Caro Cabadapest, realmente na regra não diz que tem que pular. O que eu tentei dizer é que sem os tais "pulinhos", fica quase impossÃvel ter a velocidade para ganhar uma luta da "molecada" de hoje (é para mim, prá baixo de 35 anos já é molecada...rsrsrs ) nas regras WKF.Eu sou um dos "defensores" do Aghayev (junto com o Shodo) aqui do fórum. Portanto, não precisa tentar me convencer que ele é bom .
Isso se chama inversão do ônus da prova.Você já viu pra afirmar que ele é um bom karateka?
Nunca afirmei que ele era bom karateca e sim que tinha tudo para ser.Na verdade, as "acusações" de que ele não é bom karateca vieram dos "anti- Aghayeve" e portanto o ônus da prova é da acusação e não da defesa.
Amigos, Algumas coisas me incomodaram nesses vÃdeos e gostaria de debater com vocês o por que dessa situação, e lógico, se estou vendo errado as situações.Nos dois vÃdeos, me incomodou demais a falta de preocupação com defesas de rosto. Parece que o objetivo de marcar os pontos passa somente pelo "tocar primeiro", como na esgrima. Me incomoda porque fica feio, e muitas vezes contatos mais fortes, como o que gerou as punições no vÃdeo do Aghayev, me parecem mais fruto do atleta se colocar em risco, do que falta de sundome. No primeiro golpe que gera punição ao adversário do russo, se o cara não tivesse usado o sundome, o russo estaria ainda desacordado. A segunda coisa que me incomodou, foi um yoko bem encaixado pelo Aghayev que desequilibrou o adversário, mas foi categoricamente ignorado pelo árbitro central.A terceira coisa que me incomodou, foi o russo ter quase quebrado a mão ao tocar no tórax do adversário... e ainda ganhou o ponto... estou assustado com isso, porque uma das coisas que são avaliados (segundo a regra) é a forma, outra é o kime... ao quase quebrar a mão, pra mim ele não deveria ser pontuado, mas os árbitros nem ligaram pra isso...Vou competir nessas regras, confesso que agora fiquei preocupado, pois existe grande chance de eu não me adaptar... Aguardo os comentários, um abraço!!!
Como eu coloquei minhas indagações na minha postagem e ninguém se ateve a elas, eu acompanho o amigo Bodhi em sua argumentação e acredito, que nas regras, começamos a ter no karatê um certo exagero com algumas coisas, e esse exagero está desfigurando a modalidade.Mas entendam, não sou contra a competição, apenas acho que as regras precisam ser revistas.
Caro Ilson,Aà vou ter que plagiar o Juliano, dizendo: você já viu o Aghayev lutando em outras regras que não da WKF, ou ao menos algum treino dele para dizer que ele não é um bom karateca? Se não, como afirma isto de maneira tão incisiva?