Autor Tópico: Programa de ensino  (Lida 3632 vezes)

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Programa de ensino
« Resposta #15 Online: Setembro 06, 2006, 15:48:31 »
Citação de: "Luiz"
Fábio...

Seu egocentrismo poderá prejudica-lo no Do (caminho)

Procure ser mais humilde, treinar mais e deixar as coisas acontecerem naturalmente.

É só minha opinião, você pode ou não acata-la, porém se fosse meu aluno eu me preocuparia mais em colocar seus pés no chão.

OSS...


OSS Luiz

Eu não sei se o entendi errado, ou você me entendeu errado, ou falei algo errado.   Mas eu sou humilde, procuro ser sempre o mais humilde.  Ao contrário, eu nunca estou satisfeito.  A cada treino eu vejo que eu sei nada sobre karate e tenho muito que aprender. A cada treino o caminho a seguir ficar mais longo, sumindo no horizonte.

Eu coloquei essas perguntas porque foi o que me veio na cabeça.  Por favor, longe de mim qualquer egocentrismo.

Se fui infeliz nas questões, que o mestres me perdoem.

OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Programa de ensino
« Resposta #16 Online: Setembro 06, 2006, 15:51:05 »
Quando um não quer dois não brigam...

OSS Fábio
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Programa de ensino
« Resposta #17 Online: Setembro 06, 2006, 15:59:19 »
Citação de: "Luiz"
Quando um não quer dois não brigam...

OSS Fábio


...puts.. cada vez que falo mais... parece que piora....

Sensei Luiz, eu não estou brigando... só me disculpando.

Aliás, quero aprender.. por isso estou aqui também, parcitipando do forum.  

Então por favor esclareça o "Quando um não quer dois não brigam".  Pelo menos eu não tive essa intensão
---------------------------------------------------
Karate ON

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Programa de ensino
« Resposta #18 Online: Setembro 06, 2006, 16:14:59 »
Fábio,

Quando um aluno entra no dojo não dá para saber se ele terá ou não um futuro no karate.

1- Porque ele está treinando ?

2- Qual a sua motivação para treinar ?

Esse negócio de levar jeito, não quer dizer que ele vai ser um grande karateca. O aluno entra com aquele apetite todo e depois vai caindo aos poucos e em pouco tempo para.
Em contrapartida outro aluno começa devagar, mais é muito persistente e não desiste, não falta aula, com dor ou sem dor tá sempre lá. Não tem a mesma habilidade do anterior, mas gosta do que faz.
Esse e o aluno que vai continuar e levar o karate para frente.

Por isso você vai escutar muito que o karate não é para todos.

A sugestão do Luiz foi ótima: "............. treinar mais e deixar as coisas acontecerem naturalmente".

Oss,

Ari - Santos/SP

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Programa de ensino
« Resposta #19 Online: Setembro 06, 2006, 16:17:12 »
OSS
---------------------------------------------------
Karate ON

Neto110

  • Visitante
Programa de ensino
« Resposta #20 Online: Setembro 06, 2006, 22:31:00 »
Estou vendo que este ponto é um ponto crítico e realmente  todos estão sentindo na pele a dificuldade de uma didática aplicada ao karate.

Entendo que naõ existem regras como na alfabetização (alguns estudiosos desta matéria já me convenceram que nem ali há regras, só grupos mais poderosos que venceram as resistencias...), por isto pensar grupos é essencial.

Os professores que tema  sorte de ter turmas cheias de faixas brancas podem trabalkhar os conceitos co todos e trabalkhar com a repetição automatizando os movimentos.

Aqui na minha cidade naõ tenho masi turnams de faixas brancas mas turmas aonde há mais deles porque masi gente se matriculou junta e me dá muito trablaho.

Eu sempre fui o aluno que ficava com os faixas brancas que entravam até dominarem o básico. Quando assumi a academia ao invés de sentir mais facilidade, senti mais dificuldade.

Vendo o karate da faixa preta, senti pouco ensinar o movimento mecânico dos golpes...e a´te hoje estou pensando um meio.

Gostaria realmente de conversar a respeito com todos os professores que dão aulas.

marascas

  • Visitante
Programa de ensino
« Resposta #21 Online: Setembro 06, 2006, 23:47:35 »
Em alguns casos, funciona melhor deixar o aluno no meio dos graduados treinando o kihon completo. Eu apenas mostro a fechar a mão e o que signica "OSS". O resto ele aprende por observação.

Outra coisa importante que falo na 1º aula é que no 1º mes ele têm o direito de errado tudo, não precisa fazer os movimentos corretos, portanto, não precisa ter vergonha de tentar fazer e errar, mas se aprender pelo menos 1 técnica por aula já está excelente!

Mas prefiro descobrir o que interessa mais ao aluno para depois explicar sobre o Karate. Uma vez eu dei um sermão a um novato sobre Budô no 1º dia. Ele unca mais voltou e eu aprendi que assim como um bom vendedor, precisamos descobrir os anseios dos alunos.

O professor é um vendedor de certa forma, porque vende sua arte, vende sua aula, seus hábitos, seu carisma, sua atenção. Se vc não agradar, o aluno não compra e vai embora!

Já cabou o tempo em que os candidatos a discípulos faziam fila em frente ao templo para aprender. Hoje eles têm Skate, TV a cabo, internet, maconha, sexo, bebidas, musculação, cursinho pré-vestibular e etc para concorrer com as nossas humildes aulas de Karate...

Neto110

  • Visitante
Programa de ensino
« Resposta #22 Online: Setembro 07, 2006, 07:11:13 »
POis é Marascas.

Outros professores já viram isto. O interesse desta geração é outro, pode até ser o karate mas naõ é questão de agradar nao, gente agradada para permanecer costuma naõ durar muito. O ideal é conseguirmos convencer de nossas idéias, lavando toda a porcaria consumista da cabeça dos meninos.

Eu tenho deixado os adultos em meio a todos após um breve período de ensino dos fundamentos mais básicos e que ele pergunte ou observe.

Descobri que quanto ais eu conte mais relaxados esta turma fica. Na minha época, quando mais o professor contava masi eu me empenhava, já esta geração é o contrário, eles parecem achar que a contagem é algo a ser burlado.

Mantenho o silêncio e faço ou marco o ritmo batendo palmas (até comprar um tambor japonês) e eles que se virem usando os seus olhos e atenção para acompanhar os movimentos.

Bem, a maioria das crianças melhorou muito a atenção. Ainda vou perguntar a respeito do gosto deles, mas em termos de BUDO, que vou ensinar embutido, naõ sei se devo questionar muito não... se a aula que faço dá o resultado que quero, naõ sei se é correto eu dar a entender que posso mudar,pois uso como critério o resultado e não o gosto deles.

marascas

  • Visitante
Programa de ensino
« Resposta #23 Online: Setembro 07, 2006, 12:13:34 »
Eu bato com a mão numa raquete de chutes as vezes só para variar. Ou então deixo o treino livre, sem contagem para cada um fazer as repetições de acordo com suas caracteristicas fisicas. A contagem eu sempre faço, mas de forma moderada, porque a contagem forte eextenuante deve ser usada para treinos de atletas para alto nivel, mas quem quer saude e bem estar, não precisa de matar nos treinos...

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
Programa de ensino
« Resposta #24 Online: Setembro 07, 2006, 14:40:26 »
OSS
Eu treino com algumas crianças e vejo elas fazendo varios katas com afinco e muita cordenação e fico pensando que quando eu tinha a idade delas eu não tinha esta cordenação e vejo os beneficios do Karate para o individuo.Se eu pudesse voltar no tempo teria começado nas artes maciais com 5 anos de idade minha vida teria sido bem mais facil.Eu já dei aulas e posso falar que a coisa mais dificil para mim foi ensinar crianças pois elas dependendo da disciplina que tem em casa só querem farra se vc para para corrigir um o outro começa a brincar já pensou um espaço vazio com 20 crianças juntas cheio de fogo é pior que festa mas mesmo assim muitas delas conseguem aprender.Ontem eu fui treinar na academia e o meu Sensei estava acabando a aula da turma de crianças e no fim do treino ele deu um exercicio de meditação teve 2 crianças numa turma de 10 que fizeram direito e uns 8 meia boca mas tinha 2 que ficaram zoando o treino eles eram faixa branca e ficaram falando mesmo com o sensei chamando atenção para que eles ficassem quietos.Os professores e mestres deveriam ter uma estatua em praça publica em sua homenagem por momentos como este.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Programa de ensino
« Resposta #25 Online: Setembro 07, 2006, 16:17:33 »
Oss TKD

descrição perfeita, isso é muito divertido pois é um teste que não encontramos em lugar algum para vender,ficamos loucos mas no final qdo pelo menos um ou uns te segue por mais de 10 anos o que é preciso falar mais.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida