Autor Tópico: Publicidade enganosa....  (Lida 1888 vezes)

Lezon

  • Visitante
Publicidade enganosa....
« Online: Fevereiro 01, 2008, 15:47:20 »
Muitas vezes no  deparamos com slogans do género: “ Aprenda a defender-se, venha fazer curso de Defesa Pessoal, dias 20 e 21” ou “ Curso de Crav-Maga, Defesa Pessoal eficaz, dias tal e tal…” e ainda “ Curso intensivo de Defesa Pessoal, dias tais e tais, no final está apto a se defender…” e tantos outros deste género…

Bom, começo por dizer que não me move nada contra o Crav-Maga nem contra qualquer outra forma de defesa que é utilizada, seja ela utilizada para cursos de defesa pessoal, seja simplesmente como uma forma de treino físico e /ou mental.

Tenho lido e relido vários comentários aqui e acolá sobre o tema defesa pessoal e, pela minha experiência, e sem querer pôr minimamente em causa seja quem for e o que  for, só tenho a dizer o seguinte:

Slogans do género não são mais que publicidade enganosa.

Como muito bem sabemos, em todas as Artes Marciais, independentemente de estilos, assim como na chamada defesa pessoal, a qual não é Arte Marcial, todo o seu aprendizado é importante desde que seja bem ministrada.

Quanto à sua eficácia ela depende muito de vários factores. O desconhecido é imprevisível…no entanto, a eficácia começa primeiro a estar dentro de nós próprios. É evidente que há situações e situações…

É óbvio também que quantos mais anos se tiver de prática de qualquer Arte, seja ela Marcial ou de defesa pessoal, mais aptos estaremos nós para nos desenrascarmos de uma situação difícil.

Agora a sermos totalmente eficazes, a subjectividade da questão, leva-me a pensar e a dizer que vai uma grande distância…

Que ninguém se iluda fazer um ou dois cursos de defesa pessoal, ou mais, e já fica habilitado a poder defender-se…mentalizem-se sim que devem treinar sempre muito e durante anos, pois quanto mais tempo o fizerem mais aptos ficarão para se defenderem.

Este é o conselho que dou a quem procura treinar comigo. E para a total eficácia só dou outro conselho: procurem sempre não estar no “problema”…

Que pensam disto?
« Última modificação: Fevereiro 01, 2008, 15:50:16 por Jose Lezon »

Offline Traichel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
  • Votos: +0/-0
Re: Publicidade enganosa....
« Resposta #1 Online: Fevereiro 01, 2008, 16:10:19 »
Oss!

Não estar no problema acho que é um grande passo, mas maior ainda é não se meter de pato a ganso, ou seja, achar que por mais treino que tenha nas costas QUALQUER situação serve para usar o que sabemos. Hoje em dia cada vez mais vemos pessoas que não possuem escrúpulo algum em puxar o gatilho se a gente espirrar alto demais ou se não gostarem do nosso penteado (que aliás nao tenho, passo máquina 2).

Teve uma vez num dos cursos que fiz que o sensei disse que "se apontarem a arma pra ti, entrega até as cuecas. Mas se ele olhar pro lado e der chance, aí use o que aprendeu". Ou seja se der, tudo bem, senão nem pense em agir. É isso que tenho passado para os meus alunos e felizmente nenhum deles até agora cometeu alguma burrice...
Traichel
Karate-do ni sente nashi

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Publicidade enganosa....
« Resposta #2 Online: Fevereiro 01, 2008, 16:16:24 »
Sensei Lezon

Concordo plenamente com sua colocação.  Anúncios desse tipo configuram propaganda enganosa, sim, e da pior qualidade, pois envolvem os incautos com o tipo de promessa de solução para qq situação de conflito e dão a aparência de legalidade que o golpe exige para funcionar.  A falta de honestidade, aliada à dissimulação por trás das palavras é extremamente perniciosa.  Fora que pode até levar o indivíduo a se colocar em situação de risco, em detrimento de atitudes de cautela que até podem salvar a vida na pior das hipóteses.

Cursos de defesa pessoal devem ser contínuos.  Técnicas eficientes de defesa precisam de tempo e prática para serem assimilados ao ponto de serem utilizados em condições reais de perigo, e ainda assim há ressalvas.  Promessas de aprendizado em cursos de fim de semana deveriam ser fiscalizados pelas autoridades competentes.  Mesmo que não configurem uma arte marcial, se for ministrado dentro dos padrões que se acredita serem suficientes (intensidade e tempo de prática) acho que não tem problema.  Ainda assim deveria haver um certo nível de credenciamente para que sejam permitidos funcionar.


Traichel

Cautela e um copo d'água não se nega a ninguém.  É isso aí!

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Publicidade enganosa....
« Resposta #3 Online: Fevereiro 02, 2008, 11:44:27 »
A questão de 1 ano atras fui contratado pra escrever um roteiro sobre segurança pessoal e familiar. Uma das minhas principais fontes foi esse livro

http://www.siciliano.com.br/livro.asp?tema=2&tipo=2&clsprd=L&id=132125&orn=SGDL

Escrito por um cara q foi do FBI por decadas. Num capitulo ele fala sobre artes marciais e diz " artes marciais são excelentes formas de se manter saudavel fisica e mentalmente, podem até te ajudar com algum incoveniente esquentadinho numa festa mas em situaçoes de crime esqueça~, voce não sabe o que pode vir, se ha arma escondida se o sujeito ta louco de crack.

Quanto ao krav maga, vou perguntar pro meu pai, ele saiu de israel aos 30 anos, esteve na guerra e foi tenente do exercito de israel na decada de 60, pegou a guerra dos 6 dias e mais alguns conflitos, de tiro eu sei q ele entende porque me ensinou, mas de krav maga...vou perguntar.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Publicidade enganosa....
« Resposta #4 Online: Fevereiro 03, 2008, 01:16:13 »
Oss

Qdo o SHIHAN Guinchinnoyama ofereceu seu curso completo aqui no fórum eu fui um dos que pagou as apostilas e nunca recebi nada nem o certificado.

Da mesma maneira que este curso está sendo oferecido,mas como não conheço os prof. deve ser maravilhosos :D :D :D :D :D

Qto ao krav Maga Ari Sensei pede para Gustavo Sensei de umas dicas,pois sua formação e direta do Mestre austriaco fundador do metódo,que particularmente eu acho muito eficiente :o :o :o :o sério!!!!

Oss
alberto/Santos em ritmo de pula pula na avenida ::) ::) ::) ::) ::)
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.469
  • Votos: +4/-2
Re: Publicidade enganosa....
« Resposta #5 Online: Fevereiro 03, 2008, 08:28:50 »
Já vi alguns treinos de faixas pretas de krav maga e é tão bom que deveria ser pago em notas de 30 reais.

Não sei o de Israel mas o do Rio é um lixo. E se vc chama o cara pra dar um treininho, ele diz que KM não é luta é defesa pessoal ou seja, pre-supõe que o atacante não saiba que vc vá contra atacar. Coisa de maluco.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re: Publicidade enganosa....
« Resposta #6 Online: Fevereiro 03, 2008, 09:20:20 »
Caro lezon Sensei,

Concordo em parte.
Faça 40 aulas de Defesa pessoal com Helio Gracie e vc aprenderá sim, excelentes tecnicas para serem usadas na Defesa Pessoal. Alias, Rorion Gracie treinou um rapaz nos EUA por 15 dias que venceu um Karateca com mais de 15 anos de treinamento.
Tudo depende do professor e se aquele que se propoe a aprender treinar mesmo.
A maior mentira que existe é que o Karate prepara o individuo para Drefesa pessoal. OK.Acredito  que um soco ou chute possa acabar com uma contenda, mas se for pego numa situacao daquelas que vemos nas ruas, o cidadao ta perdido.....
A unanimidade é burra....sempre existem excessões.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna