corpo, mas isso não significa que necessariamente será vitoriosa em combates. Não estou pensando em leigos, estou pensando em karatecas que treinam e tem o mesmo nível técnico. O que pensam vocês?
Oss
Treinar karate o tempo todo. Milhares de repetições. Máxima força sempre. O espírito sempre vence a técnica" Okuda Sensei
OSS

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
O que pensam?
« Resposta #1 Online: Março 08, 2006, 12:27:34 »
Desculpem-me.

Esse post é meu, não vi que estava com a identidade de meu filho.

Oss.
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
O que pensam?
« Resposta #2 Online: Março 08, 2006, 13:16:40 »
se tamanho fosse alguma coisa o elefante era o rei da selva não o leão.

OSS

Offline masters

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
O que pensam?
« Resposta #3 Online: Março 08, 2006, 15:15:55 »
tb acho q tamanho não é documento... o q importa é o quão forte é o karate da pessoa e não se ela é grande ou pesada...
Treinar karate o tempo todo. Milhares de repetições. Máxima força sempre. O espírito sempre vence a técnica" Okuda Sensei
OSS