Autor Tópico: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?  (Lida 6044 vezes)

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #15 Online: Julho 02, 2007, 19:39:36 »
Augusto = neto110?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #16 Online: Julho 03, 2007, 08:25:37 »
Sou contra a Hidroginástica para a seleção Brasileira....Aquilo não é futebol...

Considerando o perfil dos alunos que temos hoje, o mais próximo do Jyu-Kumite que conseguiremos chegar hoje em dia é o Shiai-Kumite.

Em 1980 meu professor e os mais graduados me enfiavam a mão na fuça no Gohon-kumite, de sangrar o nariz mesmo, hoje isso acontece?

E fazer o gohon com peso de dois ou tres quilos na mão enfiando aquele peso no peito do outro? (se conseguisse).

Treinamos um Karate que não existe mais, mas e dai? Por isso vamos querer que as academias tenham meia dúzia de alunos treinando o verdadeiro Karate?
Claro que não, temos que buscar essa meia dúzia e traze-los para treinamentos separados talvez, mas temos também que nos atualizar com as regras de competição, com os treinamentos mais leves e coisa do genero se quisermos que o Karate continue existindo.
Bom hoje acordei inspirado e a fim de briga, que venha o pelotão de fuzilamento... :D

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #17 Online: Julho 03, 2007, 10:46:07 »
Meus caros,

Um dia, há 10 anos atrás, numa aula com 25 alunos, com idades ompreendidas entre os 17 e 22 anos, resolvi dar uma aula exactamente igual àquelas que me era dada quando eu tinha a idade deles.

Bom, na aula seguinte apareceram à aula somente 4 alunos! Depois, desses 25 alunos, consegui recuperar apenas mais 6 alunos, tendo ficado  com um total de 10. Meus amigos, a partir daquela aula que foi um verdadeiro  ensinamento para mim, jamais fiz outra coisa igual senão eu teria perdido os alunos todos!

Isto me ensinou muito e a compreender também que para se atingir determinadas performances, não é preciso utilizar certos métodos de treino arcaicos e brutos, pois pode-se perfeitamente atingir os mesmo fins de forma mais harmoniosa e mais surportável. Sabemos que a evolução nos métodos de treino  é constante, pelo que quase tudo que era feito há 40 e 30 anos atrás, está praticamente ultrapassado.   

Hoje tudo é diferente!

Hai!!!
Lezon

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #18 Online: Julho 03, 2007, 16:10:18 »
Luiz, efetivamente não estou a fim de briga com vc...obviamente porque concordo com sua colocação...ehehehe..., e não adianta alguém não concordar e querer brigar porque estou zen e vou sempre respeitar as opiniões em contrário...rsrsrs...

No mais, respeitamos todos os pontos de vista, mas não podemos deixar de considerar que José Lezon se expressou com propriedade.

Se pensarmos que as sete atividades básicas do homem são saltar, correr, andar, trepar, arremessar, rolar e nadar, bem como que elas evoluiram para diversas modalidades esportivas, querer que algo fique cristalizado no tempo e no espaço é ir de encontro ao sentido dinâmico da vida.  O homem evolui, tudo na vida evolui, querer o contrário é ver a vida passar, o barco passar e vc ficar cada vez mais isolado no seu espaço que, assim, tende a ficar mais, e mais limitado no tempo.

É uma questão de escolha, vc é o que faz na vida e não o que pretende fazer.

Oss !!!

Antonio Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #19 Online: Julho 03, 2007, 16:21:21 »
Olá!
Caro lezon,
Desculpe-me se discordo do seu posicionamento,mas acho que se os alunos foram embora por sentirem as dificuldades de um treinamento duro,eles realmente não estavam preparados para o aprendizado do karate.
Esses alunos que com apenas um treino duro desistem,não merecem apender a arte do Karate.
Não devemos amolecer os treinamentos para manter alunos que futuramente não vão garantir-se em nada nas suas vidas.
Lembro que mais duro que um verdadeiro treinamento de Karate,é a própria vida profissional e social.
É por isso que o Karate que se ensina hoje,visa somente a comodidade  aprimorando as vaidades de graduações e vitórias em competições.
Não deve ser dito que o Karate que treinava-se antes está ultrapassado,podemos até atualizá-lo no aspecto técnico para evolução,mas nunca em seu verdadeiro conceito de Arte Marcial.
Transformar uma Arte Marcial em esporte,ou abrandá-la em seus treinamentos,é sem dúvida deturpá-la de forma imperdoável.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #20 Online: Julho 03, 2007, 16:44:13 »
Meu caro Pedro!

Está a esquecer-se que a juventude de agora não é em nada parecida com a do  nosso tempo!!! Nós fomos educados rigidamente, felizmente num determinado ponto de vista, enquanto que agora tudo é diferente, em que lamentavelmente vemos que todos os valores muito e simplesmente se perderam...

Com isto quero-lhe dizer que se enveredássemos por fazer aquilo que nos fizeram a nós, o Karate acabaria por sucumbir, ou então seria praticado por uma ínfima minoria, disso não tenhamos quaisquer dúvidas. E quando depois de nós aqueles que nos seguiram desaparecerem deste mundo, já quase ninguém praticaria esse Karate.

Meu caro Pedro, não queira ver só a parte negativa do Karate esportivo, veja também a parte boa que ele trouxe, ok?

Um abraço. Hai!!
Lezon
 


Neto110

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #21 Online: Julho 03, 2007, 18:31:13 »
JOsé Lezon, o karate esportivo naõ existe, porque naõ existem os teóricos desta prática.

Quando se conceitua algo, é essencial indicar quem é a referência, o autor que a descreve para não ficarmos discutindo coisas diferentes imaginando que o outro chama o que pensamos daquilo que chamamos.

Na origem o karate naõ é um esporte, ele é uma arte marcial. (Conceitos de profissionais da educação física aqui.) e pode ter tratado como esporte de acordo com o enfoque que se lhe dê, mas será preciso definir isto e desafio os colegas a indicarem uma referência publicada acadêmica sobre o assunto, eu estudo o assunto e desconheço.

O que vejo mais é gente que quer facilitar a prática do karate sob a desculpa de modernizá-lo, o que é uma grande bobagem e uma mentira. Bobagem porque qualquer prática corporal tem sua dificuldade e necessidade de suor e esforço, naõ só o karate e mentira porque o que estes professores querem é ter a academia cheia de gente pagando mensalidade e ganhando campeonatos que de karate naõ tem nada.

A argumentação de que a geração atual não aguenta nada, e que os tempos mudaram, é velha: o Funakoshi ouvia isto todo dia quando ensinava seu TODE...

Concordo com o ponto que a sociedade, sob uma pressão de individuação, vem se afastando do grupo em direção a uma vivência isolada, sedentária e egoísta, mas isto está sendo combatido por todo mundo que conheço porque significa a desagregação social com todas as consequências negativas que vem daí.

A competição é uma das pressões de desagregação e estresse que está sendo estudada e combatida por vários autores a nível mundial pelos organismos ligados à ONU (sendo mais específico, cito Edgar MOrin).

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #22 Online: Julho 03, 2007, 19:11:34 »
Caríssimo Augusto,

Embora a questão fuja ao tópico, não posso e nem devo deixar de responder ao amigo Augusto. Portanto, aqui vai.

O Karate Tradicional é a base do Karate, sendo certo que o que temos hoje na via esportiva, é sem  dúvida nenhuma mais eclético e de massas.

Creia que se o Karate Tradicional ainda fosse seguido à risca,  ainda hoje não teriamos pontapés “Jodan”, nem coragem para os fazer. Também  não teriamos alunos jovens nos Dojos, não teriamos estágios cheios e nem se encheriam pavilhões para competições.

Verdade Amigo Augusto! Em Okinawa diz até a lenda que um Mawashigeri Jodan seria o “passaport para a morte”…

Hoje em Okinawa/Japão, não se treina como se treinava antigamente. A evolução aconteceu naturalmente e ela é obra do homem.

A evolução deu-se, é um facto indesmentível, só que essa mesma evolução no aspecto essencial e filosófico do Karate acaba por ser “castradora”, pois, como muito bem sabemos, no Karate Tradicional de Okinawa, um só golpe poderia derrubar de vez um adversário…esta era essencialmente a sua filosofia.

No Karate esportivo,tudo fica limitado ( ainda bem senão andaria tudo ao estalo), sendo certo que a evolução dada em todos os outros aspectos foi indiscutivelmente bem vinda!

Mas volto a lembrar que há atletas de competição que não têm problemas nenhuns em fazer qualquer tipo de combate, seja ele qual for...

Amigo Augusto, vamos tentar entrar na questão do tópico. Eu gostaria de falar realmente sobre o procedimento do professor/Sensei perante a abordagem de uma opção qualquer de um aluno.

Um abraço
Lezon

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #23 Online: Julho 04, 2007, 07:47:18 »
Oss!

Nossa, esse tópico ta animal, então vamos chutar o pau da barraca, jogar gasolina e fazer uma grande fogueira!!!  :-\

Meus amigos, a mudança de maneira alguma indica categoricamente evolução. Eu diria até o contrário, são preciso muitas tentativas até se encontrar o caminho certo que gera verdadeiramente uma evolução e isso é para todas as coisas até mesmo a natureza.

Hoje tenho 25 anos e comecei minha vida no Karate com 8, não que eu tenha treinado por todos os 17 anos seguintes  ;D, mas vi muita coisa mudar nesse tempo e posso garantir que não foi para melhor. Meu primeiro Sensei sempre foi um professor excepcional (vamos enfatizar professor) e mesmo dando aula em um clube ele nunca deu moleza para os alunos e nunca lhe faltaram seguidores fieis como eu que estavam lá no calor, no frio, na chuva, etc.

Foi só quando ele mudou para a WKF e começou a dar esses treinos de balé que todos os alunos foram embora. Agora quando vou visitá-lo vejo uma turma nova toda vez, são pouquíssimos os que se mantém. Do meu ponto de vista, trocar 10 alunos dedicados e fiéis por 30 que mudam de idéia como o vento não é uma troca muito boa.

Bem, se vocês lerem documentos histórico mais antigos vão ver que esse sentimento de que "a geração seguinte perdeu seus valores" sempre esteve lá. É de certo que estamos passando por um ponto baixo da evolução humana, mas como toda senoide encontraremos eventualmente um ponto mais alto (espero  :-\ ).
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #24 Online: Julho 04, 2007, 08:55:24 »
Amigo Lezon,

Deves ter percebido que também defendo o Karate esportivo, com algumas ressalvas é claro, porém quando dizes que o professor deve conhecer as duas vertentes eu não concordo.
Se por ventura o professor foi formado dentro de um Karate tradicional, privado de competições e não a conhece, ele deve sim, visto que o aluno o escolheu para professor, defender sua opinião e mostrar o benefício que aquele Karate o trará.

Por outro lado se ele foi formado somente dentro do Karate esporte.... :-[

Ai é lamentável...

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #25 Online: Julho 04, 2007, 08:56:17 »
Meus caros,

Os comentários vão-se desviando quase sempre ao que se pretende com a pergunta do tópico. Portanto, antes de dar o tópico por encerrado, vou dar a minha opinião sobre qual deve ser o papel do professor/sensei perante as opções dos alunos.

Com efeito, eu acho que nenhum prof./sensei tem o direito de impedir ou influenciar seja quem for do que quer que seja. Se o aluno se manisfestar dizendo que quer  competir, ele não deve ser contrariado e das duas uma: ou o prof/sensei aceita sua opção e o treina com essa finalidade, ou na hipótese do prof/sensei não estiver preparado para essa vertente lhe dizer muito simplesmente que não dá treinos para competição.

Agora se o aluno se abeirar do prof/sensei e lhe pedir esclarecimentos sobre o que é o Karate de competição e o tradicional, ele deve apenas esclarecer com seriedade a questão e, só em última instância, deve opinar sobre a sua preferência.

O problema é que muitos dos prof/sensei não estão tão preparados para assumir as duas vertentes do Karate. Então rapidamente optam por influenciar o aluno a seguir aquela que eles próprios seguem ou gostam.

Acho que perante o que penso sobre a pergunta do tópico, devem agora surgir mais opiniões...vamos aguardar.

Saudações. Hai!!
Lezon

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #26 Online: Julho 04, 2007, 10:47:45 »
Oss!
Caros Augusto e DoghQuch,
Parabéns pelos posts.
Devemos continuar firmes e determinados com o verdadeiro Karate,
sem contaminá-lo com coreografias que roubam o nome "Karate" quando
 deveriam ter outro mome.(dai talvez eu até reconheceria como esporte).
E dai se as academias ficarem quase vazias?Pelo menos seria uma otima oportunidade para depurar eselecionar quem merece aprander o verdadeiro Karate,afinal o Karate só deveria ser ensinado e praticado por uns poucos.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #27 Online: Julho 04, 2007, 11:20:26 »
Hai!!!

Como disse já anteriormente, eu respeito a opinião de todos sem tentar interferir ou  influenciar ninguém. Acho que devemos tentar saber aceitar a opinião dos outros mesmo que ela vá contra a nossa.

Portanto, no Karate, o prof/sensei deve ser um exemplo de serenidade, de respeito, de personalidade, de confiança, de conselheiro, de apaziguador e mediador,  pelo que só o conseguirá demonstrar se for uma pessoa que saiba ouvir e que denote uma verdadeira isenção na sua forma de agir, pensar e sentir. Penso que estes sejam os predicados mais condizentes e imprescindíveis como exemplo para "catalogar" um bom prof/sensei.

Hai!!!
Lezon
 

Neto110

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #28 Online: Julho 04, 2007, 21:17:15 »
Só para deixar registrado: o Mestre Funakoshi não acreditava nas lendas que cercavam a prática do TODE e só por isto ele conseguiu divulgar o karate no Japão.

Quando ensino meus aluinos sempre ensino: só usar para defesa e ir em eventos que se ele quizer, mas nunca deixar de treinar. Eventos ele pode ir em um na vida e outro na morte mas treino tem que ir todo dia.

(ALgue´m perguntou se Aughusto = neto110, sim :) )

Lezon

  • Visitante
Re: Qual o papel do Professor / Sensei nas opções dos alunos?
« Resposta #29 Online: Julho 04, 2007, 21:46:07 »
Amigo Augusto,

Como deve compreender, o sensei Funakoshi não era o detentor da verdade. Aliás, ninguém o é, como é evidente.

Como sabe também, sensei Funakoshi dizia que treinar os Katas era o suficiente, enquanto que sensei Hironori Ohtsuka achava que não, razão pela qual criou oas Yakusokus Kumites.

Depois houve também alterações técnicas protagonizadas quer por sensei Nakayama, quer pelo próprio filho de Funakoshi. Existe video em que se vê sensei Funakoshi a fazer a técnica de Shuto Uke como fazemos no Wado-Ryu, assim como os seus gedan-barais eram feitos sem mexer o braço contrário, tal como fazemos no Wado. Tudo isso foi alterado, como muito bem sabe.

Hai!!!