Autor Tópico: Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005  (Lida 4369 vezes)

marascas

  • Visitante
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Online: Junho 23, 2005, 23:31:21 »
FONTE: http://linhadireta.globo.com/programa.jsp?cd_caso=2082#caso1
ou http://www.globo.com/linhadireta

Ciúme doentio
23.06.2005

Um professor de Karatê foi assassinado com doze golpes de facão quando saía de uma academia na cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia, no dia 08 de Novembro de 2004. O acusado armou uma emboscada para pegar o professor, esperando atrás de um poste. Assim que a vítima passou andando, o assassino acionou o gatilho de uma arma calibre 22, mas a arma falhou. Preparado para o crime, ele sacou um facão da cintura e atingiu o professor na nuca. Em seguida golpeou-o diversas vezes na presença de um grupo de estudantes que saía de um curso pré-vestibular e sob os pedidos de clemência da vítima. A população ficou chocada com o crime, já que o professor era famoso na cidade por promover programas sociais através do Karatê. Mas em 24 horas a polícia desvendou o crime: a motivação teria sido o ciúme doentio do marido de uma ex-aluna de Karatê. O assassino era casado com uma faixa-marrom de Karatê, que há anos havia abandonado o esporte, mas mantinha uma admiração pelo trabalho realizado pelo ex-mestre. Como declarou o próprio assassino, o professor foi assassinado para "aprender a não cumprimentar a mulher dos outros". Tudo porque a vítima buzinava e acenava cada vez que passava de carro pela casa da ex-aluna. O marido ciumento está foragido desde a noite do crime graças a ajuda de um pastor da cidade.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #1 Online: Junho 24, 2005, 07:54:43 »
Tem situações que não tem nem o que falar.


só lamentar, pois a região perdeu muito com o trabalho social do professor.

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #2 Online: Junho 24, 2005, 09:09:42 »
Realmente só nos resta lamentar o ocorrido.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #3 Online: Junho 24, 2005, 11:02:35 »
Vamos analizar esta historia do ponto de vista da luta como defesa.

Nos tempos antigos qualquer professor bem treinado desarmaria um agressor com uma facas, espada, lança, façao, etc.

E porque hoje a grande maioria não consegue isso, será que isso não serve de alerta para pensarmos na forma como treinamos diariamente.
E voltando naquela tecla: "estamos realmente prontos para deter um oponente", como os antigos faziam em batalhas e duelos.
O karate perdeu sua caracteristica com as regras de competições, que proibem varios golpes para preservar os atletas.
E estes não treinam o necessario para sua defesa pessoal pensando só em titulos.

Neto110

  • Visitante
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #4 Online: Junho 24, 2005, 11:04:48 »
Sobr a reação a uma situação destas, só poderia falar quando ocorresse (se eu sobrevivesse e ainda estivesse solto, é claro) mas me passa pela cabeça que um sábio teria recomendado certavez que deveríamos ser como o sândalo que perfuma o machado que o fere...

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #5 Online: Junho 24, 2005, 11:20:07 »
Concordo com o sabio e com vc netto110, mais segundo o programa a agressão era inevitavel, uma arma ja tinha falhado. Sobra duas opções correr ou lutar.
Ele nem correu nem lutou.

Derepente seu espirito nunca esteve preparado para enfrentar uma situação de perigo real como esta.

marascas

  • Visitante
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #6 Online: Junho 24, 2005, 11:54:00 »
Vou discordar em partes, acho que nada tem haver a competição. Regras de competição não fazem mal a ninguém. É como a agua que serve para matar a sede, mas também pode-se afogar alguém nela. Quem  treina APENAS competição é que está em desvantagem. Mas quem treina as duas coisas e sabe a diferença entre shiai kumite e defesa pessoal estará melhor preparado.

 Mas mesmo assim, isso nunca será garantia contra a criminalidade e a violência atual. Principalmente, porque na época dos Samurais existia algo chamado honra. Quando treinamos Karate na sua forma real para auto-defesa, precisamos entender que um bandido não é honesto e nem sincero, pois, se assim fosse, logicamente não seria bandido! Ele não vai te cumprimentar e te desafiar para um duelo justo!!! Ao saber que você pratica Artes Marciais, qualquer agressor evitará medir forças e vai agredir pelas costas como aconteceu no fato.
 O Karateca poderia até ser treinado em defesa contra facas e armas em geral, mas com o barulho da cidade e o movimento natural da rua, sua percepção não teve chance. Talvez ele tenha ignorado o aviso que recebeu como ameaça anteriormente, mas como disse o Neto, só ele mesmo poderia explicar...
Lamentável!

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #7 Online: Junho 24, 2005, 11:55:03 »
Bem, se entendi bem a narrativa do Marascas o porfessor foi atingido com um golpe de facão na nuca. Não sei se ele teria, ou qualquer um de nós, condições para se defender depois disso. Agora, quanto a questão de refletir se o Karatê atual tem dado condições para nos defendermos é algo muito importante de pensarmos. Meu Sensei sempre dizia que como Karatecas temos que portar o espírito de um samurai. Insistia que devemos evitar o máximo o confronto, mas se o mesmo fosse inevitável, deveríamos ter condições de resolvê-lo com apenas um golpe.

Oss.

Ricardo Costa
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #8 Online: Junho 24, 2005, 13:07:00 »
Marascas

Realmente a competição não é o problema, o problema é quem treina só para competição e esquece a defesa pessoal, os atemis.
Agora quanto a honra só é util no dojo, na rua se vc vacilar o cara chuta sua boca depois que ja estiver no chão.
Então na rua é usar o que sabe e finalizar logo o assunto (isso quando falhar todas as formas civilizadas de entendimento).
No caso acima já tinha a 12 que pipocou então acredito que o professor viu as armas e as intensões do agressor. Queira o não a atenção do cara já era só para o meliante.
Talves tenha faltado treino para a situação, desperaro, medo, receio, não importa, mas serve de alerta para nós pois pode acontecer com qualquer um.

marascas

  • Visitante
Sugestão
« Resposta #9 Online: Junho 24, 2005, 16:26:34 »
Esse livro me alertou de muitas coisas em relação a criminalidade. Sugiro a todos os interessados no assunto (e quem não se interessa por segurança, hein?) realmente vale a pena estudá-lo. Pois foi escrito por um policial aposentado com muita experiência no assunto, além dos relatos de próprios criminosos.

"DEFENDA-SE"
Um Manual de Sobrevivência ao
Crime Urbano com Regras que Protegem Você e sua Família
autor:STRONG SANFORD
editora: HARBRA

Offline Myagi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
  • Votos: +0/-0
    • Myspace Verbbo
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #10 Online: Junho 24, 2005, 16:51:52 »
Uma vez o falecido shogun, foi escurraçado ao dizer que numa situação dessas ele usaria sua arma de fogo e usaria os meios necessarios (honrados ou não) de se livrar sem ser prejudicado....axo q essa discussão reergue o fato de que para nos defendermos não existem regras e sim somente o instinto de sobrevivencia.
Oq o pessoal acha disso?

marascas

  • Visitante
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #11 Online: Junho 24, 2005, 22:43:18 »
Eu acho que existem 2 possibilidades:

BRIGA: pressupõe desentendimento por vaidade ou orgulho de ambas as partes. O Karateca precisa desenvolver o auto-controle, paciência e humildade e tentar não atrair "brigas".

Mas é diferente de "AMEAÇA", quando você é atacado de surpresa, assaltado com agressividade, violentado, entre outros fatores onde dependendo da situação, requer sua reação rápida e contundente.

Duas coisas diferentes, mas muito próximas. É preciso sabedoria para distinguir uma da outra...

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #12 Online: Junho 25, 2005, 11:46:59 »
Acho que o cidadão em questão era somente um professor. E não um karateca. Se fosse realmente um karateca, não teria sido pego de supresa dessa maneira.

Se ele praticasse um pouco de zanchin (não sei se é assim que se escreve), ou seja, estar sempre em estado de alerta, ele com certeza teria se safado dessa.

E pra quem não acredita nisso, eu sou prova que funciona, já que por diversas vezes consegui me livrar de assaltos estando apenas "antenado" com o que ocorria ao meu redor.

Como diria meu sensei: da porta de casa pra rua, TODOS são meus inimigos.

OSS
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Myagi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
  • Votos: +0/-0
    • Myspace Verbbo
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #13 Online: Junho 25, 2005, 13:26:48 »
"O acusado armou uma emboscada para pegar o professor, esperando atrás de um poste. Assim que a vítima passou andando, o assassino acionou o gatilho de uma arma calibre 22, mas a arma falhou. Preparado para o crime, ele sacou um facão da cintura e atingiu o professor na nuca."

Foi uma emboscada, muito facil julgar tão facilmente afirmando que ele não estava em alerta, levou uma facada na nuca, nesse caso podemos só lamentar e não julgar se ele era um karateca bom ou não, está morto e não há mais volta.

Offline biancuzzi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 201
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Quem assistiu? KARATE NO LINHA DIRETA Globo 23/06/2005
« Resposta #14 Online: Junho 25, 2005, 19:27:12 »
Realmente. Está morto. O que prova o quanto foi displicente.
Uma emboscada de UM cara atrás de UM poste! Pra mim é no mínimo ridículo.

Como eu disse, ele era apenas um professor. E não um karateca.
Karate é o que?
É treinar o corpo, o espírito, os sentidos.
Treina-se karate, para justamente nesses momentos saber o que fazer.
Não esotu falando obrigatoriamente de combate corpo-a-corpo. Mas também de conseguir prever o perigo.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br